• Nenhum resultado encontrado

4.2 A análise temática dos trabalhos

4.2.2 A problemática e objetivo de pesquisa

4.2.2.2 Objetivos das pesquisas

Segundo Severino (2002), nessa mesma etapa da análise temática, busca-se responder a questionamentos como: qual dificuldade deve ser respondida? Qual o

problema a ser solucionado? Ou seja, nesse momento, procuram-se os objetivos da proposta do texto.

Dessa forma, destacamos, no quadro seguinte, os respectivos objetivos das pesquisas, fazendo distinção, quando houver, entre objetivo geral e objetivo específico.

Objetivos Luz (2010)

Geral: Tecemos esta pesquisa que objetivou recolher indícios, por meio dos

mapas conceituais, da ocorrência da aprendizagem significativa do conteúdo de Função do 1º Grau, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, mediante atividades investigativas norteadas pelo ambiente da Modelagem Matemática. (p. 6, grifo nosso)

Macedo (2010)

Geral: Numa tentativa de fazer com que a matemática pudesse ser ensinada de

um modo mais significativo, foi que optamos por realizar um experimento e a partir dele descobrir que conhecimento matemático ele “esconde”. (p. 7, grifo nosso) O produto de nosso trabalho de pesquisa é o desenvolvimento de um experimento sobre escoamento de líquidos com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de construírem um modelo matemático de um fenômeno físico, modelo esse que tem uma função como seu principal protagonista. (p. 20, grifo nosso)

Específicos: Objetivos do experimento: Construir, através de um experimento

sobre escoamento de líquidos, uma atividade que propicie uma aprendizagem significativa do conceito de função e técnicas de manipulação de dados advindos desse experimento. (p. 68, grifo nosso)

Construir, através de um experimento sobre escoamento de líquido, uma atividade que proporcione uma aprendizagem significativa do conceito de função quadrática e técnicas de manipulação de dados advindos desse experimento. (p. 92, grifo nosso)

Pires (2009)

Geral: O objetivo desta pesquisa é estudar as reais possibilidades de se introduzir

o conceito de função afim no 7º ano do Ensino Fundamental, contrariando o que tradicionalmente é proposto nos documentos oficiais da educação brasileira, isto é, introduzir este conteúdo apenas no 9º ano do Ensino Fundamental, ou, então, só no 1º ano do Ensino Médio. (p. 17, grifo nosso)

Postal (2009)

Geral: Desenvolver uma proposta de Modelagem Matemática, utilizando como

verificar se os materiais didáticos propostos foram potencialmente significativos e se contribuíram para uma Aprendizagem Significativa de funções afins. (p. 41, grifo nosso)

Específicos: (1) Identificar, nas produções dos estudantes, evidências de uma

Aprendizagem Significativa do conteúdo de funções afins. (2) Oportunizar aos estudantes materiais com potencial para que possam construir conceitos cientificamente aceitos como corretos. (3) Utilizar a Modelagem Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem para facilitar a Aprendizagem Significativa. (4) Analisar de que modo os estudantes percebem a importância do uso do

software Graphmatica para a realização de atividades didáticas. (p. 41, grifo

nosso)

Rocha (2009)

Geral: Analisar as contribuições da Modelagem Matemática aliada à Educação

Ambiental para consolidar o estudo de funções, numa turma de 8ª série do Ensino Fundamental, enquanto se explora o tema “Plantio de Eucaliptos”. (p. 11, grifo nosso)

Específicos: (1) Analisar dados referentes ao tema “Plantio de Eucaliptos”, com o propósito de compreender o tema. (2) Construir modelos matemáticos, a partir dos dados obtidos, para explorar o conceito de função. (3) Verificar como o trabalho em grupo ajuda os alunos na busca de estratégias para a resolução de situações- problema que envolvem questões relacionadas ao seu contexto sociocultural. (4) Identificar as contribuições pedagógicas da utilização da Modelagem Matemática na compreensão do conteúdo matemático e na análise do tema abordado. (p. 11, grifo nosso)

Santos (2006)

Geral: Verificar em uma experiência de ensino concreta, envolvendo,

concomitantemente, funções e estatística com o tema poluição do ar, do solo e das águas, as possibilidades da Modelagem Matemática contribuir para o aprendizado da Matemática. (p. 23, grifo nosso)

Específicos: (1) Diagnosticar a concepção que os alunos da 8ª Série do Ensino

Fundamental têm sobre o ensino de Matemática. (2) Selecionar e organizar dados a poluição do ar, do solo e da água, com a intenção de interpretá-los e produzir informações relevantes sobre conteúdos específicos de matemática como funções e estatística. (3) Propor situações-problema a partir dos dados obtidos, que permitam a assimilação crítica do tema em estudo. (4) Construir modelos matemáticos a partir dos dados obtidos sobre poluição e analisá-los do ponto de vista matemático e social. (5) Analisar criticamente a validação das soluções das situações-problema propostas, com vistas a uma compreensão concreta da realidade social e do conteúdo matemático em estudo. (p. 23, grifo nosso)

Chaves (2005)

Geral: A proposta de modelagem foi aplicada em uma turma de primeira série do

Ensino Médio e avaliada quanto à produção de aprendizagens significativas de funções polinomiais de 1º e 2º graus, função exponencial e logaritmos, com

enfoques de ferramentas para a compreensão de questões ambientais relacionadas com a água. (p. 8, grifo nosso)

Conduzimos um estudo de natureza qualitativo cujo objetivo foi observar como a professora e os alunos se envolvem em atividades de Modelagem e discutir, à luz de todo o conhecimento já produzido por pesquisas já realizadas na área, os efeitos desse envolvimento para a prática docente no referido método, para a formação geral do educando bem como para o processo de ensino--aprendizagem de um conteúdo reconhecidamente complexo, como é o caso das Funções. (p. 13, grifo nosso)

Figura 12 - Objetivos de pesquisa dos sete trabalhos analisados Fonte: Elaborado pelo autor

Nota-se em dois dos objetivos das dissertações analisadas, em Macedo (2010) e em Pires (2009), a procura por investigar a introdução do conceito de função por meio de uma metodologia, segundo eles diferenciada, a Modelagem Matemática, sendo que Macedo (2010) declara investigar a aprendizagem significativa do “conceito de função quadrática”, enquanto Pires (2009) se propõe a investigar a introdução do “conceito de função afim”, no sétimo ano do Ensino Fundamental.

Entre os demais cinco objetivos das dissertações, observam-se propostas de investigação da introdução ou consolidação do ensino e aprendizagem de função por meio da metodologia ou estratégia de modelagem matemática, sem apresentarem referências ao termo “conceito”.

Seguindo a ordem cronológica apresentada no quadro anterior, temos: Luz (2010) que declara ter por objetivo investigar a ocorrência da aprendizagem significativa de função de 1º grau (função polinomial do primeiro grau), por meio de mapas conceituais no primeiro ano do Ensino Médio; Postal (2009) declara investigar a aprendizagem significativa de funções afins por meio de uma proposta de modelagem matemática, utilizando o software Graphmatica como ferramenta auxiliar; Rocha (2009), que declara investigar as contribuições da modelagem matemática para a consolidação do estudo de funções na oitava série (nono ano) do Ensino Fundamental, sem se referir a qual tipo de função até então; Santos (2006) declara investigar as possibilidades e contribuições da modelagem matemática para o ensino de funções a alunos da oitava série (nono ano) do Ensino Fundamental, sem também adiantar qual o tipo a ser investigado e Chaves (2005) a qual declara investigar a aprendizagem significativa de funções polinomiais de primeiro e de

segundo grau, função exponencial e logarítmica em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio.