• Nenhum resultado encontrado

G. Poggi (1965), The British Journal of Sociology, Dec.

2. Contexto da Investigação

2.3. Os Recursos Humanos do B.B.I.

2.3.2. As Mudanças Ocorridas

Para reconstituir as principais mudanças ocorridas nestes processos de reestruturação, particularmente as que contingenciaram a intervenção formativa, referem-se de seguida as informações que foi possível obter junto dos actores envolvidos no processo formativo: conceptores, formadores, formandos, gerências e técnicos da Direcção de Recursos Humanos. Apesar das dificuldades em distinguir os processos ocorridos em cada Direcção, devido à sua complexidade e porque decorreram na mesma época reestruturações em mais Direcções, procura-se distinguir, o mais possível, as mudanças ocorridas nas Direcções de Processamento e Internacional.

Para tornar mais inteligível as alterações ocorridas nestas reestruturações, parece importante invocar o contexto turbulento marcado por profundas mudanças no sector financeiro nacional que refiro no ponto anterior (v. ponto 2.2.) das quais se destacam, devido às implicações: grandes alterações tecnológicas; substancial aumento da concorrência na actividade bancária com a abertura do sector à iniciativa privada, aos Bancos estrangeiros e até a novos intermediários não bancários; grande proliferação de novos produtos e serviços comercializados num contexto de mercado caracterizado pela inovação, desregulamentação e liberalização41.

Com o processo de integração no Grupo B.F.E. (decidido em 1989) ocorreram significativas alterações na estrutura e no funcionamento do B.B.I. que se traduziram em reestruturações em várias Direcções e num forte crescimento da rede comercial através da abertura de novos balcões.

41 Estudos sobre a evolução no sector bancário na Europa (v. Hildebrandt, S. & Quack, S., 1996, pp.56

e 57) ilustram que, concretamente na Alemanha e em Franca, se produziram, no final dos anos setenta e princípios dos anos oitenta, alterações semelhantes através mudanças estruturais que se traduzem pela passagem de uma "política de gestão mais administrativa para uma política de gestão agressiva" causadas pela "internacionalização dos mercados financeiros, desregulamentação do sistema bancário, desintennediação, saturação crescente do mercado, diversificação dos produtos bancários e desenvolvimento tecnológico."

o estudo de caso

Contextualizadas por mutações significativas no sistema bancário nacional e pela integração do Banco no Grupo B.F.E., as reestruturações nas Direcções de Processamento e Internacional da Filial de Lisboa foram originadas, tendo em conta as opiniões dos actores envolvidos no processo formativo, pela confluência de um conjunto de factores dos quais se destacam:

• a centralização dos centros de decisão para o Porto (Sede do Banco) procurando reduzir uma série de estruturas duplicadas, que não só agravavam custos, como favoreciam a prática de procedimentos não uniformes a nível nacional;-

• modernização do sistema de informatização (reduziu-se de dois para um os centros de informática) que envolveu maior automatização, normalização, racionalização e simplificação dos procedimentos;

• necessidade de crescimento da rede de balcões que solicitava e era possibilitada pela disponibilização dos excedentes de trabalhadores dos serviços administrativos ou back-office para os serviços comerciais ou front-office, evitando, assim, ter de recorrer a recrutamento externo para fazer face à expansão da rede de distribuição.

Os processos formativos originados nestas reestruturações ocorreram entre 1991 e 1995, como já referido, mas estas, pelo menos na Direcção de Processamento, iniciaram-se alguns anos antes e envolveram a extinção de um importante número de postos de trabalho (v. Quadros 7 e 8).

o estudo de caso

As pessoas afectadas por estas mudanças ficaram excedentárias e passaram por processos de reafectação e de reconversão. Algumas reformaram-se, outras foram colocadas noutras Direcções ou em serviços administrativos do Projecto Correios (D.O.C.)42 e outros foram colocados em

actividades comerciais nos balcões. Para melhor visualização apresentam-se nos quadros 7 e 8 uma descrição destas movimentações ocorridas entre Janeiro de 1991 e Novembro de 1995.

Quadro 7

Dotação em pessoal das Direcções antes e depois da reestruturação

Janeiro 1991 Novembro 1995

Direcção de Processamento 158 81

Direcção Internacional 83 5

De acordo com informações a que tivemos acesso, estas pessoas, particularmente na Direcção de Processamento, possuíam níveis etários relativamente elevados (a maioria tinha mais de quarenta anos) e antiguidades médias também elevadas (mais de 15 e 20 anos) no desempenho de actividades administrativas, muitas delas com conteúdos funcionais restritos e repetitivos.

42 Conforme referido anteriormente, o Grupo B.F.E. realizou um acordo com os Correios (CT.T.)

destinado a comercializar através dos balcões dos CT.T. produtos do Grupo. Para apoiar esta coligação foi criada uma estrutura administrativa que se designou por D.O.C. - Departamento Operacional dos Correios, cuja composição foi maioritariamente constituída por administrativos provenientes das Direcções do B.B.I. a que me tenho vindo a referir.

o estudo de caso

Quadro 843

Movimentações dos trabalhadores afectados nos processos de reestruturação

Dir. Processamento Dir. Internacional

N° de pessoas reformadas 30 18

N° de pessoas colocadas em balcões 44 43 N° de pessoas

colocadas noutras Direcções

13 8

N° de pessoas

colocadas no projecto C.T.T.

30 3

N° de pessoas que rescindiram,

faleceram, foram despedidas...

2 8

Totais 119 80

As informações recolhidas nesta reconstituição das reestruturações, que foram decorrendo ao longo de vários anos, indicam não ter havido políticas que articulassem de forma previsional e integrada as várias entidades envolvidas na gestão do processo.

Assim, as pessoas afectadas por estas mudanças na Direcção de Processamento constatavam o esvaziamento progressivo das suas funções sem vislumbrarem claramente alternativas concretas para a sua situação. Os trabalhadores considerados excedentários iam tentando encontrar, pelos seus próprios meios, alternativas para a sua situação, ou eram solicitados

43 O número das pessoas que actualmente compõe as Direcções (Quadro 7) divergem daquele que

o estudo de caso

pelas demais Direcções (sobretudo a Direcção Comercial de Lisboa) a ingressar noutras actividades, decorrendo, assim, um processo de selecção informal e casuístico. Este facto conduziu a que a maioria dos trabalhadores fossem colocados noutras funções sem terem sido alvo de intervenções formativas.

Neste contexto de indefinição, na Direcção de Processamento, um grupo de trabalhadores (aproximadamente 15) permaneceu em situação de "excedentário" com esvaziamento parcial ou total de funções durante bastante tempo. Era considerado um grupo "residuat de pessoas "não motivadas para

a mudança, absentistas, com avaliações profissionais desfavoráveis e com um «saber-fazer» e um «saber-estar» não ajustados às necessidades específicas dos balcões"44.

Perante a dificuldade de solução desta situação, a Administração solicita a intervenção do órgão de formação da empresa de modo a reconverter estes trabalhadores. Originou-se, assim, o programa formativo que a seguir se descreve e que constitui o caso estudado neste trabalho.

Quanto à Direcção Internacional, ainda de acordo com as fontes referenciadas, o processo foi cronologicamente posterior ao da Direcção de Processamento e, tendo em conta o propósito de promover a compreensão da intervenção formativa, é importante referir que o processo de reconversão nesta Direcção coincidiu com uma fase de franco crescimento da rede de balcões.

Comparativamente, as pessoas desta Direcção detinham qualificações mais elevadas que as do Processamento, o nível etário era mais baixo e o conteúdo funcional das suas actividades era mais diversificado e menos repetitivo. As pessoas afectadas sabiam que seriam colocadas em balcões, só que foram permanecendo durante algum tempo nos postos de trabalho

verificado outros movimentos, como é o caso da entrada de elementos de outras Direcções entretanto também reestruturadas e de que é exemplo a Direcção Financeira.

44 Transcrição retirada de um relatório de balanço da primeira edição do programa: "Ponto de Situação

o estudo de caso

que detinham na Direcção Internacional sem que a decisão de transferência para a área comercial se efectivasse. Este impasse de saberem que seriam colocados num balcão, mas sem ser informados sobre quando e para onde, foi abruptamente interrompido por uma decisão da Administração que levou a que fossem informados numa sexta-feira que na segunda-feira seguinte deveriam apresentar-se num determinado balcão.

Esta decisão criou um grande descontentamento nos trabalhadores que foram para os balcões - muitos dos quais não tinham necessidade de maior efectivo nem possuíam condições de espaço e mobiliário para os integrar - sem terem participado em acções de formação, que se realizaram posteriormente num clima de insatisfação e de desconfiança face às imposições e às indefinições com que se sentiam confrontados.