• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos de análise de dados

objeto ↔ atividade ↔ sujeito,

Capítulo 2 – METODOLOGIA DE PESQUISA

2.5. Procedimentos de análise de dados

Esta seção objetiva apresentar os procedimentos utilizados para análise dos dados, dentre eles: análise do discurso com o levantamento dos conteúdos temáticos, das escolhas lexicais, das modalizações, além das perguntas como instrumentos de mediação semiótica.

O objetivo dessa pesquisa é desenvolver um trabalho colaborativo entre esta professora-pesquisadora e uma professora de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), tendo em vista a construção colaborativa e reflexiva de sentidos sobre os significados relativos ao ofício de ser professor de uma EMEI, para a organização de espaços colaborativos de reflexão, e, para isto, faz-se necessário conhecer os sentidos que as professoras têm sobre seu trabalho; quais são as regras e a divisão de trabalho que organiza a atividade de formação profissional e, por fim, como se constitui essa atividade entre as professoras. A análise organiza-se, então, em torno de temas relacionados à pergunta de pesquisa:

Como a linguagem organiza a formação colaborativa do professor?

Foram analisadas oito sessões reflexivas. O quadro abaixo apresenta e relaciona os procedimentos de coleta, os temas e os procedimentos de análise.

Quadro 6 – Quadro de análise Procedimentos de

Coleta

Temas Procedimentos de

Análise Sessões Reflexivas Sentidos iniciais e finais

das professoras sobre seu trabalho.

Análise do discurso: conteúdo temático, modalizações e escolhas lexicais.

Sessões Reflexivas Regras e divisão do

trabalho que organiza essa atividade e sua transformação no andamento do trabalho. Análise do discurso: conteúdo temático, polidez, análise de turnos e tipo de perguntas. Sessões Reflexivas Constituição da atividade

de formação profissional de duas professoras. Análise do discurso: conteúdo temático, modalizações e escolhas lexicais.

A seção seguinte demonstra como é feita a análise descritiva dos sistemas de atividade, apresentando e descrevendo o seu funcionamento nas sessões reflexivas.

2.5.1. Análise descritiva dos sistemas de atividade

A análise descritiva dos sistemas de atividade objetiva observar e descrever os elementos desses sistemas, as relações que se estabelecem entre eles e as ações que deles fazem parte, ações essas mediadas pelo discurso.

Conforme já discutido no capítulo 1, que discute a base teórica de análise de dados, os trabalhos que utilizam a teoria da atividade como sustentação teórica, ferramenta metodológica e de análise, devem orientar a análise para os componentes do sistema de atividade, o qual é composto pelos seguintes elementos:

- os participantes da atividade;

- os instrumentos de mediação semiótica que são usados no trabalho;

- as regras que orientam como os participantes trabalham;

- o objeto para o qual os membros da comunidade dirigem seu trabalho;

- a comunidade de onde vêm os participantes; - a forma como o trabalho é dividido;

- os resultados esperados desta atividade;

- as possíveis contradições e conflitos presentes no sistema.

Dessa forma, neste trabalho, no qual investigo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre duas professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que visa à construção colaborativa e reflexiva de sentidos sobre os significados relativos ao trabalho profissional voltado para a preparação do trabalho com os alunos em contextos que propiciem a compreensão das ações, inserção de transformações e a construção colaborativa do conhecimento; os eventos organizam-se como sistemas de atividade. A figura abaixo representa o sistema de atividade da sessão reflexiva, o qual é analisado descritivamente, em seguida.

Figura 6 – Sessões Reflexivas

Neste sistema, que representa a atividade de formação na sessão reflexiva, os sujeitos são as professoras.

Dessa forma, o objeto de atividade da pesquisadora é a formação e o desenvolvimento profissional do professor crítico que faz uso da língua como instrumento de comunicação semiótica para aprender a ser e formar cidadãos críticos que possam interferir positivamente na sociedade, possibilitando a mudança nas atitudes.

Para a professora participante o objeto da atividade de aprender e desenvolver também é um objeto em transformação, sendo que, ela percebe com as ações nas sessões reflexivas a importância da interação, do papel do outro no processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento e o uso da língua para aprender e ensinar a ser crítica e cidadã, fazendo com que sua voz e a dos alunos sejam ouvidas.

Os instrumentos que utilizo nas sessões reflexivas são os procedimentos de perguntas, os textos pedagógicos, o planejamento de atividades para os alunos e as transcrições das sessões reflexivas.

A comunidade a qual pertencem a professora-pesquisadora e a professora-participante inclui a escola, na qual ambas trabalham há dois anos, espaço importante para a construção de sua identidade de professoras de

Instrumentos de mediação: textos, tarefas, transcrição,

sessão reflexiva

Sujeito: professora pesquisadora e professora participante

Regras: normas e

padrões que regulam a sessão reflexiva, como por exemplo, anotações, elaboração de atividades para os alunos. Comunidade: escola, direção, universidade. Divisão de trabalho: o

que faço como

pesquisadora e o papel da professora participante nas sessões reflexivas Objeto: desenvolvimento das professoras participantes Resultado: Profº com alto nível de conscientização sobre seu papel social;

Aprendizagem do aluno;

Transformação da escola

Educação Infantil. A universidade, na qual a professora-pesquisadora faz seu mestrado, é igualmente parte da comunidade, pois, a possibilitou fazer uso de outros instrumentos como o suporte teórico para a sua prática, enfatizando aqui o conhecimento sobre a formação de professores críticos e reflexivos, a teoria sociocultural e a teoria da atividade.

As regras, por sua vez, referem-se às normas que professora participante e pesquisadora seguem nas sessões reflexivas como, por exemplo, o seu planejamento, a elaboração de suas tarefas, a forma como participam nessas sessões e o que nelas utilizam ou podem utilizar. A divisão de trabalho, nesse caso, refere-se aos papéis, o papel da pesquisadora que prepara as sessões reflexivas, seu material, dá instruções, promove interação, bem como e o papel da professora participante, que através de seu engajamento, formula perguntas, responde aos questionamentos, interage, elabora atividades, realiza a leitura de textos e trabalha em parceria.

A próxima seção trata da análise do discurso, outro procedimento de análise.

2.5.2. Análise do Discurso

Para o procedimento “análise do discurso” são utilizadas as seguintes ferramentas discursivas: levantamento dos conteúdos temáticos com as escolhas lexicais e as modalizações. Além disto, analiso o tipo de pergunta que são feitas nas sessões reflexivas, considerando-as como instrumentos de mediação semiótica para a formação e desenvolvimento de profissionais críticos. A análise do tipo de pergunta inclui também a distribuição dos turnos, ou seja, quem toma a iniciativa de introduzir e de encerrar os temas e com que objetivos.

O quadro abaixo relaciona os temas com as ferramentas discursivas que serão usadas na análise do discurso.

Quadro 7 – Quadro de Análise do Discurso

Temas Procedimentos de Análise

Sentidos iniciais e finais das professoras sobre seu trabalho.

Levantamento dos conteúdos

temáticos, modalizações e escolhas lexicais.

Regras e divisão do trabalho que organiza essa atividade e sua transformação no andamento do trabalho.

Levantamento dos conteúdos

temáticos, polidez, análise de turnos e tipo de perguntas.

Constituição da atividade de formação profissional de duas professoras.

Levantamento dos conteúdos

temáticos, modalizações e escolhas lexicais.

Esta seção tratou da apresentação dos procedimentos de análise de dados e a próxima discute os aspectos éticos da pesquisa.