• Nenhum resultado encontrado

« ...terra em que a sombra de Camilo ainda vagueia pelo Pioledo, pela Vila Velha e pela rua dos ferreiros, mastigando as suas fúrias e sonhando na embriaguez da publicidade e da glória. »

António Granjo

A cidade de Vila Real fica situada no interior norte de Portugal perto das serras do Marão e do Alvão e está enquadrada numa paisagem de escarpas do rio Corgo e Cabril é sede de distrito e como concelho é constituído por 30 freguesias: Abaças, Adoufe, Andrães, Arroios, Borbela, Campeã, Constantim, Ermida, Folhadela, Guiães, Justes, Lamares, Lamas de Ôlo, Lordelo, Mateus, Mondrões, Mouçós, Nogueira, Nossa Senhora da Conceição (urbana), Parada de Cunhos, São Miguel da Pena, Quintã, São Dinis (urbana), São Pedro (urbana), São Tomé do Castelo, Torgueda, Vale de Nogueiras, Vila Cova, Vila Marim e Vilarinho da Samardã. Quanto à população deste concelho de segundo dados do INE em

85

2011, conta com 51850 habitantes, abrangendo uma área de cerca de 370 km2. (Câmara Municipal de Vila Real, 2013)

O concelho é servido por boas vias de comunicação que fazem ligação a todo país e a Espanha, é servido pela autoestrada (A 24) que a norte liga Vila Real a Chaves e Espanha, a sul liga-se a Viseu e com a (A7) e a partir desta de forma indireta, liga-se a toda a região do Minho. A oeste através da (IP4), liga-se a Amarante e ao Porto e a nordeste tem ligação a Bragança.

Este concelho, para além de estar bem localizado e dispor de boas ligações a todo o pais e a Espanha, também possui a 4km da cidade um Aeródromo Municipal com ligações aéreas regulares para Lisboa e Bragança, possui também uma rede de transportes urbanos (Corgobus) com 5 linhas diárias nos dias úteis e sábados de manha, que abrange toda a zona urbana da cidade a algumas zonas suburbanas, nomeadamente: Parada de Cunhos, Hospital situado em Lordelo e Zona Industrial de Constantim (PORI,2013).

No concelho de Vila Real, identificam-se três freguesias que serviram de base para esta investigação, uma vez que são estas onde se situam alguns dos bairros de habitação social e locais que foram identificados e classificados como problemáticos, nomeadamente citam-se a Nossa Senhora da Conceição, S. Pedro e S. Dinis, como se pode observar na figura 7.

Figura 7- Mapa do concelho de Vila Real.

Fonte: retirado de :http://www.cm-vilareal.pt/images/concelho/mapa_freguesias.jpg

86

A freguesia de Nossa Senhora da Conceição situa-se na zona norte da cidade, com uma área de 3,40 km², é uma das três freguesias deste concelho, com território em ambas as margens do Rio Corgo, cerca de um quarto do território está situado na margem esquerda. Nesta freguesia estão localizadas, algumas das mais importantes instituições públicas e equipamentos sociais, que lhe concedem algum estatuto entre as freguesias urbanas. Nesta freguesia encontra-se o bairro de S. Vicente de Paula e o bairro da Lavarqueira, estes bairros foram identificados com alguns consumidores de substâncias psicoativas, no entanto e no momento da elaboração do diagnóstico, esses consumos não constituíam grande preocupação estando consignados a grupos que estão a ser acompanhados pela equipa do CRI. (PORI, 2012)

Freguesia de S. Pedro

S. Pedro é uma freguesia deste concelho que se localiza e está exposta sobre o rio Corgo, com uma área de 2,21Km2. Aqui está localizada toda a zona central da cidade de Vila Real, em especial a área comercial e de serviços. O bairro de Sá Carneiro, mais conhecido por bairro social da Araucária, é considerado um bairro problemático pelo que os problemas associados a este bairro prendem-se essencialmente com os fatores socioeconómicos e de saúde, associados estes ao consumo de substâncias psicoativas. Neste bairro, e de acordo com informação recolhida junto da representante da Ação social da Câmara Municipal de Vila Real, apurou-se a existência de várias famílias monoparentais, com consumo excessivo de álcool, acrescentando ainda, que “existem vários consumidores de substâncias psicoativas ilícitas e algum tráfico de drogas”. (PORI, 2012)

Outro bairro considerado como problemático em termos de consumos é o complexo habitacional Mantas se que localiza relativamente perto mais ou menos a 300 m da Araucária. Exteriormente apresenta um aspeto degradado e descuidado, e entre a população residente estão alojadas mulheres maioritariamente brasileiras que se encontram em situação irregular e estão associadas à prática da prostituição. Integrados neste complexo habitacional situam-se alguns serviços públicos da cidade como Repartição de Finanças, Direção Geral de Reinserção, delegação dos CTT e delegação do Cartório Notarial.

O Pioledo, que é uma zona habitacional de comércio e lazer, este é considerado o ponto de encontro dos jovens da cidade e é aqui que geralmente tem início “a noite em Vila

87

Real”. No entanto, cada vez mais, neste local, a qualquer hora se podem visualizar consumidores de substâncias psicoativas lícitas (álcool) e ilícitas (charros e outras drogas). Este é considerado um local clássico de encontro de consumidores e traficantes.

Neste local existe um espaço que tem sido inclusivamente apelidado de “corredor da Morte” é um espaço com pouca iluminação, bastante degradado e sujo, onde com frequência se encontram os jovens e adultos para consumir. É de salientar que em plena hora do dia, a mestranda observou, por várias vezes, nas imediações do Pioledo, a prática de tráfico de droga, estando neste momento um dos traficantes, que foi observado pela mesma, preso no estabelecimento prisional de Vila Real. (PORI, 2012:23)

Ainda nesta freguesia, também está localizada a Escola Secundária de S. Pedro onde, através de contatos informais com informadores-chave, foi possível saber que neste estabelecimento de ensino existe um número considerável de alunos com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, que manifestam problemas relacionados com absentismo, insucesso e risco de abandono escolar, onde os consumos de tabaco e charros são frequentes, sendo as imediações da escola os espaços privilegiados para os consumos. (PORI, 2012)

Freguesia de S. Dinis

É uma freguesia urbana que ocupa uma área de 1,48 km², sendo a mais pequena deste concelho. Nesta freguesia destaca-se a localização da Câmara Municipal de Vila Real, o posto da PSP, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, o cemitério de São Dinis e a "Vila Velha". Esta zona é igualmente considerada uma das zonas problemáticas da cidade. De acordo com informação recolhida através da equipa de intervenção da Cáritas Diocesana e de outros atores sociais, foi possível averiguar a existência de uma “casa abandonada” neste local que é utilizada para o tráfico e consumo de drogas; além disso, conseguiu-se apurar que este local serve de abrigo a indivíduos que frequentam a equipa de tratamento do CRI de Vila Real e que se enquadram no perfil de utentes para a RRMD.

A esta freguesia pertencem ainda alguns dos bairros típicos da cidade a Fonte Nova e a Almodena. No entanto, é dado maior destaque ao bairro social da Telheira, uma vez que aí habitam, algumas famílias com pouco poder económico, beneficiários de RSI, e onde o consumo de substâncias psicoativas faz parte do quotidiano; além disso, através dos vários

88

contactos informais este bairro foi sinalizado como contexto onde são regulares os consumos de haxixe, a que se acresce a prática de prostituição. (PORI, 2012)

Na sequência dos contatos informais com informadores-chave, foi possível saber que na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, e à semelhança da outra escola secundária já citada que apresentam os mesmos problemas já mencionados com os consumos verificados nas imediações das escolas e com maior incidência na “Vila Velha”, são igualmente contextos privilegiados para os consumos.

A nível populacional o concelho de Vila Real tem vindo a diminuir em termos de população jovem e a aumentar na população em idade de reforma, tal como se pode observar no quadro 22.

Quadro 22- População residente no concelho de Vila Real e nas três freguesias entre 2001 e 2011.

População

Concelho de Vila Real Concelho de Vila Real Nª Senhora da

Conceição S. Pedro S. Dinis

2001 2011 2001 2011 2001 2011 2001 2011 Total 49957 51850 7846 8885 4422 4766 3870 3937 Homens 24028 24670 3764 4221 2093 2188 1749 1855 Mulheres 25929 27180 4082 4664 2329 2578 2121 2082 0-14 anos 8075 7714 1376 1484 502 649 618 556 15-24 anos 7516 5639 1072 905 730 439 609 452 25-64 anos 26631 29156 4598 5297 2372 2752 2112 2231 65 ou mais anos 7735 9341 800 1199 818 926 531 698 Fonte: (INE, 2011)

Através da análise deste quadro verifica-se um aumento demográfico no total da população neste concelho na ordem dos 4,33%, relativamente a 2001, permite-nos concluir que, à semelhança do que se vem a verificar em termos populacionais em Portugal, também, neste concelho se verifica uma diminuição da população jovem e um aumento da população com mais de 65 anos. (PORI, 2012)

Em termos das dinâmicas sociodemográficas, as dimensões mostram a tendência de uma população ativa cada vez mais tempo a trabalhar, potenciando um aumento da esperança de vida e da população em idade de reforma; além disso, a diminuição de nascimentos neste

89

concelho pode estar associado ao facto da mulher desempenhar um papel ativo na sociedade e ser excluída a maternidade como objetivo de vida. (PORI, 2012)

Quanto ao envelhecimento demográfico verifica-se um aumento nas 3 freguesias deste concelho o que pode ser indicador de precariedade económica na população idosa, também foi possível apurar que o envelhecimento demográfico assume uma dimensão essencialmente feminina.