• Nenhum resultado encontrado

O nome técnico para

No documento Alfabetização e Letramento: volume II (páginas 35-39)

PROJETO DE LETRAMENTO NO PROJOVEM – DISTRITO FEDERAL:

A: A idade que as pessoas podem ser presas ao cometerem crimes.

6  O nome técnico para

esse tema é: Redução da maioridade penal.

`

36

Pp: Primeiro: diminuição da idade penal. O que é isso? O que é diminuir a idade penal para vocês? ((nesse instante, os alunos ficam em silêncio)). O que é?

Laura: São pessoas com menos idade que ao cometer um crime e vão pagar pelo que fizeram.

Depois que aluna termina sua exposição, retomo sua fala, ratificando-a e dou sequência às atividades. Pp: Vocês concordam com essa diminuição?

A: Sim.

Pp: A diminuição da idade penal é o caminho para a diminuição dos crimes praticados por menores? Laura: Acho que sim.

Pp: A opção pela diminuição da idade penal tem pontos positivos?

A: Sim.

Pp: E negativos?

Janaína: Também tudo tem pontos positivos e negativos.

Pp: Vocês podem me citar um ponto positivo? Laura: A diminuição dos crimes

praticados por menores. Pp: Ok.

Pp: E negativos?

Jeferson: O cara pode sair pior de lá da cadeia.

Nesse primeiro momento da aula, confere-se especial atenção aos conhecimentos prévios dos educandos. Ao mesmo tempo em que os valoriza, amplia-os por meio de novos questionamentos. Alves (2013) destaca, em seus estudos, a necessidade de o professor construir andaimes entre os conhecimentos escolares, as práticas de linguagem e os saberes inerentes aos educandos de EJA; finaliza suas

`

37 reflexões destacando a necessidade de se ter um olhar direcionado

a esse público, com políticas públicas que considerem os alunos como sujeitos de sua aprendizagem. Para isso, é preciso relacionar as práticas de letramento social e escolar, com a finalidade não só de manter os sujeitos na escola mas de criar condições que ampliem as competências de escrita, como leitores, além de terem uma parti- cipação social mais afetiva.

Dando sequência à aula, faço a seguinte afirmação:

Pp: Muito bem. Agora que já estamos compreendendo um pouco mais o tema da nossa aula, vou entregar a vocês alguns textos que falam sobre diminuição da idade penal.

((Momento para a leitura dos textos))

Após a realização da leitura silenciosa, foi realizada a leitura coletiva do texto. Nesse momento, cada aluno fazia a leitura de um parágrafo ou de um trecho do texto.

Em seguida, retomamos o debate:

Pp: Agora que nós entendemos o que é a diminuição da idade penal, eu queria levantar alguns pontos positivos... quando a gente coloca a idade penal de 18 para 16 anos quais são os pontos positivos? Fernanda: Aumenta a liberdade.

Laura: Diminui a violência, de crimes cometidos por adolescentes, talvez não acabem, mas vão diminuir. ((Após a explanação das alunas,

eu as ratifico plenamente)). Pp: Muito bem!

Pp: Vocês concordam com isso que a Laura está falando?

A: Sim.

`

38

Pp: Vocês acham que esse é o ponto central quando se diminui a idade penal de 18 para 16 anos, vocês concordam com a Laura que isso diminui a violência? Então a gente pode colocar isso como um ponto positivo?

A: Sim.

Pp: [...] Qual é o outro ponto posi- tivo que a gente pode colocar?

Fernanda: Liberdade. Hoje em dia a gente fica preso e os ladrões soltos, eu morro de medo de sair para a rua do lago e levar um tiro. Janaína: A minha casa é toda tran-

cada de portões. São 3 portas.

Pp: Exatamente! E por que a gente está desse jeito? Janaína: Por causa do medo.

Pp: Da violência, da criminalidade... Fernanda: Nós não temos liberdade...

Pp: Vocês conseguem ver pontos negativos nessa situação da diminuição da idade penal?

Maria das Graças: Nenhum, até agora eu não vi não. Pp: E se por acaso... vamos trabalhar em cima

de hipóteses... se tivesse alguém da sua família que fosse menor de idade e ele tivesse cometido um crime e acabasse sendo punido, você acharia isso certo, justo? Ele fez, tem que pagar e pronto e acabou. Ou você acha..., mas vai acabar com a vida da pessoa, o que vocês acham disso?

Laura: Talvez, a gente tem que ver quantos anos ele vai ficar preso, vai que ele só pega dois anos aí, aí, sai pior, é como ir para uma fábrica de criminosos. Entra um adolescente que cometeu apenas um crime e sai sabendo fazer vários.

`

39

Pp: Muito bem. Isso que a Laura falou pode ser um ponto negativo? A questão de ser preso e sair de lá pior, isso pode ser um ponto negativo dentro desse contexto? Laura: Eu acho que o adolescente pode

voltar pior do que era para ser.

Pp: Esse é um risco que a gente tem de correr? A: Sim.

Pp: Mais algum ponto positivo ou negativo? A: Não.

Pp: Esse tema é muito polêmico e como tudo que é polêmico, pode ter pontos positivos e negativos, certo? A: Certo.

Pp: Não é nossa intenção aqui esgotar o debate, mas sim tratar de um tema importante para toda a sociedade. Além disso, por meio do debate, da leitura e de um novo debate, poderemos repensar o tema, compreendê-lo melhor, termos ideias para escrevermos sobre ele, não é mesmo?

Pp: Agora, nós vamos colocar aqui no quadro o que precisamos saber sobre o tema para produzirmos o nosso texto escrito. O que precisamos saber? A: O que é diminuição da idade penal,

pontos positivos e negativos.

Pp: Ok, então vamos colocá-los aqui no quadro. Pp: Agora, eu gostaria que vocês produ-

zissem um texto de opinião7 sobre o tema

de que tratamos hoje em sala.

Diante dessa descrição da aula, dois tópicos precisam ser desta- cados: (i) o uso do texto para ampliar o debate em sala de aula acerca do tema proposto e (ii) a organização das ideias que conduziriam a produção textual escrita, doravante escrita orientada.

No documento Alfabetização e Letramento: volume II (páginas 35-39)