• Nenhum resultado encontrado

Pax Christo

Estes dous mezes uisitou N. Padre esta Casa com alguãs indisposisões de qual cairão o Padre Francisco Fernandez e o Irmão João Fernandez mas leuemente posto que com o Padre Luis de Molina, e o irmão Fernão Gonçaluez apertarão mais ao presente gozão ia todos da antiga saude. E continuão com os demais nos acostumados ministerios na Companhia.

Aos onze de Setembro veio o serenissimo Cardeal ouuir missa na nossa igreija officiada polla sua Capella, mostra muito amor aos nossos e alguãs uezes os manda chamar pera tratar com elles cousas de importancia e de muito seruiço de Deos.

Logo aos treze [[ ]] se partio pera o Collegio de Coimbra o Reuerendo Padre Prouincial com seu Companheiro, e o Padre Martim de Mello.

Aos dezasete do mesmo chegarão a esta Casa do Collegio da Ilha Terceira o padre Antonio Pires e o irmão Francisco de Sousa ainda que não sem trabalho que no caminho tiuerão com hum ladrão que os correo do qual quis Nosso Senhor que escapassem a força de remo.

3 Rodrigues, Maria João Madeira, Museu de São Roque, Santa Casa da Misericórdia, Lisboa, 1980, p. 13.

Auera quatro annos pouco mais ou menos que \se aiuntarão/ huns mancebos uirtuosos que se costumauão a confessar a miude nesta Casa. E querendo formar huã Confraria da Cruz por sua deuação e pera mais se incitarem a uirtude. E uendo que não podia ser nesta Casa a instituirão no mosteiro de Nossa Senhora da Graça pera cuio effeito lhe derão os frades huã capella. E tendo noticia que em Seuilha auia huã gran deuoção da Cruz a qual se fazia em lembrança dos passos que Christo Nosso Senhor deu com a Cruz as costas de Casa de Pilatos ate o monte Caluario a mandarão pedir a dita Cidade parecendolhe que nesta causaria tambem grande deuação. E começando a medir de Nossa Senhora da Graça pollas ruas por onde trouxerão a medida ueio ter a esta igreija de São Roque e com consentimento do Padre Propósito assinarão nella o principio da estação, a qual se publicou nos pulpitos desta Cidade aos dezoito de Setembro e juntamente se denunciou que aos 23 do mesmo que era huma sesta feira se auia de fazer huã procição desta \nossa/ Igreija ate Nossa Senhora da Graça, no qual dia se aiuntou em São Roque toda Lisboa digo assi porque nem em igreija nem nas ruas que a ella uem ter auia quem se podesse reuoluer com gente sairão com a procição a tarde os irmãos da Confraria hião todos vestidos com suas capas brancas e com tochas [[de quatro pauios]] acesas nas mãos alem de outros muitos homens que tambem hião em procição com cirios acesos, no meio da procição hia huã figura \de uulto/ de Christo Senhor Nosso com a crus as costas e detras Simão Cirenense que o aiudaua as quaes figuras hião em cima de hum andor que leuauão quatro dos irmãos uestidos tambem com suas capas brancas no couçe da procição leuaua hum frade de Nossa Senhora da Graça reuestido em huã caparica huã reliquia do Santo lenho debaixo de hum paleo cujas uaras leuauão \tambem/ quatro Religiosos de Nossa Senhora da Graça aos quaes seguião outros ate seis ou sete da mesma religião rezando alguns Salmos \e alguns clerigos reuestidos com sobrepelizes que os aiudauão/. E depois infinita multidão do pouo e muitos fidalgos e Senhores de titulo \pello meio da procição hião muitos disciplinantes que causauão grande deuação/ antes que saissem lhes fez hum padre huã pregação e que declarou o intento que se pretendia com esta deuação e iuntamente alguns passos da paixão a preposito, foi tanta a deuação da gente que não auia quem se ouuisse com lagrimas e gemidos. Foi esta deuação tambem recebida de toda esta Cidade que todas as sestas feiras correm esta estação muitas pessoas homens e molheres de toda a sorte e muitos descalços. E porque não errassem o caminho pintarãolhe pollas ruas por onde auião de ir em alguãs paredes Cruzes pera

que ellas ensinassem o caminho, e he tam grande a deuoção da gente que diante destas cruzes quando a ellas chegão se poem de iuelhos na rua ainda que esteia chea de lama a fazer oração e depois as beijão e tocão suas contas, esta obrigação tem muito grande \a gente desta Cidade/ a Deos Nosso Senhor (mais que outras muitas nações) polla fazer tão pia e de nota e afeiçoadas as cousas do culto diuino. E pois ao presente continuão com tanto feruor sabendo muito bem que não ganhão indulgencias por atee [gora] senão terem impetrado de Sua Santidade esperamos em Nosso Senhor que no Aduento e Coresma uão em maior [augmento] com grande louuor e honra de sua diuina magestade e proueito espiritual de suas almas.

Dia das Onze mil Virgens se ganhou hum dos quatro iubileus que por rezão das reliquias de que Dom Ioão de Borja fez doação a esta Casa elle mesmo impetrou [sic] de sua Santidade posearão se neste dia em publico todos os reliquarios com o aparato possiuel, ouue pregação o concurso da gente que se uinha offerecer assistir as Reliquias foi muito grande comungarão duas mil e duzentas pessoas pouco mais ou menos.

Posto que os Confessores que nesta Casa residem tenhão continuo exercicio neste ministerio assi na castra e Igreija, como tambem fora de casa acodindo aos doentes de noite e de dia pera que ordinaria mente são chamados aos hospitaes delRei; Lazaros, in Curaueis, e peregrinos e outras cousas de seruiço de Deos pera que pedem sua aiuda. Os Pregadores não leuão menor trabalho em satisfazerem a deuoção da gente desta Cidade de que são continuadamente importunados por pregações o que se pode bem colegir do numero das pregações as quaes se acharão por rol chegarão a oitenta e oito as que ia fizerão estes dous mezes de Setembro e Outubro, mas todo este trabalho dão todos por bem empregado uendo o abundatissimo fruito espiritual que Deos recolhe das almas por seu meio. Como se podera em parte collegir das cartas ordinarias que desta Casa se mandão a Vossa Reuerencia e do que nesta tambem apontam.

Hum homem casado se saio de sua terra por desgostos que teue de sua molher e se ueio a esta Cidade com determinação de nunqua mais tornar a fazer uida com ella soube disto hum padre e pollo perigo que assi elle como ella corrião de suas consciencias, o persuadio asse tornar como fez euiue ao presente quieto.

Outro casado andaua pera matar sua molher por sospeitas que della tinha, por meio de hum padre se tirou deste mao proposito, e uiue agora em paz.

Querendo hum homem impedir que hum escrauo seu não casasse fez prender a preta com que queria casar dizendo que o tinhão roubado, e por parecer cousa

de seruiço de Deos effeituarse este casamento acabou hum padre com elle que soltasse a preta, e desse licença ao preto pera casar com o que se empedirão muitas offensas de Deos.

Tinha hum homem buscado por indeuidamento doutro quem lhe fizesse huãs prouisões falsas que importarião mais de quinze mil cruzados, foi hum padre informado deste negocio e falando com esta pessoa a persuadio a desfazer o que tinha feito uista a offensa que a Deos fazia, o perigo a que se punha, e a obrigação que lhe ficaua, elle agradecendo ao Padre a amoestação tornou a desfazer tudo o que tinha feito do que se seruio muito Deos Nosso Senhor.

Restituirãose a diuersas pessoas por meio dos nossos perto de setenta mil reis. E de esmollas se despenderão com pessoas necessitadas quasi duzentos cruzados em dinheiro.

Estaua huã molher muito pobre e ao parecer falta de iuizo posta em huã rua publica ao sol e a chuua sem auer quem lhe desse remedio. Por meio de hum padre que nisso falou aos officiaes do hospital a tirarão daquelle lugar onde estaua e a mandarão recolher, auendolhe o Padre de esmollas huã cama em que se agasalhasse encomendandoa a huã pessoa que a curasse e tiuesse cuidado della causou isto muita edifficação por ser o desamparo desta pobre molher muito grande.

A huã pessoa que por falta de uestido não hia a igreija hum padre lhe ouue todo o necessario de pessoas uirtuosas com o qual ouue remediada, outras tres pessoas se remedearão com uestido de que tinhão necessidade.

Indo hum Padre confessar hum doente pera que foi chamado o achou hum clerigo o qual estaua quasi em extrema necessidade corporal por que chegou a ter tan grande falta do necessario que apertado da fome chegou hum dia a uender o briuiario por onde rezaua; e sem se poder sustentar lhe foi forçado a irse desconhecido aos oliuais a enterreirar oliueiras pera que desta maneira remediasse em alguã maneira sua pobreza. E ao presente paresse que do trabalho e não comer estaua em cama muito mal. O padre depois de o confessar, foi dar conta deste caso ao Padre Arcebispo o qual o agardeceo muito e lhe mandou dar logo o seu breuiario, e chamando hum criado seu lhe encarregou que tiuesse cuidado daquelle saçerdote, e o prouesse de todo o necessario.

Sendo chamado outro Padre pera hum homem fidalgo que estaua pera morrer, soube que estaua mal com hum filho seu e que estando naquella derradeira hora o não queria uer nem pessoa de casa ousaria a lhe falar nisso pollo desgosto que o pai recebia falandolhe nelle e dizendo a gente de casa ao Padre que lhe não fallasse por

que lhe não perdesse o respeito. Todauia o Padre lhe falou e ainda que ao principio mostrou dificuldade todauia lembrandolhe a hora em que estaua o persuadio a uer o filho e lhe falar, deitandolhe sua benção, quando esta reconciliação menos se esperaua tanto maior consolação e edificação causou assi em toda a gente de casa como em outras muitas pessoas fidalgas que se acharão presentes no mesmo tempo, por ser esta pessoa muito nobre.

Os dias passados chegarão a esta Cidade huns estrangeiros representadores de farças e se determinarão a darem principio a suas representações dia de São Simão e Iudas sendo o Padre Proposito disto auisado, no mesmo dia polla menhã mandou dous padres que auisassem ao Serenissimo Cardeal do que se passaua representandolhe ser mais acommodado o tempo presente pera orações que pera autos, e representações, e em especial sendo estas taes que maes se podião chamar escolla de uicios, que entretemmento de soldados, agradeceo Sua A. o auiso, e mandou que sob pena de açoutes não representassem, chegou o recado a tempo que infinidade de gente estaua em seus palanques e ianellas tendo ia dado seu dinheiro pera uerem esta representação que por ser a primeira esperauão que fosse a sseu contentamento. E as figuras estauão ia pera sair, mas dandosse o recado, da parte do Senhor Arcebispo se tornarão todos a sair bem emuergonhados. E porque nunqua falta quem com pretexto de uirtude defenda a maldade hum homem fidalgo emcontrandosse com hum padre nosso que este tinha pera ssi que fora causa de senão fazerem as farças lhe disse emfadado que não fizera mais em as empedir que tirar oitenta mil reis de esmola ao hospital (porque os representadores por cada uez que representauão dauão mil reis ao hospital e por que fazia conta farião no anno oitenta representações por isso dezia ao Padre que tirara oitenta mil reis de esmolla ao hospital) o Padre lhe deu as rezões bastantes que auia pera senão consentirem e que quanto a esmola que ali lhe daua por este anno cem mil reis que logo o Padre lhe meteo na mão em ouro que lhe tinhão dado de esmolla pera o hospital e que pera o diante Deos daria remedio o fidalgo se entregou do dinheiro por ser official do mesmo hospital mas corrido de se ter metido nesta materia e edificado da caridade e bom zello do Padre.

He tão grande o fruito que com a doutrina se faz nesta Cidade em todo o genero de gente que he muito pera louuar a Deos, os pretos continuão acompanhando a doutrina com suas bandeiras por sua ordem e detras do Padre que he no couçe da procição se poem todos os reis das nações aos quaes cabe por rol acompanhar aquelle dia a doutrina, uestidos com suas capas brancas, e uaras uermelhas nas

mãos com tanta quietação e grauidade que representão officiaes dalguã reformada Republica. E com o ensino que do padre recebem e premios com que os incita andão ia tão reformados que quasi senão achão ia em aiuntamentos a fazerem seus baillos, que erão muita parte das inquietações de Lisboa.

Mandou o Padre que faz a doutrina uir agora de Castella huã forma de imagens a qual de quada uez tira sete imagens muito fermosas todas iuntas em hum ramo custou treze crusados, que se derão de esmola pera este efeito leuou o Padre hum ramo destas imagens ao Cardeal tomou o com muito gosto e pedio o regimento, e por despedida deu ao Padre quatro arrobas de estanho pera se fazerem em imagens. Outras pessoas derão tambem pera o mesmo efeito dous quintaes de estanho com o que se fizerão em tantas imagens que não somente se proueu muita gente da cidade mas abrangeu \tambem/ ao termo e a outras partes mais remotas, seruio isto de espertar a deuoção da gente não somente secular mas ainda religiosos de diuersas ordens os quaes concorrem a esta Casa a pedir imagens com tanta instancia que he marauilha e a todos se satisfaz como he possiuel. Comprarãose tambem quatro mil rosairos de contas pera se \darem parte de premio aos meninos, e darse a pessoas pobres que não tem com que as comprar./

Os Frades Capuchinhos do mosteiro de Santo Antão desta Cidade mandarão pedir ao Padre que fosse la fazer a doutrina o dia que lhe parecesse o Padre por satisfazer com seus deseios foi la fazer hum mimino doutor [sic] como lhes elles chamão, o que os Religiosos agradecerão [sic] muito pera o que mandarão fazer no meio da Igreija hum tabernaculo alto pera o acto ser milhor uisto, e conuidarão pera a festa o Xarife que agora mora iunto do seu mosteiro o qual esteue presente a toda a doutrina mostrando muito gosto da ordem e destreza que os meninos tinhão em a dizer, deu o padre no cabo do doutoramento huã imagem de premio ao ling[.. ] do Xarife que he christão, e o Xarife a tomou nas mãos e lhe fez reuerencia folgando muito de a uer ao que mostraua que não deu pouco em que falar a toda a gente que na igreija estaua Deos Nosso Senhor lhe de graça pera conheçer sua Santa Lei e a abraçar deixando a impia ceita de Mafamede [sic].

Do mosteiro da Trindade mandarão tambem os Religiosos pedir ao padre Proposito quisesse dar licença ao Padre que faz a doutrina pera ir la fazer outro doutor, foi la o Padre fesse tambem este doutor com grande aparato, os frades aiudarão tambem de sua parte com musica de muito boas uozes e instrumentos com o que o acto ficou muito solene derão se muitos premios de preço e uarios com que os mininos nesta tenra idade se icitão a crecerem na uirtude e bons costumes.

Acodio tambem o Padre aos presos do limoeiro não somente com o comer espiritual da doutrina mas tambem com o corporal leuandolhe dezanoue alqueires de pão cozido e cinco mil e quatrocentos reis empregados em carne cozida, com o que aquelle dia tiuerão hum muito bom iantar, e no fim da doutrina lhe foi buscar agoa com os da doutrina todos em corpo com suas quartas nas mãos ao chafaris del Rei o que não causa pequena edificação na gente que isto ue. Por outra uez leuou outra boa esmolla aos presos dos troncos dos Portugueses e Castelhanos, indo todos polla mesma maneira no fim da doutrina buscar agoa ao chafaris no que se lhes não faz pequena esmolla por terem ordinariamente muita falta della, alem da edifficação. Do Collegio de Coimbra ueio pera esta Casa o Padre Belchior Lobato. E do Collegio de Euora uierão por diuersas uezes os Padres Antonio de Vasconcellos e o Padre Manuel de Lima pera onde forão o Padre Francisco Pereira e o Irmão Manuel Lopez. E pera Madrid foi o Padre Pedro da Fonsequa proposito desta Casa e por seus companheiros leuou o Padre Antonio de Vasconcellos, e o irmão Luis Mendes.

Isto he o que se ofereceo pera escreuer destes dous mezes de Setembro e Outubro pedimos ser emcomendados nos Santos Sacrificios e orações de Vossa Reuerencia e dos mais padres e irmãos desse Collegio desta Casa de São Roque da Companhia de Iesu e de Lisboa oie Primeiro de Setembro de 1588 annos.

De Vossa Reuerencia

Seruo em Deos Cimão Cardoso

Carta dos Mezes de Nouembro e Dezembro de 1588