• Nenhum resultado encontrado

SIGNOS E PROFISSÕES

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 75-92)

OS SIGNOS DO ZODÍACO

SIGNOS E PROFISSÕES

É interessante descobrir a profissão exercida pelo nativo em sua vida precedente. Assim, Laurence (p. 335), que era bailarina, tem um aglomerado planetário em sua casa que corresponde a Gêmeos. Pascal (p. 339), que era capitão, tem Áries na casa XII; Blanche, religiosa e enfermeira, tem Virgem nessa mesma casa etc. Aí está, então, a interpretação tradicional dos signos em função das profissões.

Áries

Soldado, gendarme, mercenário, legionário, explorador; todas as profissões nas quais se conduz e se dirige: oficial, pastor, empresário, "capitão de indústria"... As profissões do Fogo ou do Ferro: ferreiro, negociante de ferro, ferrador, fundidor, soldador, pirotécnico, engenheiro de armamento, técnico de explosivos, ferroviário e técnico de estradas de ferro... Criador de ovelhas, artesão de lã, modista, cabeleireiro.

Touro

Agricultor, criador, toureiro, latifundiário; trabalhador agrícola, trabalhador especializado, escravo, detento, forçado das galés.

Banqueiro, comerciante, homem de negócios, negociante.

Proprietário de restaurante, dono de café, cozinheiro, salsicheiro, merceeiro, comerciante de vinhos, comerciante de laticínios, queijeiro, açougueiro; cenógrafo, desenhista, pintor e artista pintor, cantor (e mestre cantor!), músico, florista, comerciante de móveis.

Gêmeos

Escritor, editor, estudante, secretário, jornalista.

Comerciante, representante de vendas, ladrão, batedor de carteiras, entregador de mercadorias, comprador e vendedor em comissão, contínuo, carteiro, caminhoneiro, transportador; corredor automobilístico, corredor ciclista, acrobata, ginasta, bailarino, trapezista, prestidigitador, cantor-compositor satírico, músico, caricaturista.

Jogador profissional de bridge e de xadrez. Avicultor, comerciante de pássaros, plumista.

Câncer

Agente imobiliário, hoteleiro, arquiteto, decorador de interiores, gerente de imóveis, porteiro.

Marinheiro, oficial de Marinha, mercante e militar, pescador, vendedor de peixes.

Técnico ou guarda-florestal, radiestesista, engenheiro hidráulico, bombeiro, vendedor de legumes, fabricante e vendedor de piscinas.

Homem de letras, poeta, historiador, memorialista, genealogista, biógrafo, editor.

Educador, psicólogo de crianças, puericultor, baby-sitter.

Leão

Rei, presidente, príncipe, papa, chefe de Estado, personagem importante, patrão de indústria.

Ator de teatro, cantor, músico, cenógrafo e figurinista de teatro, empresário, e todas as profissões do espetáculo e do show-business.

Animador de espetáculos, de lazeres para jovens, animador de grupos de terapia.

Mecenas, grande costureiro...; cardiologista, mestre de forjas.

Ourives, joalheiro, dourador em couro e metais, especulador (dinheiro ou objetos de arte).

Cozinheiro, confeiteiro, padeiro, vulcanólogo, esmaltador, ceramista de arte.

Virgem

Doméstica e funcionário: faxineira, mordomo, passadeira, lavadeira, motorista, costureira (e costureiro), secretária, assessor, funcionário subalterno.

Médico, farmacêutico, químico, botânico, enfermeira, acompanhante- atendente, veterinário, naturopata.

Zoologista, botânico, entomologista, nutricionista, massagista, cinesioterapeuta, cozinheiro.

Crítico literário, escritor, colecionador, contador; jardineiro, horticultor, criador; mecânico, garagista, piloto de avião ou de automóvel, construtor e condutor de máquinas, serralheiro. Engenheiro de minas, mineiro.

Miniaturista, pintor de animais, apicultor.

Libra

Juiz, tabelião, advogado, procurador judicial, oficial de justiça, escrivão, administrador.

Diplomata, deputado, senador, alto funcionário, legislador, conselheiro jurídico e fiscal, homem político, cobrador de impostos, fiscal de impostos, agente de câmbio, banqueiro, sociólogo, economista.

Geômetra-perito, medidor, matemático, professor de matemática. Bailarino e bailarina, amador de arte, colecionador de objetos de arte, pintor, artesão de arte, modista e costureira.

Recepcionista, aeromoça, comissária de bordo, organizador de lazeres, animador, prostituta.

Escorpião

Policial, espião, agente de informações, pesquisador, técnico em cifras.

Escultor, dono ou funcionário de funerárias, coveiro, médico-legista. Químico ou alquimista, farmacêutico, toxicólogo, ginecologista, cirurgião, pesquisador em laboratórios, biólogo, físico; psicólogo, psicanalista, sofrólogo, hipnotizador, astrólogo, grafólogo, ocultista, médium, vidente, exorcista, sacerdote.

Barbeiro, manicure, gari, antiquário.

Sagitário

Arqueiro, cavaleiro, criador de cavalos, professor de equitação, domador, açougueiro especializado em carne de cavalo, criador de cães, traficante de animais exóticos.

Piloto de corrida, aviador, explorador, organizador de viagens, agente turístico, intérprete, exportador-importador, organizador de seminários, caçador, organizador de safáris, couteiro... Embaixador, ministro, ministro de cultos, sacerdote, teólogo, místico ou missionário.

Alto funcionário, pessoa notável, personalidade importante da administração e do Estado; professor, docente, educador.

Desportista, professor de ginástica ou de ioga etc.

Capricórnio

Alpinista, espeleólogo, guia de alpinismo, campeão de esqui.

Arquivista, historiador, antiquário, arqueólogo, pedreiro, bombeiro, limpador de chaminés.

Canteiro, cantoneiro, escultor, arquiteto, restaurador de móveis antigos ou de objetos de arte; gerente, administrador de imóveis, lojista, pessoa que vive de rendas, intendente, fabricante de conservas, conservador de hipotecas, técnico de refrigeração e de congelamento. Etnólogo e explorador nas regiões polares...

Programador, administrador, eremita, escritor moralista; costureiro, rendeira, fabricante de roupas de baixo, chapeleiro, prêt-à-porter, especialista em terceira idade.

Homem político, líder de um partido sempre mais ou menos conservador, apesar das aparências.

Aquário

Engenheiro, técnico: engenheiro hidráulico ou acústico, engenheiro de som.

Técnico de telecomunicações, de rádio e de televisão, inventor. Astronauta, aviador, técnico da indústria aeronaval ou aeroespacial. Eletricista, eletrônico, meteorologista, profissões do cinema e do audiovisual.

Técnico de sonoplastia, montador, cameraman etc. Todas as profissões de ponta.

Parapsicólogo, compositor de música, animador de grupos, anarquista e revolucionário, de ocasião, ou profissional. Fabricante de recipientes de água: vidreiro, oleiro. Artista especializado na arte cinética, e em música eletrônica.

Peixes

Curandeiro, magnetizador, radiestesista, anestesista, todas as profissões hospitalares; sacerdote, mistagogo, vidente, médium.

Segurador, gendarme, tintureiro, perfumista, fotógrafo, zelador, dono de café, empregado de bar, dono de pontos de venda de bebidas e dono de bordéis, rufião, traficante de drogas.

Marinheiro pescador, oficial de marinha, submarinista, pirata, comerciante de peixes, professor de natação, pescador de esponjas, de pérolas ou de coral, aquacultor; petroleiro, pessoal da marinha mercante e dos transportes marítimos, técnico em bóias e balizas, professor de vela, artesão que trabalha com conchas, com nacre, com coral etc.

CAPÍTULO IV

OS PLANETAS

São os centros de energia vibratória dos quais fazemos a síntese. Segundo Cayce e outros videntes, os planetas são, para as entidades humanas, locais de passagem onde elas se instruem aperfeiçoando suas vibrações, entre duas encarnações terrestres.

Os planetas emitem ondas coloridas e musicais — é o que dizia Pitágoras, quando falava da "música das esferas celestes". Essas energias vibratórias, musicais e coloridas, apreendemo-las pouco a pouco, para delas fazer nossa sinfonia pessoal.

Algumas pessoas são mais sensíveis a um determinado planeta porque ali viveram por mais tempo. Assim, conhecem melhor suas vibrações.

O tema acentua esse planeta através de:

— signos (um planeta é particularmente forte quando está no signo "que rege");

— através de casas (idem);

— através de aspectos, em número e harmonia, e particularmente através da angularidade (conjunção do planeta com os Angulos-do-Céu, sobretudo o Zênite e o Ascendente).

Toda a música do Cosmos seria então emitida por nós através de dez tipos de vibrações, emitidas por cada um dos planetas do nosso sistema. Esses dez planetas emitiriam também todas as cores possíveis: devemos aprender a conhecê-las e a utilizá-las, uma de cada vez.

Devemos ser aprovados no nosso "vestibular planetário", mas cada alma está num estágio diferente. Há aulas de recuperação, aulas de aperfeiçoamento... Todo mundo um dia atingirá o objetivo!

78

Esses estágios planetários são organizados segundo os ciclos, cuja importância começamos agora a perceber. O ciclo de Saturno, a cada 29 anos e meio, por exemplo, é um dos mais importantes, assim como o ciclo da Lua, de 29 anos e meio.

Aparentemente, as almas migram segundo os ciclos e voltam a habitar regularmente tal ou tal planeta, até que o aprendizado que neste deverá ser realizado se complete. Provavelmente o mesmo acontece na Terra... Entretanto, ignoram-se muitas coisas sobre esses ciclos de retorno ao plano terrestre. Uma vez que a alma "aprendeu a música", não tem mais necessidade de se reencarnar, já que domina perfeitamente todas essas vibrações de energia.

Todos os planetas têm, certamente, uma significação cármica, mas essa significação é mais visível no que se refere à Lua, a Saturno e a Plutão, que têm atraído, há algumas décadas, a atenção dos astrólogos reencarnacionistas.

Q

O SOL

Representa o eu profundo, as qualidades interiores da alma, a verdadeira entidade (enquanto o Ascendente manifesta a personalidade percebida pelos outros, e escolhida para esta vida: os dois não coincidem necessariamente).

O Sol resume o programa escolhido para esta encarnação (ver, no capítulo sobre os signos do Zodíaco, a significação do Sol em cada um dos 12 signos).

As vibrações solares estão relacionadas com o desejo de poder, o desejo de criar — ou, no nível mais inferior, com a sede de dominação.

O Sol ilumina o signo e a casa que habita — mas por vezes seus raios tornam-se sombrios, quando ele recebe aspectos negativos.

A lição dada pelo Sol é o uso da autoridade paterna. A imagem de Deus, cuja primeira definição é ser o "Pai de todos os viventes" ("Pai Nosso que estais nos Céus", dizem os cristãos), a autoridade deve exercer-se para proteger e promover a vida. Mas o Sol mal aspectado esmaga seus protegidos sob o fogo de suas chamas ardentes. O poder criador é de difícil emprego: pouco a pouco, de vida em vida, o Sol, progredindo no Zodíaco, nos ensina a manejar esse poder divino sob diferentes ângulos.

Do ponto de vista cármico, o Sol representa a realidade atual: seus raios luminosos dissipam as ilusões e as sombras do passado; ele indica antes a via de progresso e de felicidade para a qual nos dirigimos. Descreve também o programa de atividades que escolhemos para a atual encarnação. O Sol

deve ser estudado em correlação com o signo de Leão e a casa V, que indicam a criatividade do nativo, sua vontade profunda de construir algo positivo.

W

A LUA

Indica a personalidade terrestre da Entidade. É o símbolo da imersão completa de um espírito no plano físico. E, do mesmo modo, das pressões que este mundo lhe impõe, com sua densidade material, sua espessura, seus limites espaço-temporais. É por isso que a Lua reflete, globalmente, a experiência adquirida através da matéria, nas reencarnações precedentes.

Como a casa IV, que descreve nossas origens, a Lua é a imagem que temos de nós mesmos, a imagem do nosso eu físico e emocional. Ela simboliza o corpo físico que devemos desenvolver (mas temos outros corpos que aperfeiçoamos em outros planetas).

A Lua é tão importante para nós quanto o Sol, porque está muito mais próxima de nós. Seu diâmetro, visto da Terra, é tão grande quanto o do Sol: parece tão grande quanto ele... E seus efeitos sobre nós mesmos têm a mesma importância que os do Sol. Como ela representa o princípio feminino, a própria essência do Yin, enquanto o Sol representa o princípio masculino, o Yang, não há razão para que um seja mais forte, melhor e mais influente do que o outro.

No pensamento chinês do Tao, os dois princípios devem equilibrar-se, do contrário, nada mais funciona!

As tradições esotéricas sempre associaram a Lua ao passado; as tradições indianas diziam que as almas descem da Lua para se encarnar, numa espécie de etapa intermediária entre a Terra e os outros planetas. A Lua é, portanto, o resumo de nosso passado anterior — enquanto o Sol está sempre associado ao presente. Tudo o que fomos em nossas vidas precedentes, particularmente as mais recentes e as mais marcantes, está descrito pela Lua. Ela é a imagem dos comportamentos, das atitudes e dos sentimentos que adquirimos de vida em vida. Para ser mais precisa, a Lua descreve nosso carma emocional e físico. Dá indicações preciosas sobre nossas últimas vidas, exatamente como o Nó Sul, ou a casa XII (ver mais adiante).

Se a Lua está mal aspectada num tema, trata-se de más reações emocionais e físicas, que criaram um conjunto de comportamentos. Estes últimos, evidentemente, tomam difícil a adaptação ao nosso programa de encarnação, descrito pelo Sol, pelo Nó Norte e pelo Ascendente.

A posição da Lua no signo, na casa e no aspecto indica como a entidade se comportou outrora:

— enquanto mulher, se se tiver encarnado como mulher em suas vidas precedentes (e, portanto, enquanto mãe e esposa);

— ou com relação às mulheres, com relação a sua mãe, a sua esposa, ou a outras mulheres, quer se tenha reencarnado como homem ou mulher anteriormente.

Por exemplo, uma mulher sabia que fizera comércio de seus encantos numa vida anterior; tendo ganho, desse modo, muito dinheiro, fizera deste um péssimo uso: esse dinheiro lhe dera um poder do qual se serviu para oprimir pessoas. Em seu tema atual, ela tem a Lua em Touro (signo do sexo e do dinheiro), em quadratura com Vênus e Leão (signo do ouro e do poder).

Alguns se queixam amargamente de sua mãe (ou de sua mulher). Nesse caso, um psicólogo "clássico" explicará essa má relação por traumatismos vividos na infância. Tenderá a acusar os pais daquele que se queixa, assim como as lacunas da educação que ele recebeu... Mas o ponto de vista reencarnacionista é diferente:

— Esta pessoa tem em seu tema uma Lua mal aspectada, que indica, é verdade, uma relação insatisfatória com sua mãe (ou sua mulher).

Mas a Lua indica também as vidas anteriores; dissonante, ela permite adivinhar que o nativo ou nativa teve um comportamento destrutivo numa vida anterior, com relação às mulheres, com relação a sua mãe ou sua esposa. E então?...

Então, já que somos os autores do nosso mapa do céu, isso significa que escolhemos mesmo essa mãe difícil! Mas a escolhemos em função de um carma: há algo a reparar, a liquidar (muitas vezes, aliás, de um lado e de outro). E como se o nativo sentisse a necessidade de experimentar os sofrimentos que outrora impusera a uma outra pessoa (simbolizada pela Lua), a fim de colher o que semeara... Já que ninguém escapa à colheita!

Quando a Lua está bem aspectada, indica bons reflexos que foram aprendidos ao longo das diversas vidas. Pouco a pouco, estes se tomam parte integrante de nossa personalidade, tomam-se "naturais". Adquirida esta ciência, e tornada inata, ajuda-nos consideravelmente a nos adaptar a esta vida atual, porque nos permite dominar a metade do mundo: tudo o que é Yin. A profissão, o país, os pais e as atividades da entidade em sua vida precedente podem ser lidas na posição da Lua e dos planetas que a cercam (ver no capítulo "Aspectos"). A Lua deve ser sempre interpretada em correlação com a casa IV e o signo de Câncer.

E

MERCÚRIO

Este planeta rege o plano mental, o pensamento, a palavra, a escrita, tudo o que é comunicação... Embora seja bem pequeno, sua importância é grande,

porque representa o Espírito. "É o Espírito (humano) que constrói" — repete Cayce, sem cessar. "É o Espírito que escolhe e que decide, que controla a vontade."

Mercúrio, o planeta mais rápido e mais próximo do Sol, tem um papel essencial de coordenador: tem como tarefa harmonizar as energias dos outros planetas, e utilizá-las num esquema construtivo.

A posição de Mercúrio indica como o indivíduo pode organizar e melhorar seu carma. Mercúrio deve ser sempre interpretado em correlação com os signos que rege: Gêmeos e Virgem, e as duas casas que são as suas: a III e a VI.

R

VÊNUS

Princípio de harmonia, de beleza, de ternura e de amor, Vênus governa as artes, a música, o canto, a dança, a pintura, tudo o que traduz as harmonias celestes no plano terrestre.

Planeta de alegria, de paz, de bem-estar, é a oitava inferior de Netuno. Pois a Lua, Vênus e Netuno são as três expressões planetárias da feminilidade: sendo a Lua mais física, Vênus mais emocional, e Netuno o princípio feminino universal.

Vênus é também o planeta do bem-estar, do luxo, do dinheiro. Exprime o encanto das garotas e das amantes, e a maneira de dar o coração. Traduz o amor do Padre Eterno por seus filhos. As entidades que chegam de uma permanência venusiana para se encarnar na Terra trazem ternura e sensibilidade, e uma grande compreensão das leis do Amor Universal.

O Sol, Mercúrio e Vênus são os três planetas mais influentes em nossa vida; e particularmente Vênus, já que está mais próximo da Terra.

Planeta do amor e do casamento, mostra como estes últimos foram vividos em vidas precedentes. Descreve os carmas amorosos e conjugais, as relações com as garotas, as amantes, com os artistas, com o dinheiro.

Vênus em situação fraca (no oposto de sua casa ou de seu signo), e recebendo poucos ou nenhum aspecto, indica muito egoísmo nas vidas precedentes; um mau emprego do coração, das afeições, uma falta de consideração para com os outros. E então, em virtude da lei cármica da ação seguida de reação, poucas alegrias afetivas a esperar nesta vida (mas sempre se pode construir um bom carma para a vida seguinte!).

T

MARTE

Oitava inferior de Plutão, Marte é o princípio do Fogo cósmico, 82

a energia de explosão que revela o poder divino: manifesta a justa cólera do Eterno, o Fogo do Céu, a Carruagem de Fogo, os Exércitos celestes etc. Todos esses símbolos bíblicos descrevem o emprego das vibrações de Marte.

Indispensável, esse planeta tido como "maléfico" dá aos nativos, no entanto, a coragem, a audácia de se afirmar, o desejo de progredir. As entidades que chegam de Marte manifestam uma intensa atividade, uma prontidão para a cólera (que tem sua utilidade, se não se abusar dela!). Entretanto, essa violência deve ser canalizada.

Pois se Marte é um indispensável agente de progresso, também é o principal acumulador de dívidas cármicas! Símbolo da Guerra, do Sangue, do Ferro, do Sexo, da cor vermelha, o planeta leva o nativo à violência... Aqueles que têm no seu tema Marte negativamente aspectado, têm por trás de si vidas agitadas, destrutivas, sensuais, por vezes assassinas. Toda essa energia deve ser canalizada para fins construtivos. Marte permite progredir através do mundo material, na direção que lhe deve ser indicada por Mercúrio. O marciano é Superman, é Dan Cooper nos Tigres voadores, é o Construtor de Satélites... Mas ele deve "treinar" no plano terrestre, antes de ir exercer sua energia em outras galáxias. Marte num tema nunca deve ser interpretado sozinho, mas em ligação com os signos que rege: Áries, Escorpião e, secundariamente, Capricórnio. Deve-se também examinar as casas marcianas: a I, a VIII e a X.

Y

JÚPITER

Júpiter é um planeta estranhíssimo. É enorme, e sempre foi encarado como benéfico. É um Sol em miniatura. Ilumina todas as casas e todos os signos por onde passa.

Júpiter mostra aos leitores de um tema o setor no qual o nativo pode liquidar melhor e mais rapidamente sua bagagem cármica, encontrando até mesmo prazer nisso! Símbolo da Sabedoria, da Fé, da confiança em Deus (portanto, também em si mesmo), Júpiter traz um raio de alegria cósmica à casa e ao signo que habita.

Júpiter concretiza as forças espirituais que agem como mensageiras entre o plano terrestre e os outros mundos. Júpiter liga o homem ao cosmos (é o sentido da palavra "religião", de "ligar", e é o próprio símbolo de Júpiter. Uma "religião" deveria ligar às fontes de alegria cósmica, e não a regulamentos estreitos).

É provavelmente por causa de sua natureza de mensageiro que Júpiter se encontra tão freqüentemente em evidência nos temas de morte. Vejam, por exemplo, p. 306, o tema da morte de Molière, onde Júpiter transita exatamente no Ascendente!

Símbolo de entusiasmo, de otimismo, de generosidade, é significador de fortuna. Os jupiterianos atraem para si a sorte, o amor, o sucesso, o dinheiro, as viagens felizes. A palavra-chave de Júpiter é abundância. Entretanto, contrariamente ao provérbio, abundância demais às vezes é prejudicial. Os excessos jupiterianos levam ao egoísmo e ao esquecimento dos outros. Os raios de Zeus-Júpiter não eram inofensivos. Cólera, excessos sensuais, gula, sadismo podem ter sido os erros das vidas precedentes, indicadas por um Júpiter mal aspectado ou retrógrado. De qualquer maneira, Júpiter mal aspectado indica um setor onde a entidade anteriormente se havia descuidado de seu desenvolvimento, ou onde sua evolução fora incompleta. Assim, a entidade reencontra as mesmas condições terrestres, as mesmas pessoas, a fim de poder terminar sua evolução.

Júpiter deve ser "lido" em relação com seu signo preferido, Sagitário, e sua casa, a IX. Secundariamente, como é também co-regente de Peixes,

No documento Astrologia Carmica-dorothie k Bizemont (páginas 75-92)