• Nenhum resultado encontrado

4.2 RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CPTER NATAL

4.2.4 Sistema de Capacitação

Quadro 15 - Sistema de capacitação.

Fonte: Draibe (2001) sistematização própria.

24 Coordenadora da Qualificação Profissional. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

SISTEMAS OU SUBPROCESSOS ELEMENTOS DE IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO INDICADORES Sistema de Capacitação

indispensáveis ao cumprimento das atividades atribuidas a capacidade dos agenstes na implementação, bem como ,os beneficiários

Competencias dos monitores; duração e qualidade dos cursos, conteúdos; didáticas; avaliaçoes dos beneficiários

Os dados coletados indicaram a inexistência de uma estratégia de capacitação para os agentes implementadores que se soma, aos relatórios de Gestão emitidos pela Semtas e pelas entrevistas com os gestores, técnicos e atendentes do SPETRN, com o seguinte roteiro de perguntas: Quais e como se elabora e se processa a capacitação dos técnicos e equipe operacional para implementação das ações da gestão? Como processa a capacitação dos beneficiários e sua divulgação?

Os gestores, técnicos e atendentes informaram que muitas das atividades desenvolvidas pela equipe do CPETRN foram aprendidas na prática, sem que houvesse uma orientação e que alguns dos procedimentos de organização foram criados a partir das experiências de cada um, o que no decorrer dos anos foi moldando a rotina das unidades. Para o atendente de uma das unidades, “muitas vezes as mudanças ocorrem no sistema por exemplo, e somos informados já no ato da mudança, não existe treinamento, sobre as novas métricas, logo a comunicação é falha” e, ainda conforme o profissional que integra a equipe da IMO “acredito que uma política pública que existe para desenvolver Emprego, Trabalho e Renda, a capacitação deveria estar como prioridade[..]”

veja que temos atendemos públicos variados, o que necessita de muito preparo, temos portadores de deficiência, jovens, idosos, pessoas trans. Relatos como esses também existiram no estudo realizado em outro campus da mesma instituição, onde as informações sobre o programa foram obtidas à medida que as atividades eram desenvolvidas[...] penso que capacitação ajudaria a desmitificar essa coisa de políticas de emprego, trabalho e renda sob o escopo da Assistência Social [...]

(Entrevistada II, informação verbal)25.

Portanto, não foi identificado calendários, rotinas, ou cronograma de capacitação direcionadas a reverter as dificuldades apresentadas, apenas uma servidora do IMO que participou de treinamento, em Brasília, promovido pelo Ministério do Trabalho, em meados de 2014, através do convênio com o governo federal definidores da captação de recursos. De acordo com ela: “nosso contato com o governo federal acontece mesmo sendo muito distante, tínhamos formação, onde ficávamos uma semana em Brasília, e nos replicávamos isso para os técnicos e demais servidores” (Entrevistado VII, informação verbal).

Assim, ocorriam reuniões onde eram passadas informações sobre a execução do programa, e houve algumas capacitações específicas para coordenadores, técnicos e atendentes, este relato demonstra a preocupação com a capacitação dos servidores, tema inclusive recorrente nos relatórios entre (2010 a 2019) em que foram analisados assim descreve: “capacitação dos servidores, afim de instrumentalizar as equipes, frente aos

25 Profissional do setor de Qualificação e captação de vagas. Entrevista II. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 1 arquivo .mp3 (60 min.).

impactos e desafios diários, no exercício das atividades” se percebe nos depoimentos que a necessidade de reuniões direcionadas as dificuldades por setor, e a troca de prática entre os setores, afim de produzir conhecimentos a partir das rotinas de trabalho.

Outro ponto observado é que o contato dos captadores de vaga que se relacionam diretamente com os empresários locais, regionais e nacionais, aponta a necessidade ampliar o contato através da captação, quando indagados se os agentes implementadores já possuíam as competências necessárias para atuação, ao iniciarem as atividades de captação de vagas , os técnicos , relatarem que as competências foram adquiridas durante a realização das atividades, sendo mais crítica a situação dos atendentes , que não tinham a mesma possibilidade de troca de informações que os técnicos, essa condição se evidencia nos relatórios emitidos pela gestão da Semtas, do exercício de 2018, que aponta a necessidade para capacitação dos atendentes no tocante a reforma trabalhista descrito conforme trecho abaixo:

Constantes mudanças implementadas pelo Ministério do Trabalho[..] do desinteresse do Governo Federal em investir em quadros profissionais o que impede que ocorra qualificações periódicas dos agentes locais[...] Há novas regras, mudanças no sistema, avaliações e outros assuntos a serem debatidos, estudados, analisados coletivamente e muitas vezes os agentes locais não estão preparados, a exemplo as regras da reforma trabalhista que produziu várias inseguranças aos agentes da IMO (SEMTAS, 2018, p. 34).

Arretche (2001) analisa que os agentes implementadores precisam de fato conhecer e aceitar o programa, seus objetivos e regras, para não elegeram outras referências para a implementação e comprometerem a operacionalização e o alcance dos objetivos do programa.

O processo de capacitação dos gestores de uma política pública é um instrumento fundamental para a organização, compreensão, divulgação dos processos. Nesse entendimento, o desenvolvimento dos atores que integram o CPETRN é estratégico na medida em que compreendem os objetivos, as rotinas, o sentido da política, por meio da aprendizagem continuada que os agentes locais conseguem desenvolver apreender a realidade das demandas imputadas ao centro que pode se traduzir em um trabalho mais qualificado sobre o ponto.

A avaliação sistemática, contínua e eficaz desses programas pode ser um instrumento fundamental para se alcançar melhores resultados e proporcionar uma melhor utilização e controle dos recursos neles aplicados, além de fornecer aos formuladores de políticas sociais e aos gestores de programas dados importantes para o desenho de políticas mais consistentes e para a gestão pública mais eficaz. Dessa forma, a avaliação de capacitação se volta para a

análise minuciosa dos conteúdos abordados na capacitação. Se estes foram capazes de preparar os agentes (COSTA; CASTANHAR, 2003).

Na articulação em rede que se formulam todas as ações sob a gestão de dois departamentos: DDQP e DGEAES, as ações do DDQP, os relatórios apontam o tópico como desafiador, inclusive pontuando limitações de ordem estrutural e técnica, mas não se apresenta qualquer cronograma ou previsão neste entendimento, ou seja, várias lacunas no processo de capacitação da equipe de gestores, técnicos, atendentes e beneficiários, chama atenção a quantidade de parceiros atreladas a política, todos aliados ao Semtas e que poderiam contribuir neste processo de amadurecimento da política.

Draibe (2001) defende que os parceiros e as redes de apoio que, mais amplamente, relacionam-se com o programa avaliado, eles muitos e bastante diferenciados: sem nenhuma elegância, poder-se-ia considerá-los “produtores” e “consumidores" da política em questão.

Podemos localizá-los desde os beneficiários mais diretos até́ atores, institucionais ou não, relacionados, por exemplo, com seu financiamento, passando mesmo pelos concorrentes, ou seja, pelos atores vinculados a programas similares e competitivos, tal preposição se aplica ao caso concreto em estudo, já que os mesmos instrumentos utilizados para Qualificação profissional dos beneficiários, poderia ser uma ponte no processo formulação de um programa continuado de capacitação aos gestores, técnicos, atendentes em específico do CPETRN se utilizando de todos os parceiros institucionais formativos, institucionais de apoio Estrutural estruturais e as demais instituições da Prefeitura Municipal que se articulam em rede

Por fim, se conclui que o sistema de qualificação a partir da Semtas colocando as políticas do CPETRN com parte integrante de uma política de Assistência Social, sufoca o potencial da política e consequentemente dos atores que estruturam e movimentam as engrenagens da política, a gestão da Semtas não tem nenhum setor de formação continuada, destinado especificamente à capacitação dos gestores, técnicos e atendentes e professores, e mesmo com fundo do governo federal direcionado ao fomento das políticas públicas em emprego, trabalho e renda, encontra limitações, logo grupo gestores e técnicos em todos os depoimentos se percebe a inobservância do quesito capacitação adequada às atividades de implementação que desempenham; no entanto, os técnicos e demais funcionários sentem-se carentes de uma capacitação que os situe diante das peculiaridades da política do CPETRN dependendo dos inputs de gestores e técnicos mais antigos para compreender as rotinas diárias de implementação, já conforme se observa nos relatórios de gestão os beneficiários são

contemplados com uma certa regularidade pelos cursos de qualificação profissional, ministrados por tutores das mais diversas áreas.

Dados coletados no setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO)

O processo de capacitação foi identificado por alguns profissionais que integram a IMO como gargalo provenientes de outros indicadores, por exemplo o treinamento da equipe para coleta das informações e acompanhamento dos dados, o que figura um dos aspectos limitantes da rotina, o que, segundo relatam, a efetividade não seria apenas de uma capacitação isolada, mas integrativa com todos compreendendo os papeis de cada um dentro da instituição, onde o planejamento das etapas fossem resultados de uma construção coletiva.

Olha sem estudar, se qualificar para atuar nas políticas direcionadas ao mundo do trabalho é bem complicado, e por mais que o profissional tente por conta própria fica impedido, já que o salário mal dá paga garantir sua sobrevivência [...] veja que tudo que se faz no centro tem uma iniciativa dos profissionais[...] você vai perceber a qualidade dos profissionais que temos, mas sem um programa de capacitação e reconhecimento a qualidade fica comprometida[...] qualificação é um investimento que se a gestão tivesse prioridade, perceberia que um servidor múltipla para os demais (Entrevistada V, informação verbal)26.

Conforme depoimento acima o reconhecimento e importância da capacitação como um recurso que aprimora a política é insofismável, contudo, os arranjos no desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelo centro é latente, quando conforme o relato se percebe a inobservância na qualificação profissional dos operadores, o que fragiliza a qualidade de análise para construir um diagnóstico, ou um planejamento para aprimoramento dos fatores que inibem o desenvolvimento das políticas desenvolvidas pelo centro.

Dados obtidos no setor da recepção e atendimento

Para os servidores entrevistados da recepção e atendimento, a ideia de capacitação está vinculada a rotina de trabalho e das experiências adquiridas por cada um, onde a gestão não conseguiu ao longo dos anos apresentar saídas ou melhorias neste quesito, e que as políticas até aqui implementadas não absorvem as diversidades que se apresentam na instituição, uma saída para aquebrantar, seria efetivar mecanismos de capacitação a partir das experiências de cada local onde as demandas se apresentam, e a partir daí fossem constituídos relatórios com a coleta de dados, para possíveis reversões e aprimoramento das rotinas em questão.

26 Profissional da Qualificação Profissional. Entrevista V. [out. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (63 min.).

A capacitação existe, mas reconheço que poderia ser melhor [...] atendemos um público extremamente carente, com os mais diversos problemas sociais, se não tiver ali profissionais com a sensibilidade para o problema, fica muito difícil [...] sem dúvida capacitação é tudo, quando falamos em emprego e renda, se os profissionais não conseguirem fazer uma leitura rápida do cenário e atuar diretamente no problema a qualidade dos serviços vai cair com certeza [...] os atores precisam esta motivados e qualificados, mas não podemos esquecer que os recursos são limitados e isso impacta diretamente neste quesito (Entrevistada III, informação verbal)27. Vou te dar um exemplo deste problema, quando o sistema do governo federal se atualiza ou modificam, não existe alguém para treinar a equipe, cada um que descubra como lhe dar com o problema, como posso falar que existe um programa eficaz de capacitação, ao contrário nossa rotina é muito determinada pela rotina, sinto que estamos apenas cumprindo um de assistência social, não acho que isso seja atacar o problema do desemprego das pessoas ou que a gestão é preocupada com isso, veja que para se relacionar com o setor privado, as vezes falta carro para se deslocar para ir ao encontro deste empresário [...] (Entrevistado VI, informação verbal)28.

Os profissionais relatam ainda que as dificuldades existem justamente devido ausência de um processo de capacitação continuada, com critérios bem definidos, em que se compreenda as lacunas nas políticas e que possam ser preenchidas com a participação de todos que integram o CPETRN, e que justamente pela falta de uma identidade do centro é que se mostra a fragilidade no quesito qualificação dos próprios operadores da política.

Dados obtidos pelo setor de Qualificação profissional (QP)

Segundo relatos do setor de qualificação o processo de capacitação é limitado, quase sempre com o argumentos da fragilidade dos recursos por parte da gestão, contudo, o acompanhamento das tarefas e ações desenvolvidas precisam ser utilizados de forma que alimentem a política de informações ancoradas na realidade das atividades desenvolvidas, e ter essa sensibilidade depende da capacidade dos operadores e implementadores em perceber sua importância, acontece, que a inexistência de um plano de cargos e salários dificulta no desenvolvimento desta cultura institucional, o que impulsionaria de forma valorativa os operadores a estudar cada vez mais, na prática não se diferencia, o que segundo depoimentos é muito ruim para ajustar um plano que tem problemas nas condições operacionais em relação a que rumo precisa seguir, para se ter uma acompanhamento com coleta de dados e registro de observações especificas se faz necessário uma avaliar permanente e atendo, e isso precisaria de uma maior integração de todos os envolvidos, o que só seria possível com ênfase na capacitação como eixo fundamental da política o que hoje não se aplica. O que se tem

27 Coordenadora DDQO. Entrevista III. [ago. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020. 2 arquivos .mp3 (90 min.).

28 Profissional do atendimento e recepção. Entrevista VI. [set. 2020]. Entrevistador: Alberto Farias. Natal, 2020.

1 arquivo .mp3 (43 min.).

efetivamente na prática é o aprimoramento do programa e a busca por seus objetivos nas mãos de agentes cada um com uma formação adquirida ao longo de sua trajetória sem qualquer interface com as pretensões do CPETRN, o que dificulta a solução dos problemas que se apresentam, no quesito capacitação elaborada, continuada, com eixos bem definidos não se aplica atualmente.

Dados obtidos no setor pedagógico e de assistência social

Para os profissionais da assistência social “Há, sem dúvida, que existe um processo interno de capacitação”, contudo, limitado aos recursos aportados, bem como, as estratégias articuladas da gestão em detrimento as prioridades do prefeito como estratégia política, o que se apreende é que os agentes envolvidos direta ou indiretamente precisam ser incorporados em um processo de capacitação a partir de um planejamento que considere o coletivo de sujeitos , a diversidade das percepções e com isso se tenha um diagnostico claro da necessidade de capacitação como um plano continuado de aprendizagem organizacional.

Os diversos arranjos ficam evidenciados nos relatórios elaborados pela gestão e que expressam um modo cíclico de operar. Se considerarmos apenas o monitoramento como vital, sem fazer as análises em profundidade o que para isso se faz necessário atores instruídos, podemos atribuir de maneira errada responsabilidades por determinados resultados sem compreender os fenômenos. Segundo relatos, a diversas áreas atuam cada um em seu universo o que demonstra a fragilidade na capacitação, por não ocasionar a adoção de estudos direcionados a reverter fatores que inibem o desenvolvimento da política, os excessos de fluxos e cronogramas sem objetivos claros e não relacionados ao dia a dia, se refletem nos serviços ofertados quase sempre apenas um fazer não dotado de sentido, assim, a capacitação é essencial não apenas na constituição dos implementadores, mas para o aperfeiçoamento do programa de maneira critica, ou seja, o CPETRN, tem uma profunda dívida com seus profissionais no tocante a este quesito.