• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Biblioteconomia (Brasil)

simone.weitzel@gmail.com

Tema 1

RESUMO

O trabalho Origem e fundamentos do ensino de Organização e Representação do Conhecimento no Brasil busca traçar o caminho teórico-metodológico delineado pelo curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacio- nal (BN) focando nos aspectos teóricos e práticos que fundamentam o ensino de Organização e Representa- ção do Conhecimento (ORC) no Brasil. O estudo busca identificar as teorias e práticas do passado, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais para reconstruir e complementar as teorias e práticas da atualidade. Estudar o currículo da primeira escola de Biblioteconomia do Brasil, e da América Latina, proporciona o res- gate de sua trajetória e percurso, por meio de um documento de identidade historicamente construído do dis- curso sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Discurso com caráter socialmente construído, das formas e consciência e de conhecimento, com relações com estruturas sociais, institucionais e econômicas, que tam- bém são componentes históricos, sociais, contingentes e arbitrários. O tema acerca do ensino de Biblioteco- nomia no Brasil ainda é pouco tratado por pesquisadores e profissionais da área. Estudar seu currículo é bus- car responder questões intrínsecas a sua autobiografia desvelando quais processos envolveram os conflitos e disputas dos conhecimentos que o compuseram. A pesquisa tem como motivação o desenvolvimento e for- talecimento da Biblioteconomia como campo científico. O objetivo é identificar o caminho teórico-metodoló- gico desenvolvido pelo Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, especificamente os elementos de fundamentação teórico-práticos do ensino de ORC no contexto brasileiro. Tem como período de cobertura espaço-temporal 1915 a 1968 (primeira e segunda fase do curso). Empreendeu-se um levantamento bibliográ- fico e pesquisa documental tendo como base o acervo da BN e o Arquivo Central da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). A UNIRIO acolheu os Cursos da BN em 1969 e vários recursos materiais foram transferidos para ela, especialmente documentos e coleções, permitindo a coleta de informações pre- ciosas e inéditas. O foco inicial da pesquisa concentra-se no levantamento e estudos dos conteúdos progra- máticos de todas as disciplinas oferecidas no período as quais poderiam evidenciar teorias e métodos da área de Organização e Representação do Conhecimento. Método de estudo será o descritivo compreendendo fon- tes primárias da Biblioteca Nacional, principalmente da Divisão de Manuscritos. Os resultados iniciais demonstram que existe certa correspondência entre as teorias e práticas identificadas nos documentos con- sultados e as correntes de pensamento de teóricos franceses da Biblioteconomia do século XIX. Espera-se con- tribuir, por meio da recuperação da história do ensino de Biblioteconomia brasileira, com a educação biblio- tecária e o campo de investigação científica da área.

Palavra-chave:Biblioteconomia no Brasil; Ensino de Biblioteconomia; Ensino de Organização e Representação do Conhecimento

ABSTRACT

The work Origin and foundations of education about Organization and Knowledge Representation in Brazil attempts to trace the path outlined by the theoretical and methodological course of Library of the National Library (BN) focusing on theoretical and practical aspects underlying the teaching Organization and Knowledge Representation (ORC) in Brazil. The study seeks to identify the theories and practices of the past, from literature searches and documentary to rebuild and complement the theories and practices of today. Studying the curriculum of the first school of Librarianship in Brazil and Latin America, provides the rescue of its trajectory and path through an identity document historically constructed discourse about teaching Librarianship in Brazil. Speech with socially constructed character, shapes and awareness and knowledge, relationships with social, institutional and economic components that are also historical, social, contingent and arbitrary. The theme about teaching Librarianship in Brazil is still little addressed by researchers and practitioners. Studying your resume is to answer questions intrinsic to his autobiography revealing what processes involving conflicts and disputes of knowledge that composed it. The research is motivated by the development and strengthening of Librarianship as a scientific field. The goal is to identify the theoretical- methodological way developed by Course Library of the National Library, the specific elements of theoretical and practical education of ORC in the Brazilian context. Its period of coverage space-time from 1915 to 1968 (first and second phase of the course). Undertook a literature review and desk research based on the collection of BN and the Central Archive of UNIRIO (Federal University of the State of Rio de Janeiro). The UNIRIO welcomed Courses of BN in 1969 and various materials resources were transferred to it, especially documents and collections, allowing the collection of valuable information and unpublished. The initial focus of the research focuses on survey and study of the syllabus of all the subjects offered in the period which could demonstrate theories and methods in the area of Organization and Knowledge Representation. Method of study will be descriptive, comprising primary sources of the National Library, especially the Manuscript Division. Initial results show that there is a certain correspondence between the theories and practices identified in the documents consulted and currents of thought of French theorists of librarianship century XIX. Wish to contribute, through the recovery of the history of Brazilian school Librarianship, with librarian education and scientific research field area.

Keywords: Librarianship in Brazil; Teaching Librarianship; Teaching Organization and Knowledge

Representation 182

INTRODUÇÃO

No ano posterior em que se enceraram as atividades comemorativas dos 100 anos de Biblioteconomia no país, olhar para o currículo da primeira escola de Biblioteconomia do Brasil, e da América Latina, é mergulhar em uma viagem na busca de sua trajetória e per- curso.

É trilhar um caminho na busca do documento de identidade historicamente construído do discurso sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil. Discurso com caráter socialmente construído, das formas de consciência e de conhecimento, com relações com estruturas sociais, institucionais e econômicas, que também são componentes históricos, sociais, con- tingentes e arbitrários.

Olhar para o currículo é buscar responder questões intrínsecas a sua autobiografia. É desvelar quais foram os processos envolvendo os conflitos e disputas dos conhecimentos que compuseram o currículo. Questionando os valores sociais envolvidos no processo sele- tivo das disciplinas contempladas, e das não contempladas, porque essa forma de organi- zação em detrimento de outra (Silva, 2011).

Adentrar no discurso sobre o ensino de Biblioteconomia é investigar um tema pouco tra- tado por pesquisadores e profissionais, pois os conteúdos de interesse para estudo e pes-

quisa concentram-se às questões técnicas e operacionais, com poucos esforços empreendi- dos para a educação bibliotecária (Souza, 2006). Seu campo científico apresenta, também, poucas pesquisas que visam seu fortalecimento enquanto Campo Científico (Weitzel, 2009).

Mais quais seriam as razões de um discurso sobre ensino ainda tão pouco explorado? Talvez a complexidade do campo, mas algumas razões são apresentadas por Silva (1990), desde a década de 1990, e ainda continuam atuais como podemos perceber no estudo de Weitzel (2009).

Primeira, não existe um trabalho mais abrangente sobre o assunto. Segunda, não tem havido esforço para a contextualização da Biblioteconomia dentro de um quadro sócio-econômico-político, de modo a compreender-se o porquê de seu perfil enquanto Curso. Terceira, não há uma explicação satisfatória que justifique o seu currículo. Quarta, a dispersão dos poucos textos existentes propicia uma certa confusão para a compreensão mais ordenada da história do ensino da Biblioteconomia no Brasil (Silva, 1990, p. 9).

Neste contexto, buscando contribuir com o preenchimento de algumas dessas lacunas, busca-se olhar o passado para entender o presente, para talvez, construir cenários para o futuro. Desta forma, o foco desta pesquisa concentra-se na Organização e Representação da Informação.

Um país de dimensões continentais que expressa no currículo dos cursos de Bibliote- conomia uma diversidade de entendimentos teóricos e metodológicos acerca da área de Organização e representação da Informação. Entendimentos que podem ser comprovados, por exemplo, nos nomes das disciplinas que contemplam conteúdos semelhantes: Classifi- cação, Catalogação; Representação Descritiva, Representação Temática; Organização do Conhecimento, Representação Descritiva, Sistemas de Organização do Conhecimento; Clas- sificação Decimal de Dewey, Classificação Decimal Universal etc.

Neste sentido, algumas questões se configuram na atualidade acerca da sistematização da pesquisa nessa área. Quais perspectivas nortearam o ensino dessa disciplina antes de ser introduzida no currículo mínimo? Qual era a nomenclatura adotada no país? Quais teo- rias e métodos apoiaram suas práticas?

Partindo do pressuposto que o currículo é um território político, um espaço de poder e que carrega as marcas das relações sociais de poder, a proposta dessa pesquisa é identifi- car qual caminho teórico-metodológico (origem e fundamentos) o ensino de Organização

e Representação do Conhecimento1 a partir do Curso de Biblioteconomia da Biblioteca

Nacional.

Esta pesquisa é financiada pela Fundação Biblioteca Nacional, com concessão de Bolsa do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) para a professora Deise Sabbag. Este artigo foi escrito em parceria com a professora Simone da Rocha Weitzel que desenvolveu no ano de 2008 e 2009 a pesquisa «Origem e Fundamentos do ensino do desenvolvimento de Coleções no Brasil: a partir da 1ª Fase do Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacio- nal» (também com bolsa da Fundação Biblioteca Nacional).

183

Origem e fundamentos do ensino de Organização e Representação do Conhecimento no Brasil tema 1

1Adotou-se a terminologia «Organização e Representação do Conhecimento» por ser esta usada pela ISKO (International Society for Knowledge Organization) no seu I Capítulo brasileiro: I Congresso Brasileiro de Organização e Representação do Conhecimento.

O estudo possui uma grande relevância, pois contribuirá para a Biblioteconomia no Brasil por meio da recuperação da história do Ensino de Biblioteconomia brasileiro criado pela Biblioteca Nacional – primeiro curso da América Latina e o terceiro do mundo (Fonseca, 2007). Possui, também, uma conexão estreita com os 100 Anos do Curso de Biblio- teconomia no Brasil.

Apresentaremos aqui algumas considerações preliminares acerca dos objetivos da pes- quisa, já que a mesma será concluída em meados de novembro de 2013.

O objetivo geral da mesma é delinear o caminho teórico-metodológico desenvolvido pelo Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, especificamente os elementos de fundamentação teórico-prático do ensino de Organização e Representação do Conheci- mento (ORC) no contexto brasileiro.

Tendo como período de cobertura espaço-temporal 1915 a 1968 (primeira e segunda fase do curso) os objetivos específicos são:

a) Identificar as teorias e métodos da Organização e Representação do Conhecimento a partir dos programas das disciplinas ministradas no Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, bem como suas respectivas bibliografias;

b) Identificar e analisar as práticas biblioteconômicas referentes à área Organização e Representação do Conhecimento registradas nos Relatórios Anuais da Biblioteca Nacional (muitos publicados nos Anais da BN);

c) Levantar as publicações brasileiras na área de Biblioteconomia editadas a fim de iden- tificar as teorias e métodos de Organização e Representação do Conhecimento; d) Identificar, analisar e correlacionar à literatura adotada do Curso de Biblioteconomia

no período de cobertura a partir dos programas e respectivas bibliografias, conside- rando a documentação levantada;

e) Apresentar o perfil dos docentes das disciplinas de Organização e Representação da Informação do período.

f) O objetivo específico deste artigo é apresentar o status da pesquisa neste momento.