• Nenhum resultado encontrado

Responsabilidade Social das Empresas e Valores Humanos: Um estudo sobre a atitude dos gestores brasileiros

MOTIVO CENTRO DE

1.3. O PROBLEMA DE PESQUISA

Os estudos sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) intensificaram-se consideravelmente durante os últimos anos. A atenção dos acadêmicos tem sido especialmente dedicada à discussão do conceito e das motivações estratégicas que podem justificar a sua integração na prática empresarial, buscando definir quais as melhores práticas, como avaliá-las ou por que devem ser implementadas. Tratando-se de um tema recente, são ainda raros os estudos sobre a visão pessoal dos gestores e dirigentes em relação a estas problemáticas. Assim, propõe-se uma abordagem da RSE centrada no dirigente empresarial enquanto agente central no processo que envolve a adoção, por parte das empresas, de políticas e de práticas sintonizadas com as expectativas e necessidades da sociedade.

Uma parte significativa das decisões gerenciais tem impacto na saúde, na segurança e no bem-estar de consumidores, empregados e comunidade, revestindo-se, por isso, de um caráter intrinsecamente ético e conferindo aos dirigentes uma responsabilidade moral suplementar no exercício da sua liberdade de ação e de decisão (TREVINO, 1986). No plano gerencial, os gestores com responsabilidades estratégicas estão freqüentemente expostos a dilemas que obrigam à tomada de decisões com base nas suas preferências éticas individuais (WATSON, 2003). Hemingway e Maclagan (2004: p. 36) defendem, a este respeito, que “as

decisões organizacionais dos gestores são motivadas por uma variedade de valores e de

interesses pessoais, além dos objetivos corporativos oficiais”10. Assim, as decisões

empresariais que envolvem escolhas diretamente relacionadas com as responsabilidades sociais das empresas, ao contrário das decisões de gestão eticamente neutras, dependem fortemente do sistema de valores e dos critérios morais do responsável por essa decisão, podendo mesmo estes fatores sobrepor-se aos critérios puramente econômicos ou estratégicos. Tal como descrito por Vergara, Silva e Gomes (2004), os valores dos dirigentes podem constituir uma fonte de aprendizagem organizacional, promovendo a consolidação de uma atitude socialmente favorável entre os membros da organização e traduzindo-se, por sua vez, em práticas empresariais socialmente responsáveis. Justifica-se, portanto, desta forma, o estudo dos valores pessoais e da orientação ética dos dirigentes, podendo o problema central aqui abordado ser resumido nos seguintes termos:

10

Qual a influência do sistema de valores pessoais e da orientação ética do dirigente empresarial na sua atitude perante a Responsabilidade Social das Empresas?

O problema apresentado sob a forma de pergunta pressupõe a existência de uma relação de causalidade entre a atitude do dirigente e as práticas empresariais efetivas ou futuras da organização que ele dirige11. Com base neste pressuposto, pretende-se averiguar em que medida alguns fatores de ordem pessoal, não relacionados com as condições ambientais ou estratégicas do negócio, influenciam a atitude do dirigente perante os compromissos sociais da empresa e, por essa via, o exercício de uma prática gerencial socialmente responsável12. Em síntese, o problema proposto remete a discussão sobre a RSE para o plano dos princípios éticos que sustentam a mudança do paradigma gerencial. O estudo do pensamento do dirigente permitirá avaliar o seu posicionamento perante a RSE e os fundamentos éticos e axiológicos que favorecem uma integração mais equilibrada dos compromissos subjacentes à RSE nas práticas empresariais.

11

As atitudes dirigem-se a objetos particulares e representam uma predisposição para agir em conformidade com a atitude revelada. Uma atitude é, portanto, um indicador da intenção de agir e do comportamento efetivo do agente (FISHBEIN & AJZEN, 1975). Tratando-se do dirigente empresarial, pressupõe-se que a sua atitude perante a RSE é um indicador significativo da forma como ele projeta nas decisões e ações empresariais esse posicionamento pessoal.

12

O conceito de dirigente é aqui utilizado em sentido amplo, não se restringindo apenas ao topo da hierarquia. Por adequação teórica e aplicabilidade prática, considera-se dirigente qualquer gestor empresarial com poder de decisão e capacidade de influenciar os destinos da empresa, definindo e cumprindo a sua estratégia.

TESE DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO Responsabilidade Social das Empresas e Valores Humanos

46

1.4. A TESE

De acordo com o problema formulado, a atitude perante a RSE representa o eixo central do problema de pesquisa. Esta atitude consistirá no posicionamento pessoal do dirigente perante os compromissos econômicos, legais e éticos que constituem a RSE, tal como desenvolvidos na seção 2.1.4. do Referencial Teórico. Subjacente ao problema enunciado, é defendida a seguinte tese:

A atitude gerencial que favorece o melhor equilíbrio entre os compromissos sociais das empresas é justificada por um desejo universalista de igualdade e influenciada por um sistema de valores pessoais centrado nos outros, por oposição a valores centrados em si próprio.

O desejo universalista de igualdade traduz a prevalência de uma orientação ética gerencial fundada em princípios de justiça social, baseados num universalismo ético que considera, em cada circunstância, os interesses, desejos, necessidades e bem-estar de todas as partes envolvidas, sem discriminação entre o agente e o resto da humanidade (MILL, 2005). Por outro lado, um sistema de valores centrado nos outros caracteriza os indivíduos que valorizam o bem-estar social geral e que integram nas suas escolhas práticas a obediência a normas sociais e o respeito por padrões comportamentais coletivos (SCHWARTZ, 1992). Estes valores são preferidos por oposição ao desejo de poder, de realização pessoal e de busca de novas experiências estimulantes baseadas num desejo prático de mudança.

A tese apresentada apóia-se na crença de que a integração de princípios de responsabilidade social nas políticas e práticas das empresas não resulta apenas de uma busca de legitimação da ação empresarial ou do cumprimento de estratégias corporativas de sobrevivência e de crescimento econômico, mas também é, devido à sua natureza fundamentalmente ética, influenciada pelo sistema de valores pessoais e a consciência moral dos dirigentes, independentemente do contexto onde eles atuam ou do objeto perante o qual efetuam um julgamento. Por estes motivos, a tese sustenta que um dirigente com uma consciência ética universalista tenderá a desenvolver uma atitude gerencial que favorece um comportamento empresarial mais ajustado às exigências dos compromissos econômico, legal e ético que obrigam as empresas perante a sociedade.

1.5. OBJETIVOS

O objetivo final deste projeto, de acordo com o problema enunciado, é conhecer como o sistema de valores e a orientação ética dos dirigentes empresariais influenciam a sua atitude perante a Responsabilidade Social das Empresas. Ao estudar a relação entre valores e atitude perante a RSE, pretende-se explicar, com recurso a fatores estritamente pessoais, as opções empresariais perante os apelos por vezes contraditórios dos múltiplos compromissos sociais que vinculam as empresas à sociedade. Para o alcance do objetivo final será necessário cumprir os seguintes objetivos intermediários:

- Elaborar uma conceituação de Responsabilidade Social das Empresas, com base no pensamento de autores que têm dedicado atenção ao tema da ética empresarial e da RSE, atendendo à evolução do conceito e às múltiplas visões defendidas nos meios acadêmicos e empresariais ao longo do tempo;

- Rever os fundamentos filosóficos da teoria dos valores humanos e as contribuições modernas da psicologia para o estudo empírico dos valores pessoais, buscando uma interpretação coerente dos conceitos axiológicos que permita operacionalizá-los na pesquisa e adotá-los como fator explicativo da atitude individual perante a RSE;

- Estudar as principais escolas de pensamento ético, originados na filosofia clássica e contemporânea, e selecionar quais as correntes mais adequadas para caracterizar o pensamento de quem administra e dirige empresas;

- Analisar como a temática da RSE é atualmente abordada e tratada no Brasil, em termos de adesão empresarial, de consciência social e política;

- Construir, testar e validar instrumentos de pesquisa para a recolha de dados empíricos;

- Realizar estudo de campo no Brasil, questionando dirigentes e gestores sobre o seu posicionamento perante as variáveis selecionadas para pesquisa;

- Estudar os traços fundamentais da cultura brasileira, as suas raízes históricas e tendências atuais, buscando uma compreensão mais detalhada dos valores e da consciência ética que caracterizam os gestores brasileiros.

TESE DE DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO Responsabilidade Social das Empresas e Valores Humanos

48