• Nenhum resultado encontrado

Rev. esc. enferm. USP vol.15 número3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. esc. enferm. USP vol.15 número3"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

S A U D A Ç Ã O A O S F O R M A N D O S : D I S C U R S O DO P A T R O N O *

Yoriko Kamiyama * *

C a r o s F o r m a n d o s ,

A Escola de E n f e r m a g e m está e m festa, neste dia de gala e m q u e n o v o g r u p o de j o v e n s e n f e r m e i r o s dela p a r t e p a r a a n o b r e missão de e l e v a r o n í v e l de saúde e bem-estar da sociedade.

A p ó s q u a t r o anos de á r d u o s estudos e de lutas pelas glórias de u m ideal, chegastes, t r i u n f a n t e s , ao f i n a l do vosso c u r s o .

O n t e m — o r i g o r dos estudos, a p o n t u a l i d a d e e assiduidade às aulas e está-gios, os t r a b a l h o s q u e e x i g i a m m u i t a s noites de v i g í l i a . H o j e — a r e c o m p e n s a , o r e g o z i j o , as l á u r e a s q u e e n c h e m de i m e n s a a l e g r i a o vosso j o v e m coração.

Vossos pais q u e s e m p r e d e r a m apoio, estímulo e orientação e q u e t u d o fize-r a m p a fize-r a p fize-r o p o fize-r c i o n a fize-r a v i t ó fize-r i a q u e o fize-r a alcançais, p o d e m c u m p fize-r i m e n t a fize-r - v o s fe-lizes, como felizes e emocionados podeis abraçá-los, com g r a t i d ã o .

A vós q u e v o s tornastes e n f e r m e i r o s n o A n o I da E r a e m q u e a h u m a n i d a d e busca a m e t a social " S a ú d e p a r a Todos n o A n o 2 . 0 0 0 " , abrem-se n o v o s horizon-tes n o c a m p o p r o f i s s i o n a l , repletos de a v e n t u r a s , desafios, l u t a s , p r o b l e m a s e ne-cessidades q u e e x i g e m f o r ç a , i n s p i r a ç ã o e c o r a g e m p a r a o c u m p r i m e n t o do com-p l e x o e e n v o l v e n t e d e v e r de "assistir o ser h u m a n o n o a t e n d i m e n t o de suas ne-cessidades básicas" n o p l a n o biológico, psicológico e social.

A j u d a r a v i r ao m u n d o p e q u e n i n o s seres h u m a n o s , s e m e a r n a s consciências dos h o m e n s seus direitos e deveres e m relação à saúde; assistir ao e n f e r m o e m estado g r a v e q u e necessita d e cuidados i n t e n s i v o s ; a m e n i z a r a angústia e os te-m o r e s daqueles q u e se despedete-m da v i d a , são tarefas q u e r e q u e r e te-m , a l é te-m de ciência, a r t e e tecnologia, o e n v o l v i m e n t o do E u T e r a p ê u t i c o , c o m p r o m i s s o sem o q u a l , podereis " e s t a r " e n f e r m e i r o , m a s n ã o "ser" e n f e r m e i r o .

P a r a a s s u m i r e r e n o v a r tal c o m p r o m i s s o a cada m o m e n t o de vossa existência, n a d a m a i s a d e q u a d o e o p o r t u n o q u e a m e n s a g e m c o n t i d a n o p o e m a " T O R -N A R - S E " da saudosa P r o f .3 D r a . W a n d a de A g u i a r H o r t a .

* Discurso pronunciado em 16 de julho de 1981, a um grupo de formandos da Escola de Enfermagem da USP.

(2)

T O R N A R S E U m ser e n f e r m e i r o

é se e n g a j a r

n a r e a l i d a d e da v i d a É u m s o f r e r e a m a r consciente e decidido. É se aceitar

c o m autenticidade

e m uso constante e responsável de sua l i b e r d a d e . É c o m p a r t i l h a r , c o m seus pacientes,

A s esperanças, o a m o r , a v i d a , as alegrias, a saúde e o n a s c i m e n t o ;

as decepções,

a solidão e o s o f r i m e n t o , a angústia e a d o r ,

a m o r t e , as tristezas e as f r u s t r a ç õ e s . É d a r d e sí m e s m o

e com isto crescer;

é a s s u m i r u m compromisso e c o m e l e a m a d u r e c e r .

Prezados F o r m a n d o s ,

Vossas potencialidades estão p r e p a r a d a s p a r a os altos vôos reservados pelo destino; p o r é m l e m b r a i - v o s de q u e o t r i u n f o v i r á p a r a aqueles q u e r e c o n h e c e m a necessidade de c o n t í n u a atualização, estudo e aperfeiçoamento.

M u i t o h o n r a d a e sensibilizada c o m o convite com q u e m e distinguistes — P a -t r o n o dessa -t u r m a — m e u s sinceros e respei-tosos c u m p r i m e n -t o s e vo-tos d e p l e n o êxito n a c a r r e i r a profissional.

Referências

Documentos relacionados

The author describes the learning of the evaluation of the vitality of 43 newborn infants according to Apgar score by 16 nurse-midwifery students in a São Paulo Maternity Hospital..

Face a importância da participação do enfermeiro nos serviços de saúde, como em um programa de controle das doenças sexualmente transmissíveis, o presente trabalho tem por

Estudo preliminar sobre as deficiências na satisfação de necessidades psico-sociais bá- sicas percebidas pelos pacientes de hepatite infecciosa internados em Unidades de Isola-

giosas, tradições tribais, superstições e conceito de castidade.. Peligros para la salud de la

[r]

Report of the autohr's experience in Pediatric Nursing about a hospitalized child assis- tence, as a whole being, emphasizing child's emotional care and the author-child relationship,

[r]

* Auxiliar de Ensino do Departamento de Enfermagem MédlcoCirúrgica da EEUSP, disciplina Enfer- margem em