• Nenhum resultado encontrado

Parte I – Enquadramento teórico 9

4.3   A caracterização: construir a imagem das personagens 100

Caracterizar pode ser traduzido como colocar em evidência o caráter e individualizar, ou seja “(...) este tratamiento se crea el personaje específico o tipo que el actor representa.” (Millerson, 2009: 419). Caracterizar pode envolver a maquilhagem dos atores, o penteado dos atores bem como a sua transformação106.

Nos anúncios de publicidade, podemos ter três pessoas que assumem a função de trabalhar a imagem dos atores: maquilhador, caracterizador e cabeleireiro. A presença de cada um depende da exigência de produção da personagem para a campanha.

Criar uma identidade é de extrema importância quando se pretende vender uma marca e comunicar as suas características através das suas personagens do anúncio, onde cada “rosto”, de maneira diferenciada, se destina a representar um consumidor, como sendo uma personalidade singular. Assim, o tipo de caracterização deve facultar em publicidade leituras variadas e provocar sentimentos díspares no público-alvo:

[M]as os cabelos são outro exemplo bastante óbvio, porque destinando-se principalmente a ser ornamento, conseguem-no mais ou menos, segundo a forma que naturalmente tornam ou que arte que lhes dá. Em si mesmo, o encaracolado solto é mais amável; e as muitas ondas e a ondulação para cima para baixo dos cabelos ondulados que naturalmente se entrelaçam atraem o olhar com o prazer de os seguir, tanto mais quando agitados por uma suave brisa. Os Poetas sabem-no e sabem-no os pintores de descreveram os graciosos anéis ondulando ao vendo (Hogarth, cit in Eco, 2004: 256, itálico nosso).

Esta descrição mostra que a escolha de um determinado aspeto de uma personagem é capaz de comunicar sentimentos e gerar empatia, unicamente pelo modo como penteamos um modelo. Um modelo pode ser, no entanto, maquilhado ou caracterizado. Este trabalho depende das necessidades da narrativa do anúncio. O ator pode ser maquilhado com vista a melhorar o seu aspeto. Referimo-nos a uma maquilhagem natural que afeta minimamente a sua aparência, podendo só necessitar de base e de um pó compacto, que proporciona simplesmente um ajuste no tom da tez (Millerson, 2009: 291). Este tipo de maquilhagem

106Como por exemplo no filme, “O Curioso caso de Benjamin Button” de Francis Scott Fitzgerald, o ator Brad Pitt é caracterizado ao longo do filme para poder adaptar-se à história sobre um homem que nasce com oitenta anos e pouco a pouco vai rejuvenescendo dia após dia.

serve ainda para suavizar as manchas na pele, eliminar brilhos, ou reforçar os lábios dando- lhe um especto mais sensual, bem como eliminar olheiras e provocar um efeito mais luminoso no olhar do ator ou modelo. Em suma, procura-se reduzir as características faciais menos agradáveis e evidenciar as características mais atrativas (idem: 292). Este tipo de maquilhagem é comum nos anúncios de marcas de batom, no qual a modelo surge com uma aparência cuidada; no entanto, é no contorno dos lábios que se exagera mais a maquilhagem, tornando-a mais sedutora, para assim colocar em evidência o efeito do produto, por exemplo107.

Fig.8 Spot de TV: Campanha da Lâncome

A caracterização, por seu lado, tem como intuito transformar o modelo ou ator, podendo torná-lo mais idoso, sendo para isso necessário por vezes criar rugas no rosto, retirar-lhe o cabelo, ou colocar-lhe um bigode ou uma barba. Esta última hipótese é recorrente no cinema, quando há necessidade de transformações totais nos atores.108.

Este processo de alteração de imagem auxilia igualmente a performance do ator, na medida em que facilita a interpretação da personagem:

[T]he collaboration between the makeup artist and the actor is also a kind of performance art. It is ephemeral: the created being exists briefly, surviving only to be recorded on film or tape. But while it exists, the creation has its own characteristics, its personality, its relationships and idiosyncrasies (Morawetz, 2001: 6).

107 Spot de televisão disponível em: http://www.modaspot.abril.com.br/beleza/beleza- maquiagem/kate-winslet-estrela-campanha-de-cosmeticos-da-lancome.

Esta ferramenta é utilizada pelo realizador como meio de exaltar emoções e transmitir uma mensagem através das personagens que protagonizam a marca: “They can be read to evoke a personal history, a set of dispositions and propensities, a spectrum of feelings and expectations.” (idem: 6).

É ainda através da caracterização e da maquilhagem que a mensagem adquire um significado simbólico, nomeadamente através das cores que se selecionam para maquilhar os modelos na publicidade. Ao ‘modelar-se’ o corpo, por exemplo, atribui-se ao modelo um significado de prazer. Esta ideia é reforçada por Perez, quando afirma que o recurso a uma determinada cor permeia a identidade da marca (2004: 77).

A título de exemplo, a marca Vodafone utiliza o vermelho para caraterizar a atriz Soraia Chaves, que surge ao longo de diversos anúncios sempre com a cor vermelha nos lábios e alguma purpurina nos mesmos tons que lhe cobre o corpo semi nu.109 Esta cor é recorrentemente usada pela publicidade pela possibilidade de sugerir determinadas leituras, como por exemplo, associar a ideia de aventura ou de sedução a certas marcas e/ou produtos.

Fig. 9 Spot de TV: Vodafone

Fig. 10 Spot de TV: Vodafone

Para além da simbologia da maquilhagem e de todo o significado que esta transfere para uma marca, a presença efetiva do maquilhador e do caracterizador é fundamental durante a pré-produção e a rodagem do anúncio. Durante a pré-produção, o realizador deverá comunicar ao maquilhador e ao caracterizador o tipo de maquilhagem e caracterização que pretende. Nesta fase, ambos efetuam pesquisas sobre diferentes looks que depois apresentam para aprovação.

Quando ocorrem as rodagens, estes dois profissionais estão presentes, caso seja pertinente o trabalho de maquilhagem e caracterização. Deste modo, garantem que a transformação do modelo é assegurada com qualidade durante as filmagens, evitando que surjam brilhos no corpo ou a deterioração de algum material que possa colocar em causa a boa prestação do modelo e de algum modo prejudicar a imagem de marca. Diante da câmara poderão também fazer-se as últimas provas, que podem exigir alguns ajustes, realizados após a iluminação ser colocada no set e perante os enquadramentos do realizador:

[E]n el primeiro, los actores se maquillan como recomiendan anteriores experiencias y luego se visionan en cámara. Este sistema permite al maquillador juzgar con más exactitud los detalles de su trabajo y los tonos necesarios. También permite al director de iluminación y lo operador de control de vídeo ajustar el equilibrio de tonos, el contraste y la exposición (Millerson, 2009: 293).

Fig. 11 Making of da Vodafone com Soraia Chaves110

Podemos então concluir que maquilhar e caracterizar representa no meio audiovisual enfatizar a personagem de forma específica, criando-lhe uma identidade própria ao nível da transformação dos seus cabelos, rosto ou corpo, sendo que esta mutação tem sempre como objetivo final servir uma marca ou um produto.

No próximo ponto iremos debruçar-nos sobre a relevância do casting em relação ao modo como os atores podem sugerir a performance das marcas.