• Nenhum resultado encontrado

2 ARTE, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM SIGNIFI CATIVA

O ensino de Arte está inserido na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que tem como eixo as faculdades de representação e comunicação.

O diagrama a seguir apresenta os elementos básicos do processo de comu- nicação.

Assim, para o emissor transmitir uma mensagem (“texto”) ao receptor sobre qualquer tema de seu contexto, ele precisa dispor de algum código e de algum canal.

180 ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

O objetivo do ensino de linguagens é desenvolver as capacidades de: produzir textos (emissor)

e

interpretar textos (receptor)

Para isso, é importante conhecer os códigos (ou seja, os elementos e as estruturas básicas das diversas linguagens:

verbal, visual, sonora, corporal e suas mixagens); conhecer os canais (materiais, suportes, veículos, isto é,

os meios de comunicação antigos e atuais, tradicionais e tecnológicos) e conhecer o

CONTEXTO

Quanto mais o aluno e o professor conhecem, vivenciam, experien- ciam e compreendem seu contexto e o dos outros, as possibilidades

dos códigos, as possibilidades das mídias e dos materiais, maior se torna a ZONA DE INTERESSE. A isso chamamos de

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Posto que o ensino de Arte esteja inserido na área de linguagens, podemos perguntar:

Que “textos” trabalhamos no ensino de Arte? Qual a diferença entre arte e linguagem?

TEXTO

EMISSOR RECEPTOR CÓDIGO

CANAL CONTEXTO

idéias, valores, crenças, conhecimentos e intenções de quem

produz o texto

idéias, valores, crenças, conhecimentos e intenções de quem

interpreta o texto

zona de interesse

181

CONHECIMENTOS DE ARTE

Linguagem > Arte

“A linguagem permeia o conhecimento e as formas de conhecer, o pensamento e as formas de pensar, a comunicação e os modos de comunicar, a ação e os modos de agir. Ela é a roda inventada que movimenta o homem e é movimentada pelo homem. Produto e produção cultural nascida por força das práticas sociais, a linguagem é humana e, tal como o homem, destaca-se pelo seu caráter criativo, contraditório, pluridimensional, múltiplo e singular, a um só tempo” (PCNEM, 2002, p. 125). Portanto, a linguagem tem uma função instrumental, mediando de modo transversal a experiência cotidiana, bem como a sistematização do conhe- cimento científico, filosófico, religioso e também o artístico.

Arte > Linguagem

Por meio da arte não produzimos apenas textos avulsos sobre temas variados. Tal como ocorre na ciência, na filosofia e na religião, a arte é um tipo particular de narrativa sobre o ser humano, a natureza e o cosmos, sintetizando as visões de mundo de cada época e cultura. “Modo de ação produtiva do homem, ela é fe- nômeno social e parte da cultura. Está relacionada com a totalidade da existência humana, mantém íntimas conexões com o processo histórico e possui sua pró- pria história, dirigida que é por tendências que nascem, desenvolvem-se e mor- rem, e às quais correspondem estilos e formas definidos” (NUNES, 1991, p. 1).

Então,

é possível trabalhar, no ensino de Arte, múltiplos usos das linguagens

Manifestações artísticas

Diversas linguagens: verbal, musical, visual, gestual, etc.

Diversas culturas: popular, erudita, massiva, tradicional, antiga, atual, híbridas, etc. Diferentes dimensões do sujeito: afetiva, estética, crítica, investigativa, etc.

Manifestações profissionais

Nos diferentes meios de comunicação e entreteni- mento: jornal, rádio, televi- são, cinema, internet, pu- blicidade, design (gráfico, de objetos, de moda, etc.), arquitetura, artesanato, decoração, entre outras possibilidades.

Manifestações cotidianas

O acesso a esses múl tiplos usos das linguagens am- plia as possibilidades de o sujeito comunicar idéias e sentimentos, solucionar problemas, estabelecer relações interpessoais, compreender e interferir no seu meio ambiente.

182 ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

Resgatando a revisão histórica apresentada anteriormente, percebe- se que essas múltiplas possibilidades dividem tendências do ensino de Arte do passado e do presente. Fazer escolhas e articulações con-

sistentes sobre esse campo ampliado da arte e da cultura, com suas múltiplas hibridizações é, sem dúvida, um dos maiores desafi os para

o professor de Arte, hoje. Quais são os conteúdos estruturadores do ensino de Arte? Tomando como eixo da aprendizagem a

PRODUÇÃO e RECEPÇÃO

de

textos artísticos

(vinculados às narrativas histórico-culturais) e, também, de textos não artísticos (vinculados aos usos cotidianos das linguagens),

o ensino da área envolve, de modo articulado, os seguintes conteúdos:

CONTEXTO

do aluno, do texto-obra do professor, da escola, da comunidade do ensino médio

CÓDIGO

morfologia (elementos básicos

das diversas linguagens)

sintaxe (modos combinatórios

desses elementos)

CANAL

exploração dos diversos

materiais, suportes e veículos

(antigos e atuais, tradicionais e tecnológicos)

Contexto do ensino médio.

A linguagem permeia toda a vida humana, e seu aprendizado na escola inicia-se com as atividades lúdicas na educação infantil. Esse contato aprofunda-se ao longo do ensino

fundamental e deve se tornar ainda mais consistente e sistemático no ensino médio, ampliando a capacidade do jovem de representar e compreender o mundo.

Contexto dos textos ou obras.

Compreensão das motivações e dos interesses das diversas manifestações das linguagens (local, regional, nacional e internacional, do presente e do passado, eruditas, populares

e massiva) a partir de informações extraídas diretamente da observação acerca das características dos textos-obras e, indiretamente, pelo acesso às análises teóricas já produzidas pela Filosofi a, pela História, pela Sociologia, pela Antropologia, por teorias da linguagem da comunicação, etc. que formam o campo multidisciplinar das teorias das artes.

Contexto do Professor.

Além da bagagem cultural como indivíduo, o professor detém uma cultura pedagógica, ligada à sua cultura experiência estudantil, sua formação profi ssional. É a partir dessa

bagagem que as transformações educacionais podem ocorrer.

Contexto do aluno, escola, comunidade, religião.

183

CONHECIMENTOS DE ARTE

A estrutura circular do gráfi co anterior visa a representar a articulação dos diversos fatores do processo comunicativo e suas implicações para o ensino. No centro está o “texto”. Isso porque

se entende que o objetivo último e fundamental da educação – e da presença da arte nos currícu- los como uma forma particular de conhecimento – é capacitar o aluno a interpretar e a represen- tar o mundo à sua volta, fortale- cendo processos de identidade e cidadania.

Portanto, o “contexto” que

circunda o gráfi co representa a realidade que envolve os participantes do pro- cesso educativo, com todas as suas características sociais, políticas, econômicas, religiosas, ideológicas e estéticas; em suma, nas suas múltiplas dimensões, atuais e históricas.

Contudo, qualquer “texto” só representa o “contexto” pela mediação concre- ta de certas possibilidades dos códigos e dos canais. Isto é, por meio da utilização de algum suporte físico ou eletrônico sobre o qual são organizados os elementos fundamentais que compõem a linguagem musical, visual, corporal, cênica, verbal e suas diversas mixagens.

... o objetivo último e funda- mental da educação – e da presença da arte nos currículos

como uma forma particular de conhecimento – é capacitar o aluno a interpretar e a represen-

tar o mundo à sua volta ...

3 EXIGÊNCIAS DIDÁTICAS NAS DIVERSAS LIN-