• Nenhum resultado encontrado

2.6 Sexo

2.6.1 Gordinhos na Cama

Como se entregar ao parceiro ou parceira se a gordinha não está bem com seu corpo? Observou-se que quando a postagem é relacionada a sexo a repercussão é visível, analisamos os dados estatísticos das postagens do blog “Sou gordinha Sim”. Em muitos

blogs se lê sobre sexo em relação a homens e mulheres acima do peso, dicas de melhores posições sexuais para o casal entre outras intimidades.

Postagens como “Os homens estão preferindo as gordinhas de 18 de setembro de 2014 é uma das mais visualizadas no site como mostram os gráficos do mês de abril e maio de 2015. Em abril a postagem obteve 125.533 visualizações, sendo que o total de visualizações no blog foi de 218.967.

Figura 46: Disponível em: <https://wordpress.com/stats/month/sougordinhasim.wordpress.com?startDate=2015-04- 01>. Acesso 27 set 2015

Figura 47: Disponível em <https://wordpress.com/stats/month/sougordinhasim.wordpress.com?startDate=2015-05- 01> Acesso 27 set 2015

Como observamos na imagem, a postagem “Os homens estão preferindo as gordinhas” em maio de 2015 obteve 20.478 visualizações; “Posições na Hora do Sexo” 8.814 visualizações e “Gordinhas são melhores na cama” 6823 visualizações.

Já que temas relacionados a sexo costumam ter autos níveis de visualização, muitos blogs se aproveitam disso para tentarem se popularizar. Os temas mais postados

são dentro dessas variações: “Gordinhas são melhores na cama27” ou então “Pesquisa

aponta: Mulheres Gordinhas São Melhores de Cama Do Que as Magras28” ou “Porque as

gordinhas são as melhores”29 ou “Os homens estão preferindo as gordinhas” 30

                                                                                                                           

27

Disponível em: <https://sougordinhasim.wordpress.com/2014/12/22/gordinhas-sao-melhores-na- cama/>. data da última visita 01/09/2015.

28

Disponível em: <http://ganheidabalanca.com.br/portal/arquivo/222-pesquisa-aponta-mulheres- gordinhas-sao-melhores-de-cama-do-que-as-magras.html>. data da última visita 01/09/2015. 29

Disponível em: <http://minilua.com/porque-gordinhas-sao-melhores/#reading>. 30

Disponível em <https://sougordinhasim.wordpress.com/2014/09/18/os-homens-estao-preferindo-as- gordinhas/>. data da última visita 27/09/2015.

Em busca pela comprovação da veracidade dessas “pesquisas”, não se encontraram as fontes, apenas na postagem “Gordinhas são melhores na cama” que indica quem solicitou a pesquisa e iremos ver este caso adiante. O que entendemos em nossa análise é que este assunto está diretamente ligado como as mudanças sociais afetam a liberdade sexual da mulher em relação ao seu parceiro.

Conforme Antony Giddens analisa em seu livro é algo positivo que está acontecendo. A liberdade de escolhas e o comportamento feminino mudaram devido, entre outros fatores, à descoberta da pílula anticoncepcional e junto com isso, o comportamento sexual da mulher também. A mulher pode sair de casa, trabalhar, ser independente, e fazer suas escolhas. Conforme Giddens analisa em relação ao atual comportamento feminino: "As mulheres querem sexo? Sim, pela primeira vez as

mulheres coletivamente, e não como especialistas em uma ars erótica31, são capazes de

buscar o prazer sexual como um componente básico de suas vidas e de seus relacionamentos." (GIDDENS, 1993, p. 79)

Nesta citação percebemos que a busca do prazer sexual feminino é desmitificando. O prazer não somente pelas especialistas da arte erótica, mas em relação as mulheres dentro do contexto social. A liberdade sexual que as mulheres conquistaram não estão relacionadas ao tipo ou padrão de corpo que elas têm. O que pode perturbar as mulheres, independentemente de serem gordas é se o seu parceiro irá gostar do seu corpo. Se ele vai notar sua barriga ou sua dobrinha, ou um outro defeito que seu corpo tenha. Essa insegurança vem de um imaginário de padrão de corpo preferido pelos homens, são os estampados nas capas de revistas masculinas, como por exemplo a revista Playboy.

Os blogs que comentam sobre comportamento sexual discorrem muito sobre o tema autoestima e aceitação do corpo. Não podemos certificar neste momento o quanto isto ajuda a mulher gorda a aceitar melhor seu corpo e se liberar junto ao seu parceiro, mas o que temos em mãos são as respostas nos comentários das postagens quando o assunto está relacionado ao sexo.

Em relação a postagem do tema “Gordinhas são melhores na cama” publicada em

22 de dezembro de 2014 no blog “Sou Gordinha Sim” 22 de dezembro de 201432,

conforme citamos acima, traz a descrição de uma pesquisa feita pela marca Silentnight,

                                                                                                                           

31

Ars erótica: arte erótica, que segundo Foucault 32

fabricante de colchões que afirma o tema: “As gordinhas são melhores de cama.” Iremos tratar sobre esta pesquisa no tópico abaixo, o que iremos observar são os comentários de algumas mulheres em relação a autoestima e seu corpo. A postagem obteve 67 comentários, entre eles:

Júnior - 23 de dezembro de 2014 às 11:46 Minha mulher é gordinha e eu adoro isso pois a amo da forma que ela.ela é e não da forma que a sociedade julgam as mulheres. Então meninas valorizem quem vocês são.

Cristiane - 11 de janeiro de 2015 às 10:01 Concordo plenamente com tudo..Nós as gordinhas estamos cada vez melhor , não é preciso ter um corpo sarado para sermos amadas, desejadas e acima de tudo ser feliz..

Angel - 6 de abril de 2015 às 17:50 Sou gordinha e me amoooooo… Problema daquele q acha q só ocupamos espaço,sou

vaidosa,gostosa,charmosa e sedutora. Um brinde aos homens que me perderam e aos que ainda bou conhecer!!! Viva as nossas curvinhas,as nossas gordurinhas só aviões de qualidade conseguem dar voos

rasantes!!!

Cristina Rego 23 de maio de 2015 às 16:00 Então garotas, palavra de um cara que sabe o que diz… Estima sempre em alta, alegria, otimismo são ingredientes que deve fazer parte da nossa vida. Eu me amo assim e me cuido, sou vaidosa como tantas gordinhas também são, sejamos felizes! cristina oliver - 23 de maio de 2015 às 19:04 - O povo tem que acordar para a vida.somos diferente somente no corpo…e vcs mennas bota um sorrizo no rosto e bora ser feliz,enqnto vc ficar ai parada pensando noq os outro pensam ao seu rrspeito,a vita ta passando e vc ta deixando sua felicidade

passar…..somos as melhores

Podemos notar que os comentários ultrapassam o dia da postagem original, ele fica repercutindo por muito tempo, a postagem foi feita em dezembro e em maio as pessoas ainda comentam. O importante é notar nos discursos dos comentários que de uma forma ou outra o tema da autoestima se sobressai, valorização de si e ser feliz com o corpo também.

Em um estudo do dirigido pelo Prof. Roberto Fernandes da Costa no Hospital das Clinicas de São Paulo denominada “Imagem corporal e comportamento sexual de mulheres obesas com e sem transtorno da compulsão alimentar periódica” aponta que a imagem corporal tem relação direta com o comportamento sexual. Costa afirma que a autoestima tem uma grande relevância e influencia em cima dos dados coletados.

Participaram do estudo 20 mulheres obesas (IMC –entre 30,0 e 39,9 kg/m2),

portadoras de TCAP33, entre 20 e 50 anos de idade e 20 mulheres obesas não portadoras

de TCAP, pareadas por idade e IMC. Os estudos chegaram as seguintes conclusões:

                                                                                                                           

Em relação à imagem corporal, os dois instrumentos utilizados mostraram diferença significante entre os grupos, com as portadoras de TCAP sentindo- se menos atraentes [...], mais gordas [...] e menos aptas fisicamente [...]. Já o comportamento sexual não mostrou associação com a obesidade nem diferença estatisticamente significante entre os grupos, apontando apenas uma tendência de maior risco para disfunção sexual entre as portadoras de TCAP. (COSTA, 2009)

Entendemos que, segundo esses dados, as mulheres se sentem menos atraentes com a doença e isso compromete a sua imagem corporal, mas em relação ao comportamento sexual não houve muita diferença entre pacientes saudáveis e doentes.

Trazemos este estudo não para levantar as questões de doenças da obesidade em relação à sexualidade da mulher, mas sim que pessoas obesas saudáveis ou não tendem a ter um comportamento sexual muito semelhante. As discussões sobre este estudo levantam nitidamente as questões relacionadas à autoestima, como destaca-se nesta afirmação. "Problemas sexuais em indivíduos obesos são o resultado de vários fatores, como diminuição da autoestima, relacionamentos insatisfatórios, ou a estigmatização coletiva sofrida pelos obesos." (COSTA, 2009)

Nesta citação, identificamos que os problemas de ordens emocionais como por exemplo a autoestima baixa interferem na satisfação sexual da pessoa, ela sendo portadora de TCAP ou não. Vemos também que o corpo pelo fato de ser gordo sofre preconceito social.

Entendemos por este estudo que independente da pessoa ser gorda ou não a questão da autoestima é relevante. Se a pessoa não estiver bem com sua autoimagem, ela não irá se sentir bem em um relacionamento, principalmente na hora do sexo. Percebemos neste estudo também que o sobrepeso e obesidade em si não tem consequências diretas ou negativas para o prazer sexual, mas se a pessoa possui uma autoimagem negativa, isso implica muito em seu desempenho sexual.