• Nenhum resultado encontrado

Mariângela Spotti Lopes Fujita

3. METODOLOGIA DE ADAPTAÇÃO DO MODELO DE LEITURA DOCUMENTÁRIA PARA INDEXAÇÃO DE LIVROS

A aplicação do Protocolo Verbal, neste estudo, foi realizada com sete catalogadores aprendizes, alunos estagiários do Curso de Biblioteconomia, e 7 bibliotecários catalogado- res em Bibliotecas da UNESP durante a leitura de um livro para realizar a catalogação no sistema ALEPH com o formato para metadados MARC 21. Dessa forma, os participantes ver- balizaram toda e qualquer observação mental a respeito do texto, enquanto o liam tais como indagações, dúvidas, auto-perguntas, até mesmo movimentos espontâneos do corpo indicando descontentamento, ansiedade, confusão, entendimento. Essas observações for-

neceram informações sobre o desempenho individual de cada leitora com vistas a permi- tir a identificação e seleção de termos importantes para uma possível indexação desse documento.

O «Protocolo Verbal» ou «Pensar Alto» (Fujita, Nardi & Fagundes, 2003), consiste na gra- vação da exteriorização verbal do pensamento cujo resultado, após análise de transcrições, permite mostrar as estratégias utilizadas pelo leitor indexador. Com a análise dessas estra- tégias ou não-estratégias de leitura, é possível melhorar o uso das metodologias de inde- xação. A técnica de Protocolo Verbal permite estudar e comparar as múltiplas estratégias e processos mentais dos indexadores no processo de leitura.

Ericsson e Simon (1987) foram os precursores desse método de observação da ação de leitura, baseando-se no método «Think Aloud» em que o indivíduo lê e interpreta ao mesmo tempo, exteriorizando em voz alta o que passa pela sua cabeça durante a leitura. O «Pensar Alto» é gravado e transcrito literalmente, resultando em protocolos verbais.

A utilização desta técnica deu-se devido à necessidade de estudo das estratégias de lei- tura do catalogador, cognitivas e metacognitivas, e suas dificuldades durante a leitura com fins de catalogação para, por meio da análise, buscar melhorias quanto às metodologias de indexação. O protocolo verbal permite a observação do processo de leitura porque o leitor verbaliza o conhecimento processual que possui para o desenvolvimento da atividade, rea- lizando uma leitura consciente.

A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual Paulista em quatro coletas (vide Qua- dro 2) com algumas diferenças intercaladas entre as etapas. Em cada coleta os participan- tes receberam o mesmo livro e o modelo de leitura documentária para indexação de livros acompanhado do Manual de Ensino do Modelo de Leitura documentária. Entretanto, na segunda e quarta coletas, o modelo de leitura foi alterado, de modo que a terceira coluna, onde seriam indicadas as partes do livro a serem consultadas, estava em branco o que pro- piciou liberdade de consulta e localização na estrutura textual e permitiu observar em quais partes da estrutura textual do livro os catalogadores aprendizes e os bibliotecários cata- logadores buscam termos para indexação. Na última coleta o modelo de leitura e manual de ensino foi enviado aos participantes previamente por meio de correio eletrônico.

114

vi encontro ibérico edicic 2013: globalização, ciência, informação atas

Primeira coleta:

Segunda coleta:

Terceira coleta:

Quarta coleta,

Foram aplicados protocolos verbais com 3 estudantes de biblioteconomia (Catalogador A, catalogador B, catalogador C) com experiência em catalogação descritiva.

4 estudantes de biblioteconomia (catalogador D, catalogador E, catalogador F, catalogador G) experientes ou não, receberam o mesmo livro.

Foi realizado com três catalogadores (catalogador H, catalogador I, catalogador J) sendo provenientes das Bibliotecas da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Instituto de Biociências de Botucatu, Campus Rubião Júnior e faculdade de Odontologia de São José dos Campos.

Participaram outros quatro catalogadores (catalogador K, catalogador L, catalogador M, catalogador N), provenientes das bibliotecas da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Campus Experimental de Dracena, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

PARTICIPANTES COLETAS

QUADRO 2 – Coletas de dados com Protocolo Verbal

Após a aplicação do Protocolo Verbal Individual (PVI) realizou-se a transcrição integral das falas dos participantes com vistas à análise em categorias.

Para a análise dos Protocolos Verbais Individuais foram observados os procedimentos realizados pelo catalogador durante a atividade de leitura documentária com objetivo de verificar a utilização do modelo de leitura para indexação de livros e seu manual de ensino.

3.1 PROCEDIMENTOS DO PROTOCOLO VERBAL INDIVIDUAL (PVI)

A tarefa observada durante a leitura documentária do catalogador bibliotecário e do catalogador aprendiz foi a catalogação de livro com o formato MARC21. A aplicação do Pro- tocolo Verbal Individual constou de três procedimentos:

3.1.1 Procedimentos anteriores à coleta de dados:

a) Definição do universo da pesquisa:

O universo de pesquisa são catalogadores, bibliotecários e aprendizes, atuantes na Rede de Bibliotecas da UNESP.

b) Seleção do Texto-Base

– Livro para catalogação original

Walty, ILC., Fonseca, MNS., & Cury, MZF (2001). Palavra e Imagem: Leituras Cruzadas. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.

O livro, «Palavra e imagem: leituras cruzadas» foi escrito pelas professoras Ivete Lara Camargo Walty, Maria Nazareth Soares Fonseca e Maria Zilda Ferreira Cury, que se uni- ram com o objetivo de discutir a relação entre palavra e imagem, tendo como referencial o processo de leitura. As autoras traçam a história do livro, desde as pinturas rupestres e os papiros, até o e-book e as imagens digitais, ao mesmo tempo em que trata da figura do leitor nesse contexto evolutivo.

A estrutura do livro se resume em capa, orelhas, falsa página de rosto, página de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas, crédito das imagens e contra-capa.

c) Definição da tarefa

Os participantes fizeram a leitura documentária do livro anteriormente apresentado, do modo como estão acostumados, porém, usando o modelo de leitura documentaria para indexação na catalogação de livros.

d) Conversa informal com os participantes.

No dia da aplicação do protocolo foi realizada uma conversa informal com cada um dos participantes com intenção de esclarecer os objetivos da pesquisa, esclarecendo-os da ocultação da identidade dos participantes, de modo a preservá-los e da função dos pes- quisadores durante a realização da terefa, qual seja, operar o gravador e estimular o par- ticipante quanto ao «Think Aloud».

e) Familiarização com a tarefa do «Think Aloud»

Para a familiarização com a tarefa de «Pensar Alto», foi utilizado um texto, adaptado de Nardi (1993), tendo o propósito de descontrair e ao mesmo tempo apresentar procedi- mentos para auxiliar o participante no desempenho da tarefa.

115

3.1.2 Procedimentos durante a coleta de dados

f) Gravação do «Pensar Alto» durante a leitura do texto-base;

Foi entregue aos participantes, antes do início da gravação, o texto-base do Modelo de Leitura e o livro a ser analisado. Durante a realização da tarefa foi relembrado ao participante a necessidade de exteriorização de seus pensamentos.

g) Entrevista retrospectiva (optativa).

Foi necessária a realização de entrevista com os participantes observados após a apli- cação, para esclarecimentos a respeito do modelo de leitura e seu manual de ensino.

3.1.3 Procedimentos posteriores à coleta de dados:

h) Transcrição literal das gravações das falas dos participantes (Protocolo Verbal Indi- vidual)

i) Leitura detalhada dos dados em busca de fenômenos significativos e recorrentes para construir categorias de análise;

j) Construção das categorias, tendo em vista os objetivos da pesquisa: – Uso de procedimentos de leitura documentária;

– Uso de estratégias de leitura documentária;

– Identificação de termos representativos do conteúdo do livro; – Exploração da estrutura textual do livro;

– Dificuldades do catalogador na leitura documentária para indexação de livros; – Uso do modelo de leitura documentária para indexação de livros;

– Uso do manual de ensino do modelo de leitura para indexação de livros.

– Volta aos dados para retirar trechos da discussão que exemplifiquem cada fenô- meno, cada categoria.