• Nenhum resultado encontrado

Para o desenvolvimento do projeto, utilizamos o método observacional, que foi aplicado em sala de aula na escola municipal EMEF São Vicente de Paulo, localizada no centro da cidade de Vitória/ES, com alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O programa ocorre na escola desde 2016 até o corrente ano, entretanto, destacamos que a experiência a ser relatada ocorreu em 2018, especificamente no segundo semestre (período de agosto a dezembro) sob a supervisão da professora da rede municipal Patrícia Seibert Lyrio e coordenação da professora Fernanda Borges Ferreira Araújo, do Instituto Federal do Espírito Santo, com a participação de oito bolsistas.

No programa, o graduando tem a oportunidade de participar diretamente no ambiente escolar, em contato com o ambiente da pesquisa, vivência que propicia aos bolsistas o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza aplicada, numa abordagem qualitativa, constatando-se na observação prática das informações vivenciadas em campo.

Sobre a abordagem qualitativa, Prodanov e Freitas (2013) dizem que:

[...] a pesquisa tem o ambiente como fonte direta dos dados. O pesqui- sador mantém contato direto com o ambiente e o objeto de estudo em questão, necessitando de um trabalho mais intensivo de campo. Nesse caso, as questões são estudadas no ambiente em que elas se apresentam sem qualquer manipulação intencional do pesquisador. [...] Os dados coletados nessas pesquisas são descritivos, retratando o maior número possível de elementos existentes na realidade estudada. [...] (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 70).

A metodologia utilizada objetivou integrar a sala de aula com trabalhos extraclasses, como forma de tornar mais prazeroso o ensino da Língua Portuguesa, buscando estimular a leitura e a escrita, bem como demonstrar sua importância no processo de formação educacional dos discentes, não só para as disciplinas de português, mas para todas:

Ora, para aprender história, geografia, física, química, etc. é preciso ter um domínio poderoso da leitura e da escrita (e das habilidades mate- máticas), porque todos esses conteúdos são transmitidos por meio da linguagem. Saber ler e escrever é requisito prévio a qualquer outra aqui- sição de conhecimento (BAGNO, 1999, p. 87).

Considerando essa importância, procuramos focar no incentivo à prática da leitura e da produção textual, sem desprezar a bagagem cultural que cada aluno traz para o convívio em sala de aula.

Na turma do 8º ano, buscamos despertar a criatividade dos discentes e o amor pela leitura, seguindo um projeto que foi realizado em um período de 3 semanas, o qual foi finalizado com a exposição dos trabalhos em um grande mural.

154

ARAÚJO, Fernanda | MOREIRA, Joyce | OLIVEIRA, Larissa GOLARTE, Pâmela | LYRIO, Patrícia | PARENTE, Viviane

1ª semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Conto. – 1 aula 50 minutos Objetivos:

• Introduzir o conteúdo partindo do conceito e definição do gênero conto; • Apresentar a estrutura do conto;

• Ler o conto “Restos de Carnaval” de Clarice Lispector, analisando sua estrutura.

Recursos: Quadro, pincel, conteúdo impresso. Sequência didática:

Iniciamos com a explicação sobre o conceito e a definição do gênero conto, como é formada sua estrutura, finalizando com a leitura e a análise do conto “Restos de Carnaval”, de Clarice Lispector.

Atividade: Como tarefa para casa, os alunos realizaram a pesquisa sobre a biografia

de Machado de Assis.

2ª semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Conto – 1 aula 50 minutos Objetivos:

• Ler o conto “A cartomante”, de Machado de Assis, juntamente com os alunos, em uma roda de conversa, analisando sua estrutura e conteúdo.

• Ler e explicar um pouco sobre a biografia de Machado de Assis.

• Desenvolver atividades como: ficha literária e produção de texto (conto)

Recursos: Conteúdo impresso, quadro e pincel. Sequência didática:

Iniciamos com a leitura do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, juntamente com os alunos, em uma roda de conversa, analisando sua estrutura e conteúdo. Explicamos sobre a biografia do autor.

Atividade: Como tarefa de casa, os alunos responderam a uma ficha literária, além

de produzir um pequeno texto sobre a parte do conto a qual eles acharam mais interessante, procurando reescrever a história de acordo com o que eles gostariam que tivesse acontecido, além de criar um novo título.

155

3ª semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Conto. – 1 aula 50 minutos Objetivos:

• Fazer uma colagem com recortes de revista, das personagens, de acordo com as características descritas no conto, a partir da imaginação de cada aluno.

Recursos: revistas e papel A4 Sequência didática:

Começamos com a divisão dos alunos em pequenos grupos, em seguida, entregamos o material e explicamos o trabalho. Além disso, observamos e ajudamos no processo de construção, solucionando dúvidas e explicando.

Na turma do nono ano, trabalhamos com o foco de romper com a invisibilidade social e fortalecer a gentileza. O trabalho foi realizado em um período de, aproximadamente, 7 semanas, conforme descrito nos quadros abaixo:

1ª Semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Carta. – 1 aula de 50 minutos Objetivos:

• Introduzir o conteúdo partindo do conceito e da definição do gênero carta; • Apresentar os tipos de cartas;

• Delimitar o tipo específico de carta que será trabalhado nas demais aulas; • Projetar uma iniciação à produção textual de uma carta pessoal.

Recursos: Quadro, pincel, conteúdo impresso. Sequência didática:

Iniciamos a aula lançando perguntas para os alunos: Pessoal, alguém aqui já escreveu uma carta? Há alguém que vocês conheçam, que já falaram sobre escrever cartas? Quando foi a primeira vez que vocês ouviram falar sobre escrever uma carta? Apresentamos as características e definições do gênero.

Atividade: Como tarefa para casa, os alunos produziram um texto – carta – em que

eles mesmos foram emissores e destinatários, isto é, escreveram, no presente, para a pessoa que se tornarão em dez anos.

156

ARAÚJO, Fernanda | MOREIRA, Joyce | OLIVEIRA, Larissa GOLARTE, Pâmela | LYRIO, Patrícia | PARENTE, Viviane

2ª e 3ª Semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Carta, sequência: conscientização sobre o

idoso, o abandono, o cuidado, a gentileza, o respeito. – 1 aula 50 minutos

Objetivos:

Discutir sobre o envelhecimento da população; Debater sobre o espaço do idoso na sociedade;

Incitar uma reflexão sobre o abandono, o cuidado, o respeito com as pessoas idosas;

Recursos: Computador, projetor, som, pen drive. Sequência didática:

Iniciamos a aula abordando um tema específico para trabalharmos dentro do gênero em estudo.

Passamos primeiro um vídeo, sem dizer o tema. Após a exibição do vídeo, falamos sobre o assunto, abordamos, incitamos e provocamos uma discussão na turma sobre o envelhecimento da sociedade, o espaço do idoso nela, o abandono, o cuidado, o respeito com as pessoas idosas. Depois dessa conversa, começamos a explicar o projeto.

Atividade: Finalizamos a escrita da carta pessoal. 4ª Semana

Conteúdo: Produção Textual – Gênero Carta. – 3 aulas 50 minutos Objetivos:

• Produzir as cartas a serem lidas na visita;

• Pontuar os desvios gramaticais e ortográficos presentes nos textos escritos pelos alunos;

• Escolher a música para ser cantada no dia da visita.

Recursos: Quadro, pincel, caderno, lápis, borracha, som. Sequência didática:

Iniciamos a produção textual de uma carta para um idoso. Pensamos em algo geral, como: Meu nome; o que eu gosto.

Expectativa sobre a visita ao lar dos idosos, o que desejo para o futuro e o que faço nas minhas atividades cotidianas.

Atividade: Produção da carta para os idosos.

157

5ª Semana

Conteúdo: Visita ao Lar dos Idosos Objetivos:

Observar a internalização dos valores trabalhados nas aulas em prática durante a visita.

Recursos: Aparelho de som e violão. Sequência didática:

Houve a entrega das cartas. Os alunos cantaram a cação “Como é grande o meu amor por você”. Em seguida, fizeram a Leitura do poema “A velhice”, de Olavo Bilac. Finalizamos com o café da manhã coletivo.

Atividade: Conversamos sobre a visita. Averiguamos se os objetivos propostos foram

atingidos. A avaliação ocorreu por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas durante a regência.

6ª Semana

Conteúdo: Variação Linguística – 1 aula 50 minutos

Objetivos:

· Introduzir o conteúdo, a partir do conceito; · Apresentar alguns tipos de variações; · Fazer exercícios sobre a variação linguística.

Recursos: Computador, projetor, som, pen drive. Sequência Didática:

Iniciamos com um vídeo que aborda o tema de forma humorística e, logo em seguida, começamos a conversar sobre o que é variação linguística. Perguntamos se eles conheciam o assunto. Após o primeiro contato, explicamos a matéria através de slides. Foram abordados os seguintes temas: Preconceito linguístico, variação regional, variação social, variação situacional, variação fonética, estrangeirismo e gírias.

158

ARAÚJO, Fernanda | MOREIRA, Joyce | OLIVEIRA, Larissa GOLARTE, Pâmela | LYRIO, Patrícia | PARENTE, Viviane

7ª Semana

Conteúdo: Visita ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo Objetivos:

• Observar na prática as variações linguísticas que ocorreram com o passar dos anos, a partir da visualização de documentos históricos apresentados no arquivo público.

Sequência didática:

Visita ao Arquivo Público, monitorada por um historiador, bem como pela professora e as pibidianas.

A partir da comparação entre a produção oral e a produção escrita, observamos melhorias na habilidade de produção textual. O projeto buscou estimular a leitura e a escrita dos discentes e, ao mesmo tempo, proporcionar uma vivência humanizadora e sociocultural. Reconhecemos que a educação precisa ser algo transformador e que a prática docente precisa caminhar junto com a realidade, sendo muito importante o estímulo para que o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa não esteja limitado ao espaço físico da sala de aula, pois a interação com o entorno da escola e com o outro auxiliam na reflexão sobre aquilo que rodeia o aluno. Portanto, éuma ferramenta fundamental para que o sujeito seja capaz de questionar a realidade que o cerca e transpor essas questões para a escrita e para sua vida social de forma ampla, enquanto cidadão atuante na sociedade em que vive.

1.1 AS VIVÊNCIAS

Quando iniciada a participação do grupo na iniciação à docência, no segundo semestre, o ano letivo já se encontrava em curso no segundo trimestre, sendo assim, já havia um macro projeto sendo aplicado na turma do nono ano, pela professora supervisora, nomeado “A arte de ser gentil”, que contava com a proposta de leitura do livro Extraordinário, da autora R. J. Palacio (2012). Após essa leitura, traçamos uma cadeia de assuntos possíveis de ser explorados entre os conteúdos de Língua Portuguesa a se cumprir.

A partir das contribuições e orientações da professora supervisora, seguimos para os atos de pesquisa e planejamento das ações a serem realizadas. Esse momento foi fundamental para a evolução do grupo, por ser composto pelo exercício de práticas até então não realizadas pelos bolsistas e iniciamos um caminho de oportunidades para novos aprendizados, que ajudaram a conhecer e experimentar uma rotina docente, entre erros e acertos que possibilitaram ajustes e reflexões inerentes à didática, às metolodogias e às atribuições de um professor.

159

possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 47). O campo de ação para nós, pibidianos, é novo, amplo e nos faz enxergar resultados significativos, logo, nos faz buscar aprimorar ainda mais nossas competências.

Em extensão às aulas ministradas, visitamos o Lar dos idosos Monsenhor Alonso, que fica localizado próximo ao Parque Moscoso, no Centro de Vitória. Lá, juntamente com os alunos, passamos uma manhã agradável com os idosos, com músicas, coreografias e café da manhã oferecido pelo grupo. Também trabalhamos, com o nono ano, variações linguísticas, com slides, debates e atividades e, para complementar, houve uma segunda aula de campo no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, que contribuiu para o embasamento do conteúdo de sociolinguística.

Já o projeto trabalhado com a turma do oitavo ano também seguiu o conteúdo programático sobre o gênero textual Conto. O início não foi fácil, a leitura soou não tão palatável assim e foi necessário conduzir os alunos ao exercício de reler os textos para sua melhor compreensão. Somente após esse trabalho, é que o resumo dialogado foi apresentado para eles. Percebemos, então, a necessidade de agir, pois os resultados das atividades de compreensão textual revelaram não terem ficado claros os pontos esquemáticos do texto por eles lido, o que foi sanado após uma orientação registrada visualmente no quadro branco. A finalização do projeto se deu de forma lúdica e criativa, em atividade de recorte e colagem, com o objetivo de produzir uma releitura acerca dos personagens do conto “A cartomante”, de Machado de Assis. Como resultado, confeccionamos um lindo mural intitulado “A Cartomante vista por nós”, e expusemos o produto final de seus trabalhos, que podem ser apreciados no Anexo 1 deste relato.

Caminhando com o projeto, pouco a pouco alcançamos mais confiança, as experiências advindas das ações foram desafiadoras, sensibilizantes e impactantes pelos resultados alcançados.

Documentos relacionados