• Nenhum resultado encontrado

5.2 – LUA Astronomia

É o satélite da Terra, encontrando-se a mais ou menos 385.000 km dela, ou seja, o equivalente a 60 vezes o raio da Terra. Essa distância vem aumentando gradativamente porque nos tempos primordiais ela estava a 64.000 km da Terra.

A Lua gira em torno da Terra por volta de vinte e oito dias e apresenta sempre o mesmo lado voltado para o nosso planeta. Isso acontece porque ela gira também em torno do seu eixo, isto é, seu período de rotação é igual ao da sua revolução. A primeira pessoa a estudar a Lua foi Galileu.

Até 1969, quando o homem foi a esse satélite, conhecia-se somente 60% dela. É o astro mais rápido e apresenta fases, que correspondem aos ciclos lunares: lua nova, crescente, cheia e minguante. Com ela ocorre o fenômeno dos eclipses. O eclipse acontece quando Sol, Lua e Terra estão alinhados em sua eclítica. O eclipse solar ocorre quando a Lua está na frente do Sol, entre ele e a Terra. Então o Sol foca temporariamente manchado, como se um corpo escuro passasse na sua frente. Este corpo é a Terra. Também a Lua pode ficar completamente oculta, e é eclipse lunar; ou somente parcialmente oculta, e é eclipse lunar parcial. Esse eclipse ocorre na Lua Cheia, antes ou depois do Eclipse Solar.

Em algumas ocasiões ocorre um eclipse solar anular, então vê-se a totalidade do eclipse, mas ele não é suficientemente grande para cobrir todo o Sol, e o Sol aparece como um anel brilhante em volta de um disco negro.

A Lua é um satélite seco, sem ar e sem vida humana. Lá, uma pessoa de 60 quilos pesa 10. A Lua possui montanhas, planícies e crateras criadas talvez por chuvas de meteoros ou por vulcões antigos. As planícies são chamadas de mares e aparecem mais escuras. As montanhas circundam esses mares e têm alguns picos. Existem fissuras na Lua, que são como vales estreitos e longos, parecidos com rios. Mito

A Lua é a mulher do Sol, sua filha ou sua irmã, conforme os mitos. É a grande mãe que nutre e dá forma à semente. A semente divina, plantada pelo pai Sol é o homem, Horus, Krishna ou Cristo.

No Egito a Lua é Isis, a mãe da Terra. Isis é esposa e irmã de Osíris. Sua figura mágica despertava os mortos e transformava o metal em ouro. Protegia as crianças, o parto, a agricultura. Era mãe conselheira e guardiã dos deuses.

Em Roma, o Vaticano foi erguido num local onde antes venerava-se a deusa-mãe, que, no Cristianismo é a Santa Madre Igreja. E Maria, mãe de Cristo.

Entre os gregos era Selene. Foi amante de Pã, que a presenteou com um rebanho de bois brancos. Dizem que teve cinqüenta filhas com o pastor Endimião. É representada por uma jovem percorrendo o céu nu carro prateado puxado por dois cavalos. Era a deusa secundária que foi substituída por Diana, como Hélios foi substituído por Apolo. Diana protegia o nascimento, mas era virgem.

Aparece também como Hecate que concedia prosperidade material e depois passou a presidir os encantamentos e a magia, tornando-se terrível feiticeira. Era, ainda, Proserpina, que reinava no mundo dos mortos com Plutão.

Idade planetária

O primeiro período corresponde até quatro anos, quando a criança é completamente dependente da mãe. No organismo

Olhos (aparato lacrimal), estômago, útero, seios, fertilidade, mucosa, fluidos, ovários, secreções, menstruação, ventre, sistema nervoso e linfático.

Ação mórbida

Miopia, tumores, gravidez, vômitos, vertigens, epilepsia, digestão, hipropsia, leucorréia, alienação mental, histeria, catarros, conjuntivite, sonambulismo, etc.

Símbolo: bb

É a Lua Crescente. O espaço do Sol precisa ser ocupado e a Lua vai na frente. Receptiva ao que pode acontecer (crescente), mas condicionada às lembranças e hábitos do passado. O semicírculo é a manifestação do infinito, o subconsciente e a memória coletiva. O semicírculo é o círculo dividido em dois, de um lado a matéria, do outro o espírito, a dualidade dentro da unidade. O meio-círculo sozinho é uma metade do homem. É a sua percepção. Ou, para outros, a matéria.

Analogias

Mãe, mulheres em geral, esposa, rainha ou pessoa do povo, povo, líquidos, pessoas que trabalham com líquidos: marinheiro, pescador, botequineiro, alimentação, banhos, lugares perto d’água, lagos, poços, instinto, vida doméstica, receptividade, imaginação, impressionabilidade, instabilidade, mediunidade, o duplo etérico do corpo, personalidade, alma, psiquismo, deslocamentos de lugar, coisas muito novas/ jovens, ingenuidade, multidão, reunião de crianças, crendices, lugares públicos, subordinação, pequeno comércio, família, lar, bebidas, contemplações, vida interior, passividade, docilidade, intuição, sonhador, timidez, inconstância, suscetibilidade, indolência, caprichos, o país, a hereditariedade.

Características

Representa a matriz, a fonte, a origem de todas as coisas, é um recipiente que dá forma e limite. É ter um lugar próprio para si, é um astro yin, representa a maternidade, portanto, o fundamento e a base da existência.

Seu efeito mais forte deve ser na infância quando a criança precisa de proteção. Sua posição no mapa indica em que condições nós chegamos nessa vida: isto é, se nos sentimos bem neste planeta ou se nos sentimos alienados nele. Daí, a expressão popular: eu estou em casa, eu me sinto à vontade. Também por isso, é que, quase sempre, a reação da Lua é inconsciente, porque pode vir influenciada por experiências pré-natais.

Representa também a emoção, aquilo que está dentro de nós, estruturado, desde cedo. São os reflexos emocionais, o comportamento automático e instantâneo. É o nosso inconsciente, que nos liga a tudo, a todos, a qualquer lugar sem separação: o modo de percepção.

O Sol cria, mas é a Lua que dá forma a sua criação. O Sol é a semente que precisa ser fecundada na Lua para se manifestar.

São as mudanças de humor e de atitudes, o flutuar das emoções simbolizado nas fases da Lua. É o subir e baixar das marés, encontrado também nas pessoas. É a capacidade de reprodução de ambos, como assimilar o que aprendeu e reagir da maneira que achar mais confiante nas oportunidades que surgirem. Uma espécie de persona.

Seu lugar no mapa indica onde se reage emocional e automaticamente, onde se multiplica ou se materializa. E onde sente-se necessidade de uma resposta.

A Lua, muitas vezes, mostra o que as pessoas sentem a respeito de si próprias. Esotericamente é um fluxo do que a pessoa foi no passado, um comportamento já conhecido.

O signo onde está a Lua mostra como reagimos instintivamente: no mapa da mulher mostra que tipo de mãe ela será, e no do homem, como ele reage às mulheres.

Em 1980 foi publicado um estudo interessante sobre o período de gestação e a Lua, no gráfico astrológico. Se no mapa a Lua estivesse crescendo e nas casa 7 a 12, ou minguando e nas casas de 1 a 6, o período entre a concepção e o nascimento seria menor do que nove meses.

Se a Lua estivesse crescendo e nas casas de 1 a 6, ou minguando e nas casas de 7 a 12, o período seria maior do que nove meses.

Há uma hipótese de que o planeta que fizer aspecto mais próximo com a Lua, no mapa de um homem, indica o tipo de mulher com quem ele pode se casar. O mesmo ocorrendo com o Sol no mapa da mulher. O Sol e a Lua, certamente, indicam nos mapas da mulher e do homem, respectivamente, qualidades e atributos marcantes que o cônjuge terá.

A Lua é tudo que é passivo, receptivo e emocional: são as impressões, os sentimentos, a memória. Um homem, para sentir o efeito desse astro, precisa compreender esses aspectos que ele também tem dentro de si.

O sexo físico, isto é, masculino ou feminino, é apenas uma ênfase maior em uma dessas polaridades. Só pode haver progresso quando conscientizamos-nos dessas polaridades dentro de nós, geralmente em fases alternativas.

O Sol, para a mulher, representa a sua outra polaridade da qual, também, deve estar consciente: aquilo que é ativo, intelectual e competitivo: são as decisões, as idéias, as tomadas de atitudes.

Se a Lua é o princípio feminino e o Sol o masculino, e nós todos temos ambos em nosso mapa, embora possamos desenvolver mais um deles, esotericamente pode significar que existem lições a aprender conforme estamos encarnados em homem ou mulher.

Usar o papel feminino no passado, de maneira incompleta ou inadequada, pode ser visto pela posição da Lua no mapa. Se um homem sofre com mulheres nessa vida, ou se não sabe expressar o seu lado emocional e sensitivo, pode ser de que seja o resultado do mau emprego de sua polaridade feminina em outra encarnação.

A Lua é, também, o princípio da maternidade. Portanto, tem uma função alquímica de transmutar o lado destrutivo, egoísta e dominador que existe em nós.

O ser primitivo reage instintivamente aos seus desejos, mas quando ele evolui e reage nutrindo e protegendo aqueles que lhe estão próximos, começa a funcionar a maternidade. Quando esse amor se torna mais universal, deixa de ser a Lua para poder ser Netuno. Se a mãe é a Lua, no mapa de cada um, pode-se perguntar porque os irmãos têm Lua em posições diferentes. Primeiramente, as posições dos planetas no mapa mostram como as pessoas vêem ou reagem a determinadas coisas. Um filho pode ver sua mãe de um determinado ponto de vista e reagir de uma forma, enquanto que seu irmão já vê de maneira diferente. Por outro lado, a mãe pode ter um comportamento para um filho e outro para outro filho, às vezes, até mesmo pelas diferentes circunstâncias em que estava vivendo à época do nascimento de seus filhos. A experiência que a mãe viveu durante a gestação do filho também influi. Ela não é a mesma pessoa quando nasceu o primeiro filho e quando nasceu o quarto filho. Cada criança, num grupo familiar, tem o seu momento próprio, sua individualidade.

É possível, também, que a mãe tenha um vínculo Cármico diferente com cada filho, por isso pode sentir preferência por um e até repulsa por outro.

É importante lembrar que pode acontecer de um pai ter que fazer o papel de mãe e vice-versa; nesse caso a Lua no mapa do homem e o Sol no mapa da mulher, mostram como eles desenvolverão esses papeis. O que indica um Carma familiar.

É interessante notar que a Lua tem também um fator ligado à opinião. Essa opinião é baseada no sentimento pessoal. Isso fica evidenciado quando acontecem as perturbações emocionais numa discussão.

O que liga uma pessoa a outra, ou a coisas, é o sentimento – que pode ter variações: sente-se mais, ou menos. Dentro do ponto de vista pessoal, a “realidade” aparece conforme o sentimento de cada um. Somente quando o sentimento desaparece, isto é, a maneira emocional de ver as coisas – com ternura,

com raiva, com preconceito, com inveja, com desejo, com condicionamentos – somente, então, é que as coisas são vistas como elas são. E aí entra Mercúrio.

Mercúrio diz: esse tecido é azul. Lua diz: acho esse tecido lindo, ele é azul, como os olhos do meu filho. Por isso, deve-se ter em mente que os sentimentos interferem na interpretação dos fatos.

Conforme a pessoa amadurece ela vai deixando de encarar as coisas sob o ponto de vista lunar e passa a funcionar mercurialmente, deixando a função lunar para áreas que, realmente, lhe competem. Se continuar usar a Lua em nível mental, pode trazer sérios problemas para a sua vida. Por exemplo: a mulher que foi abandonada pelo namorado pode reagir, emocionalmente, achando que todos os homens são mau-caráter e isso lhe traz ressentimento e sofrimento por muito tempo – que serão notados no seu rosto tenso e na sua voz estridente. Essa mulher não está pensando com a sua inteligência (Mercúrio), mas com a memória dos seus sentimentos (Lua). Da mesma forma, uma pessoa que sofreu uma injustiça de um estrangeiro e que pode passar sua vida odiando todos os estrangeiros. E pior ainda, pode passar esse sentimento ao seu filho, que continuará com a mesma atitude. Essa retenção de padrões de comportamento é o que é conhecido como memória de raça, e tem ligação com a Lua.

A Lua é memória, é passado, é mãe, é pátria, é nacionalidade e raça.

O vínculo familiar é da mesma espécie do vínculo com a pátria. Ambos são o desejo de segurança, de se sentir apoiado e alimentado. E ambos podem ser infantilidade. O ser humano é filho de todas as mães e todos os paises podem ser o seu lar. Todavia, cada país tem sua própria maneira e cada mãe também, e essas maneiras podem ser boas na sua época devida.

A intensidade de capacidade maternal é indicada pelo signo da Lua, as experiências emocionais são indicadas pelos seus aspectos. Isso também pode ser visto pelos planetas em Câncer. Os aspectos críticos da Lua indicam Carma doméstico ou feminino.

5.3 – MERCÚRIO