• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - julho - 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - julho - 2006"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DIREITO GV

Ano 3 | número 22 | Julho de 2006

Debates Públicos GVlaw

Com o objetivo de criar um espaço para a análise de temas da agenda política nacional, o GVlaw criou em 2005 o Debate Público, fórum aberto a represen-tantes dos setores público e privado e à sociedade civil em geral.

Em junho desse ano, foram realizados os seguintes encontros: Um Ano da Nova Lei de Falências

No evento, foram abordadas a experiência da Varig e propostas para uma me-lhor aplicação da nova legislação. Entre os debatedores estavam: Luis Vasco Elias (Deloitte Touche Tohmatsu), Paulo Sergio João (EAESP e GVlaw), Luiz Fer-nando Valente de Paiva (GVlaw), Luiz Roberto Ayoub (juiz da Vara Empresarial do Rio de Janeiro), Alexandre Alves Lazzarini (juiz da 1ª Vara de Falências e Recuperações de São Paulo), Gabriel Jorge Ferreira (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e Ernesto de Carvalho (Febraban).

Os Desafios dos Direitos Fundamentais nos Dias de Hoje

Por ocasião da onda de violência ocorrida em São Paulo e um grande aumen-to na demanda por mais segurança pública e maior repressão, Miguel Reale Junior, Oscar Vilhena Vieira (Direito GV) e Theodomiro Dias Neto (Direito GV) discutiram o espaço dos direitos humanos nesse contexto.

The role of subsidies as a means to promote sustainable development Nesse evento, foi tratado um dos temas mais controversos da regulação do comércio internacional: as regras que disciplinam a concessão de subsídios nos setores agrícola e energético. A importância do tema ressalta-se no momento atual em que as regras internacionais sobre subsídios estão em processo de re-visão, no âmbito da atual Rodada de Doha de negociações comerciais multila-terais. Entre os debatedores estavam: Rosine M. Plank-Brumback (Organization of American States), Ron Steenblik (Global Subsidies Initiative/IISD, Switzer-land), Jorge Miranda (KSlaw, Washington DC) e Adriana Dantas (GVlaw). O debate foi organizado em parceria com World Wide Fund (WWF).

Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável: um novo caminho O debate realizado em 03 de julho teve como objetivo discutir práticas e pro-postas para o uso de agências regionais para o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil. Nos painéis, foram apresentados casos de formação de consórcios regionais que viabilizaram o desenvolvimento regional sustentável a partir da integração de diversas frentes de conhecimento e trabalho. Foram apresentadas, ainda, novas propostas e as possibilidades de obtenção de crédito para concretização dos projetos. Coordenado por Adolfo Schmukler (CEO Terras do Sol), o evento contou com a participação de Marimar Guidorzi (Sebrae), de Maria Lúcia Padua Lima (DIREITO GV), de Marcelo Tôrres (ABN AMRO BANK) e de Flávio Musa de Freitas Guimarães (Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo).

Os próximos eventos serão:

•O STF e a Construção do Marco Regulatório no Saneamento Básico

•Desconsideração da Personalidade Jurídica

•Direito e Mercado Cultural

Workshop de

pesquisadores

Em julho não haverá

workshops. Voltamos em

agosto.

Índice

Debates Públicos GVlaw ...01

Revista Direito GV n. 3 ...02

Pesquisadores ...03

Law & Society ...03

Eventos ...04

Processo Seletivo - Prática Jurídica ...05

Publicações ...05

Pontes ...05

(2)

ARTIGOS

As Restrições Verticais e a Análise Econômica Do Direito Anna Paula Berhnes Romero

Cláusula resolutiva expressa por insolvência nos contratos empresariais: uma análise econômico-jurídica

Deborah Kirschbaum

O estabelecimento de relações obrigacionais por meio de comportamento social típico (tradução)

Karl Larenz

Causa e definição de contrato na doutrina do século XVI (ma-teriais para uma monografia)

Ítalo Birocchi (artigo convidado)

De la Administración electrónica a una democracia digital Marie José Garot

Demagogia punitiva - La potestad punitiva como instrumento de violencia política en Venezuela

Gerardo J. Briceño P.

O efeito da dotação (endowment effect) e a responsabili-dade civil

Leandro Martins Zanitelli

Recuperação judicial de empresas: caracterização, avanços e limites

Eduardo Goulart Pimenta

Fundamentos Jurídicos e Econômicos da OPA a posteriori (tag along) e a questão sob a ótica de empresas que praticam boas práticas de Governança Corporativa

Roberta Nioac Prado

Interpretação conforme a constituição: entre a trivialidade e a centralização judicial

Virgílio Afonso da Silva

Os paradoxos da certeza do direito Guilherme Leite Gonçalves

Qual o conceito de pessoa de que necessita a teoria do discur-so do direito? Reflexões discur-sobre a conexão interna entre pesdiscur-soa deliberativa, cidadão e pessoa de direito

Klaus Günther – tradução

RESENHAS e ENSAIOS

A contribuição de Klaus Günther ao debate acerca da distin-ção entre regras e princípios

Argemiro Cardoso Moreira Martins e Cláudio Ladeira de Oliveira Res Publica Mercatorium?

Laurindo Dias Minhoto

Resenha de Arnold Wald, Comentários ao novo Código Civil, Livro II – Do Direito da Empresa

Judith Martins-Costa

A revista esta à venda nas seguintes livrarias: Nossa Livraria, Blanco & Bocato, FNAC – Pinheiros e Paulista, A Casa do Livro Jurídico, Cultura - Shopping V. Lobos e Conjunto Nacional, Siciliano, Livraria GV/RJ, Livraria Prefeito Faria Lima.

Revista Direito GV n. 3

Lançado o número 3 da

Revista Direito GV (jan-jun 2006).

(3)

Pesquisadores

Pesquisador Carlos Guilherme Santos Serôa da Mota

Área de pesquisa:História do Direito no Brasil.

Temas de interesse:

• Juristas na Formação do Estado nacional brasileiro (1750-1988);

• Cidade Ibero-americana: temas e problemas; • Ideologias culturais no Brasil;

• Pensamento jurídico no Brasil; • História de São Paulo.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Coord. de obra coletiva sobre “Os Juristas e a Formação do Estado brasileiro” (Direito GV).

• Pesquisa e redação dos seguintes livros:

• Panorama de História do Brasil (em elaboração para a Ed. Senac e Univ. Salamanca);

• História de São Paulo (para a Ed. Senac).

• Idéia de Brasil (1808-1888): sociedade, cultura, espaço, direito. Pesquisadora Vanessa Rahal Canado (VCanado@fgvsp.br)

Área de pesquisa:Direito Tributário e Finanças Públicas.

Temas de interesse:

• Contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico; • Neutralidade da tributação;

• Planejamento tributário e reorganizações societárias; • Controle do gasto público e carga tributária; • Tributação nas sucessões;

• Teoria Analítica do Direito.

Pesquisas e atividades em andamento:

• Incidência das contribuições de intervenção no domínio econô-mico (CIDEs);

• Economia do setor público e carga tributária;

• Pesquisa e análise das decisões do STJ acerca da prescrição do direito do contribuinte e a reforma com a Lei Complementar 118; • Produção de material didático para graduação (direito tributário e

finanças públicas).

Boletim informativo Direito GV página 02

Notícias

Ao longo dos meses de maio e junho, a Equipe de Seleção e Recrutamento da DireitoGV reali-zou processos seletivos públicos para as áreas de Direito Econômico e dos Negócios. Como re-sultado das bancas, deliberou-se pela contra-tação dos seguintes candidatos:

1.André Rodrigues Correa, com tese de doutorado em Direito Pri-vado e Processual depositada junto à Universidade Federal do Rio Gran-de do Sul, para o cargo Gran-de professor efetivo em Gran-dedicação exclusiva ao ensino e à pesquisa, designado para as disciplinas de Direito Contratual 1 e 2, a partir de 1º de agosto de 2006;

2. Bruno Meyerhof Salama, mestre e doutorando em Direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley, assumirá a partir de 1º de agosto as cadeiras de Direito e Economia e Direito da Organização Econômica. 3. Érica Cristina Rocha Gorga, doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo, integrará o corpo docente de Direito dos Ne-gócios a partir de 1º de setembro, ministrando as cadeiras de Direito dos Negócios 3 e 4 no ano letivo de 2007.

4. Leonardo Arquimimo de Carvalho, mestre em Direito das Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas, comporá o corpo de pesquisadores em Direito dos Negócios a partir de 1º de julho. A Equipe de Seleção e Recrutamento agradece aos professores Adriana Ancona de Faria, Ana Archangelo, Antonio Ignácio Angari-ta Ferreira da Silva, Ary Oswaldo Mattos Filho, Caio Mário da Silva Pereira Neto, Paulo Clarindo Goldschmidt, Rogério MorieViviane Muller Prado pela participação nas bancas de sele-ção e saúda os novos integrantes do corpo de pesquisadores e professores da DireitoGV.

O pesquisador Rafael Francisco Alves (Direito GV) esteve no Encontro Preparatório para o XV Congresso Nacional do CONPEDI, em Recife, de 15 a 17 de junho, discutindo as diretrizes da pós-graduação em Direito. A pesquisadora Karime Costalunga(Direito GV) defendeu sua disser-tação de Mestrado na UFRGS, sob oriendisser-tação da Prof. Dra. Judith Martins-Costa no último mês. O título do trabalho é “O cônjuge como herdeiro necessário: uma análise axiológica e sistemática de normas cogentes no Direito de Família e no Direito das Sucessões”.

(4)

Eventos

Entre os dias 22 e 23 de junho, a DireitoGV e o ICTSD realiza-ram, com a colaboração do IDCID e o apoio da GIAN, o “South America Dialogue on WTO Dispute Settlement and Sus-tainable Development: Exploring Strategies to Enhance the Participation of Developing Countries in WTO Dispute Settlement”. O encontro faz parte de uma série de atividades organizadas pelo ICTSD em colaboração com outras instituições, ao redor do mundo, para discutir a participação dos países em desenvolvimento no sistema de solução de controvérsias da OMC. O encontro anterior ocorreu em janeiro último na Indonésia. Os principais objetivos do encontro no Brasil eram: oferecer uma oportunidade de diálogo entre representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil; avaliar estratégias de aprimoramento da participação dos países em desenvolvimento no mecanismo de solução de controvérsias da OMC e apoiar a constituição de uma rede de representantes públicos e privados dos países em desenvolvimento. O evento é organizado pela Professora Michelle Ratton Sanchez (mratton@fgvsp.br).

Maiores informações sobre o encontro e seu programa encontram-se acessíveis em: <http://www.ictsd.org/dlogue/2006-06-22/2006-06-22-desc.htm>.

Debate Público GVlaw: “Agências de Desenvolvimento Re-gional Sustentável: um novo caminho”. Participação de Maria Lúcia Padua Lima (DIREITO GV), Adolfo Schmukler (CEO Agencia de Desenvolvimento Regional Terras do Sol e VP ISDAS), Cassia Resende (ISDAS – Terras do Sol), José Carlos Paim Vieira (Vice-Presidente ISDAS) e Vera Paim (Diretora ISDAS), Marimar Guidor-zi (Gerente SEBRAE – Itapeva), Marcos Troyjo (Revista Forbes e Gazeta Mercantil), Fernando Pecoraro (YBIOS) e Marcelo Tôrres (ABN AMRO BANK).

Data: 03/07/2006 das 8h30 às 13h00

Local: Rua Itapeva, 432 - Bela Vista - São Paulo Sala 804 - 8ºandar

Inscrições gratuitas: olivia@fgvsp.br Maiores informações em www.edesp.edu.br

O Professor Salem Nasser (Direito GV) participou do debate sobre o livro “O Relatório da CIA - Como será o mundo em 2020”, realizado em 03/06, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos. O debate foi mediado pelo jornalista Heródoto Barbeiro e foi transmiti-do ao vivo pela rádio CBN. Participaram também Christian Lohbauer (Doutor em Ciência Política pela USP) e Geraldo Forbes (Coordena-dor-geral do projeto Brasil: O país no futuro – 2022).

A professora Maíra Rocha Machado (Direito GV) participou da Conferência Internacional “Novas direções na governança da justiça e da segurança”, realizada entre os dias 28 e 29 de junho em Brasília. A professora participou do painel “Reforma do Judiciário e a governança da Justiça”, ao lado de Renato Campos de Pinto Vitto (1º Subdefensor Público-geral do Estado de São Paulo), Fábio Costa Sá e Silva (Coordenador-Geral de Ensino, Departamento Penitenciário Nacional), Maria Teresa Sadek (Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais) e Álvaro Afonso de Oliveira Pires (Universidade de Ottawa).

O evento foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Secretaria Nacional de Segurança Pública, e Ministério da Justiça.

A pesquisadora Tamira Maíra Fioravante (Direito GV), parti-cipará entre os dias 26, 27 e 28 de julho, do 46º Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho, realizado em São Paulo. A pesquisadora defenderá tese a respeito da representação dos trabalhadores na empresa no projeto de reforma sindical.

Law & Society

Entre os dias 5 e 9 de julho, as profes-soras Maíra Rocha Machado e Michelle Ratton participam do encontro da Law & Society, em mesas organizadas so-bre a temática da transnacionalização do Estado. Este projeto integra a ini-ciativa da Law & Society “Program on International Research Collaboration (PIRC)” que visa a promover a intera-ção de pautas de pesquisa entre pro-fessores e pesquisadores localizados em mais de 3 países. Os projetos são aprovados e os encontros financiados em uma base bi-anual, (neste caso os encontros de 2006 e 2007).

A Professora Michelle Ratton apresen-tará o paper em co-autoria com Greg Schaffer e Barbara Rosenberg, “Brazil and WTO Dispute Settlement: The Mo-bilization of Legal Capacity”. A Pro-fessora Maíra Machado apresentará o paper “Financial Regulation and Inter-national Criminal Policy: the anti-mo-ney laundering system in Brazil”.

Law & Society

Entre os dias 5 e 9 de julho, as profes-soras Maíra Rocha Machado e Michelle Ratton participam do encontro da Law & Society, em mesas organizadas so-bre a temática da transnacionalização do Estado. Este projeto integra a ini-ciativa da Law & Society “Program on Law & SocietyLaw & Society International Research Collaboration (PIRC)” que visa a promover a intera-ção de pautas de pesquisa entre pro-fessores e pesquisadores localizados em mais de 3 países. Os projetos são aprovados e os encontros financiados em uma base bi-anual, (neste caso os encontros de 2006 e 2007).

(5)

Pontes

No dia 28 de junho, a Direito GV e o ICTSD lançaram último número do Pontes Quinzenal (v. 1, n. 12, 28 de junho de 2006), versão quinzenal do periódico Pontes entre o comércio e o desenvolvimento sustentável. A íntegra encontra-se disponível em <http://www.ictsd.org/pont_quinze/index.htm>. Neste endereço, também é possível encontrar links para as demais pu-blicações Pontes.

Nesta edição:

I. NOTÍCIAS MULTILATERAIS

Projetos de texto para Agricultura e NAMA não trazem novi-dades

II. NOTÍCIAS REGIONAIS

GMC define diretrizes políticas do Código Aduaneiro do Mercosul CIJ finaliza audiências sobre as medidas cautelares no caso das papeleras

Cúpula para “relançamento” da Comunidade Andina

II. BREVES MULTILATERAIS

Força-tarefa sobre assistência ao comércio avança em direção a recomendações

Países latino-americanos apresentam documento sobre produtos tropicais

IV. BREVES REGIONAIS

Brasil e Argentina concluem negociações sobre Acordo Automo-tivo

FIQUE DE OLHO

Na primeira semana de julho, será lançado o novo número do periódico Pontes entre o comércio e o desenvolvimento sustentável. Nesta edição, serão incluídas matérias sobre, dentre outros temas, negociações da Rodada Doha, antidumping, biocombustíveis e Comércio Justo no Brasil. Os interessados em receber uma cópia do periódico devem enviar mensagem a pontes@fgvsp.br <mailto:pontes@fgvsp.br>.

Publicações

Lançado o livro “Direito Internacional do Meio Ambiente: Ensaios em homenagem ao Professor Guido Fernando Silva Soares”, organizado por Salem Hikmat Nasser (Direito GV) e Fernando Rei, editora Atlas. A obra foi lançada no dia 28 de junho na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Na ocasião da Conferência Internacional “Novas direções na governança da justiça e da segurança”, realizada entre os dias 28 e 29 de junho em Brasília, ocorreu o lançamento do livro “Novas direções na governança da justiça e da segu-rança”, coordenado por Maíra Rocha Machado (Direito GV), Catherine Slakmon e Pierpaolo Cruz Bottini. Com mais de 40 artigos e ensaios multidisciplinares de acadêmicos e operadores no campo do direito e das ciências sociais, o livro reúne contri-buições dos mais importantes especialistas do Brasil, Colômbia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos da América, Reino Uni-do, Bélgica e Austrália.

Publicado no jornal Valor Econômico de 22 de junho o artigo “O que Israel se dispõe a negociar?” do Professor Salem Hikmat Nasser (Direito GV).

Em 29 de maio, o jornal Folha de São Paulo publicou a maté-ria “Exigências arbitrárias são ilegais: Empresa não pode discriminar candidato por característica sem relação com a função”, na qual a pesquisadora Tamira Maíra Fioravante (Direito GV) foi citada.

Expediente

Coordenador de Pesquisa e Publicações:

José Rodrigo Rodriguez

Redação e edição:

Ana Mara Machado

Criação e Editoração

FGVSP-DO/DEG

Rua Rocha, 233. São Paulo - SP Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306 www.edesp.edu.br – e-mail: edesp@fgvsp.br

Referências

Documentos relacionados

“Nosso objetivo, como uma Escola de Direito, é abrir espaço para que as diversas vozes interessadas no aprofundamento da democracia e na ampliação dos direitos possam dialogar

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção