• Nenhum resultado encontrado

Objecto de Estudo, Objectivos, Hipóteses e Metodologia

4. A construção dos modelos explicativos revele uma análise diferencial entre as configurações familiares, não existindo um modelo comum, mas sim modelos capazes de

2.2.4. Questionário de Ligação a Professores e Funcionários

Descrição do Instrumento

O Questionário de Ligação a Professores e Funcionários - QLPF (Mota & Matos, 2005b) foi construído para a população adolescente no sentido de avaliar a importância que a relação com os professores e os funcionários da escola, ou da instituição onde o jovem vive têm para o desenvolvimento de uma base segura para os adolescentes. Este questionário foi

Capítulo V – Estudo Empírico: Objecto de estudo, Objectivos, Hipóteses e Metodologia

__________________________________________________________________________________________________________________171

construído no intuito de colmatar a inexistência de instrumentos de reduzida extensão que pudessem avaliar relações com figuras afectivamente significativas exteriores ao seio familiar. O constructo teórico em que se baseia o QLPF é a teoria da vinculação de Bowlby. Sabendo à partida que as ligações afectivas primordiais são de extrema importância para este desenvolvimento, muitas vezes a carência de ligações estáveis no seio familiar faz com que os adolescentes tentem encontrar figuras de referência capazes de lhes proporcionar segurança e apoio fora de casa. As crianças e os adolescentes passam grande parte do tempo na escola, desta forma não é estranho que o relacionamento professor-aluno seja muitas vezes visto como um prolongamento das relações parentais (Davis, 2003). No caso dos jovens institucionalizados, esta realidade pode tomar uma importância crescente, dado que o professor se torna uma figura mais activa e fundamental no processo de regulação e integração psicossocial promovendo as capacidades dos jovens e permitindo ao mesmo tempo a expressão das emoções experienciadas.

O QLPF está constituído por 15 itens (7 para o professor, 7 para os funcionários e 1 para a escola em geral); esta versão foi construída para adolescentes de famílias intactas e adolescentes de famílias divorciadas. Paralelamente, uma versão foi construída para adolescentes em institucionalização, sendo composto por 28 itens; usando como base a primeira, foram acrescentados 14 itens para os funcionários das instituições e foi retirado o item geral (item 15). Alguns instrumentos foram usados como referência para a definição dos itens do questionário, entre eles destaca-se Familiy Environment Scale - FES (Moos & Moos, 1986, adaptado por Matos & Fontaine, 1992), que faz referência ao relacionamento familiar, assim como a Escala do sentido de comunidade para adolescentes (Zani, Cicognani & Albanesi, 2001), relacionado com o sentido de comunidade e a percepção de segurança face ao sítio e das pessoas onde vive. Trata-se de um questionário de resposta rápida estando constituído por um escala de tipo Likert de 6 pontos que vai desde o discordo completamente ao concordo completamente.

Análise das Propriedades Psicométricas

Análise da Consistência Interna

A consistência interna foi analisada mediante o coeficiente alfa de Cronbach, obtendo- se valores para a versão das famílias intactas e divorciadas de .85, e de .89 para a versão dos adolescentes em institucionalização.

Análise Factorial Exploratória

Dado que o presente instrumento foi construído no sentido de colmatar a inexistência de meios de avaliação das ligações entre os adolescentes e os professores, funcionários da escola e da instituição, tornou-se pertinente testar a estrutura do instrumento face à presente amostra. Neste sentido a análise exploratória permitiu a compreensão de factores importantes a nível do próprio enquadramento dos itens nas dimensões.

Versão Famílias Intactas e Divorciadas

Da amostra total de 573 adolescentes foram apenas incluídos nesta análise 451 correspondentes às estruturas familiares intactas e divorciadas. Os resultados obtidos nos testes, respectivamente, Teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO)= .879 e Teste de Barlett = 1188,731; p= .000, consideram preenchidos os requisitos básicos para a realização da análise. Foi realizada a rotação varimax em 2 componentes principais e os resultados revelam que os itens saturam nos factores originalmente propostos aquando da construção do instrumento. A tabela que se segue mostra a organização dos itens em dois componentes principais (funcionários da escola e professores). De ressaltar que foram retirados os itens 10, 12 e 15 dado que foi usado um critério de .45 para consideração dos itens. A consistência interna para cada uma das componentes mostra-se satisfatória sendo de .854 (alfa de Cronbach) para a primeira componente - funcionários da escola e de .746 (alfa de Cronbach) para a segunda componente - professores (Tabela 14).

TABELA 14. Análise factorial exploratória com 2 componentes principais

Componentes 1- Funcionários da Escola 2- Professores Item 14 .814 Item 6 .800 Item 11 .761 Item 4 .727 Item 9 .726 Item 2 .708 Item 7 .742 Item 5 .712 Item 13 .683 Item 1 .631 Item 3 .585 Item 8 .501

Capítulo V – Estudo Empírico: Objecto de estudo, Objectivos, Hipóteses e Metodologia

__________________________________________________________________________________________________________________173

Versão Adolescentes Institucionalizados

Face à segunda versão do instrumento, da amostra total de 573 adolescentes foram apenas incluídos nesta análise 122 sujeitos correspondentes a adolescentes que vivem em institucionalização.Os resultados obtidos nos testes, respectivamente, Teste de Kaiser-Meyer- Olkin (KMO) = .744 e Teste de Barlett = 976,34; p= .000, mais uma vez consideram preenchidos os requisitos básicos para a realização da análise. Foi realizada a rotação varimax em 3 componentes principais sendo que os resultados revelam que os itens não saturam nos factores originalmente propostos aquando da construção do instrumento (funcionários da instituição, professores e funcionários da escola), pelo que a estrutura se organiza em dois componentes, por um lado os funcionários da instituição (consistência interna de .882 mediante alfa de Cronbach) e por outro lado, professores e funcionários da escola (consistência interna de .875 mediante alfa de Cronbach); estrutura que por si só poderia fazer sentido se pensarmos que os adolescentes percebem a diferença de contextos, o que poderia ter implicações na forma como desenvolvem as suas ligações e laços afectivos. Assim, a tabela 14 mostra a organização dos itens em dois componentes principais (funcionários da escola e professores vs. funcionários da instituição) (Tabela 15).

TABELA 15. Análise factorial exploratória com 2 componentes principais na versão dos adolescentes institucionalizados

Mediante a análise destes resultados e no intuito de correlacionar a segunda componente com as duas componentes da versão de famílias intactas e divorciadas do QLPF, optou-se por realizar uma nova análise factorial exploratória, desta vez apenas com a segunda componente (funcionários da escola e professores).

Foram retirados os itens 27 e 26 referentes à versão da instituição, tomando em consideração um critério de .45 para inclusão dos itens. Mais uma vez foi realizada uma rotação varimax em 2 componentes principais obtendo-se desta vez uma estrutura idêntica à encontrada na versão das famílias intactas e divorciadas, tal como mostra a tabela 16.

Componentes

1-Funcionário da Instituição 2- Funcionários da Escola + Professores Item 20 .761 Item 15 .730 Item 28 .714 Item 25 .696 Item 8 .672 Item 4 .668 Item 16 .639 Item 3 .620 Item 18 .593 Item 24 .583 Item 22 .578 Item 10 .534 Item 12 .464 Item 14 .761 Item 6 .726 Item 23 .712 Item 9 .711 Item 2 .703 Item 21 .651 Item 11 .604 Item 19 .599 Item 1 .527 Item 7 .559 Item 13 .585 Item 17 .535 Item 5 .543

Capítulo V – Estudo Empírico: Objecto de estudo, Objectivos, Hipóteses e Metodologia

__________________________________________________________________________________________________________________175

TABELA 16. Análise factorial exploratória da componente 2 da versão de adolescentes institucionalizados

Nota. * itens correspondentes na versão Famílias Intactas e Divorciadas do QLPF

Estes resultados mostram que é possível ter em conta os itens do QLPF de ambas versões (intactas e divorciadas vs. institucionalização), para as componentes relativas à escola, nomeadamente professores e funcionários da escola, o que permite usar a mesma estrutura desta componente para a amostra em geral no decorrer do estudo.