• Nenhum resultado encontrado

5. A metodologia da pesquisa

5.2. O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares IEAT

O IEAT foi criado em 1999, pelo então reitor Francisco César de Sá Barreto, em ca- ráter experimental, como um órgão vinculado ao Gabinete do Reitor, com a proposta de

acolher as diferentes modalidades de conhecimento em sua enorme riqueza e diversidade, num esforço por recolher, integrar, emaranhar e ampliar as vi- sões compartimentalizadas criadas por cientistas, tecnólogos, intelectuais e artistas em seus diversos campos de atuação, especialmente ao pensarem o novo ou o inédito e intuírem o futuro. Por outro lado, o IEAT visa promo- ver, através de sua ação indutora e catalisadora, a aproximação das discipli- nas, a quebra das barreiras e o trabalho nas interfaces, ao reconhecer o di- reito de o não-especialista ou e especialista em sua matéria opinarem sobre outras especialidades e matérias alheias, em vista de sua interação, trans- passamento, renovação e fecundação mútua (DOMINGUES et al., 2001, p.19).

Domingues et al. (2001) justificam a criação de um instituto com as características do IEAT pela necessidade de se ter, na UFMG, um locus que agregasse em um só conjunto os estudos de cunho transdisciplinar e de responder aos desafios e exigências do conheci- mento atual, no sentido de superação das barreiras das disciplinas e especialidades, alarga-

mento de fronteiras, elaboração de novos paradigmas e transformação de métodos de modo a acolher o novo, o discrepante, o conflitante e o aleatório.

Já existiam na UFMG vários Núcleos e Grupos Interdisciplinares (alguns de natureza nacional, outros com inserção internacional) que contavam com apoio institucional e suporte dos órgãos de financiamento, como o PRONEX, do CNPQ, e ainda pesquisadores indivi- duais que se dedicavam a temas e objetos de natureza transdisciplinar, sem que, entretanto, houvesse uma interação e uma organização coletiva entre eles, devido ao fato de não se enquadrarem na estrutura departamental e de envolverem áreas de conhecimento recentes e instáveis (DOMINGUES et al., 2001). Acolher tais iniciativas seria também uma das funções do IEAT.

Em 12 de maio de 2005, o Conselho Universitário da UFMG criou formalmente o IEAT na estrutura da universidade e aprovou seu regimento interno, no qual constam as seguintes atribuições (IEAT, 2009):

• Estimular, em suas variadas frentes de atuação, o estudo inédito de objetos, problemas e soluções, mediante abordagens transdisciplinares, aproveitando o potencial acadêmico das diferentes áreas de conhecimento existentes na UFMG.

• Difundir conceitos, abordagens e metodologias transdisciplinares na UFMG.

• Promover a interação entre profissionais das diversas áreas de atividade acadêmica, visando à prática transdisciplinar.

• Realizar atividades de produção e transmissão de conhecimentos, abrangendo confe- rências, colóquios, seminários e outras de natureza acadêmica, em colaboração com ór- gãos da Universidade, instituições de ensino superior e organizações da sociedade.

• Estimular pesquisas e atividades que intensifiquem a colaboração e o intercâmbio de pesquisadores e docentes, tanto internamente à UFMG, quanto externamente, com gru- pos de pesquisa e correntes intelectuais significativos no País e no exterior.

• Estabelecer programas que estimulem a presença na UFMG, por tempo determinado, de pesquisadores, professores e intelectuais de expressão no País e no exterior, para a rea- lização de estudos e pesquisas.

• Divulgar amplamente os resultados gerados, por seus estudos, mediante livros, artigos, vídeos e outros veículos ou canais de comunicação.

• Transferir para os Departamentos e Unidades Acadêmicas, quando de seus interesses, a continuidade das atividades de pesquisa, ensino e extensão bem-sucedidas do IEAT.

O IEAT tem por âmbito de trabalho a pesquisa, com inserções no ensino e na exten- são, e por missão a promoção da transdisciplinaridade, mediante a aproximação, a articula- ção e o transpassamento dos campos disciplinares e áreas do conhecimento tradicionais. Como objetivo específico, o IEAT deve promover a geração de um ambiente propício à reali-

zação de estudos transdisciplinares na UFMG, com características de excelência (por exce- derem o normal e o ordinário), de ponta (voltados para o novo e o futuro) e de indução (que interferem na maneira de gerar, organizar e difundir o saber), abrangendo as diversas áreas do conhecimento - humanidade, exatas e biológicas, buscando, em suas diferentes linhas de atuação, o chamado estado da arte do conhecimento.

5.2.1. Estrutura organizacional

A estrutura do IEAT é composta por um Comitê Diretor, um Diretor e um Comitê Científico. O Comitê Diretor é integrado por cinco docentes em exercício na UFMG, oriundos das áreas das humanidades, das ciências da natureza e das ciências da vida, designados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG - CEPE, a partir de sugestões de nomes oriundas das Congregações de Unidades, do Comitê Diretor e do próprio CEPE. O mandato dos membros do Comitê Diretor é de quatro anos e a cada dois anos esse comitê é renovado, com a indicação máxima de três novos membros, de modo a preservar a memória e permitir a renovação continuada do IEAT. Fazem parte das atribuições do Comitê Diretor a administração do IEAT, a definição e implementação de sua política acadêmico- científica, a elaboração do orçamento e acompanhamento de sua execução e a apreciação das propostas encaminhadas pela comunidade acadêmico-científica da UFMG.

Um dos membros do Comitê Diretor é nomeado, pelo Reitor, diretor do IEAT, com mandato de dois anos, com a possibilidade de uma recondução. A ele cabe, entre outras funções, atuar como representante e principal autoridade executiva do IEAT, coordenando, supervisionando e administrando suas atividades, e cumprir e fazer cumprir as determina- ções do Comitê Diretor e do Comitê Científico. Desde sua criação, o IEAT teve quatro dire- tores, cujos nomes, unidade de origem e mandatos estão apresentados no quadro 4, na pá- gina seguinte.

O Comitê Científico é integrado pelo Diretor do IEAT e por oito membros, de atuação expressiva no cenário científico-intelectual do país, em diversos campos do conhecimento, indicados pelo CEPE. O mandato dos membros do Comitê Científico é de três anos. Suas competências são: deliberar sobre apoio e acolhimento de projetos de pesquisa e sobre o provimento dos programas acadêmicos do IEAT, assessorar o Comitê Diretor na elaboração da política acadêmico-científica do Instituto e emitir pareceres, quando consultado pelo Co- mitê Diretor. O Instituto conta ainda com uma Secretaria Administrativa, a quem compete apoiar administrativamente a Direção do IEAT, e uma Assessoria Acadêmica, cuja atribuição é assessorar técnica e academicamente a Diretoria, o Comitê Diretor e o Comitê Científico.

QUADRO 4 - Diretores do IEAT/UFMG Nome Unidade de origem Mandato

Paulo Sérgio Lacerda Beirão Instituto de Ciências Biológicas - ICB Departamento de Bioquímica

19/07/1999 a 13/09/2000 Ivan Domingues Faculdade de Filosofia e Ciências

Humanas - FAFICH Departamento de Filosofia

14/09/2000 a 25/05/2003

Alfredo Gontijo de Oliveira Instituto de Ciências Exatas - ICEx Departamento de Física

26/05/2003 a 21/12/2005 Carlos Antônio Leite Brandão Escola de Arquitetura

Depto. de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura

desde 22/12/2005

Fonte: IEAT, 2008

O IEAT está instalado no prédio da Unidade Administrativa 3, localizada no campus Pampulha da UFMG.

5.2.2. Programas

O IEAT desenvolve programas voltados para o desenvolvimento de pesquisas de caráter transdisciplinar e avançado, de forma autônoma ou em parceria com outros órgãos da UFMG e outras instituições:

Cátedras - visam favorecer o intercâmbio por curtos períodos (máximo de 4 sema-

nas), entre seus titulares, pesquisadores de renome no cenário mundial, e grupos de pesqui- sadores da UFMG, aliando temas considerados de ponta a abordagens inovadoras com po- tencial transdisciplinar. Esse programa está de acordo com orientação expressa na Mensa-

gem de Vila Velha/Vitória, produzida no II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, de

2005. A relação das cátedras já oferecidas pelo instituto pode ser consultada no Apêndice 3.

Professor Residente - implantado em 2006, é destinado exclusivamente a docentes

ativos na UFMG, que tenham reconhecidas excelência, produtividade e senioridade em ativi- dades de pesquisa. Tais docentes são acolhidos no IEAT, por um período de seis meses a um ano, durante o qual eles deverão desenvolver seus projetos de pesquisa de caráter avançado e transdisciplinar, sendo liberados integralmente de seus encargos didáticos de graduação nos departamentos de origem e tendo as atividades na pós-graduação limitadas a sessenta horas/aula por semestre. Além de desenvolver os projetos de pesquisa preten- didos, os residentes ministram seminários, conferências, palestras ou cursos de curta dura- ção e interagem com outros grupos de pesquisa e pesquisadores. Atualmente, quatro pesquisadores participam desse programa, devendo ali permanecer até fevereiro de 2010,

conforme apresentado no Apêndice 4. O programa Professor Residente parece representar um importante passo para a instauração da prática transdisciplinar na UFMG.

Visitas Internacionais - o IEAT traz pesquisadores de excelência, relevância e senio-

ridade internacionalmente reconhecidos para ministrar palestras, conferências e debates abertos ao público e para interagir com pesquisadores e grupos de pesquisa da UFMG, o que serve para a discussão de temas relevantes, atuais e de caráter avançado e transdis- ciplinar, e também para estabelecer intercâmbios e contatos da UFMG e seus pesquisa- dores com instituições e grupos de pesquisa internacionais qualificados. As visitas já promo- vidas estão relacionadas no Apêndice 5.

Ciclo de Seminários - o IEAT organiza, promove e apóia ciclos de seminários e con-

ferências, em parceria ou não com outras instituições, unidades e órgãos da UFMG e exter- nos, dedicados a temas de caráter avançado e transdisciplinar, abertos ao público em geral e a pesquisadores, intelectuais, artistas ou cientistas. A relação dos seminários já realizados é apresentada no Apêndice 6.

Espaço da Transdisciplinaridade - constituído de reuniões, realizadas em ambiente

externo à sede do IEAT/UFMG para propiciar a completa imersão da diretoria e dos convi- dados nos temas propostos para discussão. Já teve três edições, realizadas em dezembro de 2000 (tema: Universidade do Amanhã), maio de 2002 (tema: Universidade do Amanhã 2) e março de 2003 (tema: Institucionalização do IEAT).

As atividades, programas e eventos produzidos pelo IEAT resultam em publicações, em mídia impressa e digital. Em parceria com a Editora UFMG, o Instituto criou a "Coleção IEAT", que já publicou sete livros, relacionados no Apêndice 7. Visando aproveitar a grande penetração possibilitada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o IEAT dis- ponibiliza em seu sítio os vídeos de várias das conferências e seminários por ele organi- zados. Seus Programas Encontros Transdisciplinares, Visitas Internacionais e Ciclo de

Seminários são abertos ao público, especialmente à comunidade universitária, e visam

propiciar debates e aprofundamentos de temas de caráter avançado e transdisciplinar.