• Nenhum resultado encontrado

Estamos expostos a riscos associados à incorporação imobiliária, construção, locação e venda de imóveis.

Nossos negócios incluem a compra, administração, locação e venda de imóveis comerciais, além da

incorporação de empreendimentos imobiliários e construção de imóveis comerciais na modalidade Built to Suit.

Além dos riscos que afetam o mercado imobiliário, de modo geral, tais como, interrupções de suprimento, volatilidade do preço dos materiais e equipamentos de construção, oscilações de demanda por imóveis e normas ambientais e de zoneamento, nossas atividades são especificamente e adversamente afetadas pelos seguintes riscos:

• conjuntura econômica do Brasil como um todo, incluindo fatores tais como desaceleração da economia, aumento das taxas de juros, flutuação do Real e instabilidade política, os quais podem prejudicar o crescimento do setor imobiliário;

• alterações na regulamentação vigente que impeçam ou restrinjam a correção monetária de nossos contratos de locação de acordo com taxas de inflação, conforme atualmente permitido;

• baixo grau de interesse dos locatários e compradores por novos projetos lançados ou o preço de venda ou do aluguel por unidade necessário para alugar ou vender todas as unidades podem ficar significativamente abaixo do esperado;

• percepção negativa quanto à segurança, conveniência e atratividade das nossas propriedades e das áreas onde estão localizadas;

• redução de margens de lucro em função de aumento nos custos operacionais, incluindo investimentos, prêmios de seguro, tributos imobiliários e tarifas públicas;

• problemas relacionados à interrupção ou prestação irregular dos serviços públicos, em especial o fornecimento de água e energia elétrica;

O setor imobiliário está sujeito a extensa regulamentação, que poderá implicar maiores despesas ou obstrução ao desenvolvimento de determinados empreendimentos, causando um efeito adverso para nós.

Nossas atividades estão sujeitas a leis federais, estaduais e municipais, assim como a regulamentos, autorizações e licenças aplicáveis, dentre outros, à construção, ao zoneamento, ao uso do solo, à proteção do meio-ambiente e do patrimônio histórico e à locação e condomínio, que afetam as nossas atividades. Somos obrigados a obter e renovar periodicamente licenças e autorizações de diversas autoridades governamentais para desenvolver nossos empreendimentos.

Na hipótese de violação ou descumprimento de tais leis, regulamentos, licenças e autorizações, ou falha na sua obtenção ou renovação, poderemos vir a sofrer sanções administrativas, tais como imposição de multas, embargo de obras, cancelamento de licenças e revogação de autorizações, além de outras penalidades civis e criminais.

Além disso, o poder público pode editar novas normas mais rigorosas ou buscar interpretações mais restritivas das leis e regulamentos existentes, incluindo as exigências ambientais, as normas de natureza tributária ou relacionadas às cláusulas contratuais acordadas com locatários, o que pode implicar em gastos adicionais para nós, de modo a adequar nossas atividades a estas regras. Qualquer ação nesse sentido por parte do poder público poderá ter um efeito adverso para nós.

O lançamento de novos empreendimentos imobiliários comerciais próximos aos nossos poderá dificultar a nossa capacidade em renovar nossas locações ou locar espaços para novos locatários, o que poderá requerer investimentos não programados, prejudicando nossos negócios, nossa condição financeira e nossos resultados operacionais.

O lançamento de novos empreendimentos imobiliários comerciais em áreas próximas às que se situam nossos empreendimentos, por nossos atuais concorrentes ou por novos concorrentes, poderá impactar nossa capacidade de vender, locar ou de renovar a locação de espaços em nossos empreendimentos em condições favoráveis, o que poderá gerar uma redução em nosso fluxo de caixa e lucro operacional. Adicionalmente, o ingresso de novos concorrentes nas regiões em que operamos poderá demandar um aumento não planejado de investimentos em nossos empreendimentos, o que poderá impactar negativamente a nossa condição financeira e nossos resultados operacionais.

A elevada competitividade do setor imobiliário no Brasil poderá ocasionar uma redução do volume de nossas operações.

O setor imobiliário é altamente competitivo e fragmentado no Brasil, não existindo grandes barreiras que restrinjam o ingresso de novos concorrentes. Diversos empreendedores do setor imobiliário concorrem conosco na administração e exploração de empreendimentos imobiliários. Outros competidores, inclusive estrangeiros em alianças com parceiros locais, podem passar a atuar ativamente no segmento imobiliário no Brasil, aumentando ainda mais a concorrência no setor.

Se não formos capazes de responder às práticas e medidas adotadas por nossos concorrentes de modo imediato, nossa situação financeira e nossos resultados operacionais também podem vir a ser prejudicados de maneira relevante. Assim, na hipótese de agravamento desses fatores, uma diminuição no volume de nossas operações pode vir a ocorrer, influenciando negativamente nossos resultados.

Condições econômicas adversas nos locais onde estão localizados nossos empreendimentos podem afetar adversamente seus níveis de ocupação, locação e seu valor de mercado no caso de venda e, consequentemente, nos afetar adversamente.

Nossos resultados operacionais dependem da nossa capacidade de locar ou vender os espaços disponíveis nos imóveis que adquirimos ou incorporamos. Condições econômicas adversas nas regiões nas quais operamos e nas quais desejamos operar podem reduzir os níveis de ocupação, locação ou, no caso de venda, o valor de mercado de nossos empreendimentos, assim como restringir a possibilidade de aumentarmos o preço de nossas locações ou vendas. Se nossos imóveis não gerarem a receita suficiente para que possamos cumprir

Adicionalmente, o valor de mercado de nossos imóveis e terrenos está sujeito a variações em função das condições econômicas ou de mercado, de modo que uma alteração nessas condições pode causar uma diminuição significativa no valor desses empreendimentos e terrenos. Uma queda significativa no valor de mercado dos nossos imóveis e terrenos poderá nos afetados adversamente.