• Nenhum resultado encontrado

Grau do adjetivo

No documento Portugues (páginas 80-83)

Os adjetivos podem variar em grau, mas não existe obrigatoriedade de concordância de

grau entre substantivo e adjetivo (garotão espertinho).

Grau comparativo (entre elementos)

ƒ De superioridade: Sou mais rápido que Joana.

ƒ De igualdade: Sou tão rápido quanto Joana.

ƒ De inferioridade: Sou menos rápido que Joana.

Grau superlativo (qualidade em grau intenso)

ƒ Absoluto sintético: Sou rapidíssimo.

ƒ Absoluto analítico: Sou muito rápido.

ƒ Relativo de superioridade: Sou o mais rápido de todos.

ƒ Relativo de inferioridade: Sou o menos rápido de todos.

80

Questões

Todas as questões f

oram reproduz

idas das pro

vas or

iginais de que fazem par

te.

Texto para a questão 1.

Achado

Aqui, talvez, o tesouro enterrado há cem anos pelo guarda-mor.

Se tanto o guardou, foi para os trinetos, principalmente este: o menor.

Cavo com faca de cozinha, cavo até, no outro extremo, o Japão e não encontro o saco de ouro de que tenho a mor precisão para galopar no lombo dos longes fugindo a esta vidinha choca. Mas só encontro, e rabeia, e foge uma indignada minhoca.

Carlos Drummond de Andrade

1. (FGV-SP) Sobre a expressão “vidinha choca”, entendida no contexto do poema,

é correto afirmar:

a) O diminutivo exprime carinho, ao contrário do termo que o acompanha. b) A ideia aí presente é de tempo: sugere-se que a vida é passageira. c) Seu sentido se opõe àquilo que, poeticamente, “minhoca” está representando. d) O adjetivo deve ser entendido denotativamente, ao contrário do substantivo. e) O segundo termo reforça o sentido negativo do primeiro.

2. (IFSP) Considere as seguintes frases:

I. A testemunha do assalto identificou o bandido. II. A mãe carregava a criança no colo.

III. A vítima queixava-se de fortes dores na cabeça.

Não está claro se o substantivo destacado se refere a homem ou mulher: a) apenas na frase I.

b) apenas na frase II. c) apenas na frase III.

d) apenas nas frases I e III. e) em todas as frases. Texto para a questão 3.

3. (Mackenzie-SP) No 4o quadrinho, o sentido de desdenhoso equivale a:

a) manifestar altivez depreciativa. b) demonstrar grande engenhosidade. c) comportar-se de forma gentil.

d) agir com perspicácia.

e) expressar atitude enaltecedora.

4. (ESPM-RS) Assinale o item em que o par de adjetivos em negrito possa ser

interpretado com sentido positivo e negativo respectivamente.

a) Filha voluntariosa / funcionária voluntariosa.

b) Pessoa difícil / tarefa difícil.

c) Homem simples / professor simples. d) Porção (de comida) generosa / tia generosa.

e) Atacante (de futebol) oportunista / político oportunista.

1. Resposta: e

A – ERRADA - O substantivo “vidinha” é composto pela palavra “vida” mais o sufixo -inha, cujo va- lor, nesse contexto, é pejorativo. A “vidinha” se- ria uma vida tola, medíocre.

B – ERRADA – O sufixo -inha não indica tamanho/ duração; tem valor pejorativo.

C – ERRADA - A imagem da “indignada minhoca” não se opõe a “vida choca”, ao contrário, confir- ma-a ao representar o mundo real que se impõe ao mundo fantasioso buscado pelo eu lírico. D – ERRADA - O adjetivo “choca” deve ser enten- dido como “sem graça”, “desanimada”, portanto, com valor conotativo.

E – CERTA – O adjetivo “choca”, que significa “sem graça”, reforça o valor negativo aplicado ao substantivo “vida” pelo sufixo -inha.

2. Resposta: e

“Testemunha”, “criança” e “vítima” são substan- tivos sobrecomuns, tendo apenas um gênero para referir-se a seres humanos de ambos os sexos.

3. Resposta: a

O adjetivo “desdenhoso” sugere uma atitude de depreciação, de pouco apreço em relação a algo. Calvin mostra “altivez depreciativa” quando diz preferir abrir mão da originalidade de que é ca- paz para, por uma questão prática, produzir aqui- lo que, com menos esforço, já atende ao gosto do público.

4. Resposta: e

O termo “oportunista”, no primeiro caso, indica alguém que sabe aproveitar as oportunidades. Já no segundo caso, “oportunista” é aquele que tira vantagens das situações sempre que possível, fa- vorecendo a si próprio. Nos demais casos, man- tém-se o valor negativo (alternativas “a” e “b”) ou positivo (alternativas “c” e “d”) nos dois ter- mos do par.

81 Sub st an tiv os e adje tiv os

Texto para a questão 5.

[...]

O segundo exemplo é de conhecimento de muitos: uma peça publi- citária que, para enaltecer as qualidades de um carro, compara dois ato- res, um considerado um grande ator e o outro, um ator grande. Nesse comercial, é um brasileiro que se presta a ocupar o lugar de ator grande (com atuação considerada muito ruim em sua profissão). Foi dessa ma- neira que ele saiu do ostracismo e voltou a ser “famoso”. Muitos jovens enalteceram a coragem do moço, sua beleza e o dinheiro que ele ganhou para fazer parte dessa campanha. [...]

Sayão, Rosely. Folha de S.Paulo, 13 set. 2011.

5. (Insper-SP) No excerto acima, ao fazer um jogo de palavras com “ator grande”

e “grande ator”, a autora produz diferentes efeitos de sentido. A alteração da ordem das palavras só não produz mudanças de sentido em:

a) pobre homem. b) estrela esportista. c) poesia simples. d) novo modelo. e) homem algum.

6. (Ufam) Assinale a opção em que houve erro na passagem de um dos substan-

tivos para o plural:

a) abelhas-mestras, tias-avós. b) guarda-civis, guarda-roupas. c) sempre-vivas, amores-perfeitos. d) tico-ticos, reco-recos.

e) todo-poderosos, mata-borrões.

7. (Unicamp-SP) A comunidade do Orkut “Eu tenho medo do Mesmo” foi criada

em função do aviso bastante conhecido dos usuários de elevadores: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”. a) Explique o que torna possível o jogo de palavras “Mesmo, o maníaco dos

elevadores” usado pelos membros dessa comunidade.

b) Reescreva o aviso de forma que essa leitura não seja mais possível.

8. (Unesp—Adaptada) “A humanidade criou a palavra, que é constitutiva do hu-

mano, seu traço distintivo.”

Considerando o relacionamento sintático entre os elementos deste período do texto, verifica-se que humano é empregado como:

a) adjetivo.

b) pronome indefinido. c) advérbio.

d) substantivo. e) verbo.

9. (ESPM-RS) Dos itens abaixo, assinale um superlativo não previsto pela norma

culta, embora de largo uso. a) Negro: nigérrimo. b) Magro: magérrimo. c) Amigo: amicíssimo. d) Miúdo: minutíssimo. e) Amargo: amaríssimo. 5. Resposta: d

A – ERRADA – “Pobre homem” sugere um ho- mem “sofrido”, enquanto “homem pobre” é uma referência a alguém economicamente des- favorecido.

B – ERRADA - “Estrela esportista” é uma pes- soa famosa que pratica esportes; já “esportista estrela” é um praticante de esporte que se tor- nou uma celebridade.

C – ERRADA – “Poesia simples” é um texto poético de pouca complexidade; já a expressão “sim- ples poesia” pode ser usada com o sentido de “mera poesia”, sugerindo trivialidade. D – CERTA – “Novo modelo” e “modelo novo” apresentam o mesmo sentido, com o adjetivo sugerindo algo inédito, diferente.

E – ERRADA – “Algum homem” indica um “qual- quer homem”, enquanto “homem algum” signi- fica “nenhum homem”.

6. Resposta: b

A – CERTA – Os dois radicais passam para o plural quando o substantivo é composto por dois subs- tantivos ou por um substantivo e um adjetivo. B – ERRADA – “Guarda-roupas” está correta- mente flexionado, pois o primeiro radical, sendo uma forma verbal, não deve passar para o plu- ral. Já o plural “guarda-civis” está errado, pois os dois radicais - um substantivo e um adjetivo – deveriam estar no plural.

C – CERTA - Em “sempre-vivas”, o primeiro radi- cal é uma palavra invariável (advérbio), portanto, apenas o segundo radical vai para o plural. Em “amores-perfeitos”, formado por substantivo mais adjetivo, ambos passam para o plural. D – CERTA – “Tico-ticos” e “reco-recos” têm al- teração apenas no segundo radical por ser tra- tar de substantivos onomatopaicos.

E – CERTA – Em “todo-poderosos” e “mata-bor- rão”, o primeiro radical é palavra invariável e verbo, respectivamente, portanto, apenas o se- gundo radical vai para o plural.

7. Respostas:

a) Na placa do elevador, o pronome “mesmo” é empregado como um substantivo, pois ocupa a função sintática de sujeito do verbo “encon- trar”. No nome da comunidade, o substantivo aparece escrito com letra maiúscula, tornando- -se um substantivo próprio e sugerindo que é visto como um ser específico. Permite-se, as- sim, o entendimento de que “Mesmo” seria um ser perigoso que, no contexto, ficaria parado nos andares e deveria ser evitado.

b) Algumas possibilidades de reformulação são:

antes de entrar no elevador, verifique se ele se encontra parado neste andar; verifique se o eleva- dor encontra-se parado neste andar antes de en- trar nele; não tente entrar no elevador antes de verificar se está parado neste andar.

8. Resposta: d

Por meio de derivação imprópria, o adjetivo “hu- mano”, precedido pelo artigo “o”, foi empregado como um substantivo para nomear a natureza ou estado do homem, constituindo-se como núcleo do sintagma, e não como um caracterizador de outro termo.

9. Resposta: b

Assim como “magríssimo”, o termo “magérrimo” é comumente utilizado na linguagem coloquial como superlativo de “magro”. Na linguagem for- mal, contudo, o superlativo de “magro” é “ma- cérrimo”.

82

Três classes de palavras associam-se aos substantivos e aos adjetivos ou desempenham função seme- lhante à deles nos enunciados: os pronomes, os artigos e os numerais.

 Pronomes

Os pronomes têm importante papel na coesão textual: possibilitam retomar e antecipar substantivos ou trechos mais longos, evitando repetições desnecessárias. Veja no quadro duas estratégias de coesão textual que podem ser obtidas por meio do uso de pronomes.

ƒ Anáfora: retomada, em um texto, de palavra ou expressão por outra palavra de sentido equiva-

lente. Exemplo: Se você decidiu ser um consumidor consciente, lembre-se disso ao exigir uma

sacola plástica.

ƒ Catáfora: antecipação, em um texto, de palavra ou expressão por outra palavra de sentido equi-

valente. Exemplo: Pense nisto: quanto mais você consome, mais lixo produz.

No documento Portugues (páginas 80-83)