• Nenhum resultado encontrado

Mariângela Spotti Lopes Fujita

2. MODELO DE LEITURA DOCUMENTÁRIA PARA INDEXAÇÃO

Segundo Fujita (2003) a leitura é um ato social, que envolve o autor, o contexto, e o lei- tor. O autor se relaciona com o leitor através do texto, e o contexto é o seu principal influen- ciador. Portanto faz-se necessário ao leitor buscar no seu conhecimento, os subsídios neces- sários para a compreensão e interpretação da intenção do autor ao escrever um determi- nado texto.

(...) a partir da visão interacionista do processo de leitura, demonstra que o indexador refere-se às suas dificuldades na identificação de conceitos durante a análise de assunto e revela, além do contexto profissional em que atua, um outro lado do indexador que influencia sua leitura e o torna um lei- tor profissional: seus objetivos de indexação, sua atuação e formação profis- sional e suas concepções de leitura (Fujita & Rubi, 2006. p.3).

111

A variável texto é uma importante fonte de conhecimento profissional que o leitor cata- logador e/ou indexador tem disponível em seu contexto, por isso, a exploração textual é uma das principais variáveis apontadas nos estudos de Fujita (2003) e Neves (2004), uma vez que os resultados de estudos de abordagem cognitiva com uso da técnica introspectiva do Pro- tocolo Verbal demonstraram que explorando a estrutura textual, agiliza-se a compreensão do conteúdo do texto apenas com uma leitura rápida para a identificação de conceitos.

Kobashi (1994) aborda a estrutura textual com base nas principais modalidades de comunicação escrita: descritiva, narrativa, informativa, e a de nosso interesse, científica, que é o que compõe os acervos das bibliotecas universitárias:

1. Texto científico – constituído por: • Tema: assunto a ser desenvolvido;

• Problema: dificuldade a ser solucionada cientificamente;

• Hipótese: proposição inicial que poderá ser comprovada ou refutada ao final das obser- vações a que os fatos serão submetidos;

• Metodologia: operações e procedimentos (racionais e controlados) que possibilitarão a interpretação e explicação do fenômeno observado.

• Resultado: aceitação ou reformulação da hipótese;

• Conclusão: comentário final que analisa a possibilidade da incorporação dos resultados a um sistema teórico.

2. Argumentativo ou dissertativo

• Tese: apresentação de um ponto de vista;

• Argumentos: provas apresentadas para qualificar o ponto de vista do autor e desquali- ficar o ponto de vista apresentado inicialmente.

• Conclusão: confirma o ponto de vista do autor. 3. Expositivo

• Problema: dificuldade a ser resolvida, verificada cientificamente; • Causas: envolve as causas e consequências do problema;

• Solução: resposta que resolverá o problema.

Nos trabalhos de Fujita (2003), é apresentada a abordagem de Van Dijk (1992) sobre o texto científico, o qual ele diz que o texto científico deriva de uma estrutura argumentativa composta de justificativa e conclusão, acrescida da apresentação de um problema e sua solução.

Concretizando o processo exploratório da estrutura textual, Fujita (2003) usou o questio- namento do texto como uma abordagem sistemática que o indexador pode realizar ao fazer a leitura do texto para identificação de conceitos representativos. Como dito anterior- mente, esse questionamento se baseia nas orientações sugeridas pela Norma 12.676 (ABNT, 1992) e no sistema Preserved Context Index System PRECIS (Fujita, 1989), que de um modo geral, oferecem uma proposta de análise conceitual do texto baseando-se na interrogação para identificar conceitos como, por exemplo: a ação, o agente da ação, o objetivo da ação, o agente que praticou a ação, etc.

Dessa maneira, segundo o Manual Explicativo do Modelo de Leitura (Fujita & Rubi, 2006), os procedimentos distinguidos para início do trabalho de indexação são:

Exploração do conhecimento da estrutura textual Identificação de conceitos

Seleção de conceitos

112

Na Exploração do conhecimento da estrutura textual devem-se localizar os elementos que compõe o texto: título, autor, resumo, palavra-chave, introdução, resultado, etc. Depois se localiza o conteúdo pertinente de cada uma dessas partes do texto, por exemplo, na introdução, o autor diz quais são seus objetivos com a pesquisa, e o tema principal da mesma.

A exploração da estrutura textual combinada com o questionamento do texto forma a etapa mais importante da indexação que é a Identificação de conceitos. Nessa sessão Fujita e Rubi (2006) sugerem partes do texto, relacionadas ao seu conteúdo, onde devem ser loca- lizados os conceitos pertinentes a representação.

A partir da Identificação de conceitos se chega a Seleção de conceitos, que como o pró- prio nome diz, é a seleção dos conceitos considerados mais importantes e que melhor representem o conteúdo do documento, dentre aqueles identificados.

O Modelo de Leitura Documentária para Indexação de Artigos Científicos estruturou-se combinando então a abordagem sistemática (primeira coluna do quadro), com os questio- namentos que devem ser feitos ao texto, sugeridos pela Norma 12.676 da ABNT (segunda coluna) e (terceira coluna) a parte da estrutura textual que devem se localizar os termos desejados.

113

A catalogação de assuntos de livros em bibliotecas universitárias com uso do processo de indexação... tema 1

OBJETO AÇÃO AGENTE MÉTODOS DO AGENTE LOCAL OU AMBIÊNCIA CAUSA E EFEITO PONTO DE VISTA DO AUTOR; PERSPECTIVA

O documento possui em seu contexto um objeto sob efeito de uma atividade? O assunto contém um conceito ativo (por exemplo, uma ação, uma operação, um processo etc)?

O documento possui um agente que praticou esta ação?

Este agente refere-se a modos específicos para realizar a ação (por exemplo, instrumentos especiais, técnicas ou métodos)?

Todos estes fatores são considerados no contexto de um lugar específico ou ambiente?

São identificadas algumas variáveis dependentes ou independentes?

O assunto foi considerado de um ponto de vista, normalmente não associado com o campo de estudo (por exemplo, um estudo sociológico ou religioso)?

INTRODUÇÃO (OBJETIVOS) INTRODUÇÃO (OBJETIVOS) INTRODUÇÃO (OBJETIVOS) METODOLOGIA METODOLOGIA RESULTADOS; DISCUSSÃO DE RESULTADOS CONCLUSÕES PARTE DA ESTRUTURA TEXTUAL QUESTIONAMENTO (NORMA 12.676) CONCEITO

QUADRO 1 – Modelo de Leitura Documentária pra Indexação de Artigos Científicos

3. METODOLOGIA DE ADAPTAÇÃO DO MODELO DE LEITURA DOCUMENTÁRIA