• Nenhum resultado encontrado

MERCÚRIO RETRÓGRADO

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 144-153)

OS PLANETAS RETRÓGRADOS

MERCÚRIO RETRÓGRADO

Trata-se de uma dificuldade de comunicar, ou então de um modo pouco prático de levar a vida.

Mercúrio retrógrado torna o nativo nervoso, instável. Está sempre querendo movimentar-se, não pára no lugar.

Espírito crítico, "angustia-se" facilmente com detalhes. Isso é herança de vidas passadas caóticas, vividas numa grande falta de organização.

O nativo deve então aprender a ordem, a disciplina; deve aprender a agir em função de objetivos precisos, a prosseguir sua ação metodicamente, até o fim.

Felizmente, sendo Mercúrio um planeta rápido, nunca permanece muito tempo retrógrado. Com a progressão dos planetas {direções secundárias progredidas, contando um dia para um ano), pode-se prever o ano em que o nativo poderá enfim ultrapassar o bloqueio.

Por exemplo, a criança F. tinha Mercúrio retrógrado no dia do seu nascimento. Seus primeiros anos foram difíceis: criança nervosa, instável, recusava toda disciplina escolar. Adaptando-se dificilmente às circunstâncias e às pessoas novas, não cessava de lamentar tarde demais as oportunidades perdidas. O que chamamos, em suma, de ação retardada! Ora, as Efemérides indicavam que Mercúrio permanecia ainda 18 dias retrógrado depois do dia do nascimento. Assim, ao fim do seu 18º ano, pôde-se constatar um desbloqueio das faculdades intelectuais do adolescente: F. estabilizou-se e começou a fazer excelentes estudos superiores.

Mercúrio retrógrado em Áries

Em suas vidas passadas, o nativo era, talvez, comerciante: enquanto tal, agia de maneira agressiva ou intolerante. Faltava-lhe paciência em suas negociações, chegando a insultar seus parceiros. Se era estudante ou intelectual, tinha uma tendência infantil a se vangloriar de seu desempenho intelectual. Talvez também tivesse professado opiniões militaristas extremistas que haviam incitado as pessoas a lutarem entre si... Uma coisa é certa: a entidade tivera um discurso agressivo, com o qual ferira bastante gente.

Mercúrio retrógrado em Touro

Em suas encarnações precedentes, não importa qual fosse sua profissão, a entidade só pensava no dinheiro. Tinha o espírito lento, calculador, obcecado por uma idéia fixa: o lucro! Seu medo de passar necessidade, absolutamente patológico, está sujeito a se manifestar de novo nesta vida. Enfim, temendo acima de tudo ter que mudar de idéia, não se pode dizer que a entidade tenha brilhado pela abertura de espírito! Extremamente materialista, só contavam, a seus olhos, o dinheiro, os bens possuídos, a boa mesa e o sexo. Qualquer motivação desinteressada lhe era completamente estranha... No entanto, para dizer algo a seu favor, digamos que a entidade por vezes apresentava extraordinários dons artísticos, e o sentido da qualidade de vida.

Mercúrio retrógrado em Gêmeos

Ao contrário do precedente, este nativo, em suas vidas passadas, tinha o espírito vivo e flexível. Tão flexível, que pouco ligava para a lealdade. Essa posição mercuriana indica um comerciante desonesto — numa vida passada. Ou ainda, um homem de letras mais brilhante do que sério. Em todo caso, utilizara mal sua viva inteligência, seu talento para se expressar, tanto por escrito como oralmente. Sua aptidão manual e artística também era notável. Essas qualidades persistem na atual encarnação, mas esse gênio "faz-tudo" deverá tomar cuidado para não se dispersar. É também freqüente ele encontrar na vida atual um irmão, uma irmã, ou primos, com os quais contraíra outrora uma dívida cármica: empenhou-se, então, em pagá-la desta vez!

Mercúrio retrógrado em Câncer

Aqui, Mercúrio retrógrado indica alguém cuja mentalidade era muito infantil e voltada para o passado (esse último traço acompanha também Mercúrio retrógrado em Capricórnio). Muito intuitivo, mas extremamente emotivo, o nativo era incapaz de qualquer objetividade. Não conseguia ter um distanciamento de suas emoções para fazer julgamentos serenos. Sedento de segurança emocional e familiar, ficava sempre a reboque das opiniões da família. Na vida atual, pode manifestar notáveis talentos para compreender as crianças. Mas deverá tentar dominar suas turbulências afetivas.

Mercúrio retrógrado em Leão

Abusando a todo instante do pronome "eu" (ou da expressão: "quanto a mim, eu..."), aí está alguém que utilizava o poder da palavra (escrita ou

falada) para submeter os outros ao seu poder. Orgulhoso como um pavão, tinha inveja secreta das proezas dos outros, e esse despeito se manifestava por palavras ou por escritos críticos. Sua divisa, como vocês já devem ter adivinhado, era: I am a genius! E ai de quem cometesse o crime de "lesagênio", recusando-se a alinhar-se sob a bandeja de seus admiradores!

Na vida atual, nosso "gênio" deverá engolir seu orgulho. Deverá aprender a pedir aos outros aquilo que necessita (particularmente... conselhos!). E aceitar ser criticado sem se zangar! Duro, duro, duro!

Mercúrio retrógrado em Virgem

O nativo que tem Mercúrio retrógrado, sobretudo em Virgem, muitas vezes tem, em certas áreas, uma obsessão de perfeição que o torna muito infeliz. Fica constantemente frustrado, já que a perfeição não existe neste mundo! Pode mostrar-se maníaco em certos detalhes, excessivamente inclinado à crítica (também se Mercúrio está em Capricórnio).

Bastante nervoso, ele ficará muitas vezes, em sua vida atual, obcecado pela preocupação com a saúde. Apaixonado pelos regimes alimentares, pelos preceitos de higiene, você o encontrará sempre pronto a dar lições de moral. Também não é raro ele teorizar sobre a sexualidade (porque ele próprio teve alguns problemas com isso em suas vidas passadas, e talvez ainda tenha hoje em dia!). Capaz de analisar brilhantemente tudo o que lhe cai na mão, deverá purgar-se de seu espírito crítico, que "podou" o entusiasmo dos outros.

Mercúrio retrógrado em Libra

Era um artista, que deveria ter colocado sua arte a serviço da sociedade. Mas provavelmente não o fez suficientemente. Sensível à harmonia, mas demasiado sensível ao detalhe desarmônico, incomodava os outros com suas críticas e com sua indecisão. Se Mercúrio está mal aspectado, ele se conduzira como um parceiro desleal nas associações, e como um cônjuge infiel no casamento. Sua falta de tato e suas intrigas haviam torpedeado a harmonia do grupo; ele deverá esforçar-se, na vida atual, para que suas palavras tragam a paz.

Mercúrio retrógrado em Escorpião

Mercúrio retrógrado indica, em alguns, uma profissão de escritor nas vidas passadas, ou, pelo menos, de intelectual, talvez de jornalista; em Escorpião, tratava-se talvez de literatura policial ou erótica. De uma inteligência fulgurante, desvendando as secretas motivações dos outros, o nativo

não fizera um uso construtivo de suas excepcionais faculdades mentais. O poder que exercia pela palavra ou pela escrita havia destruído e matado... Tanto mais que seu magnetismo sexual intenso lhe granjeara a submissão apaixonada de bastante gente. Só pensava em sexo, com muita imaginação na perversidade e no sadismo... enquanto envolvia seu discurso em teorias mágico-religiosas!

Mercúrio retrógrado em Sagitário

Ai está uma alma cuja deambulação mental nunca lhe permitiu fixar- se, e que tem uma enorme necessidade dos outros para encontrar-se a si mesma. Seduzida por 100 idéias e teorias diferentes, outrora dispersava- se, sem nunca aprofundar nada. Era incapaz de concentração mental, deixava-se distrair por todas as sugestões exteriores. Os provérbios "Quem tudo quer, tudo perde" ou "Quem vai ao vento, perde o assento" descrevem suas vidas passadas.

Entretanto, seus hábitos de pensamento otimista lhe serão de grande ajuda.

Mercúrio retrógrado em Capricórnio

Aqui, ao contrário, o nativo tende ao pessimismo: tendo cultivado durante muito tempo raízes de amargura em suas vidas passadas, não pode mais decolar para horizontes felizes. Está como aquelas almas descritas por Dante no "Inferno" e no "Purgatório", que se tornaram culpadas de accidia: a atitude crítica e negativa, a crítica que corta as asas... Em suma, aquela alma velhíssima que vive refletindo há milênios, nos manifestará reflexões de surpreendente sagacidade. De modo algum a reboque dos outros em suas opiniões, sabe tomar o distanciamento necessário para julgar, sem se deixar perturbar por suas emoções. Mas a retrogradação de Mercúrio indica que desprezou a sensibilidade dos outros em suas vidas passadas: personalidade fria e ambiciosa, não pensou em aliviar os sofrimentos dos pobres com palavras de bondade.

Mercúrio retrógrado em Aquário

Posição bastante boa, a menos que Mercúrio esteja realmente mal aspectado. O nativo parece sobretudo ter desconhecido as leis da amizade, não tendo sabido dialogar, partilhar suas idéias e suas intuições. E possível também que tenha sido um inventor desconhecido, um "sábio Cosinus" que não soubera, ou não quisera, transmitir suas descobertas avançadas. Tem uma oportunidade, desta vez, de se fazer conhecer e compreender, de sair

do seu isolamento mental; este era devido quer ao desprezo pelos outros, que a uma espécie de deficiência na aptidão para se comunicar. Mas se sofremos o bastante por causa de algo, acabamos por encontrar o meio de nos libertar!

Mercúrio retrógrado em Peixes

Fazer bolhas só permite a comunicação com os outros Peixes... Os terrenos não entendem nada disso (a não ser aqueles que têm um radar, o famoso radar dos signos de Água!). O nativo encarnou-se desta vez para aprender a pôr ordem em suas idéias nebulosas. Sair de sua confusão mental: isso é difícil para ele, porque suas encarnações anteriores tinham sido vividas a reboque da imaginação, muitas vezes delirante. Prisioneiro de suas emoções, de suas intuições (incomunicáveis), o nativo passara longos períodos mergulhado em pensamentos de desespero. Hoje, deverá esforçar-se para racionalizar suas visões intuitivas. Terá interesse em manifestar mais senso crítico em seus entusiasmos religiosos e amorosos. Esse poeta inato deverá aprender a se comunicar com os outros pela palavra e pela escrita. Deverá também esforçar-se para pensar praticamente nos meios concretos de aliviar o sofrimento dos outros, sem se contentar com belas palavras compassivas, mas vagas.

Mercúrio retrógrado na casa I

Na casa do Ascendente, Mercúrio retrógrado afeta profundamente a personalidade do nativo, que se apresenta e reage como uma criança: egocêntrico, impaciente, agindo sem refletir, empreendendo várias coisas ao mesmo tempo, sem jamais terminá-las. Procura-se a si próprio, busca definir sua identidade. Essa insaciável curiosidade de se conhecer preenche uma lacuna das vidas passadas, e permitirá um dia ao nativo situar-se enfim na comunidade dos homens. Ele sairá do seu egocentrismo e aprenderá a servir aos outros. Enfim, abrandará seus julgamentos críticos que, no início desta encarnação, lhe granjearam inimigos.

Mercúrio retrógrado na casa II

Sob a influência lunar dessa casa, em analogia com Touro, Mercúrio retrógrado é lunático, mutante, demasiadamente influenciado pelos detalhes da vida cotidiana. Nas vidas passadas, o nativo apegara-se à segurança material; nenhuma perspectiva espiritual viera desligá-lo da busca dos bens terrestres. Atualmente, este nativo deve fazer um esforço para recolocar cada valor em seu devido lugar, e procurar o essencial, que é de ordem espiritual.

Mercúrio retrógrado na casa III

Aqui, o nativo se vê confrontado com um problema de comunicação de origem cármica. Nas vidas passadas, não conseguira comunicar-se realmente com os outros. Seu espírito crítico e seus preconceitos o haviam impedido de fazê-lo. Demasiado intelectual, não sabia comunicar- se no plano das emoções, nem partilhar o entusiasmo dos outros. Essa posição de Mercúrio indica também um mau contato com irmãos e primos numa vida passada — atitude que poderá ser superada por uma atitude mais simples e mais fraternal para com os parentes.

Mercúrio retrógrado na casa IV

Grande importância da infância para o nativo: ele não esquece nenhuma de suas primeiras impressões nesta vida. Continua a procurar uma grande segurança afetiva e familiar, como fazia nas vidas anteriores. Na encarnação presente, sua emotividade entrava seu desenvolvimento intelectual. Ele só poderá expressar-se quando tiver progredido afetivamente — e sobretudo quando tiver aceitado crescer. Quando tiver renunciado a se apegar às emoções passadas, sairá da imaturidade e sua verdadeira personalidade se revelará enfim (quase sempre na idade madura).

Mercúrio retrógrado na casa V

Nas encarnações passadas, o nativo era descuidado, leviano e infiel em seus amores. Talvez também fosse indiscreto, não levando a sério suas responsabilidades. O mesmo acontecera com relação à família: ele (ou ela) foi provavelmente um pai (ou mãe) "omisso". Negligenciou a educação de seus filhos, não se esforçando o bastante para se comunicar com eles. Na verdade, suas más relações com amores e filhos eram provenientes de um excessivo orgulho. Deve então, nesta vida, assumir humildemente suas responsabilidades parentais — e refletir sobre seus compromissos amorosos.

Mercúrio retrógrado na casa VI

Esta casa, em analogia com o signo de Virgem, é a da disciplina no trabalho, da saúde, da vida cotidiana. O nativo, com Mercúrio retrógrado na VI, sentirá algumas dificuldades de relacionamento com os outros no trabalho. E bom que ele evite dizer: "Ah, se tivessem feito o que eu tinha dito!" Sente continuamente que deve obrigações aos outros, não conseguindo

cumprir todas elas. Assim, fica freqüentemente angustiado e em estado de fragilidade nervosa. Seu espírito, prático, é por vezes crítico demais, mesmo para consigo mesmo: falta-lhe a autoconfiança. Quando os outros recusam sua ajuda, fica atormentado. Sente-se mais à vontade na mecânica, do que entre as pessoas. Impõe-se frustrações demais: é bom que aprenda a se relaxar. Adquiriu grandes competências técnicas no passado, e estas muitas vezes reaparecerão na vida atual. Deve agora aprender que as pessoas não são máquinas!

Mercúrio retrógrado na casa VII

Posição difícil para o planeta. O nativo teve, em suas vidas passadas, grandes dificuldades na vida associativa: contratos de negócios, ou casamento. Por seu espírito demasiado crítico e por sua inconstância, provocou rupturas. Seus sócios ou seu cônjuge de uma vida passada reprovavam-no por não manter seus compromissos, por mentir e por só levar em consideração seus próprios interesses. O nativo deve agora aprender a se comprometer sinceramente num contrato — não sem ter examinado cuidadosamente as cláusulas deste, antes de assiná-lo!

Mercúrio retrógrado na casa VIII

Nas vidas passadas, o nativo era muito materialista. Sentia que as pesquisas espirituais eram algo que absolutamente não lhe dizia respeito; seu comportamento de visão limitada lhe acarretou bastantes fracassos. Era também muito duro nos seus julgamentos (e continuará a sê-lo, no início desta vida). Mas sua perspicácia psicológica e seu faro causarão espanto. Deve, no momento, procurar um ideal espiritual, e se mostrar mais tolerante.

Mercúrio retrógrado na casa IX

Posição bastante dura para Mercúrio retrógrado, que está, portanto, em queda na casa de Sagitário. Provavelmente o nativo viveu vidas agitadas, desenraizadas, sem objetivo estável. É possível que ele tenha sido muito religioso, mas de maneira fanática. Certamente fez um bocado de inimigos, em virtude de seus excessos verbais. Deve agora, portanto, refletir sobre o modo de ser mais prático, e de organizar com bom-senso sua vida cotidiana. Deve, ao mesmo tempo, procurar uma orientação mais espiritual que irá inspirar toda a sua vida, sem mudanças constantes — respeitando, ao mesmo tempo, as leis justas.

Mercúrio retrógrado na casa X

Nas profissões que o nativo exercia durante certas vidas passadas, tinha tendência a se mostrar indeciso, leviano, irresponsável. Tinha dificuldade em assumir seriamente uma carreira. Muito oportunista, só se empenhava na medida de seus interesses. Se ocupava um cargo de funcionário, esses mesmos defeitos o impediam de ser bem-sucedido. Era, entretanto, observador, e possuía o senso do comércio. É preciso aconselhar-lhe uma carreira na administração, num serviço público: ali, aprenderá a inspirar confiança, obrigando-se a uma rigorosa honestidade. Em bastantes casos, é possível também que o nativo tenha uma dívida cármica para com sua mãe ou seu pai.

Mercúrio retrógrado na casa XI

Neste setor, o nativo teve problemas com seus amigos. Estes últimos, em suas vidas passadas, eram mal escolhidos, e sua influência desastrosa. A inferioridade deles permitia ao nativo valorizar-se, ganhando uma popularidade fácil. Em outros casos, ele não tinha amigos, porque não compreendera as leis da amizade: respeito pelos outros, ajuda desinteressada. Na vida atual, ele deverá escolher aqueles cuja qualidade espiritual o ajudará a amadurecer. Liquidará esse carma integrando-se a grupos sociais centrados no auxílio ao próximo.

Mercúrio retrógrado na casa XII

Em suas vidas passadas, a entidade descuidou-se do seu aperfeiçoamento espiritual. Tinha muita intuição e imaginação poética, que não foram utilizadas positivamente. Teve tendência a se evadir no sonho, em discursos delirantes e obscuros. Recusou-se, provavelmente, a se dedicar aos outros, o que lhe teria exigido uma disciplina e sacrifícios que não estava disposta a fazer. Deve utilizar hoje sua viva intuição para cuidar dos outros, particularmente os doentes (seria muito eficiente num hospital). Agir mais do que sonhar (e não contar tudo a todo mundo). A entidade lucraria muito tomando consciência de suas dívidas cármicas.

Alguns nativos célebres que têm Mercúrio retrógrado

— Maurice Druon em Touro, Carlos Quinto em Peixes, ambos na casa II;

— O Cura d'Ars na casa III, em Touro;

— Ravel em Peixes, na casa IV;

— H.-G. Clouzot em Escorpião, Frédéric Chopin em Aquário, na casa V; 145

— O Coronel Godar em Capricórnio, Adler em Aquário, na casa VIII; — Chirac em Sagitário, Nostradamus em Capricórnio, na casa X; — Antoine de Saint-Exupéry em Leão, na casa XI;

— Henry Kissinger em Gêmeos, como Dante Alighieri, na casa XII; Sem hora de nascimento: Beaumarchais em Aquário, Sara Bernhardt em Libra.

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 144-153)