• Nenhum resultado encontrado

O Município em estudo: perfil demográfico, econômico e cultural

No documento Download/Open (páginas 96-99)

3. PROGRAMA ENSINO INTEGRAL E O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM

3.1 O Município em estudo: perfil demográfico, econômico e cultural

O Município pesquisado está situado no sopé da Serra do Mar –Baixada Santista – São Paulo, fazendo parte da Região Metropolitana e distante 58 km da Capital. Conta com uma área de 142,879 Km² e, segundo o censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2010 apresentava na época uma população de 118.720 habitantes, com a estimativa de 127.887 habitantes para o ano de 2016.

Topograficamente a região é formada por duas áreas geomórficas:27 a área

serrana, que compreende escarpas e piemonte28, e a área de planície,

compreendendo morros isolados e planícies.

O clima predominante é o tropical com suas variações, quente e úmido, podendo-se verificar algumas alterações climáticas, de acordo com as características geográficas do relevo como: clima da serra, o clima das áreas industrializadas do sopé da serra e o dos manguezais.

27 Geomórficas: o mesmo que Geomorfologia, ciência que estuda as formas do relevo terrestre. 28 Piemonte:Do top. Piemonte (Itália).S.m. Região situada entre a montanha e a planície. Depósito sedimentar que, formado no sopé das montanhas, passa gradualmente aos depósitos aluviais, e se constitui, em geral, de blocos não arredondados e mal selecionados, de mistura com partículas mais finas.

Fonte: FERREIRA, A. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.15. impr. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1988.p.684/p.1084.

Eram nessas terras que jesuítas, comerciantes, tropeiros, autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o planalto. Tornou-se essencialmente um lugar de passagem, obtendo assim, papel de destaque no cenário entre a Baixada Santista e a Capital do Estado de São Paulo.

Sua história data do início dos séculos XV e XVI, cabendo esclarecer que a fundação do Município difere da de muitos outros, por não possuir um fundador definido ou mesmo uma família que ali tenha se estabelecido; fatores de diversas ordens (físicos, econômicos e humanos) que incentivaram e alavancaram seu desenvolvimento. Couto, 2003 citado em Ferreira et al. 2007, p. 1229, afirma que o

nome do Município origina-se de palavra indígena que significa “rio de pé de serra”.

O Município é considerado símbolo mundial de recuperação ambiental, pela Organização das Nações Unidas (ONU), apresentando-se hoje como exemplo de que é possível conciliar um perfil industrial com o ecoturismo.

Em 2005, a indústria constituía o setor mais expressivo da economia municipal e, em 2006, responsável por 3,4% do Valor da Transformação Industrial (VTI) e 0,6% do pessoal ocupado no Estado. Em relação ao Brasil, participa com 1,33% no VTI nacional, e 0,22% do pessoal ocupado na indústria. As principais divisões industriais são: a metalurgia básica, a fabricação de produtos químicos, a fabricação de máquinas e equipamentos e a fabricação de produtos de metal, neste caso, exceto máquinas e equipamentos.

Considerado um dos maiores polos industriais da América Latina, com cerca de 20 indústrias a contribuir de maneira significativa na geração de empregos, absorvendo grande contingente de mão de obra.

O comércio local proporciona aos munícipes atividades variadas de trabalho, colaborando dessa forma para a sobrevivência da população.

A crise no cenário econômico nacional refletiu não somente no panorama econômico, como também no sociocultural, trazendo de forma direta ou indireta prejuízos impactantes para toda a população.

29 COUTO, Joaquim Miguel (2003) citado em: FERREIRA, Cesar Cunha; TORRES, Francisco Rodrigues; BORGES,Wellington Ribeiro.Cubatão:caminhos da história. São Paulo: Editora do Autor, 2007. [apoio do Ministério da Cultura].

No início de 2016 foi publicada matéria no Jornal Diário de São Paulo, de terça feira, 05 de janeiro de 2016, p.10 afirmando: “Indústria confirmou, ontem, que até o fim do mês encerrará a produção de aço, no litoral paulista”. Essa medida implicou no fechamento de quatro mil postos de trabalhos, sendo dois mil diretos e outros dois mil indiretos. Os cálculos apontados pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) indicam que a região perderá cinco mil empregos, 12,5% do total, dos 40 mil existentes no polo industrial, com possibilidade de acarretar preocupações e incertezas aos inseridos neste contexto.

No aspecto cultural, o município oferece aos seus habitantes uma agenda que conta com a realização de atividades variadas voltadas às crianças, jovens, adultos e idosos. Entre as propostas encontram-se os “Seminários” – com o objetivo de preservar heranças e identidades, abertos a professores, agentes culturais e ao público interessado.

Ainda como herança cultural, a população preserva algumas datas comemorativas importantes ligadas à cultura nordestina, uma vez que o município conta com expressivo contingente de migrantes da região nordeste do Brasil.

Na área urbana há espaços culturais voltados ao lazer e esporte; área verde de 65.000m2, com pavilhões de exposições, anfiteatro, quadras (vôlei, basquete,

handebol, futebol de salão e de outras modalidades esportivas), além de oficinas de artesanato, teatro, entre outras ações. Abriga ainda um minizoológico, com a representatividade da fauna litorânea. Incluem-se também a casa da banda e o museu que resguardam acervo da cultura folclórica africana. O parque encontra-se aberto ao público em geral, com entrada franca, à exceção do cinema.

O Município conta ainda com outros atrativos turísticos, a exemplo do Rancho da Maioridade, Parque Ecológico Caminho do Mar, Reserva Estadual da Serra do Mar e Parque Ecológico do Perequê que propiciam à população local, cultura e lazer30. Os

atrativos turísticos são significativos e de grande valia pela biodiversidade que oferecem.

30As informações sobre cultura, esporte, turismo e lazer foram pesquisadas e compiladas pela doutoranda, a partir dos sites: http://www.cubatao.sp.gov.br; www.portaldecubatão.com.br. Acesso em: 06 abr.2015.

No documento Download/Open (páginas 96-99)