• Nenhum resultado encontrado

EVOLUÇÃO DO MERCADO CAMBIAL

No documento Relatório e Contas 14 (páginas 60-63)

EVOLUÇÃO DA BASE DE CLIENTES E SERVIÇOS – EMPRESAS

EVOLUÇÃO DO MERCADO CAMBIAL

Com a publicação do Aviso n.º 7/14, os Operadores Petrolíferos deixaram de poder vender as suas divisas aos Bancos Comerciais, tendo que passar a vender directamente ao Banco Nacional de Angola.

A consequência desta medida para o mercado cambial angolano é muito signifi cativa, na medida em que o BNA passa a ser o único vendedor relevante de divisas para o Sistema Financeiro. Em particular, o BFA foi seriamente afectado com esta medida, dado que era líder do segmento das Petrolíferas, tendo atingido em 2014, até ao mês de Outubro, uma quota de mercado de 31,2% no mercado de clientes

Volume médio mensal de divisas movimentadas no mercado cambial (Milhões de USD)

Fonte: BNA 2013 2014 2014 Jan-Out Nov-Dez BNA 1597 1590 1652 CLIENTES 965 1417 528 TOTAL 2562 3007 2180

64 Banco de Fomento Angola | Relatório e Contas 2014 MERCADO DE CAPITAIS

Intermediação de Dívida Pública

O BFA iniciou a sua actividade de intermediação de Títulos de Dívida Pública no ínicio de 2014, dando resposta às necessidade de liquidez dos seus clientes e à satisfação de oportunidades de investimento e de diversifi cação do património fi nanceiro dos seus clientes.

A partir de Novembro de 2013, o Ministério das Finanças começou a fazer parte dos seus pagamentos de dívidas a fornecedores e empreiteiros (maioritariamente do sector Obras Publicas), recorrendo à emissão de Dívida Pública transaccionável, concretamente, a Obrigações do Tesouro indexadas ao USD.

Através desta actividade de intermediação, o BFA adquiriu Obrigações do Tesouro a empresas que as tinham em carteira e que necessitavam de liquidez para a sua actividade e vendeu estes mesmos Títulos a outros Clientes que tiraram partido de uma oportunidade para diversifi carem e melhor rentabilizarem as suas poupanças.

Durante 2014, o BFA intermediou Divida Pública com os seus clientes no valor equivalente a 54.415 milhões AKZ (529 milhões de USD).

Para 2015, prevê-se que esta actividade de intermediação passe a ser registada na BODIVA, da qual o BFA é o primeiro membro registado, tornando o processo mais efi ciente e possibilitando o alargamento desta oportunidade a mais Clientes.

Comissão do Mercado de Capitais

No âmbito da construção de um enquadramento legislativo com vista à criação de um Mercado de Capitais, desde da promulgação da Lei n.º 12/ 05 – Lei dos Valores Mobiliários, a legislação Angolana tem evoluído no sentido de garantir a constituição do mercado de capitais, tendo sido, para esse efeito, aprovados um conjunto de diplomas legais, nomeadamente:

Decreto Legislativo Presidencial n.º 4/13, que criou as

bases para o surgimento da dívida pública nacional;

Decreto Legislativo Presidencial n.º 5/13, que estabeleceu

o regime jurídico das Sociedades Distribuidoras de Valores Mobiliários;

Decreto Legislativo Presidencial n.º 6/13, que estabeleceu

o regime jurídico das Sociedades Gestoras de Mercado Regulamentados e de Serviços Financeiros sobre Valores Mobiliários;

Decreto Legislativo Presidencial n.º 6/13, que estabeleceu

o regime jurídico dos Organismos de Investimento Colectivo.

A publicação destes diplomas garantiu as condições para que o BFA iniciasse o processo de para actuação nos diversos sectores.

Como passo relevante na estratégia do BFA face à criação do mercado de capitais em Angola, a Comissão do Mercado de Capitais fez o registo do BFA como intermediário fi nanceiro, passando a ser uma entidade elegível para:

A recepção de transmissão de ordens por conta de outrem;A execução de ordens por conta de outrem em mercados

regulamentados ou fora deles;

A negociação para carteira própria;

O registo, depósito, bem como serviços de guarda;A assistência em ofertas públicas e a consultoria sobre

a estrutura de capital, a estratégia industrial, bem como sobre a fusão e a aquisição de empresas;

A colocação sem garantia em ofertas públicas;A tomada fi rme e a colocação com garantia em ofertas

públicas;

A concessão de crédito, incluindo o empréstimo de valores

mobiliários, para a realização de operações em que intervém a entidade concedente de crédito;

O BFA 65

Os serviços de câmbios indispensáveis à realização dos

serviços das alíneas anteriores nos termos defi nidos pela legislação cambial.

Na medida em que a gestão de Fundos de Investimento e Fundos de Pensões requerem estruturas societárias própria e autónimas, o BFA decidiu avançar com a criação de uma Sociedade Gestora de Investimento Colectivo e uma Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, porcessos que estão em curso. BODIVA

A consolidação da posição do Banco enquanto agente de Intermediação Financeira está intrinsecamente relacionada com a abertura da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA). O BFA tomou submeteu a sua candidatura e na sequência, já em 2015, tornou-se no primeiro Membro de Negociação da BODIVA com a possibilidade de actuar nos mercados regulamentados em nome próprio e como intermediário na execução de ordens de terceiros. A BODIVA é uma sociedade gestora de mercados

regulamentados responsável pela implementação do ambiente de negócios que torna possível a transacção, em mercado secundário, de títulos do tesouro, obrigações corporativas, acções, unidades de participação de fundos de investimentos e outros valores mobiliários.

O registo como membro da BODIVA torna possível que todos os participantes no mercado tenham acesso à mesma informação, o que permite a total transparência de preços para quem pretenda transacionar Títulos do Tesouro. Este factor revela-se crítico e crucial na implementação de um Mercado de Capitais, alavancado a transacção dos valores mobiliários entre os diferentes intervenientes no Mercado.

66 Banco de Fomento Angola | Relatório e Contas 2014

Uma Equipa Especializada com Profi ssionais Experientes A actuação da Unidade de Business Development (UBD) foca-se na identifi cação de oportunidades de investimento em Angola, com especial incidência nos sectores de maior potencial de crescimento, procurando os players quer a nível nacional, quer a nível internacional, que reúnam as melhores condições para promover as oportunidades identifi cadas. A actividade da UBD é desempenhada por uma equipa especializada, formada por profi ssionais angolanos e portugueses, experientes e credenciados na actividade de Banca de Investimento e na prestação de serviços de assessoria e consultoria fi nanceira.

Nos seus cinco anos de actividade, a UBD intensifi cou o seu esforço de marketing institucional da “Angola’s Opportunity”, por diferentes zonas geográfi cas, nomeadamente através de roadshows, com vista à identifi cação de potenciais investidores para novas oportunidades no país.

Apoiada pela vasta experiência e know-how internacional do Grupo BPI no segmento de Banca de Investimento e em virtude dos contactos exploratórios já desenvolvidos com alguns dos principais players a nível internacional, em sectores chave para o desenvolvimento económico Angolano, a UBD encontra-se numa posição privilegiada que lhe permite apoiar as entidades Angolanas no seu percurso com vista ao desenvolvimento agrícola e industrial do país.

Para além desta linha de actuação, a UBD tem em execução diversos mandatos de assessoria e consultoria fi nanceira em áreas como: Corporate Finance, Project Finance e Capital Markets.

Estabilização da Actividade

Depois do ano record de 2013, verifi cou-se uma estabilização da actividade desenvolvida pela UBD em 2014 o que é revelador da sustentabilidade dos serviços prestados por esta Unidade.

Do ponto de vista da acção comercial, a UBD tem-se pautado pela realização de inúmeros contactos directos ou reuniões com potenciais investidores, permitindo-lhe diversos novos mandatos de prestação de serviços de assessoria fi nanceira. Crescimento previsível moderado

Em virtude da actual conjuntura da economia Angolana, fortemente infl uenciada por uma expressiva redução no preço do barril de brent, a UBD antevê um crescimento moderado da sua actividade durante o exercício do próximo ano. No seguimento do observado no ano anterior, Angola continua a atrair o investimento estrangeiro o que, aliado a um maior grau de profi ssionalização na gestão da reorganização e optimização das carteiras de negócio e activos nos grupos e empresas presentes em Angola, fornecem à UBD um enquadramento de base sólido, propício ao crescimento sustentado da sua actividade.

UNIDADE DE BUSINESS

No documento Relatório e Contas 14 (páginas 60-63)