• Nenhum resultado encontrado

Inicialmente, estiveram matriculados na disciplina 27 estudantes, sendo que, destes, 23 a cursaram até o final e, assim, constituem os sujeitos cujas produções foram objeto de análise no âmbito da investigação aqui relatada. Desses 23 estudantes, 14 cursavam o curso de Licenciatura em Física, seis a Licenciatura em Química e três a Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo que a maior parte (11 estudantes) estava, naquele momento, cursando o segundo semestre. Dos demais, um estava em seu segundo ano na graduação, um no terceiro, quatro no quarto, três no quinto e três no sexto ano, o que configura um conjunto de sujeitos bastante diversificado em relação ao momento de sua formação como futuros professores de ciências. Cada um desses estudantes foi identificado com uma letra do alfabeto, de A a W, e são estas as letras que os identificam neste trabalho.

Nosso corpus para análise – em consonância com a metodologia de análise textual discursiva utilizada, que será apresentada na próxima seção deste capítulo – foi constituído, assim, por um conjunto de textos produzidos por esses 23 estudantes, compreendidos como “produções que expressam discursos sobre diferentes fenômenos e que podem ser lidos, descritos e interpretados, correspondendo a uma multiplicidade de sentidos que a partir deles podem ser construídos” (MORAES; GALIAZZI, p. 16).

Na primeira etapa de análise, foram utilizados os quatro conjuntos de sínteses produzidos pelos estudantes, embora, após uma primeira fase dessa etapa analítica, os nove textos produzidos para a Síntese 4 tenham sido excluídos do corpus, após identificação de que não registravam reflexões sobre a mídia ou sua inserção no ambiente escolar, o que atribuímos ao conteúdo da leitura que subsidiou sua elaboração – uma análise das concepções das relações entre Ciência e senso comum em diferentes autores –, embora a instrução para elaboração das sínteses tenha explicitado que elas não deveriam se restringir a resumir as

leituras feitas, e sim configurar contribuições pessoais relacionadas ao registro de reflexões suscitadas pelos textos lidos e seu debate em sala de aula, bem como pelas demais atividades realizadas nos encontros presenciais e pelas discussões com os colegas no ambiente virtual. Assim, constituíram o conjunto de documentos que foi objeto da primeira etapa de análise 16 textos produzidos para a Síntese 1, 15 para a Síntese 2 e 7 para a Síntese 3, com uma média de 300 palavras por texto. Ou seja, no total, o corpus da primeira etapa de análise foi constituído por 38 textos, cuja distribuição entre os estudantes está registrada no Quadro 2.

Quadro 2 – Corpus da primeira etapa de análise – Sínteses produzidas pelos 23 estudantes que concluíram a disciplina

Estudantes que entregaram suas produções

Síntese A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W 1 x x x x x x x x x x x x x x x x

2 x x x x x x x x x x x x x x x

3 x x x x x x x

Como o Quadro 2 evidencia, dois estudantes (licenciandos J e W) não entregaram nenhuma das sínteses solicitadas. No entanto, como integraram os grupos que realizaram o exercício que deu origem às Primeira, Segunda e Terceira Partes do Relatório Final da disciplina – objetos de análise na segunda etapa da investigação – e participaram de suas apresentações em sala de aula e redação, foram considerados como sujeitos da pesquisa. Além disso, o Licenciando V, embora tenha entregue a Síntese 3, não registrou nela reflexões sobre os temas de interesse dessa investigação e, assim, foi excluído dos resultados apresentados no Capítulo 3 – que se referem, portanto, a 20 estudantes –, embora também tenha sido mantido na descrição dos sujeitos por ter participado da elaboração do Relatório Final da disciplina integrando um dos cinco grupos criados pelos estudantes.

Já em relação aos Relatórios Finais, estes são documentos constituídos de três partes distintas, produzidas em épocas diferentes da disciplina. Em uma primeira etapa, como registrado na descrição da disciplina, foi solicitado aos estudantes que indicassem temas de interesse considerando os objetivos finais do exercício proposto e que formassem grupos considerando interesses comuns, bem como que refletissem sobre a presença dos temas escolhidos na mídia e, também, sobre possíveis relações com o processo de ensino- aprendizagem das ciências. Os temas escolhidos foram: Desabastecimento de água; Sexualidade e sociedade; Tecnologia na produção de alimentos – Transgênicos; Enriquecimento de urânio; e Meio Ambiente – Energia (hidroelétricas e fontes alternativas).

Essa primeira etapa resultou na Primeira Parte do Relatório Final, entregue, apresentada e discutida no Encontro Presencial 7 e composta pela apresentação e justificativa do tema escolhido e pela indicação de um primeiro conjunto de notícias sobre esse tema identificado como passível de ser utilizado na segunda etapa do exercício. Essa segunda etapa consistiu na realização de um exercício de análise crítica do conjunto de notícias selecionado e resultou na produção e entrega da Segunda Parte do Relatório Final, para a elaboração do qual a instrução foi que contivesse: Introdução (composta pela apresentação do tema escolhido e dos objetivos do trabalho); Referencial teórico/metodológico utilizado na análise crítica das notícias selecionadas; Resultados (com apresentação do conjunto de notícias selecionadas – divididas por subtemas atribuídos individualmente a cada um dos integrantes de cada grupo – e da análise crítica realizada a partir das exposições e discussões feitas na disciplina); e Conclusões (síntese, pelo grupo, das análises de cada subtema realizadas individualmente). Essa segunda parte – não necessariamente configurada conforme a instrução dada, como veremos no Capítulo 4 – foi entregue pelos grupos no Encontro Presencial 11 e apresentada e debatida nesse encontro e no seguinte. A partir desses debates, bem como de discussões nos fóruns criados para esse fim no ambiente virtual, passou-se à terceira e última etapa do exercício, constituída pela elaboração e apresentação de proposta de atividade didática a ser realizada sobre o tema escolhido, com o uso de produções midiáticas, no contexto do ensino das ciências. Essa terceira etapa também foi apresentada na forma da Terceira Parte do Relatório Final e de seminário em sala de aula.

Quadro 3 – Corpus da segunda etapa de análise – Distribuição dos estudantes nos grupos que produziram os relatórios de análise crítica de notícias e proposição de atividades didáticas para o ensino das ciências

Grupos Integrantes

(Licenciandos)

Grupo 1 – Desabastecimento de água B, C, Q

Grupo 2 – Sexualidade e sociedade A, G, M, R, J

Grupo 3 – Tecnologia na produção de alimentos – Transgênicos E, K, P, T, V,

Grupo 4 – Enriquecimento de urânio D, N, S, U, W

Grupo 5 – Meio Ambiente – Energia (hidroelétricas e fontes alternativas) F, H, I, L, O

Assim, a partir das categorias inicialmente definidas e dos resultados encontrados na análise das sínteses produzidas pelos estudantes, os relatórios finais da disciplina foram objeto de análise na segunda etapa de nossa investigação, também a partir da metodologia da análise textual discursiva, fundada no referencial e procedimentos que apresentamos a seguir.