• Nenhum resultado encontrado

5.15 – ASCENDENTE Símbolo gráfico: ASC

Origem

O Ascendente é encontrado através da hora e do local de nascimento da pessoa e corresponde ao amanhecer.

O horizonte leste representa o momento em que o Sol nasce, o que acontece, com algumas variações em vista da latitude local, por volta as 6 horas da manhã. O horizonte oeste, corresponde a mais ou menos 6 horas da tarde, é o limite final dessa linha, quando o Sol se põe.

Após o nascimento do Sol, ele vai subindo, até chegar ao máximo, por volta de 12 horas da manhã. O seu ponto mínimo, quando já desceu de todo, é zero hora.

Em vinte e quatro horas o Sol faz seu caminho. Dependendo da hora de nascimento, o Sol tem uma posição diferente. Conseqüentemente, o Sol tem uma relação direta com o ascendente. Como o dia tem vinte e quatro horas e os signos são doze, supõe-se que na sua passagem pelo zodíaco, o Sol fique duas horas em cada signo. Essa exatidão, entretanto, não ocorre, por causa da diferença de latitudes. Em certas latitudes do Hemisfério Sul, por exemplo, o Sol pode levar mais de três horas para passar sobre o signo de Peixes. Isso significa que nesses locais podem nascer mais Ascendentes Peixes.

Os signos que o Sol se demora mais, em face das latitudes, são chamados de Ascenção Longa; os signos em que o Sol passa mais rápido são chamados de Ascenção Curta. Isso porque o signo ascende mais devagar ou mais depressa no horizonte.

E é nessa diferença que faz com que num determinado hemisfério tenham mais certos Ascendentes, e também, que algumas casas sejam maiores.

No Hemisfério Sul, os signos de Ascenção Longa são: Capricórnio, Aquário, Peixes, Áries e Gêmeos. No Hemisfério Norte inverte-se essa ordem. Assim, no Hemisfério Sul podem existir mais Ascendentes Peixes e no Hemisfério Norte mais Ascendentes Virgem. Essas diferenças são mais marcantes nas latitudes mais altas e mais baixas.

No Rio de Janeiro a diferença não é tão marcante, mas o signo em que podem nascer mais Ascendentes é Áries.

Nas regiões equatoriais não acontecem diferenças de ascenção longa ou curta, enquanto que nas regiões polares, alguns signos nem chegam a ascender. (Isso corta a possibilidade das esquimós terem certos Ascendentes).

A razão de haver signos de ascenção diferente é porque a ascenção ocorre paralela ao equador celestial e como a eclítica é oblíqua no seu encontro com esse equador (23º30’), algumas partes dela sobem mais depressa que as outras.

Significado

O Ascendente é o momento em que a energia cósmica entra no corpo da pessoa através da sua primeira respiração.

O instante do nascimento de qualquer coisa ou pessoa é um momento mágico e poderoso. Marca o início de uma vida, quando a criança respira sozinha, independente do cordão umbilical. Portanto é a primeira coisa eu a criança vê e sua primeira reação.

Por isso o Ascendente é como a pessoa se manifesta, a personalidade ou a máscara que ela apresenta. A criança nasceu, viu o mundo aqui fora, e essa visão influi na sua maneira de agir. Ela é seu Sol, mas reage com o Ascendente. Se colocarmos doze pessoas do mesmo signo frente a uma mesma situação, mas que tenham Ascendentes diferentes, veremos doze reações diversas, doze pontos de vista diversos. Todas são semelhantes, mas todas mostram atitudes diferentes.

O Ascendente é a máscara que o ator usa quando representa um papel; é a máscara, não é ele. O Ascendente é como um veículo que você usa para se conduzir na vida. Nesse tipo de analogia, o Ascendente é um automóvel, mas o Sol é que é o motorista. A Lua é o que se leva dentro do automóvel, a bagagem; enquanto que o Meio-Céu é a estrada que se seguir. (Os planetas são o motivo que fazem você dirigir, os signos indicam como você dirige e as casas mostram onde você está no momento. Ou ainda: o planeta é o ator, o signo é o papel, a casa é o palco e os aspectos indicam seu desempenho, sua performance).

O Ascendente é a própria Terra, porque é a projeção do indivíduo, a sua vida neste planeta.

Através do Ascendente estuda-se o corpo físico, a vitalidade e o temperamento da pessoa. É a sua aparência externa, aquilo que é transmitido aos outros, a reação imediata, muitas vezes usada como arma de defesa em situações incertas.

O veículo que nos carrega é o nosso corpo físico e o Ascendente descreve o veículo que escolhemos, “a marca do nosso automóvel”. Muitas vezes, entretanto, esse corpo físico atua como uma barreira que nos separa das outras pessoas, como se ficássemos dentro do automóvel protegendo-nos do que está do lado de fora.

O Ascendente é como a pessoa manifesta o seu interior de forma exterior. É o que os outros vêm de nós e deve ser expressado espontaneamente. São as aparências.

A energia do signo Ascendente pode ser alterada se houver um planeta perto. Quanto mais perto da linha do Ascendente, mais marcante a influência do planeta. Se estiver em signo diferente do Ascendente, a personalidade fica mais complexa. Se, além disso, houver um signo interceptado na casa 1 a personalidade será afetada por duas energia diferentes, será mais “colorida”. A pessoas terá múltiplas influências, mostrando diferentes facetas em ocasiões diferentes. Isso não é complicado para a pessoa, mas pode ser para as outras com quem se relaciona.

E, ainda mais, para completar a análise da personalidade, deve-se olhar onde está o planeta regente do Ascendente, em que Signo, casa e que aspectos faz.

A posição desse regente mostra como é expressada a energia básica e qual a circunstância de vida que mais motiva a pessoa, onde se pode ter mais experiências.

Daí a importância em haver harmonia entre signo Ascendente, o signo e a casa onde está o regente. Se o regente for Urano, Netuno ou Plutão, o signo onde eles estão terá menos peso e estudar-se-ão, também, os co-regentes, Saturno para Aquário, Júpiter para Peixes e Marte para Escorpião. Nota-se uma certa semelhança entre o Ascendente e a função de Marte. Ambos têm a ver com a maneira de se projetar na vida, de iniciar coisas, de atacar ou defender.

Marte rege o primeiro signo e o Ascendente ou seu regente influi na expressão da pessoa e na sua saúde. Resumindo a análise do signo Ascendente, dos planetas ba casa 1 e do signo aí interceptado – se houver, do regente do Ascendente e dos aspectos recebidos, tanto pelo planeta regente como pela linha do Ascendente, marcam características fortes da pessoa, as suas urgências e prioridades, a sai orientação de vida. Aquele que não expressa essas energias torna-se uma pessoa frustrada e doente.

O regente do Ascendente é uma espécie de deus pessoal desta vida. E, portanto, deveria ser reverenciado, como dizem os antigos, para não incorrer em sua vingança.

Num reino antigo havia um príncipe, filho único do rei, que de repente enlouqueceu. Ele arrancou as roupas, ficou nu, entrou debaixo de uma mesa e começou a cocoricar como um galo. Ele pensava que era um galo.

O rei ficou desesperado e chamou todos os médicos, mágicos e fazedores de milagre para tentarem curar o príncipe, mas de nada adiantou. Aí o rei começou a aceitar o fato de que seu filho tinha ficado louco para o resto da vida.

Um dia, entretanto, um sábio chegou ao palácio e disse que podia curar o príncipe. O rei ficou muito desconfiado porque o h omem parecia também ser um maluco, mais maluco ainda que o príncipe. O sábio disse:

- Somente eu posso curar o seu filho, porque só um louco maior pode curar outro louco. Os seus médicos, mágicos e fazedores de milagre falharam porque eles não conheciam a loucura.

O rei achou isso lógico e como o caso parecia sem jeito, resolveu experimentar.

Então o sábio tirou as suas roupas, entrou debaixo da mesa com o príncipe e começou a cocoricar como um galo. O príncipe tomou a posição de defesa e perguntou:

- Quem é você? O que você pensa que está fazendo? O homem disse:

- Eu sou um galo, um galo mais experiente do que você, você não é nada, é apenas um aprendiz de galo. O príncipe aceitou:

- Se você também é um galo, está bem. Mas você parece um ser humano.

- Não vá pelas aparências – respondeu o sábio – veja o meu espírito, a minha alma. Eu sou um galo tanto quanto você.

Então os dois ficaram amigos e prometeram-se longa amizade e que lutariam juntos contra o mundo. Passaram-se uns dias e aí o sábio come çou a se vestir.

O príncipe replicou:

- O que você está fazendo? Você ficou maluco? Um galo usando roupa de gente! O homem respondeu:

- Eu apenas estou querendo enganar aqueles tolos seres humanos. Lembre-se de que, mesmo vestido, nada mudou em mim. Sou um galináceo e ninguém pode mudar isso. Só porque estou vestido você acha que me tornei um ser humano?

O príncipe aceitou a explicação. Dias mais tarde o sábio persuadiu-o de que se vestisse porque o inverno estava chegando.

Um dia, de repente, o sábio pediu comida do palácio. O jovem ficou atento e desconfiado e gritou: - Que é que você está fazendo? Você vai comer como um ser humano qualquer! Nós somos galos e comemos como galos!

O homem respondeu calmamente:

- Você pode comer qualquer coisa e aproveitar qualquer coisa. No que se refere ao meu galo, não faz a menor diferença. Você pode viver como um ser humano e continuar sendo um galináceo. Não vá pelas aparências.

Dessa maneira o sábio foi aos poucos persuadindo o príncipe a voltar ao mundo da realidade até que ele ficou normal.