• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 UNIDIMENSIONALIDADE DO AGRONEGÓCIO PRESENTE

4.2 FORMAS DE DIVULGAÇÃO DO PROJETO VIA COMUNICAÇÃO SOCIAL

4.2.2 Agricultura familiar ou produção camponesa através do discurso

O discurso presente em matérias e mesmo nos releases do governo do Estado não parece reconhecer de maneira tão significativa o termo agricultura familiar como uma expressão favorável ao agronegócio. Dessa forma, aparece mais o uso operacional do conceito, como diz Altafin (2005), o que tenta homogeneizar um grupo que é heterogêneo, ou seja, do pequeno produtor. Isso ocorre apesar do ‘Paraná 12 Meses’ subdividir os possíveis beneficiários em categorias, de acordo com área, recursos econômicos e uso de mão de obra (como visto na tabela 4), em produtores de subsistência, produtores simples de mercadorias, empresário familiar e empresário rural. No material jornalístico analisado, mesmo no oficial, esses critérios perdem relevância. Do total de 189 releases vistos, apenas em 13 deles aparece o uso de ‘agricultura familiar’ ou derivações, como ‘produção familiar’. O mesmo também só acontece em 16 das 133 matérias. Dois artigos, um do secretário de Estado da Agricultura, Antônio Leonel Poloni, e outro do próprio jornal, ambos na Folha de Londrina, se referem ao pequeno produtor como ‘agricultor familiar’. Em um texto da Folha de Londrina, um coordenador regional do Projeto usa o termo “agronegócio do pequeno produtor”, reforçando, assim, o conceito.

A expressão generalizada presente na narrativa é mesmo ‘pequeno produtor’ ou até mesmo apenas ‘agricultor’. Isso demonstra que naquele momento o conceito não foi determinado ou determinante como marco ideológico pelo projeto. Não havia reconhecimento e orientação para tal uso. É possível que não houvesse conhecimento teórico sobre essa definição naquele momento, tanto nos quadros do governo como da imprensa. Pequeno produtor ou pequeno agricultor foram sujeitos mais vezes apresentados, por sinal, com ampla dominância. Porém, as ideias relativas ao público atendido, mesmo que chamado de pequeno produtor, são as mesmas conceituais da agricultura familiar e contrárias aos movimentos do campesinato. Em nenhum dos 330 textos analisados aparece a palavra camponês.

QUADRO 3: Uso das expressões pequeno produtor e agricultura familiar Agricultura Familiar Agricultura Familiar: Lerner garante fundo de aval para produtor

Diário da Manhã (release) 05/05/2000

Simpósio debate mercado para a agricultura familiar Folha de Londrina (matéria) 25/11/1999

Pequeno Produtor Projeto da Emater aumenta renda dos pequenos produtores Folha de Londrina (matéria)16/11/1999

Governo lança Paraná 12 Meses ao pequeno produtor Diário da Manhã (release) 03/02/1998

Percebe-se, na análise, que alguns jornalistas não tinham conhecimento sobre estrutura agrária, pois não apresentavam em seus textos nem ao menos se o público assistido era formado por pequenos, médios ou grandes produtores rurais. Muitos textos falam apenas que a agricultura ou agricultores serão beneficiados. O mesmo problema não pode ser percebido em releases do governo do Estado, realizados por profissionais que sabiam que havia diferença pelo menos de tamanho de área e tipo de produção. Há um caso de um texto que confunde grande produtor com riqueza e pequeno com pobreza, já que se refere aos pequenos produtores como “mais pobres”. Políticos governistas, presentes nas matérias, muitas vezes, confundiram o setor produtor de alimentos do pequeno estabelecimento com o modelo do agronegócio exportador.

O mundo agrário é tratado como se todos os atores desenvolvessem a mesma função e tivessem os mesmos objetivos, apenas em escalas menores. Isso ocorre, muito provavelmente, por falta de uma especialização adequada dos jornalistas escalados para cobrir tais assuntos. Alguns textos relativos a vilas rurais também confundem trabalhadores rurais volantes com pequenos produtores. O critério seis, portanto, a partir da análise de discurso, mostra que não há reconhecimento da heterogeneidade da construção teórica do pequeno produtor rural e sim uma visão distorcida, homogênea e unidimensional do meio rural. Se não havia clareza dentro dos veículos de comunicação, cabia aos envolvidos no projeto deixar as diferenciações mais claras, o que não ocorre. Por outro lado, cabia também aos profissionais buscarem maiores esclarecimentos para não incorrer em tantos erros conceituais.

QUADRO 4: Textos que não diferenciam adequadamente o público beneficiário.

TÍTULO DESTAQUE DO TEXTO

Zuk afirma que Paraná 12 Meses vem para recuperar o setor da agricultura

Diário da Manhã 05/02/1998

Paraná 12 Meses vem para reforçar a participação do setor agrícola no coeficiente da economia paranaense [...]

Famílias recebem chave das casas de vila rural

Diário da Manhã 13/08/1998

[...] o interesse do governo em valorizar o pequeno agricultor do município [...] – Diretor da Cohapar, Luiz Eduardo Araújo, sobre vila rural.

[...] o governo paranaense vem dando uma grande lição de como incentivar o pequeno agricultor, sem haver necessidade de invasões de propriedades – Prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto.

A primeira observação, portanto, ocorreu no sentido de perceber até que ponto há uma profundidade teórica e de tomada de posição na narrativa informativa levada a público pelos jornais analisados, abrangendo os critérios 1, 5 e 6 da proposta apresentada. Foi possível perceber que não acontece uma discussão teórica a partir de conceitos. A narrativa não abre debate sobre o papel social e cultural do homem e da mulher rural, apenas trata de aspectos econômicos. Nesse sentido, o ‘Paraná 12 Meses’ aparece como o maior projeto já desenvolvido para o meio rural, algo nunca visto, que vai resgatar o público atendido da condição precária em que, segundo o exposto, se encontra, e revolucionará o campo.

QUADRO 5: Matérias e release com tom enaltecedor o Projeto Paraná 12 Meses. Paraná 12 Meses (nota)

[...] Programa (sic) Paraná 12 Meses, que promete uma revolução entre as pequenas e mini propriedades rurais do Estado [...]

O Paraná 12/01/1998

Corbélia sente reflexos do Paraná 12 Meses (release)

[...] São 73 famílias que recebem incentivos a partir de um dos maiores programas (sic) agrícolas já desenvolvidos no Paraná [...]

O Paraná 30/09/1998

Plauto diz que PR 12 Meses será mais um marco do governo na região (matéria)

Deputado do PFL, Plauto Miró Guimarães (latifundiário) diz que “o programa será mais um marco, na região, do governo Lerner”.

Diário da Manhã 04/02/1998

Em muitos momentos se trata da exclusão ocorrida no meio rural paranaense, mas praticamente não se fala sobre os atores que levaram a esta situação, que são os mesmos que agora apresentam as tecnologias para oferecer outras condições aos pequenos produtores. Isso não é visto nem mesmo nos dois jornais das regiões mais atingidas pelo êxodo rural das décadas anteriores: Oeste/Sudoeste e Norte.