• Nenhum resultado encontrado

Regras do Catalogo Tridentino em lingoaiem, sem as faltas que as outras trazião na trasladação

Regra Primeira

Todos os Liuros que antes do anno de MDXV ou os Summos Pontifices, ou os Concilios geraes condenaram, & não estam neste Catalogo, da mesma maneira se tenham por condenados, como antiguamente o forão.

Segunda Regra

Os Liuros dos Heresiarcas, assi os que depois do dito anno inuentarão heresias de nouo, ou resuscitaram as antiguas, como os que são, ou forão cabeças, ou capitães dos hereges, como são Luthero, Zuinglio, Caluino, Balthasar, Pacimontano, Suuencfeldius, & os semelhantes, de qualquer nome, titulo, & materia que seiam, de todo se defendem. Quanto aos liuros dos outros hereges, que de principal intento tratam de religião, totalmente são condennados: mas os que não tratam de religião permittemse, examinados & approuados por mandado dos Bispos, & Inquisidores. E os liuros catholicamente escriptos, assi per aquelles que despois cairam em heresia, como per aquelles que despois de caidos tornaram ao gremio da Igreia, poderseham permittir, approuados per alguã faculdade de Theologia dalguã Uniuersidade Catholica, ou pola Inquisição geral.

Terceira Regra

As trasladações dos liuros & tractados, ainda que seiam Ecclesiasticos, que ate agora forão feitas per authores condenados, permittemse, com tanto que não aia nellas alguã cousa contra a saã doctrina.

Quanto às trasladações do testamento uelho, so mente se poderão conceder aos uarões doctos, & pios, por parecer do Bispo, com condição que se use dellas como declarações da trasladação Uulgata, & não como texto sagrado. Mas as trasladações do testamento nouo, feitas per Authores da primeira classe deste Catalogo, a ninguem se concedam: porque soe da tal lição resultar aos Lectores pouco proueito, & muito perigo. E se com estas trasladações que se concedem, ou com a Uulgata andam alguãs annotações, apagados os lugares suspectos, per alguã faculdade de Theologia de alguã Uniuersidade Catholica, ou pola Inquisição geral, se poderão permittir aos mesmos, a que se permittem as trasladações. Com as quaes condições se poderá conceder aos uarões pios e doctos toda a Briuia que cõmumente se diz de Uatablo, ou as partes della. Mas da Briuia de Isidoro Clario Brixiano, se cortem o prologo, & as prefações: & ninguem tenha para si, que o seu texto he o da edição uulgata.

Quarta Regra

Como quer que seia manifesto por experiencia, se se permittira cada passo indiferentemente, a Sagrada Briuia em lingoaiem, que se seguirá & nacerá dahi, mais dãno que proueito, pola temeridade dos homens: nesta parte se esteia polo parecer & iuizo do Bispo, ou do Inquisidor, para que com conselho do Cura, ou Confessor, possam conceder a Briuia em lingoaiem trasladada per authores Catholicos, aquelles que entenderem que podem tirar da tal lição, augmento de fee, & de piedade & não dãno: a qual licença tenham per escripto. E quem sem a tal licença presumir de a ler, possa ser absolto de seus peccados, sem primeiro tornar a Briuia ao Ordinario. E os Liureiros que a quem não tem a dita licença uenderem a Briuia em lingoaiem, ou a derem per outro qualquer modo, percam o preço dos Liuros, o qual o Bispo aplicará em usos pios. E possa lhes o mesmo Bispo por outras penas segundo seu parecer, conforme a qualidade do delicto. Mas os Regulares não nã poderão ler, nem comprar, senão tendo primeiro licença de seus Prelados.

Regra Quinta

Os Liuros que às uezes saem a luz per meo, & industria de Authores hereges, nos quaes, ou nada, ou pouco acrecentam seu, mas aiuntam ditos de outros, como são Uocabularios, Cõcordancias, Apotegmas, Semelhanças, Indices, & outros desta qualidade, se tem alguãs cousas de mestura que tenhão necessidade de se alimparem, tiradas, ou emmendadas com conselho do Bispo, & Inquisidor, & iuntamente de Theologos Catholicos, se permittam.

Sexta Regra

Os Liuros que tratam em lingoaiem de controuersias entre os Catholicos, & hereges do nosso tempo, não se permittam facilmente, & a cada passo, mas guardese nelles, o mesmo que está ordenado das Briuias escriptas em lingoaiem: Mas os que há escriptos em lingoaiem sobre o modo de bem uiuer, contemplar, & de se confessar, & semelhantes materias, tendo saã doctrina, não há porque se defendam: como nem tambem os sermões que se fazem ao pouo que se tem em lingoaiem. E se ate agora em algum Reino, ou Prouincia se prohibiram alguns liuros por terem alguãs cousas que não conuem que todos sem delecto, & escolha as leam, se os Authores delles são catholicos, despois que forem emmendados, se poderão permittir polo Bispo & Inquisidor.

Septima Regra

Os Liuros que principalmente tratam, contam, ou ensinam cousas lasciuas, ou desonestas, totalmente são defesos, como quer que não somente se deua comprir, & ter conta com a fee, mas tambem com os costumes, que soem corromperse facilmente com a lição dos taes liuros: & os que os tiuerem, rigurosamente seiam castigados polos Bispos: Mas os antigos que são escriptos polos Gentios, permittense, pola elegancia & propriedade da lingoa: Mas per nenhum caso se lerão aos moços.

Octaua Regra

Os Liuros cuio principal argumento he bom, nos quaes todauia de passada estão enxeridas alguãs cousas que pertencem a heresia, ou impiedade, adeuinhações, ou

superstições, poderseham conceder, alimpandose primeiro per Theologos catholicos com authoridade da Inquisição Geral. O mesmo se faça nos prologos, summarios, ou annotações que estão acrecentadas per authores condennados nos Liuros não condennados: mas daqui por diante não se imprimão, senão emendados.

Regra Nona

Todos os Liuros & escriptos de Geomancia, Hydromancia, Aeromacia, Pyromancia, Onomancia, Nigromancia, ou todos aquelles nos quaes se contem adeuinhações per sortes, feitiçarias, agouros, pronosticos per modos illicitos, encantamentos de arte Magica, totalmente são reprouados: & os Bispos diligentemente proueiam, que se não leão, ou tenham liuros, tractados, catalogos de Astrologia iudiciaria, os quaes ousam affirmar, com certeza, que ha de acontecer alguã cousa dos successos que estão por uir, ou casos fortuitos, ou daquellas obras que dependem da uontade humana. Mas permittemse os iuizos, & as considerações & aduertencias naturaes, que estão escriptas, que seruem para bem da nauegação, & da agricultura, ou da arte da Medicina.

Regra Decima

No imprimir dos Liuros, ou de todas as mais escripturas, se guarde o que está ordenado no Concilio Lateranense sob Leão X na sessão decima. Polo qual se na Sancta cidade de Roma algum liuro se houer de imprimir, seia primeiro examinado polo Uigario do Summo Pontifice, & Mestre do Sacro Palacio, ou per pessoas deputadas per sua Sanctidade. Mas nos outros lugares pertença a aprouação & exame do liuro, ou escritura, que se ha de imprimir, ao Bispo, ou a outrem, que elle para isso escolher, que for idoneo, & tiuer sciencia para examinar o tal liuro, ou escritura, & ao Inquisidor da heretica prauidade daquella cidade, ou Bispado, onde se ha de fazer a impressão. E per sua mão, & proprio sinal se aproue, sem leuar por isso preço algum & sem dilação, debaxo das penas & censuras que no mesmo Decreto se contem, com esta ley, & condição acrecentada, que o exemplar, ou original do Liuro, que se houuer de imprimir, fique na mão do examinador autenticado, & assinado por mão do proprio author. E iulgarão tambem os padres Deputados, que os que diuulgam, & pubricam liuros escriptos de mão, sem primeiro serem examinados & approuados, seiam condennados às mesmas penas a que são os impressores: & os que os tiuerem, &

lerem, se não declararem os authores, seiam tidos por authores, & a approuação dos taes Liuros, se dee per escripto, & appareça authenticamente no começo do Liuro escripto de mão, ou impresso: & a approuação, & exame, & o mais, se faça de graça. Alem disto, em todas as Cidades, & Bispados, as casas, ou lugares, onde se exercita a arte de imprimir, & as Liurarias dos liuros que se uendem, uisitemse muitas uezes per pessoas que pera isso se hão de escolher polo Bispo, ou seu Uigario, & tambem polo Inquisidor da herectica prauidade para que se não imprima, nem se uenda, nem se tenha nada do que se defende. E todos os Liureiros, & uendedores de Liuros, tenham nas suas liurarias o Rol dos liuros que tem, que hão de uender, assinado polas ditas pessoas, nem tenham outros liuros, nem uendam, nem dem, de qualquer outra maneira, sem licença dos que para isso forem deputados, sob pena de perderem os liuros, & de outras penas, que se porão por arbitrio dos Bispos, ou Inquisidores. E segundo seu arbitrio seiam castigados os compradores, lectores, ou impressores. E se alguãs pessoas trouxerem liuros quaesquer que seiam, a alguã cidade, seiam obrigados fazelo saber aquellas pessoas que para isso se escolherão: ou se houuer lugar publico ordenado para semelhantes mercadorias, os officiaes publicos daquelle lugar manifestem às pessoas deputadas, que são uindos os liuros. E ninguem ouse dar a ler a alguem, ou alienar per alguã uia, ou emprestar o liuro, que elle, ou outrem trouxe á cidade, sem primeiro o mostrar, & ter licença das pessoas deputadas, se não se constar notoriamente que o liuro se permitte a todos. O mesmo tambem guardem os herdeiros, & executores das ultimas uontades, que tragão os liuros que ficarão dos defunctos, ou o rol delles, às pessoas que para isso se escolherem, & alcancem licença dos mesmos, antes que dos ditos liuros usem, ou os trespassem a outrem, per qualquer modo. Em todas estas cousas, & em cada huã dellas, se limite pena, ou de perda dos liuros, ou outra, segundo a qualidade da contumacia, ou do delicto.

Acerca dos liuros, que os padres Deputados, ou examinaram, ou emendaram, ou entregaram a alguém para que se emmendassem, ou os concederam com certas condições, para que se tornassem a imprimir tudo aquillo que constar que elles ordenarão, guardem, assi os Liureiros, como todos os mais. Fique todauia liberdade aos Bispos, ou aos Inquisidores Geraes, segundo o poder que tem, para prohibirem tambem os liuros, que nestas regras parece que se permittem, se iulgarem que conuem isto nos seus Regnos, ou prouincias, ou Bispados.

Quanto aos nomes assi dos liuros que os padres deputados emendaram, ou daquelles a quem deram cuidado disso, o Secretario dos mesmos Deputados, os entregou escriptos, ao Notario da sagrada uniuersal Inquisição Romana, por mandado de sua Sanctidade.

Ultimamente se manda a todos os fieis, que ninguem ouse, contra o que está ordenado nestas Regras, ou contra a prohibição deste Catalogo, ler, ou ter liuros alguns. E se alguem ler, ou tiuer liuros de hereges, ou escriptos de qualquer Autor, condennados por heresia, ou por sospeita de falsa doctrina, encorra logo em sentença de excommunhão. Mas quem ler Liuros defesos per outro respeito, ou os tiuer, além do peccado mortal que comete, seia rigurosamente castigado, conforme ao parecer dos Bispos.

Estes sam os Liuros que agora se prohibem nestes Regnos. Os quaes não estão expressamente declarados no Indice Tridentino, & muitos delles não estão nomeados em outros Catalogos de outras partes, por serem impressos despois, ou porque não uieram aa noticia dos que os composerão, ou por esquecimento. E conforme as regras do Catalogo Tridentino, se deuem prohibir, por serem dannosos a fee, ou aos bons costumes. E no prologo do mesmo Catalogo se diz, que os Deputados a quem se encomendou aquella diligencia, não pretenderão apontar alli mais authores, que os que acharão no Indice Romano, & de todos os outros mais daquelle genero, lhes pareceo que se deuia de ordenar o mesmo, pelos Ordinarios, & Inquisidores. Uão aqui iuntamente, todos os que se prohibírão nestes Regnos, no ultimo Rol que se imprimio no anno do Senhor de 1564. Per mandado do Serenissimo Rei Henrique de gloriosa memoria, sendo Inquisidor geeral.

Liuros em Latim

A

Alberti Argentinensis Chronicon.

Albertus de Secretis mulierum, ipsi falso inscriptus.

Alfonsi Henriquez Defensio pro Erasmo contra Eduardum Laeum, e contra facultatem Theologicam Uniuersitatis Parisiensis.

Andreas Masius Super Iosue. Annales Boiorum.

Annata taxationes Ecclesiarum, e monasteriorum per uniuersum orbem. Annotationes Laurentii Uallae in nouum testamentum.

Antonii Reuclinii Exegesis dictionum in Psalmos. Antonii Scori Phrases.

Apologia Fratris Michaelis de Medina contra fratem Dominicum de Soto, pro Ioanne Fero.

Apologia Zasii aduersus Ioannem Echium. Arcandam de Natiuitatibus.

Aresta amorum cum commentariis Benedicti Curtii, tam separatim, quam cum dictis commentariis, maxime Parisiis excusa Anno Domini 1555.

Arnaldus de Uillanoua. Artis diuinatricis Encomia.

Axiomata quaedam rerum Christianarum, etc. B

Baptista Folengius in aliquot epistolas canonicas. Barptolomaei Nicolai Lochiensis Christus Xilonicus.

Bernardus de Sene, de Ambra, e margaritis. Biblia Tigurina.

C

Catechismus Ioannis Monhemii.

Centuria prima monasteriorum Germaniae, siue Chronologia. Centuriae Magdeburgenses.

Chronica Turcica collecta à Philippo Lonicero, impressa Francofurti Anno MDLXXVIII, uel alibi, cum quodam opere Ioannis Auentini, in quo declarantur causae

miseriarum, etc.

Claudius Baduellus, de ratione uitae studiosae, ac literatae in matrimonio colocandae.

Chronicon prodigiorum ac ostentorum. Chronologia ex sacris literis. Coclaeus de Actis, e scriptis Lutheri.

Comoedia Tragica Susannae, uel cum nomine authoris, uel sine nomine. Comoediae Ioannis Reuclin Phorcensis.

Commentaria Rabi Salomonis e Chimi, e Rabini Hierosolymitani, e similium, Super uetus testamentum, tam scripta Hebraice, quam Latine translata per Conradum

contraria, maxime super Prophetas. Commentaria Zoar in Beresit.

Commentarii Philippi Comminei equitis, de Carolo Galliae Rege e bello Neapolitano, Ioanne Sleidano interprete.

Commentarius Captae urbis, ductore Carolo Borbonio, ad exquisitum modum confectus, etc. autoris innominati.

Compendium siue Breuiarium textus e glosematon, in omnes ueteris instrumenti libros.

Conuiuia seu colloquia tyronum. Coropaedia Gasparis Stibilini.

Cuspiniani commentarius in Aurel. Cassiodori consules. Eiusdem oratio protreptica, etc.

D

Dialectica legalis uel cum nomine autoris uel absque illo.

Dialogus Luciani, cuius titulus est Lucius, siue Asinus, lasciuus quidem e obscaenus, e homine Christiano indignus.

Dialogus Petri Mochii de cruciatu exilio [.] cupidinis, Parisiis, in officina Christiani Uechelii.

E

Elementa magica Petri de Abano.

Enchiridion militiae Christianae impressum Compluti.

Epitome bibliotecae uniuersalis, cum nomine autoris, aut sine nomine. Epitome historiarum sacrarum e locorum communium, etc.

F

Francisci de Euia praeparatio mortis, Latine e Hispanice. Francisci Georgii Problemata.

G

Glosae Ordinariae specimen. H

Hadriani Barlandi, seu Barlani, institutio hominis Christiani. Hali de indiciis.

Henrici Artopaei Responsio ad Theologastrorum Coloniensium censuram. Hieronymus Cardanus de Sapientia, De immortalitate animorum, Geniturarum, De

uarietate rerum, De subtilitate, etc. Historia Husitarum.

Hortulus animae. I

Ioachimus Abbas contra Petrum Lombardum.

Ioannis Bodini aduocati Methodus ad facilem historiarum cognitionem. Ioannes Ferus ad Romanos, quod opus ipsi uidetur falso impositum.

Ioannis Eschiud summa Astrologiae de accidentibus mundi.

Ex Ioannis Serrani Galli Lausani uersione in omnia Platonis opera, quae nunc recens Franco furti impressa, in uulgus prodiit, praecidatur Epistola, e prooemium,

epigrammiata omnia, e quicquid initio cuiusque tomi praefixum est: ita ut praeter translationem ipsam, e operis annotationes nihil omnino sit reliquum.

Ioannes Tossarius Aquilouicanus super Prophetas maiores. Ioannes Iuelli Articuli, ad quos respondit Thomas Ardingus.

L

Liber inscriptus Dialogi Sacri.

Liber inscriptus De regno, ciuitate, e domo Dei, ac domini nostri Iesu Christi. Liber cuius titulus est, De officio pii, e publicae tranquillitatis uere amantis uiri, in hoc religionis dissidio. Alius ab illo, quem sub eadem inscriptione composuit

Ioannes Hessels doctor Louaniensis.

Liber cuius titulus est De protrahenda uita ultra XXV annos.

Liber inscriptus De persecutione barbarum, uel cum nomine autoris, uel sine illo. Liber inscriptus, De re metrica, uel cum nomine autoris, uel absque illo. Libri de controuersiis inter Catholicos e haereticos nostri temporis, ex professio

desserentes.

Ludi Teutonici Rithmicen conscripti, e Gandaui exhibiti. M

Machumetis Sarracenorum, eiusque successorum uitae, ac doctrina, cum praemonitione, etc.

Mirabilis liber. Missa Euangelica.

O

Opusculum de modo studendi in iurisprudentia, uel cum nomine autoris, uel absque nomine.

Opus Magni lapidis per Lucidarium, etc. manu scriptum. Oratio de praeclaris rebus gestis Iustiniani Imperatoris. Ortodoxographia Theologiae, sacro sanctae ac sincerioris fidei, etc.

P

Philosophia amoris, uel cum nomine autoris, uel fine nomine. Practica musica Hermanni Finchii.

Psalterium Hebraicum, Grecum, Latinum, cum annotationibus sine nomine autoris. R

Raptus seu Reuelationes Amedei, quacunque lingua.

Roffensis de misericordia Dei, cui falso imponitur. Creditur tamen esse Bucceri, aduersus merita bonorum operum.

S

Sermo diuine maiestatis uoce pronunciatus in monte Sina. T

Tabulae uigentium nunc atque grassantium passim haereseon.

Theatrum uitae humanae cuius [ ] sit editionis, tam impressum olim Parisiis, unius uoluminis, quam quod recens prodiit in lucem, in quatuor praegrandes tomos

partitum.

Theodorus Beza in nouum testamentum, cum eiusdem traductione. V

Vlerus de Praestigiis Daemonum. Vtopia Thome Mori.

Z

Liuros Prohibidos em Lingoaiem

A

Aiuntamentos dos Apostolos. Alberto conde de Carpe contra Erasmo.

Almanach Annual em Alemão, que chama a Luthero propheta dos Alemães. Antithesis dos feitos de Christo, & do Papa em Frances, & em qualquer lingoa.

Apologia in diffesa de la doctrina del reuerendo P. Frai Gerolamo Sauanarola. Apuleu de Afino aureo, em qualquer lingoa vulgar.

Arestos de amor em Frances, ou Hespanhol, ou em outra qualquer lingoa. Arte amandi de Ouidio em romance.

C

Catechismo do Arcebispo de Toledo Frei Bartholomeu Carrança de Miranda, ou Commentarios, etc.

Caterina de Genua.

Caualleria celestial, ou, pie dela rosa flagrante

Celestinas, assi a de Calisto & Melibea, como a Resurreição, ou segunda Comedia. & c.

Cento nouelle scelte da piu nobili scriptori de la lengua vulgari, con la juncta di cento altre nouelle. & c.

Cerua bianca.

Circe de Iuan Baptista, em qualquer lingoa vulgar. Collirio spiritual.

Coloquio de damas.

Confession del peccador, com nome de autor, ou sem elle. Comedia la sancta. Comedia Thesorina. Comedia Tidea. Comedia Iacinta. Comedia Aquilana. Comedia Iosephina. Comedia Orphea.

Comedias, Tragedias, Farças, Autos, onde entram por figuras pessoas Ecclesiasticas, & se representa algum sacramento, ou acto sacramental, ou se reprende, & pragueia das pessoas que frequentão os sacramentos, & os templos,

ou se faz iniuria a alguã ordem, ou estado aprouado pola Igreia. Consolação de tristes, todas as partes.

Constantino de Seuilha, todas as obras. D

Desengano de perdidos.

Deporti di Mesfer Gerolamo Parabosco.

Dialogo onde fala Lactancio, & hum Arcediago, sobre o que aconteceo em Roma no anno de 1527.

Dialogos Christianos contra la secta Mahumetica, y contra la pertinacia de los Iudios.

Dialogos da união d`alma com Deos, em qualquer lingoa. Dianas todas as partes.

Discursos de Machauello, em qualquer lingoa.

Discorsi de principii de la nobilta per M. Marco de la Frata & Monte albano. E

Euphrosina.

Exposição sobre os Cantares de Salomão em lingoaiem, em octaua rithma, ou em prosa, que se diz ser composta polo P. Frei Luis de Leão.

Exposição sobre Esaias, & são Ioão, escripta de mão, composta por Mestre Dionisio. Amor parte da qual anda em romance, & muito indigesta, & mal

trasladada em cousas substanciaes. Exame de ingenios.

F

Facecie & motti & burle raccolte per M. Ludouico Domenichi & dal Guiciardini. Figure de la Biblia illustrate d`estanze toscane per Gabriele Simeone.

Flossanctorum impresso per Germão Galharde. Flossanctorum impresso em Çaragoça, 1558.

Florestas Hespanholas que não estiuerem emendadas da maneira que a sancta Inquisição geral destes Regnos mandou emendar.

G Gamaliel.

H

Harpa de Dauid.

Historia dos Sanctos Padres do testamento velho, feita por frei Domingos Baltanas. Horas de nossa Senhora em lingoaiem, conforme ao Motu proprio do sanctissimo

Papa Pio V. com tudo o mais que for o officio diuino, & missas, & c.

Nas horas de Latim se ha de guardar o que no mesmo Motu proprio se manda, & he uso nestes Regnos emmendarense as antiguas, polo sancto officio, conforme aa

emmenda que uem nas do sanctissimo Papa Pio V.