• Nenhum resultado encontrado

MARTE RETRÓGRADO

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 160-167)

OS PLANETAS RETRÓGRADOS

MARTE RETRÓGRADO

Quando Marte está retrógrado no tema natal, indica um mau emprego da energia nas vidas passadas. O nativo, nesta vida, tem bastante dificuldade em adaptar suas respostas à situação: desenvolve energia demais, de maneira demasiado brutal, porque pensa sempre estar lidando com situações antigas, nas quais fora atacado ou ameaçado. Na vida atual, exterioriza as tendências negativas de Marte: impulsividade, violência, cólera, sexualidade agressiva. Apresenta tendência aos acidentes. É preciso ver no seu mapa como pode controlar e canalizar seu fluxo de energia.

Marte retrógrado em Áries

O enorme sentimento de insegurança que o nativo experimenta é, na verdade, herdado de vidas passadas. Bem pouco consciente do mundo que o cerca, apaixonado, violento, falta-lhe objetividade. Irá libertar-se lutando contra suas próprias tendências negativas, mais do que contra os outros.

Marte retrógrado em Touro

Nem sempre consegue exteriorizar sua agressividade à primeira vista: o nativo morde o freio, cultiva cóleras reprimidas e se vinga a longo prazo. Homem de tradição e de hábitos, tem medo de atividades novas. Libertará sua energia aplicando-a aos esportes na natureza, e às artes.

Marte retrógrado em Gêmeos

Indica uma grande curiosidade intelectual, mas a lição cármica aqui escolhida é a de aprender a dosar sua energia (e sua agressividade) nas relações humanas. Bastante instável, facilmente ansioso, pode fazer estudos de psicologia: aprenderá a se conhecer através dos outros. Adquirirá o hábito de refletir antes de agir, e irá muito longe na busca do conhecimento.

Marte retrógrado em Câncer

O dinamismo do nativo está bloqueado por sua emotividade, muito infantil. Ele se vê como uma criança; a motivação profunda de seus atos é procurar uma proteção. É atraído pelas pessoas idosas do sexo oposto. Tendo-se refeito mal dos traumatismos da juventude — vivenciados em vidas passadas — tende a recriar o mundo à imagem de sua família passada.

Marte retrógrado em Leão

O nativo manipula os outros, sem se dar conta dos efeitos de sua força. Deveria pedir mais conselhos... e ouvi-los! Que não se deixe levar por seu gosto do poder, herdado de vidas passadas. E que aprenda a perder, sem disso fazer um drama. Que aceite que os outros ajam a seu modo.

Marte retrógrado em Virgem

O nativo tem certamente grandes dificuldades em suas relações afetivas familiares. Demasiado exigente, adapta-se melhor às coisas do que às pessoas. Deve aprender a se relaxar, a exprimir e a canalizar seus impulsos sexuais bloqueados pelo medo do fracasso. Para sair de sua angústia, deverá admitir suas imperfeições e as dos outros.

Marte retrógrado em Libra

O nativo, tendo vivido vidas passadas demasiado "sociais" ou mundanas, está agora obcecado pela perfeição. Impõe a si mesmo e ao cônjuge (ou aos sócios) obrigações demais. Quando não agüenta mais, explode, e seu contrato voa em pedaços. Mesmo se esses acessos de violência são raros, ele se comporta inconscientemente como se quisesse destruir seu casamento (ou suas associações). Deve procurar agora seu centro de gravidade em si mesmo, e não mais fugir das responsabilidades abrigando-se por trás do grupo. Que tente ser mais tolerante e mais cooperativo.

Marte retrógrado em Escorpião

Dá ao nativo uma vida interior muito movimentada. Sempre em estado de alerta, luta contra a angústia que bate à porta, contra paixões violentas, nas quais fica sufocado... e por vezes se afoga. Sua fúria de viver o leva a se destruir — mas poderia trabalhar-se a si próprio para se reconstruir; tem necessidade também de aprender a perdoar, a esquecer. Toda atividade

criadora o ajudará, canalizando sua grande energia para um objetivo exterior positivo.

Marte retrógrado em Sagitário

Indica vidas anteriores onde o nativo se dispersou na busca de objetivos mutantes. Que ele se assente e reflita antes de agir, para definir antes seus fins e sua linha de conduta. Deve aprender a coordenar sua necessidade de ideal com sua sede de experiências novas.

Marte retrógrado em Capricórnio

O nativo vive um conflito entre uma antiqüíssima sabedoria, adquirida em vidas passadas, e a aspereza e a impulsividade de seus desejos. Prefere, então, viver e agir com pessoas mais idosas ou mais jovens. A posição de Marte está aqui particularmente ligada ao carma, e deve levar o nativo a compreender o quanto é responsável por todos os seus atos, e por tudo o que lhe acontece na vida atual.

Marte retrógrado em Aquário

É sedento de independência, o que o impele a rejeitar toda pressão social e afetiva. Como o vento, ou antes a borrasca, ele muda de direção ao sabor dos seus impulsos; vive experiências inteiramente fora das normas tradicionais.

Marte retrógrado em Peixes

Indica um nativo cuja combatividade se dispersa e não se dirige para o objetivo. Essa agressividade fraca e desanimada o leva a fugir das dificuldades: o nativo adquirira hábitos de fraqueza nas vidas passadas, e tentava justificar-se choramingando!

Marte retrógrado na casa I

Se, além disso, esse Marte está mal aspectado, o nativo será gabola, violento, afoito — em suma, o que chamamos um "espírito de porco". Esses traços de caráter de vidas anteriores tendem a se reproduzir na vida atual, dirigindo-se a agressividade do nativo para os mesmos objetivos exteriores de outrora. Um tal comportamento "machista" provém de vidas nas quais o nativo desenvolvera sobretudo suas competências masculinas e viris. Deverá reequilibrar-se para utilizar positivamente essa forte energia criadora e sexual.

Marte retrógrado na casa II

Tal como o industrial preocupado apenas com sua produção de peças de aço — aquele que nunca olhara para uma flor, nem ouvira a palavra de uma criança — assim o nativo dessa posição planetária, preocupado apenas em lucrar e em exibir seus ganhos diante dos outros, comportou-se no passado como um novo-rico. Resta-lhe uma inegável aptidão para manejar os poderes do dinheiro: que ele os utilize para patrocinar artistas e amparar obras caritativas; assim, liquidará esse carma de pesado materialismo (e até mesmo, por vezes, de desonestidade).

Marte retrógrado na casa III

Esta posição de Marte sugere vidas anteriores nas quais as relações com irmãos, irmãs e primos tinham sido mal vividas. O nativo, recusando-se a se dobrar a qualquer disciplina coletiva, era sempre o aluno "com problemas", o semeador de desordens, e a ovelha negra de todos os professores. A lição cármica buscada na vida atual é a aceitação de uma disciplina mental e intelectual, assim como uma maior prudência na expressão escrita ou falada.

Marte retrógrado na casa IV

Parece, de acordo com essa posição de Marte, que o nativo assumiu seu papel de paternidade com uma grande dureza, impondo aos seus uma ditadura familiar muito penosa. Ninguém se sentia feliz em sua casa, e ali se vivia oprimido pelo terror daquela autoridade desumana. Na vida atual, o nativo ainda faz os seus sofrerem, com um resquício dessa atitude. É possível também que ele próprio seja vítima de um pai autocrata (como ele, outrora); ou ainda que tenha uma dívida cármica para com uma mãe negligenciada ou maltratada. Deverá esforçar-se por todos os meios para proporcionar alegria e ternura aos seus.

Marte retrógrado na casa V

Nas vidas passadas, o nativo "utilizava" seus parceiros amorosos como simples objetos sexuais, não sem impor-lhes suas perversões e sua violência física. Deve, portanto, hoje, aprender o respeito por qualquer pessoa na relação amorosa. No que concerne às crianças (regidas por essa casa), o nativo parece ter sido sádico ou cruel para com elas, e ter-se tornado culpado de abusos sexuais com menores. Razão pela qual os filhos lhe são talvez recusados na vida atual.

Marte retrógrado na casa VI

É provável que o nativo tenha gozado anteriormente de uma boa saúde, mas que tenha desperdiçado essa energia, ou então que tenha destruído essa saúde com abusos. Marte retrógrado indica que ele deve meditar sobre o respeito e o uso do corpo, e se impor uma higiene corporal e alimentar.

Essa posição de Marte sugere também vidas passadas nas quais o trabalho cotidiano foi mal vivido (em todo caso, não num espírito de colaboração). Pode tratar-se também de um passado no qual o nativo era cruel com os animais, com seus domésticos e seus subordinados.

Marte retrógrado na casa VII

Desta casa, que concerne a tudo o que é regido por um contrato de associação (inclusive o casamento), pode-se deduzir que o nativo não era um bom parceiro em suas vidas passadas. Deverá, na vida atual, esforçar- se para cooperar lealmente toda vez que se comprometer. Deverá sair de seu universo egocêntrico e passional, para respeitar os direitos (e a sensibilidade) de seus associados. Se ainda estiver solteiro, o nativo deverá refletir antes de se casar: que sua motivação não seja unicamente uma atração física. Neste setor, as paixões violentas não combinam com o respeito aos outros, seja no casamento ou nos negócios. Se o nativo repete os comportamentos violentos das vidas anteriores, arrisca-se, na atual, a atrair para si amargas desgraças.

Marte retrógrado na casa VIII

O nativo, aqui, esforçou-se loucamente para corrigir os desvios de comportamento de suas vidas passadas. Certamente sofreu muito com as catástrofes que ele mesmo desencadeara com sua agressividade destruidora: fim brutal das relações afetivas, fracassos dolorosos de seus empreendimentos profissionais, dilapidação de suas heranças, rupturas violentas com os amigos etc. É provável também que tenha conhecido uma (ou algumas) morte(s) violenta(s). Tendo-lhe sua desonestidade, sua brutalidade e suas pulsões destruidoras causado um grande mal, escolheu para esta vida um programa positivo: aprendizado da paciência, controle do mau equilíbrio emocional, busca espiritual e progresso na honestidade financeira.

Marte retrógrado na casa IX

Terá o nativo representado um papel ativo na Inquisição espanhola? Na época dos puritanos na Inglaterra? Teria ele sido um reformador

intransigente como Savonarola? Uma coisa é certa: ele se fez, em suas vidas passadas, o campeão de uma religião dogmática e intolerante. Talvez tenha chegado a torturar prisioneiros e a condená-los à morte, motivado por um fanatismo religioso estreito. Os aspectos planetários podem ajudar a precisar tudo isso. Variante: ele pode também ter sido um ateu militante, perseguindo sistematicamente os crentes. A lição cármica que se destaca dessa posição de Marte é a de trabalhar para propagar a tolerância, o respeito às liberdades religiosas e cívicas, e cultivar uma filosofia prática e humana.

Marte retrógrado na casa X

Uma grande instabilidade profissional é sugerida por esta posição marciana: o nativo, em suas vidas passadas, não tinha apreendido todo o alcance da atividade profissional. Altercando-se com seus superiores, não respeitando a disciplina (se era militar), revoltado contra seus chefes, só tinha em vista seu próprio interesse, e o momento presente. Se era cirurgião, talvez fizesse com que o dinheiro e o desejo de promoção passassem à frente da saúde de seus pacientes. É possível também que tenha tido, em sua profissão, um comportamento sádico. A lição cármica, aqui escolhida pelo nativo, é a de aprender a perseverança nos esforços profissionais. Que o nativo se preserve de sacrificar sua honra às ambições.

Marte retrógrado na casa XI

Freqüentar vagabundos, indivíduos perversos ou violentos, tal era o hábito do nativo em seu passado anterior. Não dando qualquer valor à amizade propriamente dita, freqüentava as pessoas apenas por bajulação, pelo interesse financeiro ou social, ou então como companhia na devassidão. Más relações passadas são sempre indicadas por um planeta retrógrado na casa XI, mas quando se trata de Marte, acrescentam-se a violência e a sexualidade. O nativo deverá fazer uma triagem de suas relações — sem, entretanto, julgar as más, que seguirão seu próprio caminho até o dia em que, enfim, compreenderão. Enquanto não souber dizer "não", é melhor que se afaste...

Marte retrógrado na casa XII

Do ponto de vista da saúde, o nativo destruiu-se a si mesmo (droga, bebida, uso neurótico de medicamentos perigosos?). Em todo caso, faltava-lhe qualquer disciplina na gestão de sua saúde. Parece também que o nativo já se encarnara várias vezes para liquidar esse carma, sem conseguir: a cada vez, perdera o pé e se afogara. Irá libertar-se desta vez através do auxílio ao

próximo (cuidar de doentes num hospital, ou de prisioneiros, por exemplo). Deve aprender uma certa humildade cotidiana, sem se encarregar de programas impossíveis e pesados demais para ele.

Alguns nativos célebres que têm Marte retrógrado

Henri de Monfreid, em Touro e na casa II, Nostradamus e Willy Brandt, em Câncer e na casa IV; Lord Byron, em Câncer e no Ascendente: Kipling, em Sagitário e na casa VI; Maurice Druon, em Virgem e na casa VII; Pierre Loti, em Gêmeos e na casa IX; Michel Poniatowski, em Sagitário e também na casa IX; Sigmund Freud, em Libra e na casa XI.

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 160-167)