• Nenhum resultado encontrado

As que pertencem geral mente a todos & a cada hum dos Irmãos della

Capit 1.º

Por que o fim desta Congregação he o seruiço, honra, e gloriade Nossa Senhor, e da Serenissima Rainha dos Anjos; E purissima Virgem Maria Nossa Senhora: e o proueito Espiritual, e Saluação das almas proprias, dos Sacramentos per meio de deuações, Exercicios espirituais; a primeira e principal obrigação dos Irmãos desta Congregação, he dar Exemplo de vida na Reformação dos costumes Christaos. E pera isto ajudara muito a perfeita obseruancia. E grande estima das Regras, e estatutos, que aqui se escreuem.

Capit. 2.º

Nam se recebera nesta congregação homen, que tenha raça de Mouro, Judeu, ou Mulato: E pera se euitarem erros na Eleição os officiais da mesa lhe tirarão primeiro Emformação, e achando que não tem raça o poderão receber; Mas achandosse depois de Eleito em algum tempo que a tem, sera risquado da Irmandade na forma, que ao diante se dira.

Capit. 3.º

Os Irmãos desta Congregação serão aduertidos, que pera nenhuã uia admitirão a ser Irmão nenhua pessoa que não seja da sua condição, e calidade pellos encouenientes, que se podem seguir a irmandade, saluo se for Sacerdote.

Capit. 4.º

Quando se ouuer de receber alguem por Irmão, não seia senão depois de todas as enformacois tiradas, e no dia em que se ouuer de receber o avisara o Agente a todos os officiais da mesa pera se acharem prezentes e votarem no tal Irmão que ouuerem de receber. E ainda que se não achem todos prezentes se poderá receber aos mais votos da mesa. Sendo nella de seis pera cima votarsse ha nelle em sua auzencia.

Capit. 5.º

Quando se receber algum Sacerdote per Irmão se lhe declarara que ha de ter obrigação de acompanhar os Irmãos defuntos: e que em lugar do Rozario que os leigos tem obrigação de rezar per cada hum dos Irmãos defuntos, dirá hua Missa per cada hum delles: e no acompanhamento de tal defunto leuara sua sobrepeliz.

Capit. 6.º

Os Irmãos que forem Sacerdotes se acharão no officio de noue lições de graça e dira sua missa e terão obrigação de acompanhar os Irmãos defuntos com os mais da Congregação, e quando não quizerem aseitar cem estas condições não serão admitidos per Irmãos.

Capit. 7.º

Depois que algum for recebido per Irmão dentro de hum mes fara hua confição geral de toda a sua vida com o Padre que tiuer cuidado da irmandade; ou com outro per direição do mesmo Padre o qual o doutrinara, e encaminhara como se ha de auer; e ao fazer do termo lhe sera logo dito pellos officiais da mesa, que se aparelhe pera o tal acto: e não o querendo fazer não sera admitido per Irmão: per quanto o intento desta congregação foi principalmente purificar as almas dos fieis Christaos: e pera asim estar mais apto pera ganhar as graças que lhe são concedidas quando entra na irmandade.

Capit. 8.º

Todos os Irmãos terão obrigação de se confeçarem todos os quartos Domingos de cada hum mes, e comungarão os mesmos dias, com suas vestes a missa da Congregação. E quando tiuer tam urgente necessidade que não possa esperar pola tal missa, e querendo com mungar mais cedo o não faça sem licença do padre que prezide na congregação.

Capit. 9.º

Alem das confições, e comunhois dos quartos Domingos de cada mes que os Irmãos tem obrigação de fazer, se confeçarão, e com mungarão tambem todos iuntos com suas oppas a missa que se lhes dira nos dias de Nossa Senhora: quando as festas da Senhora não vierem na semana que precede, ou na que se segue ao quarto Domingo do mes, porque então bastara a confissão, e com munhão do dito dia de Nossa Senhora.

Capit. 10.º

Todos os ultimos Domingos do mes serão os Irmãos obrigados a se aiuntarem todos na Igreia do Collegio do Espirito Santo, pera se tirarem os Santos do mes, seginte, que per sorte lhe cairem, e estarão a pratica, espiritual que pello padre prezidente se lhes fara.

Capit. 11.º

Todos os Irmãos serão obrigados ace muito cuidado acodirem ao chamado do Padre que tiuer carga da Irmandade, e lhe tenhão obediençia, e reuerençia como a seu Padre Espiritual, e se algum asim o não fizer o padre o dira em mesa aos oficiais della pera detriminarem o que for mais seruiço de Deos e bem da Congregação.

Capit. 12.º

Tendo todos os Irmãos a reuerençia, e respeito deuido ao seu mordomo, e mais Irmãos da mesa como a pessoas à cuja conta esta o meneo, e gouerno desta congregação, e obedeça cada hum dos particulares com execução e pontualidade no que pera seruiço da Senhora, e prol da Congregação se ordenar em mesa.

Capit. 13.º

Todo o Irmão desta Congregação tem obrigação sabendo, que na sua freguezia uiue algum Irmão em odio, ou que não uiue bem; ou do escandalo a vizinhança, fazello a saber ao Padre prezidente da irmandade pera que suauemente o remedee, sem que se saiba a falta do tal Irmão.

Capit. 14.º

Quando algum Irmão uiuer con escandalo da vizinhança, ou da Congregação, e sendo amoestado primeira segunda, e terceira ves, não se emmendar sera riscado na forma que adiante se dira: e quando asim se ouuer de riscar algum Irmão na se fara sem muita conçideração, de toda a mesa tomando primeiro enformação muito particular, do procedimento do tal Irmão, e o que acharem dirão em segredo ao Padre pera se riscar na forma, que adiante se aponta e fiquar isto per termo no liuro das couzas mais secretas.

Capit. 15.º

Quando algum Irmão for notauelmente descuidado, em acudir a suas obrigaçois como he a confição e ao tirar dos sitios, praticas, e todos os mais aiuntamentos que per ordem os Irmãos da mesa se fizerem, ou acompanhar defuntos sera avizado a primeira segunda, e tercera uez, e não se em mendando, ou não dando rezão bastante pera o fazer sera despedido da congregação, e o escriuão della sera obrigado a manifestar à mesa os que nisto faltarem.

Capit. 16.º

Quando a congregação sair fora com sua cruz leualla ha, o Irmão que no mes atras tiuer seruido de mordomo: e em sua auzençia a leuara o Irmão que o ajudou no mesmo mes, em que foi mordomo.

Capit. 17.º

Pollas quarenta horas todos os Irmãos per reuerencia do Santissimo Sacramento se acharão prezentes com suas vestes neste Collegio do Espirito Santo a terca feira a tarde ao recolher do Senhor pera o acompanharem, e naquelles tres dias se repartira a congregação per ordem da mesa em tal forma que em cada hua das quarenta horas esteião sempre alguns Irmãos acompanhando o Santissimo Sacramento com suas oppas.

Capit. 18.º

Quinta feira de Endoenças pella menhã se acharão todos os Irmãos com suas vestes, na Igreia deste Collegio do Espirito Santo en ella com mungarão todos juntos e acompanharão a procição ao enserar do Santissimo Sacramento. E asim se tornarão a iuntar a sesta feira pella menhã, pera acompanharem o officio daquelle dia.

Capit. 19.º

Nos acompanhamentos dos seus defuntos se auerão os Irmãos com muita humildade e sogeição, com as confrarias que os acompanharem, e mui em particular com a Irmandade da Santa Misericordia, tendolhe o respeito deuido em todas as couzas. E enquanto forem acompanhando o Irmão defunto, tera obrigação o Mordomo de avisar aos mais Irmãos que rezem sua obrigação per suas contas, pera que asim se atalhe alguns incouinientes, e pera que uão com o silencio, e modestia diuida na quelle acto.

Capit. 20.º

Serão obrigados todos os Irmãos a acompanhar os defuntos da mesma congregação com suas vestes brancas os quais se enterarão na tumba da Santa Misericordia não em outra, e sera obrigado cada hum delles a rezar per cada hum dos seus defuntos o Rozario de Nossa Senhora inteiro. E asim serão obrigados a se virem aiuntar no Collegio pera daqui sairem com suas vellas que se não darão se não a quem trouxer oppa, e os que se deixarem fiquar em suas cazas e forem comprendidos ate numero de tres vezes, não dando satisfação, ou pedindo liçença aos officiais da mesa, sendo amoestados, e não se em mendando serão risquados da Congregação como se dira adiante.

Capit. 21.º

Quinze dias depois de festa de Nossa Senhora da Assumpsam os officiais que tiuerem seruido aquelle anno terão cuidado de mandarem chamar todos os da Congregação, e iunta ella depois de se fazer a pratica votara toda a com munidade, em doze homens pera a verem de seruir de officiais da mesa o anno seguinte. E logo se nomearão as pessoas que forem eleitas. E estes doze eleitos, entre sy farão os Mordomos que hão de seruir cada mes. E o Escriuão daquelle anno, e o Tezoureiro. E asim per estes doze se detriminarão naquelle anno todas as couzas que forem necessarias em prol da Congregação.