• Nenhum resultado encontrado

Processo de desenvolvimento do instrumento de pesquisa

3.7 Fundamentação prática: Pesquisa qualitativa com clientes e ex-clientes

3.7.3 Processo de desenvolvimento do instrumento de pesquisa

A pesquisa qualitativa aplicada a uma parcela da base de clientes e ex-clientes contou com o emprego de duas técnicas, a entrevista semiestruturada conduzida sob roteiro e a entrevista com uso de recursos visuais, o que levou à produção de dois instrumentos de apoio, respectivamente: o roteiro de entrevista e os materiais para uso em dinâmicas com recursos visuais.

Num momento inicial, a partir das questões levantadas para atender ao 3º objetivo específico da pesquisa identificado na matriz de amarração, foi desenvolvido um questionário com perguntas abertas. Essa primeira versão, ainda em formato de questionário, foi submetida em caráter de pré-teste a um dos clientes do empreendimento, através de meio eletrônico (Skype), momento no qual foram identificadas dificuldades em sua utilização. A partir da primeira aplicação piloto e após seguidas orientações, o questionário recebeu a sua segunda versão e foi transformado em roteiro de entrevista.

Como resultado do pré-teste foram aplicados ajustes nas questões, e feita a decisão de transformar três das questões de múltipla escolha sobre uma lista longa de nomes de rotinas administrativas em uma aplicação de uma dinâmica com uso de recursos visuais para melhorar a interação do pesquisador com os entrevistados. O questionário deu lugar a um roteiro de entrevista que recebeu sua terceira versão após a concepção e a preparação da dinâmica.

A dinâmica com emprego de recursos visuais consistiu na criação de fichas com nomes e detalhes das rotinas administrativas para que pudessem ser manuseadas pelo entrevistado, como cartas de um baralho e este, atento à pergunta, pudesse analisá-las e dispô-las uma a uma sobre superfície com painéis coloridos, cada um representando uma opção de resposta da questão.

Por se tratar de um instrumento de apoio às atividades de coleta de dados de caráter exclusivo, concebido e elaborado pelo próprio autor e visando sua eventual replicação em pesquisas futuras, coube neste estudo registrar seu processo de desenvolvimento, que contou com a execução das seguintes etapas:

 A 1ª versão de fichas foi concebida com um título e a descrição das principais atividades relacionadas, detalhando cada rotina;

 As rotinas administrativas foram agrupadas em temas correlatos: gestão financeira, gestão contábil/fiscal, gestão de pessoal (RH), gestão de fornecedores, gestão de serviços gerais, gestão de patrimônio e secretariado e apoio. Para facilitar a identificação foi atribuída uma cor de título para cada tema;

 A 1ª versão das fichas foi submetida à aprovação da sócia-especialista, no momento de inserção de novas rotinas e providenciados ajustes em diversas atividades;

 Criou-se a versão final totalizando 21 fichas – exemplo na Figura 20;

 Foi providenciada a impressão, o recorte e a plastificação das fichas para facilitar o manuseio e evitar sua degradação, uma vez que seriam submetidas a uso repetitivo por diversos entrevistados;

 As fichas foram identificadas com etiquetas numeradas de 1 a 21, coladas no verso de cada ficha. Essa numeração foi criada para auxiliar a etapa de tabulação dos resultados após a aplicação da dinâmica e;

 As rotinas que envolviam a prestação de serviços exclusiva por um escritório de assessoria contábil foram identificadas com uma etiqueta vermelha no anverso. Foram marcadas as rotinas: fechamento contábil/fiscal e folha de pagamento.

A Figura 20 mostra as características finais da ficha, contendo título colorido de acordo com o agrupamento das rotinas e, no corpo, texto relacionando detalhes das atividades desse processo administrativo.

Figura 20 – Exemplo de ficha de rotina administrativa. Fonte: Elaborado pelo autor (2015).

O Quadro 13 traz as categorias criadas, identificadas pelas respectivas cores, e a relação das rotinas de cada grupo:

Quadro 13 – Categorias de fichas

Fonte: Elaborado pelo autor (2016).

Além das categorias de rotinas anteriormente definidas, foi criada uma ficha avulsa sem prévio registro de uma categoria de rotina administrativa, com a denominação “Relacionado ao negócio”, para registro de outros processos peculiares ao negócio da empresa do entrevistado para indicar uma rotina que pudesse ser trabalhada por recursos terceirizados, conforme a Figura 21. Por exemplo, o processo de faturamento de clínicas médicas junto às administradoras de convênio médico é uma típica rotina, de alto volume, peculiar às pequenas empresas desse ramo de atividade.

Figura 21 – Exemplo de ficha avulsa – Rotinas relacionadas ao negócio. Fonte: Elaborado pelo autor (2015).

O processo de criação do instrumento da dinâmica continuou com a criação dos painéis usados como opções de resposta às perguntas do roteiro de entrevista. Os painéis foram criados utilizando-se de folhas coloridas, conforme ilustram os exemplos no Apêndice 4.

Para as perguntas “4.1 – Quais rotinas você delega ou delegava para execução pela IDEALE Serviços?” e “4.2 – Quais rotinas você delega ou delegava para execução para outros prestadores de serviço?”, as fichas foram aplicadas sobre os seguintes painéis, representando as opções de resposta a estas questões:

 Executados pela IDEALE Serviços;

 Executados por outro prestador de serviços;  Executados pela própria empresa e;

 Não se aplica.

Para a pergunta “5.2 – Quais destes serviços você acha que podem ser executados total ou parcialmente fora das suas instalações?”, as mesmas fichas foram aplicadas sobre os seguintes painéis representativos das opções de resposta a esta questão:

 Devem ser executados exclusivamente na empresa;  Podem ser executados (total ou parcial) fora da empresa;  Devem ser executados exclusivamente pela empresa e;  Não se aplica.

Após a elaboração da versão final dos instrumentos visuais, foi submetida nova entrevista ao mesmo interlocutor em caráter de pré-teste para avaliar o impacto da aplicação dessa forma visual, tendo obtido resultado satisfatório em sua aplicação.