• Nenhum resultado encontrado

PUBLICADORES Publicador Quantidade

10. Artigo 11 Receita 12 Propaganda

4.4 Análise de Publicações Selecionadas

4.4.2 O Repórter é você!

Na qual o aluno é convidado a produzir uma matéria jornalística ou uma entrevista, tendo como fonte um dos trabalhos enviados ou que estão em desenvolvimento em outras atividades do site.

I

ENTREVISTADO: Aluno Monitor DATA: 2004-08-13

ESCOLA: MARIA APARECIDA QUEIROZ CASARI PROFA Autor: Bruno Fernandes Goulart

Atuação: aluno

Entrevista: Repórter Bruno Fernandes Goulart 1ª “A”, EM.

Aluno monitor

EE Maira Aparecida Queiroz Casari Piquerobi – SP

Entrevistado Gabriel Girotto 2ª “B”, EM. Aluno monitor

EE Alfredo Westin Júnior Pres. Bernardes – SP Entrevista

1)Com que olhos você vê as duas capacitações que fizemos nesse ano? Foi proveitosa, no seu ponto de vista?

R-A primeira capacitação foi um tanto quanto cansativa, mas nem por isso deixei de aprender. Já a segunda, digamos que está “mais tranqüila” e estou com mais facilidade de aprendizado. O nível de aproveitamento, na minha opinião foi de 100% graças ao ótimo desempenho da professora e o assunto, que é muito mais interessante.

2)Olhando num “todo”, como esta funcionando a SAI da sua escola?

R-Está dando muito certo os professores estão mais empolgados, pois este projeto está funcionando muito bem em nossa escola.

3)Como os alunos estão se comportando na SAI da sua escola quando você está monitorando?

R-Eles estão se comportando muito bem, porém, eles estão exigindo internet para fazer pesquisas escolares.

R-Até o momento não tive nenhuma dificuldade porque, nós, os monitores trabalhamos unidos.

5)Para finalizar, tire os pontos negativos e positivos dessa capacitação?

R-Na minha opinião, não existem pontos negativos, mas os pontos positivos são muitos: como por exemplo: tudo que aprendi poderei usar mais pra frente. Esta atividade foi realizada durante a capacitação do módulo II do projeto aluno monitor, ministrado pela professora Lucielena de Souza Colomaco, no NRTE de Santo Anastácio.

Legenda: Bruno Fernandes Legenda: Gabriel Girotto Som:

II

ENTREVISTADO: Fala ,professora ! DATA: 2003-12-20

ESCOLA: TUFI MADI

Autor: Lúcia -Adalgisa -M. Flávia Atuação: Professor

Entrevista:

1) Qual o seu nome?Em que área trabalha? R: Adalgisa,:sou professora de Ciências; Lúcia, professora de Português

Maria Flávia ( readaptada)professora de artes

2)Qual a sua opinião sobre os cursos de capacitação em informática?

Adalgisa: ótimos, pois facilitam na elaboração de projetos na área de informática.

Lúcia: Gosto muito, pois aumenta o entrosamento entre os professores e há muita troca de experiências.

M. Flávia: São bons, os ATPs do NRTE nos instruem bem , com dedicação e paciência para que possamos melhorar nossas condições de trabalho.

3) O que vocês esperam para o próximo ano em sua escola? Adalgisa :Um ano melhor, com melhores condições de trabalho .

Lúcia : Muita união entre todos e maior compreensão por parte da Direção. M.Flávia: Colaboração de colegas e direção, mais cursos que possam nos reciclar cada dia mais e muita vontade de vencer os obstáculos que provavelmente virão. Fotos: M. Flávia e Lúcia

III

ENTREVISTADO: Entrevista: Profª Sônia DATA: 2003-10-18

ESCOLA: SUETONIO BITTENCOURT JUNIOR PROF Autor: Naiara Nunes de Souza

Atuação: Aluno Entrevista:

01. Há quantos anos você leciona? 20 anos

02. Qual a sua disciplina História

03. Algo inesquecível em sua carreira.

O fato de uma senhora que já tinha aproximadamente 60 anos e que vinha a pé de Cubatão (cidade aqui do Litoral Paulista) para estudar...

04. Por que você escolheu esta área (disciplina)?

Eu escolhi pois sempre gostei de estudar os acontecimentos que envolvem o ser humano e porque tenho plena convicção de que para aprendermos o presente e a relação com o futuro temos que entender o passado.

05. Se você não fosse professora qual seria a sua profissão? Não consigo me ver em outra função, adoro o que eu faço. 06. Qual a turma que você mais gosta de trabalhar?

Depende muito da turma, me identifico muito com o supletivo, embora trabalhar com adolescentes seja um importante aprendizado.

07. Qual foi a sua aula mais criativa?

Trabalhar com uma turma falando de democracia, dividindo a sala em grupos e entregando uma cartilha falando sobre a constituição e entre si a turma teve que escolher propostas, apresentações, fazer cartazes... Por último fizeram uma votação e o vencedor apresentaria para outras turmas.

08. Você tem algum projeto que gostaria de por em prática?

Gostaria de fazer programa com turmas de pesquisa com o nome: "O Aluno Pesquisador" onde o aluno pudesse realmente ir a fundo na pesquisa e passar o conhecimento adiante.

09. O que você acha de atividades extra-classe?

Acho que enriquecer o conhecimento e a interação professor/aluno. 10. Como você lida com o carinho e a admiração dos alunos?

Procuro me relacionar com os alunos sempre de forma positiva, mostrando que o caminho a seguir deve ser o respeito mútuo.

11. Deixe um recado para os seus alunos.

A maior satisfação do verdadeiro professor é ver o seu trabalho fluindo, aos meus alunos que consigam ser felizes aprendendo que a maior felicidade é fazer os outros felizes.

12. Fale um pouco de você como é como professora.

É sempre difícil falar de sí mesmo. A minha profissão eu procuro realizar da melhor forma possível, passo para os meus alunos meus conhecimentos e mostro a eles que ser professora é ser portadora de uma grande missão que é ensinar e aprender!

Muitas entrevistas publicadas em O Repórter é você! são resultado das oficinas de capacitação “Internet na educação” “Aluno Monitor”. Os professores e alunos faziam a oficina e iniciavam sua participação no projeto por meio de publicações nas atividades do

site. São várias as entrevistas entre professores e entre alunos.

Além destas, a maioria das entrevistas se realizou com os próprios agentes sociais das escolas: com alunos e professores. O exemplo número III mostra este caso, de uma aluna que entrevistou uma professora. A atividade se transforma, assim, em uma forma de divulgar os projetos desenvolvidos pela escola, oferecendo visibilidade a alunos e professores, além de estimular uma troca entre os diferentes papéis exercidos socialmente na escola: professor e aluno entrevistam e são entrevistados.

Percebe-se que esta é a atividade com mais publicação de fotografias, onde há a abertura para a exposição de retratos, uma forma de dar visibilidade a quem não costuma aparecer em meios de comunicação.