• Nenhum resultado encontrado

Fórum 93 mensagens 136 usuários

4.1.1 Acessos e publicações entre os anos de 2002 a

Para oferecer um panorama dos acessos e publicações nas atividades de produção do conhecimento no período de 2002 a 2005 e levantar as principais motivações dos agentes sociais das escolas para acessarem e publicaram no site, fo ram elaborados gráficos de publicação e acesso para três períodos: 2002-2003; 2004 e 2005. Estes foram analisados de forma comparativa a partir de algumas informações iniciais apresentadas pela ex-coordenadora do projeto TôLigado, Samantha Skutscka, que enumerou os seguintes fatores que exerceram maior influência na interatividade entre agentes sociais das escolas e o site do TôLigado: 1. Períodos em que ocorriam as capacitações; 2. Proximidade da gincana do TôLigado; 3. Mediação efetiva dos responsáveis pelo projeto; e 4. Envolvimento dos professores.

4.1.1.1 Períodos em que ocorriam as capacitações

As capacitações ocorreram entre os anos de 2001 e 2003, nos seguintes períodos: outubro e novembro de 2001, junho e julho de 2002, agosto e setembro de 2002 e a multiplicação dos ATPs e PCPs junto aos professores ocorreu durante o ano de 2002 até início de 2003. Segundo Skutscka, nas épocas de capacitação, se “tinha um boom de acessos, mesmo porque durante a capacitação eles acessam e quando eles voltam para a escola, eles capacitam outros professores para usar o ambiente. Não digo todos, mas a maioria deles volta e repassa aquilo que aprendeu”.

103 Somas de todas as ferramentas de interatividade: 302.356 mensagens em chats, 93 mensagens nos

fóruns, média de 128 mensagens por mês (média total de 6.144 no fale conosco e 117 blogs publicados, com 985 comentários, e 8.535 publicações nas atividades de produção do conhecimento

4.1.1.2 Proximidade da gincana do TôLigado

Segundo Skutscka, as gincanas se constituíam enquanto a maior ferramenta de incentivo à participação no projeto. Foram organizadas duas gincanas do TôLigado, o que aumentava o número de acessos e publicações no site. Segundo Samantha, “quando começava a chegar perto da gincana começava a ter um boom de acesso, publicação de trabalho, de comunicação”. As Gincanas TôLigado ocorreram nos seguintes momentos do projeto: em outubro de 2002 e em outubro de 2003104. De acordo com relatório de 28 de março de 2003:

(...) a Gincana também foi um meio de acompanhamento e uma espécie de “termômetro” para sabermos se a aceitação do site pelos alunos efetivamente iria acontecer. E o resultado é positivo, o evento foi capaz de criar uma expectativa muito grande entre alunos e professores da rede com a possibilidade de publicar mais trabalhos e dar continuidade na sala de aula. O site foi visto como um instrumento exclusivo para os alunos das escolas públicas estaduais, como realmente é – uma vez que muitas vezes são taxados como excluídos, tiveram oportunidade neste evento de mostrar sua capacidade de produção do conhecimento.

4.1.1.3 Mediação efetiva dos responsáveis pelo projeto

A partir de 2004, com a reestruturação do site, a Escola do Futuro iniciou um esforço no sentido de construir uma relação mais próxima com os professores e alunos que participavam do projeto. Assim, começaram a enviar malas-direta às escolas e responder o “fale conosco” de forma personalizada e não de forma automática como acontecia até então. Essa transformação, de acordo com Skutscka aumentou o número de acessos ao site, enfatizando que “o mais importante é o contato com o usuário final, é gincana, é Jamboree, é visitação em escola, é isso que mantêm. Um site sem mediação, um site de publicação sem mediação, ele não sobrevive ”.

4.1.1.4 Envolvimento dos professores

O envolvimento dos professores e a incorporação do projeto em suas disciplinas era um fator que aumentava a participação dos agentes sociais da escola no site do TôLigado. Quando o projeto era centralizado em poucos professores da escola e este saía da instituição ou era transferido, muitas vezes o projeto era abandonado. Como enfatiza Samantha Skutscka:

104 O projeto inicial era que as gincanas ocorressem uma vez por ano, mas a partir de 2004 a Secretaria

– Agora, aconteceu muitas vezes de escolas que tinham um acesso constante ao site, que tinham muita atividade publicada perder um professor e o outro professor voltar e paralisar o projeto. (...) Então, uma pára o projeto porque o professor saiu ou então o professor de determinada escola não foi capacitado, porque não esteve na DE ou porque a DE não entrou em contato com a escola. (...) É engraçado, porque existe uma rotatividade muito grande, o professor às vezes está numa escola e é transferido para outra escola. Ele muda de casa e pede transferência. Então, quer dizer, não há garantia de que este professor continue na escola. E há outro porém: ele pode levar o projeto para a próxima escola que ele for ou não. Há casos também de professores que mudaram de escola e comunicaram a gente que mudaram de escola e que estavam trabalhando com o projeto em outra escola.

Este último fator só é possível de ser detectado analisando-se o caso de cada escola, já que os números de acesso e publicação isoladamente não possibilitam esta reflexão. Assim, este ponto poderá ser retomado no capítulo 5 desta dissertação, no qual a participação no projeto é analisado em duas escolas, a E.E. Prof. José Felício Miziara e E.E. Prof. João Portugal.

Os gráficos e tabelas abaixo ilustram como ocorreu a interatividade por meio de acessos ao site e publicações nas atividades de produção do conhecimento. Para esta análise, foram levados em consideração os anos enfocados por esta pesquisa (2002 a 2005).

ago set out nov dez jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov 0 20.000 40.000 60.000 80.000 100.000 120.000 140.000

Acessos mensais TôLigado

Gráfico 4 – Acessos ao site entre agosto de 2001 a março de 2003105 Fonte: Escola do Futuro (Relatório de março de 2003)

A partir de julho de 2002, os acessos começam a aumentar. Neste período ocorreram duas capacitações entre os meses de junho e setembro. O pico de acessos ocorreu no mês de outubro de 2002, resultado de um crescimento ao longo dos meses anteriores. Isso pode ser explicado pela ocorrência da 1ª Gincana do TôLigado, “a qual teve sua premiação anunciada na primeira semana de outubro e, na quarta semana, houve a entrega dos prêmios no “Jamboree 2002 - 6ª Farra da Informática Pedagógica”106. Já, nos

meses de férias escolares (janeiro, julho e dezembro de 2002), percebe-se uma queda de acessos, que volta a aumentar com o início das aulas, em fevereiro de 2003, o que reforça a forte relação do projeto com o espaço físico da escola, apesar de constatar-se que o projeto é acessado durante as férias também. Nota-se no gráfico 3 que 2002 foi o ano em que mais ocorreram publicações, provavelmente pelos mesmos motivos apresentados para o aumento de acessos: capacitações ocorridas neste período e a Gincana do TôLigado.

105105 Gráfico de “Page request” disponível no relatório de março de 2003 da Escola do Futuro. Como este

gráfico não foi elaborado pela pesquisadora, mas adquirido pronto por meio do relatório, manteve-se os meses de agosto a dezembro de 2001, mas que não serão abordados nesta parte da análise.

106 Informações presentes no relatório de março de 2003 da Escola do Futuro.

2002

Gráfico 5 - Acessos ao site entre abril a dezembro de 2004 Fonte: Escola do Futuro (Relatório situacional 2001-2005)

Gráfico 6 – Acessos ao site entre janeiro e dezembro de 2005 Fonte: Escola do Futuro (Relatório situacional 2001-2005)

No ano de 2004, houve um grande aumento no número de acessos a partir de agosto, provavelmente relacionado ao trabalho de mala-direta iniciado pela Escola do Futuro e à reestruturação do site. O pico de acessos em 2004 ocorreu no mês de outubro e os acessos nos meses de férias escolares diminuíram, voltando a aumentar no início das aulas. Percebe-se que há um aumento crescente do número de acessos a partir do mês de fevereiro de 2005, período em que as aulas retornam e os alunos se envolvem nos projetos

escolares. O pico ocorre no mês de junho e, mesmo no período de férias de julho, há um número alto de acessos, o que pressupõe, apesar da diminuição em relação a junho, participação no projeto mesmo fora do âmbito escolar107.