• Nenhum resultado encontrado

1 REVISÃO DE LITERATURA

2.3 Procedimento utilizado para a análise dos dados

Apoiando-se em Ellison, Barwick e Farrant (2009, p. 115-116), que argumentam que a validade de um experimento se deve ao controle de suas variáveis, afirmando que todos os níveis do experimento devem ser controlados e equilibrados equitativamente, foram escolhidos para a análise dos dados os seguintes aspectos: andamento, articulação, erros de alturas, fraseado e pulso rítmico.

A análise incluiu acerto de notas e andamento, detectados exclusivamente através de análise de partitura de execução provindas de fonte computadorizada a partir de arquivos de MIDI, coletados com base nas execuções dos participantes no decorrer dos testes, combinados à análise audiovisual das interpretações. Os programas utilizados foram o software DAW Reaper, para a edição dos arquivos MIDI, da Cockos Incorporated, e o software livre (um editor WYSIWYG) MuseScore, desenvolvido por Werner Schweer, para a edição das partituras das execuções dos participantes. Para a realização da avaliação dos itens de análise subjetiva das execuções dos participantes, tais como articulação, fraseado e pulso rítmico, foram convidados 24 músicos profissionais para integrar o corpo de avaliadores dos testes.

A escolha pela utilização de uma banca expert ocorreu em função de minimizar a interferência do pesquisador na análise de dados de caráter subjetivo que pudessem influenciar os resultados da pesquisa.

Fatores como ansiedade e nervosismo no decurso da execução prática dos trechos no teste, relatados por alguns dos participantes ao longo da entrevista, não foram levados em consideração na análise de dados deste estudo, visto que não foi encontrado um procedimento satisfatório para contemplar uma análise acurada e eficaz destes aspectos, embora os efeitos psicológicos possam ter sido relevantes como interferência na performance dos trechos. Como alerta Pereira (1983, p. 81), referente a esta modalidade de método de pesquisa, “uma limitação da pesquisa

experimental é a artificialidade da situação super controlada pela estrutura rígida, do próprio método”. Sendo assim, não podemos mensurar o quão impactante foram estes fatores para a performance dos testes foram estes fatores no presente estudo.

2.3.1 Avaliações das execuções dos trechos

Como mencionado anteriormente, aos 24 juízes externos convidados para realizar as avaliações dos trechos executados pelos participantes da pesquisa, foi solicitada a análise dos seguintes quesitos: manutenção de pulso rítmico, construção de fraseado e articulação desenvolvida. Referente a esses avaliadores, o pré-requisito para a participação como avaliador na pesquisa era ser, no mínimo, mestre em música e ter experiência prática com leitura de partitura e performance musical.

Os 24 avaliadores englobaram músicos de diferentes instrumentos, incluindo instrumentistas de cordas, teclado, sopros e canto, sendo alguns também compositores, regentes, pesquisadores e professores de música.

Os participantes avaliados por cada juiz foram sorteados através de randomização simples, onde todos os avaliadores tiveram a mesma chance de serem escolhidos (PEREIRA, 1983, p. 80), sendo que cada um analisou três participantes distintos, englobando a análise de nove execuções. Todavia, dois avaliadores analisaram apenas as interpretações de dois participantes, visto que tivemos 23 de participantes no estudo. Os arquivos dos respectivos partícipes da pesquisa foram enviados aos avaliadores por correio eletrônico, juntamente como as instruções para as análises. Todos os avaliadores retornaram com seus pareceres remetidos em arquivo de texto por e-mail, de acordo com as instruções fornecidas para a avaliação. O modelo com os formulários entregues por e-mail para os avaliadores, assim como as fichas fornecidas para preenchimento das avaliações podem ser consultadas nos Apêndices F, G e H (páginas 370-372).

2.3.2 Instruções de avaliação para os juízes externos

Cada um dos avaliadores recebeu um arquivo contendo as partituras dos três trechos, as interpretações por três participantes distintos e um arquivo com as instruções referentes aos detalhes a serem observados em cada excerto e como

avaliar os participantes. Estes deveriam atribuir notas de 1 a 5 (escala Likert) para três itens distintos: manutenção do pulso rítmico, construção do fraseado e articulação desenvolvida. As articulações musicais não foram especificadas propositalmente nas partituras, tanto para os participantes quanto para os avaliadores, com a finalidade de permitir a visualização da potencialidade dos participantes em reconhecer os variados padrões musicais no decorrer do trecho, pois com as especificações de articulações seria mais dificultosa a realização da análise posterior do reconhecimento de padrões dos participantes da pesquisa ao longo de suas execuções por parte dos avaliadores e na análise MIDI das execuções.

Referente aos quesitos solicitados para a avaliação, os juízes externos balizaram-se a partir dos seguintes itens para a construção de suas decisões:

Manutenção de pulso rítmico: foi solicitado que todos os juízes avaliassem a flutuação do pulso rítmico nas execuções dos trechos pelos participantes e o comprometimento desta flutuação para o sentido musical do excerto, atribuindo as notas conforme o Quadro 2, abaixo.

Quadro 2.Quesitos para a avaliação dos juízes externos relativo à manutenção de pulso rítmico

Construção de fraseado: os juízes também foram solicitados a avaliar o fraseado desenvolvido pelos sujeitos na execução dos trechos, atribuindo as seguintes notas frente às orientações especificadas no Quadro 3 (página 55).

Quadro 3. Quesitos para a avaliação dos juízes externos relativo à construção de fraseado

Articulação desenvolvida: solicitou-se à banca que avaliasse as articulações apresentadas pelos sujeitos nas interpretações dos trechos, seguindo as atribuições do quadro a seguir (Quadro 4, abaixo):

Quadro 4.Quesitos para a avaliação dos juízes externos relativo à articulação desenvolvida

Por fim, a partir destes cinco itens (média do andamento, índice de erros, manutenção de pulso rítmico, construção de fraseado e articulação), realizamos a análise das interpretações dos 23 participantes na execução dos trechos desta pesquisa.