• Nenhum resultado encontrado

O conceito de poema reelaborado pelos partícipes

3 UM DIÁLOGO SOBRE POEMA E POESIA NO MICROESPAÇO-TEMPO SALA

3.2 A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS: O CONCEITO DE POEMA E

3.2.2 Reelaborando os conceitos de poema e de poesia

3.2.2.1 O conceito de poema reelaborado pelos partícipes

Desencadeamos o processo de reelaboração dos conceitos de poema e poesia a partir de uma explicação expondo o que eles iriam demonstrar, escrevendo o seu entendimento a respeito do significado de poema e poesia, após terem feito vários estudos e produzido poemas na sala de aula, demonstrando dessa forma, suas habilidades escritoras e poéticas. Cada um, recebeu uma folha, escrevendo as respostas, que eram transcritas no quadro a seguir.

Quadro 29 - Síntese dos conceitos reelaborados de poema

Partícipe Conceitos reelaborados de poema Categoria

1. Adri Ma É um texto escrito em versos e dividido em estrofes. O poema tem que ter ritmo e poesia pode ter rimas, ou não.

Inicio da diferenciação 2. Adri Ra Não elaborou.

3. Al Gu É um texto marcado por recursos sonos e rítmicos.

É um texto com estrofes e versos. Confrontação 4. Elv Não elaborou.

5. Emy Não elaborou. 6. Gily Não elaborou.

7. Hig Ra Poema é um texto escrito em versos e dividido em estrofes. O poema tem que ter ritmo, poesia. Pode ter rimas ou não.

Diferenciação para a precisão 8. Isla Não elaborou.

9. Jam Ma

Poema é um texto marcado por recursos sonoros e ritmo. Poema também é obra em verso ou não em que existe poesia.

Diferenciação

10. Jar ke Eu entendo que poema é um texto que inclui poesia. Confrontação 11. Jo Gu Não elaborou.

12. Key Ra O poema é um texto marcado por recursos sonoros e rítmicos. Sensório- perceptivo para a confrontação 13. Lu Vi Não elaborou. 14. Mar Fe

Poema é um texto com recursos sonoros e rítmicos que permite outras leituras além da linear e que se trata da obra do próprio texto.

Confrontação

15. Ma Ray Não elaborou.

16. Ma Clem Poema é um texto escrito em versos e dividido em estrofes.

O poema tem que ter ritmo e poesia, pode ter rimas ou não. Confrontação 17. Mat Não elaborou.

18. Mic

Poema é um texto com recursos sonoros e rítmicos que permite outras leituras além do linear e que se trata da obra do próprio texto.

Confrontação

19. Mic Dou

A grande diferença entre poesia e o poema que muitas pessoas não conhecem e que poema é uma obra escrita. No poema existe poesia, mas não é igual. Ao ler a explicação tudo ficou claro. Quando as pessoas escutam a frase “Nossa isso é tão poético” estão se referindo a poesia. Poesia está em uma pintura, uma música, uma cena de filme, de uma peça de teatro, espetáculo de ópera de dança, uma obra de arquitetura e em muitas outras coisas que são poéticos. Agora o poema como eu disse, é uma obra escrita, que pode fazer rir, pode fazer parar para pensar, ler para alguém que você gosta. Outro modo de poema é o cordel que faz rir e tem muitas regras, também faz parar para pensar, voltando

ao assunto para recordar eu vou repetir poema é poético, mas não são as mesmas coisas.

20. Mo

Poema é um texto marcado por recursos sonoros e rítmicos. A poesia está presente no poema, assim como em outras obras.

Confrontação

21. Rof

Poema é um texto muito marcante. Por ele o poema faz imagens profundas que toca no fundo. Poema tem recursos sonoros, também associações de palavras ou expressões.

Confrontação

Fonte: Ferreira (2012)

Ao analisarmos os conceitos reelaborados pelos partícipes, identificamos que todos avançaram na significação de poema e poesia, demonstrando que o conhecimento sobre esses termos foram internalizados a partir do trabalho no microespaço-tempo sala de aula junto às experiências vivenciadas pelos próprios dos alunos.

Vejamos como se deu esse avanço quanto ao conceito de poema. Adri Ma, Jam Ma e a Ma Clem avançaram do nível sensório-perceptivo para o nível da diferenciação. Os alunos conseguem diferenciar, no conceito elencado, os atributos que dão especificidade ao significado de poema.

Os três partícipes diferenciaram o atributo geral do conceito de poema: “é um texto” dos atributos particulares dizendo: “dividido em estrofes”, “tem que ter ritmo e poesia, pode ter rimas ou não” e sinalizaram a singularidade do poema: “é escrito em versos”.

No entanto, a maioria dos alunos transita do sensório perceptivo para a confrontação, como, por exemplo, Al Gu, Jar Ke, Key Ra, Ma Fer, Mica, Mic Do, Mo Al e Rof. Isso ficou perceptível porque eles já enumeraram o atributo geral do conceito de poema (texto), elencando o atributo essencial (verso).

Eles demonstraram, portanto, que seus conhecimentos não estão somente embasados nas percepções cotidianas, mas já se fundamentam nos estudos realizados nas oficinas de poema.

Salientamos ainda, a elaboração conceitual de Hig Ra, que avança em relação aos outros, pois já está no processo de transição entre a diferenciação e a precisão, quando escreve: “poema é um texto escrito em versos e dividido em estrofes. O poema tem que ter ritmo, poesia. Pode ter rimas ou não.”

Ele distingue os atributos ou propriedades essenciais do poema, destacando (verso) e estabelece nexos com outros atributos em forma de síntese abstrata ao dizer “o poema tem que ter ritmo, poesia”, ao mesmo tempo que ele identifica que um poema pode ter rima ou não”, fato este presente nos poemas lidos em classe.

Portanto, analisamos que houve um salto qualitativo no processo de elaboração conceitual dos alunos, como também de seus desenvolvimentos psíquicos, perceptíveis nesse processo de construção. Observamos que os partícipes conseguem ter a sensibilidade para perceber o significado, a partir do seu aprendizado cotidiano e dos novos conhecimentos adquiridos na escola, conseguindo, assim, como Hig Ra, atingir o nível da precisão conceitual no que se refere a poema.

Considerando o exposto, podemos determinar o sistema de propriedades necessárias e suficientes para imprimir significado e sentido acerca de poema.