• Nenhum resultado encontrado

2004

Entrevistado: _______________________________________________________ Data da entrevista: ___/___/______. Local: _____________________________ Área de atuação: ____________________________________________________

A escolha de cidades com até 50.000 habitantes recai no fato de existir diferenças acentuadas em relação às cidades maiores ou metrópoles que concentram problemas extremamente complexos para soluções a curto ou médio prazo, desse modo, visa-se o controle da ocupação urbana prejudicial ao meio ambiente e o crescimento da cidade desordenado, facilitando a formação de cidades sustentáveis a curto e médio prazo na maioria das cidades brasileiras que estão distribuídas na maior porção do território nacional.

A globalização e o percurso do crescimento populacional no planeta, levando ao crescimento da produção de alimentos e bens de consumo, tem levado a exaustão os recursos naturais existentes. Os problemas são complexos e inter-relacionados. As cidades onde ocorrem as concentrações humanas são importantes na organização social, cultural, econômica, espacial e institucional, no entanto, ela tem uma dependência extrema das áreas naturais e é a maior causa dos efeitos na natureza gerados no mundo todo.

1. As intervenções devem dar ênfase nos Municípios com cidades de menor escala, para evitar no futuro para essas, os grandes problemas existentes nas metrópoles?

2. Deve haver uma limitação do crescimento populacional? Segundo dados da ONU, a população mundial deverá estabilizar em 2200 em 10 bilhões de habitantes. E faz- se necessário mudar a configuração do modelo predatório e excludente onde o consumismo exacerbado leva ao esgotamento dos recursos naturais, considerando que atualmente 25% da população mundial consome 80% dos bens produzidos (anotações do IV Congresso Nacional dos Profissionais e 58º Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, 2001).

3. Somos todos dependentes dos recursos naturais disponíveis na natureza. Sem a água, o ar, a base e recursos da terra, não há vida. O homem causa impactos em menor ou maior grau nos ambientes onde vive. As aglomerações humanas que geram aglomerações urbanas têm gerado efeitos no mundo todo, principalmente:

a) Locais degradados com perda da biodiversidade (extinção de espécies endêmicas). b) Escassez das águas doces e poluição das águas dos rios, lençóis freáticos, aqüíferos, oceanos.

c) Poluição do ar, como conseqüências o aquecimento global que resulta em mudanças no ciclo hidrológico, mudança do clima do planeta, com ocorrências imprevisíveis.

d) Poluição dos solos, que provocam a contaminação dos ecossistemas, alimentos contaminados, poluição das águas subterrâneas.

e) Alimentos contaminados.

f) Doenças provocadas pelo uso excessivo de agrotóxicos, poluição dos elementos naturais (água, ar e solo).

g) Lixo humano provocado pelo consumo excessivo. h) Superpopulação e concentrações urbanas – metrópoles. i) Problemas urbanos em geral.

Diante da problemática em que vivemos e do provável colapso dos recursos naturais, nunca se falou tanto em desenvolvimento sustentável como na atualidade. Em sua opinião, as políticas de desenvolvimento sustentável devem priorizar qual dessas problemáticas em que vivemos para minimizar seus efeitos a curto ou médio prazo? Cite uma ou mais e as coloque em ordem de prioridade (Especifique outras, se achar mais importante).

4. Políticas de desenvolvimento, aplicados pelo Plano Diretor do Município, são exigidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Cidade. Qual a importância do Plano Diretor no Planejamento de uma cidade ou organização de todo o Município?

5. Conhece o significado de Desenvolvimento Sustentável? Quais as dimensões que abrangem o desenvolvimento sustentável das cidades?

6. O IBGE publicou em 2002 – Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Brasil, integrando as dimensões social, ambiental, econômica e institucional, como ferramenta para avaliar a situação atual e melhorias a serem realizadas. Conhece o teor da publicação?

7. O IDH-M é um aliado no desenvolvimento sustentável, embora não possibilite analisar o estado do meio ambiente dos municípios. Os Municípios devem avaliar seu desenvolvimento sustentável levando em consideração somente este indicador?

8. Além dos indicadores conhecidos no Brasil, os indicadores publicados pelo IBGE e o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), temos inúmeras normas ambientais em todas as esferas (federal, estadual, municipal, regionais) e sistemas de gestão ambiental (SGA) que estão sendo aplicados pela NBR ISO 14001 através de ações que estão sendo realizadas pelas empresas, para adequar o sistema econômico com a realidade global que nossos recursos são finitos. Portanto, quem produz, possui responsabilidade nos efeitos da sua atividade. Todas podem dar suporte para a elaboração de políticas no Município, mais eficazes e adequadas para as soluções no território municipal. Em sua opinião, qual seria mais eficiente para colaborar na gestão ambiental do Município?

9. As políticas para o desenvolvimento sustentável do Município devem contemplar as pesquisas de ponta com novas técnicas para produção de acordo com os princípios da natureza?

10. O perfil das cidades em geral, além dos seus problemas econômicos e sociais, possuem problemáticas nas questões ambientais, ponto crítico para a formação de uma cidade sustentável e ameaça ao futuro local das cidades e futuro global do planeta. As normas que regulamentam o desenvolvimento, como o Plano Diretor, exigidos pela Constituição Federal e o Estatuto da Cidade, devem passar por uma análise se ela são boas ou más (na visão ética) para visar o desenvolvimento sustentável da cidade? (Justifique).

11. Quais os pontos que você pensa que possam ser analisados em relação à ética da legislação? (Enumere).

12. E a gestão pública em relação à legislação, na forma de elaborar as políticas e implementar a legislação. Deve se submeter a uma regulamentação para ser mais eficiente e correta?

13. Para agir nas questões ambientais, você se baseia na legislação vigente? Em critérios e ações comprovadamente eficazes? Em literatura sobre o tema? Em pesquisas científicas? Justifique.

14. Questiona se a legislação tem finalidade sustentável (nas dimensões sociais, econômicas, ambientais, institucionais e espaciais?) ou se a legislação somente favorece questões individuais?

15. O gestor público tem papel importante na elaboração das políticas para o desenvolvimento sustentável?

16. Qual a necessidade do gestor público adotar princípios éticos na formulação e implementação de políticas?

17. Responsabilidade e ética. Há necessidade das políticas como norma de conduta de uma sociedade? Se você pensa que as políticas contribuem para a organização da sociedade, poderia colocar de que forma isso ocorre?

18. Qual a necessidade dos demais atores da comunidade participarem na elaboração e implementação das políticas?

19. Os resultados das ações para o desenvolvimento sustentável no Município devem ser universais, no entanto, a maneira de implementar essas ações dependerá de questões econômicas do Município, da responsabilidade de cada ator (todos os cidadões), dos costumes locais, da criatividade, sempre dentro da ótica da ética sistêmica, concorda com isso?

20. As políticas realizadas em acordo com todos os atores são uma espécie de contrato e/ou código de ética que regulamenta o comportamento de toda a comunidade. Se houver de fato participação de todos os agentes, como preconiza o Estatuto da Cidade, haverá mais sucesso na sua implementação?

Ø Termo de Concordância

Eu, _____________________________________________________, concordo em participar desta entrevista estruturada e ceder as informações transcritas pela minha pessoa, para utilização na dissertação de mestrado que está sendo realizada pela mestranda Carla Ott.

Ø Assinatura do Entrevistado (rubricar as 4 primeiras páginas da entrevista)