• Nenhum resultado encontrado

6.1 – CLASSIFICAÇÕES DE CASAS a) Classificação conforme a quadruplicidade

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 103-105)

Referem-se ao comportamento que as pessoas têm nessas casas. Correspondem à quadruplicidade dos signos. Temos signos cardeais, fixos e mutáveis. E nesta situação, temos a mesma correspondência com esses mesmos nomes ou outros.

Casas cardeais ou angulares: 1 – 4 – 7 – 10 Casas fixas ou sucedentes: 2 – 5 – 8 – 11 Casas mutáveis ou cadentes: 3 – 6 – 9 – 12

As casas cardeais são as mais importantes. Aí tomam-se atitudes, iniciam-se situações, age-se, cria-se. Referem-se a assuntos que necessitam da atenção primordial e muitas vezes imediata. São casas ativas, portanto e sua conotação é individual porque colocam em movimento as principais áreas da experiência humana: o eu, a família, o outro, a sociedade.

Qualquer planeta aí é um fator de motivação, gerador de energia. Quanto mais perto da cúspide, mais forte. (Cúspide é a linha que divida uma casa da outra. Também pode haver cúspide de signo, que é quando termina um signo e começa outro. Para facilitar, quando falarmos de cúspide estaremos sempre nos referindo às casas).

Pessoas que têm a maioria dos planetas nessas casas costumam ter iniciativa pessoal, sendoa própria vida bastante ativa. Há interesse no presente.

Casas sucedentes seguem-se depois das cardeais. Marcam uma reação das anteriores que, agora, precisa ser consolidada, expandida ou focalizada. Sua função é concentrar, conservar o que foi conquistado. São os recursos financeiros, os filhos, o sexo e os amigos. Há, por isso, uma conotação de futuro.

Muitos planetas aí indicam uma vida estável, sem interesse de mudanças e com necessidade de ter segurança.

As casas cadentes vêm logo depois das sucedentes e alguns astrólogos consideram de menor importância ou de menos força.

Na verdade não existem casas mais fortes do que as outras. As cardeais são importantes por estarem ligadas aos eixos que cortam a eclítica.

Elas resultam de alguma coisa que foi anteriormente consolidada. Há uma tendência ao ajustamento, harmonização e universalização das situações. Podem preencher ou desintegrar o que foi realizado tanto nas casas cardeais quanto sucedentes. A sua energia é dispersiva, isto é, divulgar, alterar, modificar. São adaptações de vida e por isso há conotação com o passado. Tratam-se de comunicações, trabalho, pensamento e o inconsciente.

Pessoas com muitos planetas aí tendem a uma vida instável, sujeita a alterações e interessadas em aprender coisas.

b) Classificação conforme a triplicidade

Referem-se ao temperamento pessoal que aparece em certas circunstancias. Corresponde à triplicidade dos signos:

Casas de fogo: 1 – 5 – 9 Casas de terra: 2 – 6 – 10 Casas de ar: 3 – 7 – 11 Casas de água: 4 – 8 – 12

As casas de fogo também chamadas vitais ou individuais porque correspondem à trindade da vida: 1 – corpo, 5 – alma, 9 – mente e espírito.

Essas casas encora jam o bem-estar da pessoa, fazendo-a brilhar mais, por estarem relacionadas com o fogo. Também podem ligar-se ao espírito. Pessoas com muitos planetas aí são entusiastas e audaciosas. As casas de terra, também chamadas possessivas ou temporais porque correspondem ao estado temporal das coisas ou bens materiais: 2 – posses, 6 – comodidades advindas do trabalho, 10 – posição social.

Essas casas, portanto, levam em consideração as coisas úteis da vida, aquilo que pode ser aplicado e dar um resultado concreto ou conveniente. Pessoas com muitos planetas aí são ambiciosas ou práticas, com capacidade de sobrevivência.

As casas de ar, também chamadas associativas ou relativas, porque influem nas relações humanas: 3 – parentes, 7 – companheiro, 11 – amigos.

Essas casas estimulam os interesses sociais e intelectuais, muitos planetas aí mostram pessoas que gostam de se relacionar e comunicar, com oportunidades de conhecer muita gente.

As casas de água também chamadas de psíquicas ou terminais, uma vez que correspondem a reações psicológicas ou de final de situações são: 4 – velhice, 8 – morte, 12 – confinamento.

São casas sensíveis e vulneráveis, com forte influência emocional, podendo ser aprofundadas até a alma. Muitos planetas aí revelam pessoas perceptivas, com reações instintivas, atitudes profundas ou instáveis emocionalmente, podendo explodir.

c) Classificação quanto à polaridade

São semelhantes aos signos 1 – 3 – 5 – 7 – 9 – 11: são casas positivas, que externalizam situações e vão em busca dos seus desejos.

2 – 4 – 6 – 8 – 10 – 12: são casas negativas, que se reservam, atraindo situações. d) Classificação quanto às seis primeiras e seis últimas

As primeiras seis casas, de 1 a 6, levam em consideração motivações pessoais e situações vivenciadas internamente: enquanto que as seis últimas, de 7 a 12, voltam-se aos outros e a situações vivenciadas mais externamente.

e) Classificação quanto aos hemisférios e.1) Casas Orientais

São casas a leste do mapa, isto é, 10 – 12 – 1 – 2 – 3

Pessoas com muitos ou quase todos os planetas nesses setores costumam ter autonomia, por têm energias latentes prontas a se manifestarem. Então interessadas em progredir pessoalmente, podendo haver muito egoísmo ou muitas realizações pessoais. Podem controlar melhor sua vida, mas também têm complicações por situações preparadas por elas mesmas.

e.2) Casas ocidentais

São casas a oeste do mapa, isto é, 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9

Pessoas com muitos ou quase todos os planetas aí, costumam ter um desequilíbrio íntimo ou pouca auto- suficiência, gerando uma dependência do mundo exterior ou dos relacionamentos. São sociáveis, conseqüentemente. Suas atividades podem estar voltadas aos outros e, em geral, obtêm resultados em colaboração com os outros. Há uma certa maneira impessoal, como se quase nada lhes afetasse diretamente. Há menos controle sobre suas vidas, podendo se tornar produtos do seu tempo e do seu meio. São difíceis de mudar internamente.

e.3) Casas setentrionais

São as casas ao norte do mapa, isto é, de 1 a 6, também chamada de noturnas, porque quando o Sol passa por aí é noite ou madrugada. Têm a ver com o inconsciente.

Pessoas com acúmulo de planetas aí costumam ligar-se ao seu ambiente, são introvertidas ou reservadas, mas também têm espírito de grupo e, portanto pouca autonomia. Lembram do passado, têm

menos oportunidades na vida e devem contar mais com seus próprios esforços. A vida interior é grande e pode haver progresso psíquico. São subjetivas, têm pouca liberdade pessoal na sua maneira de se relacionar.

e.4) Casas meridionais

São as casas ao sul do mapa, isto é, de 7 a 12, também chamadas de diurnas, porque quando o Sol ao passa é dia. Têm a ver com o consciente.

Planetas acumulados nessas casas indicam pessoas desenraizadas, em geral com pouca base, interessadas em resultados exteriores, mas sujeitas a não ter solidez nas suas realizações. São extrovertidas, magnéticas, com muitas experiências de vida e progresso. Caráter aberto e objetivo, talvez em busca de um significado de vida através de suas experiências.

Alguns astrólogos que seguem a linha da astrologia sideral não usam casas, apenas os ângulos do ASC e MC, o mesmo acontecendo com a linha alemã dos Ebertins. Desta forma, não há divisões de casas, mas um segmento continuo, que muda de significado gradualmente.

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 103-105)