• Nenhum resultado encontrado

Quinto Mandamento

No documento Curso Completo Alta Magia (páginas 31-35)

Suprema Escola de Magia Ocidental

Seção de Aspirantes – Mandamento Preliminar

© Copyright – Todos os direitos reservados Lei nº 9.610 de 19.02.1998

2

I.N.R.I . E SEUS MISTÉRIOS

“Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei”

Caro MINERVAL.

Saudações em todas as Pontas do Sagrado Triângulo.

O tema a ser estudado neste manuscrito será a misteriosa palavra “INRI”. O tetragrama INRI é uma das palavras mais invocadas tanto pelos Místicos como pelos Magos. Entende-se como Místico aquele que alcançou a comunhão com a Consciência Divina através da contemplação interior, enquanto Mago designa aquele que atingiu o domínio de si praticando a Ciência Sagrada ou Magia. Cabe salientar que Magia é uma ciência suprema que estuda e manipula as leis Universais em benefício de toda humanidade. A magia é a mais profanada de todas as Ciências Antigas.

Portanto, o termo Místico refere-se aquele que atingiu o estado de ascensão espiritual ou iluminação, e o termo Mago refere-se aquele que alcançou a perfeição no trabalho com as forças da natureza. Esta diferença entre os termos “Místico e Mago” é de grande importância para os Aspirantes da Suprema Escola de Magia Ocidental, pois distingue o estado de iluminação interior (esotérico) com o estado de domínio das forças exteriores. Futuramente este assunto será melhor esclarecido.

Qual é, afinal, o significado da Palavra Sagrada INRI?

Existem diversos significados que se dividem em múltiplos níveis. No decorrer do estudo, o Aspirante, no limite de sua compreensão, deverá aos poucos penetrar nos mistérios desta Palavra Sagrada que possui um poder imensurável.

Em um nível mais externo a Sagrada Palavra INRI representa as iniciais do dístico, supostamente colocado sobre a cruz a qual afirmam os cristãos que “Jesus” morreu. Neste particular, a sagrada palavra INRI significa, portanto:

(

J

)esús de (

N

)azaret

(

R

)ei dos (

J

)udeus

No âmbito esotérico, esta interpretação não tem valor algum, pois muito antes do “Jesus” dos Evangelhos, estas quatro iniciais já eram conhecidas pelos antigos Sábios Egípcios, remanescentes da cultura Atlantes, que

utilizavam esta palavra como síntese de uma das fórmulas mais poderosas da Natureza.

Em outros sistemas o tetragrama INRI é utilizado como as iniciais que encerram o segredo da Palavra Sagrada dos Cavaleiros da Rosa Cruz, (Grau Místico da Ordem Maçônica).

Suprema Escola de Magia Ocidental

Seção de Aspirantes – Mandamento Preliminar

© Copyright – Todos os direitos reservados Lei nº 9.610 de 19.02.1998

3

Neste grau, o tetragrama não é pronunciado, mas está contido num especial diálogo constante dentro do Ritual:

Perg.: De onde vindes?

Resp.: Da

J

Perg.: Por qual cidade passastes?

Resp.: Por

N

Perg.: Quem vos conduziu?

Resp.:

R

Perg.: De que tribo sois?

Resp.: Da tribo de

J

Perceba que este Grau Maçônico não é denominado “Grau Rosa Cruz” e sim “Cavaleiros da Rosa Cruz”. Esta distinção é indispensável para a compreensão da palavra Rosacruz, que representa um estado Místico atingido pelo Cavaleiro ou Mago e não uma Ordem ou Grau. É imperioso ao Aspirante compreender

profundamente a diferença deste estado de Consciência Espiritual daquelas tão famosas “Ordens Rosa Cruzes”.

Historicamente o Grau de Cavaleiro da Rosa Cruz tem por base as doutrinas gnósticas da Fraternidade Universal, cuja fundação ou pelo menos sua organização, é atribuída a João Valentín Andrea , Abade de Adalberon, falecido em 1564.

Do mesmo modo que é necessário ao Aspirante compreender a distinção entre o termo Místico e Mago, também é necessário os Aspirantes compreenderem quanto ao significado da palavra Rosa Cruz,

completamente deturpada e banalizada nos dias atuais, que designam-na como um Ordem ou um Grau.

Deve-se primeiramente compreender que de forma alguma a palavra ROSA CRUZ significa uma Ordem ou um Grau, tal como é observado atualmente a existência de diversas organizações que intitulam-se assim, sejam elas AMORC, FRA, CR+C, etc. Mas isso não é motivo para denegrí-las, pois conforme foi estudado anteriormente, no Manuscrito intitulado “Idolatria e Fanatismo”, cada uma delas cumpre um papel importantíssimo dentro da evolução dos seres ligados a elas.

A palavra ROSA CRUZ deve ser compreendida como uma fórmula de consecução espiritual, ou seja, uma fórmula de Assunção, de elevação da consciência medíocre a uma comunhão com a Consciência Universal. Em síntese, Rosa+Cruz significa um estado de Consciência Mística.

Dentro do exposto, Rosa Cruz não é uma Organização ou Ordem fisicamente estabelecida, mas uma fórmula de consecução espiritual, que foi e continua sendo muito empregada no Oriente, e atualmente no Ocidente através da Suprema Escola de Magia Universal, ligada a ORMIUN.

Suprema Escola de Magia Ocidental

Seção de Aspirantes – Mandamento Preliminar

© Copyright – Todos os direitos reservados Lei nº 9.610 de 19.02.1998

4

Infelizmente a fórmula Rosacruz foi profanada e tem sido banalizada por diversas pessoas, que devido a baixa evolução moral, rotulam seus grupos como Ordens Rosacruzes. Na verdade essas pessoas buscam unicamente benesses financeiras, desconhecendo o verdadeiro significado desta fórmula sagrada.

O aspirante também deve atentar para o fato de que as verdadeiras organizações que utilizam a fórmula

Rosa+Cruz, ou seja, que realmente trabalham com este método, não são rotuladas com o nome ou nomenclatura Rosa Cruz. O nome Rosa Cruz é de conotação Sagrada e mesmo trabalhando em sua forma de consecução espiritual, este nome não é normalmente divulgado aos profanos, tão somente revelado aos Aspirantes que por merecimento façam parte do circulo interno das organizações iniciáticas.

Podemos citar a Ordem da Golden Dawn (Aurora Dourada) como sendo uma das poucas organizações sérias que por muitos anos levou em sua fórmula de consecução espiritual o método Rosa Cruz. Nada pode ser afirmado sobre as organizações que atualmente resolveram manter o nome da antiga Golden Dawn, pois esta ordem não mais existe, ao menos em sua essência.

Ao prosseguir e ascender dentro dos graus da Suprema Escola de Magia Ocidental, o Aspirante poderá também trabalhar dentro da fórmula Rosa+Cruz. Mas isso dependerá exclusivamente do esforço do aspirante.

Retornando ao tema INRI, o Aspirante deve compreender que na Natureza, nada involui ou se perde, mas que tudo se transforma e evolui.

Isto significa que tudo nasce, vive e morre para se regenerar. A geração, a destruição e a regeneração são os principais ensinamentos emanados pelo tetragrama INRI. Este ensinamento encontra-se implantado

ocultamente na Maçonaria no desenvolvimento dos seus primeiros três graus simbólicos.

Aprendiz – Semente que nasce.

Companheiro – A planta ou o homem que vive e adquire experiência ou perfeição. É representado pelo

pentagrama.

Mestre – O iniciado que morre e se torna imortal, através do sacrifício da própria vida em benefício da fórmula

da regeneração. A regeneração e a imortalidade da alma é simbolizada pela acácia.

Em seu sentido político, a fórmula INRI consagra a recordação da emancipação dos povos pela Fraternidade e discute os meios de tornar esta independência uma realidade prática.

Os primitivos Magos formavam com estas quatro letras os seguintes aforismos:

I

gnem

N

atura

R

egenerando

I

ntegrat.

I

gne

N

atura

R

enovatur

I

ntegrat

Suprema Escola de Magia Ocidental

Seção de Aspirantes – Mandamento Preliminar

© Copyright – Todos os direitos reservados Lei nº 9.610 de 19.02.1998

5

Modernos Rosa Cruzes vêm nelas as iniciais das palavras:

I

ndia,

N

atureza,

R

egeneração,

I

gnorância Ou das palavras:

I

ndefesso

N

asu

R

epellamus

I

gnoratiam

Também não se pode esquecer que INRI é um tetragrama análogo ao IHVH (Jeovah) e neste caso, as iniciais INRI correspondem, tal como em IHVH, aos Quatro Elementos (Fogo, Água, Terra e Ar), da seguinte forma:

(I)

ammin – Água

(N)

our – Fogo

(R)

owahh – Ar

(I)

abesch – Terra

Da mesma forma que se pode alocar as letras do Tetragrama IHVH nos braços de uma Cruz:

I

H



H

V

No documento Curso Completo Alta Magia (páginas 31-35)