• Nenhum resultado encontrado

8.5 – ASPECTOS PLANETÁRIOS

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 187-200)

Gravelaine Aimé diz: Não se foge do destino como não se foge de si mesmo.

A vida melhor desenvolvida é daquela pessoa que melhor se “adapta” ao tema natal, utilizando os recursos que recebe.

Observaremos que o zodíaco natural corresponde a ordem normal dos signos, ou seja, primeiro signo Áries, segundo Touro, etc. Então, h á correspondência entre casa 1 e Áries, etc., na posição dos aspectos. Os aspectos são sempre alterados por outros aspectos, pelos signos e pelas casas onde estão. Consideraremos as seguintes palavras-chaves para as energias dos aspectos:

Conjunção – União, mistura Sextil – Cooperação Quadratura – Frustração Trígono – Facilidade

Oposição – Tensão, compromisso 8.5.1 – Sol

O Sol é a força espiritual que nos dá a vida, sua energia entra em nosso corpo quando nascemos e só nos deixa quando morremos.

Seus aspectos são os mais importantes do mapa, por serem a energia do espírito e as indicações dos valores espirituais, o preenchimento do destino. Como o Sol traz energia ao sistema solar, também traz para o nosso organismo.

A cada vida que vivemos aprendemos certos valores, conforme o signo que nascemos: da mesma forma que nascemos numa determinada família para viver uma certa experiência de vida.

Os aspectos do Sol afetam o ego, a saúde e a natureza básica da pessoa, a figura paterna e a autoridade, bem como a autonomia de cada um.

Assim, aspectos do Sol afetam-no: biologicamente – o organismo; socioculturalmente – o poder e a necessidade de reconhecimento; individualmente – a vontade; transcendentemente – o deus interior, o atman, a participação do indivíduo na sociedade; esotericamente – recompensa ou onstáculo, conforme usou ou abusou anteriormente das oportunidades recebidas, agora progredindo ou precisando corrigir falhas antigas vivendo sob certas circunstâncias.

Aliás, esotericamente, qualquer aspecto crítico mostra uma falha de outra vida, e agora a pessoa volta com a chance de reaprender, como se estivesse repetindo um ano escolar – apenas com situações menos agradáveis que as anteriores, em face daqueles erros. Por isso, a pessoa tem dupla responsabilidade de corrigir-se, para realizar o que foi negligenciado no passado, lembrando de que a cada fala avança-se em condições mais desfavoráveis numa futura vida. A alma cai quando a personalidade não usa um talento recebido. Usar um talento é um dos maiores incentivos para se viver esta vida.

Aspectos fluentes do Sol trazem êxito e apoio, força mental e espiritual. Aspectos críticos tiram energia, trazem excessos ou insegurança, arrogância ou fracasso. Influem nos olhos, coração e coluna vertebral. A seguir daremos interpretações básicas de aspectos do Sol e de outros planetas, as quais devem ser engrandecidas pelo estudante. Também são expressadas impessoalmente, sem conotação fluente ou crítica, mas apenas como encontro de energias.

O estudante deve personalizá-las, conforme a posição no mapa e casas que regem no zodíaco natural. O Sol rege a quinta casa desse zodíaco.

Sol/Lua – É o aspecto mais importante. O Sol representa o pai e a Lua a mãe; a ligação entre ambos indica a ligação que a pessoa percebeu entre o pai e a mãe ou entre o princípio masculino e feminino, a criatividade e a receptividade. Indica o equilíbrio psicológico, a vontade, o sentimento, a capacidade de popularidade. Os aspectos fluentes, embora harmônicos, podem trazer uma certa p reguiça, enquanto que os críticos trazem inquietude e conflitos interiores.

É interessante notar as seguintes conotações entre Sol/Lua. Conjunção - eu e eu

Quadratura - eu contra ti

Trígono - eu por ti e tu por mim Oposição - eu ou tu

Quando não existe aspecto entre eles, é possível que haja desperdícios de energia e é preciso um esforço para que isso seja evitado, como se se perguntasse: “Eu? Tu?” e não se chegasse a uma conclusão. Sol/Mercúrio – A vontade que se expressa verbal ou mentalmente, num desejo de se comunicar de alguma forma, de expressar o pensamento de maneira pessoal. Pode indicar inteligência ou adaptabilidade. Quando ambos estão no mesmo signo, existe uma coerência, a pessoa, por exemplo, é Áries e pensa e fala como Áries. Quando estão em signos diferentes pode ocorrer dificuldades em expressar verbal ou mentalmente as necessidades do Sol, como por exemplo, ser Áries e pensar como Touro, embora possa ter uma visão de vida mais abrangente. Quando Mercúrio está próximo a o Sol, até 3º, prejudica a objetividade da mente, perde a imparcialidade e a flexibilidade. Como Mercúrio pode haver ou independência mental, medo irracional ou guerra com a vida. Mercúrio na frente do Sol, a mente curiosa; atrás do Sol, a mente é mais cuidadosa. Mercúrio nunca está a mais de 28º do Sol, e quanto mais separados estiverem um do outro maior lucidez.

Sol/Vênus –

A vontade de se relacionar, harmonizar, amar ou criar artisticamente. Amabilidade ou frivolidade. Conforto e sentimento de bem estar para si ou do que espera do sexo oposto influi na relação afetiva com o pai.

Quando estão no mesmo signo há maior satisfação interior, porque a pessoa tem o que quer, recebe de acordo com a sua vontade, mas também pode ser rotineiro.

Quando estão em s ignos diferentes a pessoa pode sentir que lhe falta alguma coisa, pois quer de maneira diversa do que ela é. Ao mesmo tempo, existem mais alternativas de vida. É um aspecto que pode ir desde o interesse pela psicologia e ocultismo até os escândalos amorosos.

Vênus nunca está mais de 48º do Sol. Antes do Sol, a estrela da manhã, ou Vênus Lúcifer, confere atividade emocional; é a estrela adolescente, com alguma insegurança, mas cheia de magnetismo. Depois do Sol, a estrela vespertina, é mais amadurecida e sábia, ou mais cruel e agressiva.

Sol/Marte – A vontade e a ação, o impulso; energia, vitalidade, auto-afirmação, agressividade, coragem. Tem iniciativa. No mapa da mulher traz expectativas ou conflitos com o homem. Compete ou ameaça. Pode abrir ou arrombar portas. Enfoque sexual. Se o aspecto é fluente pode haver ação construtiva: caso contrário, a pessoa pode agir contra si, embora, se a energia for canalizada, possa haver grande força, inclusive muscular. Predisposição a acidentes ou cirurgia.

Sol/Júpiter – Júpiter é um planeta social, ligado ao Sol. Traz a necessidade de expansão e crescimento que, às vezes, pode fazer a pessoa exagerar ou engordar (tanto quanto com a Lua). Bem-estar físico ou espiritual. Otimismo. Os aspectos fluentes são como bênçãos cósmicas. Há interesse filosófico, cultural ou religioso. Abertura de visão ou preconceitos. Sociabilidade, respeito à hierarquia ou orgulho, ostentação, arrogância, mania de grandeza.

Sol/Saturno – Conhecer o limite, o que é certo e errado, a experiência da autoridade, disciplina e das pessoas amadurecidas. Repressão, inibição ou consolidação, estabilidade. O caminho da ambição, com seus obstáculos e senso comum. O espírito deve compreender a natureza e suas restrições, só assim a estrutura é mantida. Saturno tem analogia com a influência psicológica do pai.

Sol/Urano – A vontade e a intuição, o desejo de ser diferente e original. Possível rebeldia, sentido de liberdade e espaço. Soltar-se das restrições do passado. Inconvencional ou errático. Comportamento fora da rotina e situações de vida inesperadas. Urano afeta o comportamento de toda uma geração, já que é um planeta lento.

Junto com o Sol traz expansão de consciência, liberação, mudanças e oportunidades ou desastres e acidentes. É o aspecto do grão de mostarda que crescerá de acordo com o chão em que for plantado, pois tem a liberdade de usar sua energia como desejar. São os inovadores do zodíaco, os que abrem caminho para uma nova era, ou os anarquistas. Criativo. Predisposição a acidentes ou cirurgia. Sol/Netuno – A possibilidade da iluminação, da arte, do sublime ou do caos, do vicio, do engano. Sensibilidade a forças sutis fora do seu controle. Pode dar fraqueza ou misticismo. Imaginação, sonhador, passividade, impressionabilidade, mediunidade. A ilusão ou a inspiração afetam a vontade, o eu. É Maya,

pois o mundo material está cheio de ilusões e a consciência de cada um permite ver a ilusão conforme o desejo pessoal. Extremamente criativo ou escapista.

Deve ser buscada a devoção a um ideal e a impessoalidade, não ser egoísta. O camaleão ou a inspiração divina. Idealiza o pai ou tem imagem irreal dele, pai vulnerável.

Sol/Plutão – A regeneração, resistência e reciclagem. Necessidade de transformar sua vontade e sua vida. O construtor ou o destruidor. A metamorfose pessoal leva a um processo de evolução, que influi na recuperação física. O desejo do poder. Carisma. Deve voltar-se para o benefício da massa. Plutão tem a ver com o inconsciente coletivo e, conseqüentemente, com os motivos inconscientes. É também a pessoa obsessiva, muitas vezes querendo controlar as pessoas ou situações. Bloqueio com o pai.

Pensa-se que ao se controlar o mundo, tem-se garantias. Mas é preciso confiar no universo e deixar ir embora o que precisa ir, a fim de dar lugar a um novo renascimento.

Sol/Nódulos – Desejo de contatar ou formar grupo.

Sol/ASC – No mapa da mulher pode indicar uma figura masculina importante. Indivíduo de presença marcante. Influi na saúde.

Sol/MC – Vontade de ter uma posição social, contar com a autoridade, proteção profissional. 8.5.2 – Lua

A Lua é como se fosse a alma que inspira e sustenta o Sol. Tem relação com o psiquismo coletivo de toda uma cultura e equilibra o poderoso centro do eu, formado pelo Sol. No sentido religioso seria o Corpo Místico do Cristo. Ou Eterno Feminino.

O começo de tudo foi o Sol, enquanto que a Lua o reflete, reflete a vida física, que veio do espírito que não tinha forma, transformando-o em forma: o homem.

A forma da Lua é intermediária entre o vapor (líquido) e o sólido (o corpo humano). A Lua é o meio que permite ao espírito integrar-se à matéria: é a forma etérica, a aura.

Os aspectos da Lua afetam as respostas emocionais e automáticas, os hábitos, a saúde, principalmente na mulher, a figura materna, o estomago, a fecundação ou o aborto. Conceito de feminilidade na mulher, e, no homem, o que ele espera das mulheres. Aspetos influentes facilitam a popularidade e os relacionamentos, a vida doméstica e a gestação. Aspectos críticos trazem instabilidade, irritação, descuidos, passividade, carência ou impressionabilidade. Aspectos lunares mostram também como a mãe afetou o filho e a mão que a pessoa será.

Lua/Mercúrio – Relação emocional e cerebral: a comunicação é influenciada pelo sentimento e emoções. Pensamento não racional ou necessidade de transmitir sua emoção aos outros. Instabilidade de pensamento; mas favorece contatos com o público. Ou resmunga. Fertilidade de comunicação que pode ser verbal ou não; mobilidade e enfoque em todas as atividades das casas 3, 4 e 6. No homem traz um interesse por mulher inteligente, esperta, comunicativa. Pode ocasionar críticas e calúnias.

Lua/Vênus – Sentimental, gosto pelo belo, amabilidade e ternura. Influência da mãe, uma vez que são dois planetas femininos, da mesma forma que com Sol e Marte, há influência do pai. As atitudes da mãe influíram na filha quanto sua feminilidade, sendo por isso importante no mapa da mulher; enquanto que no homem influi na sua atitude com as mulheres, podendo trazer, inclusive, dilemas entre a mulher que deseja e a que é socialmente aceitável.

A reação emocional influi no conceito de amor podendo trazer harmonia ou desarmonia nas relações afetivas.

Sociabilidade ou timidez. Pessoas voltadas mais para a amplidão de sua própria vida podem ter aspectos críticos, que perturbam seus relacionamentos.

Lua/Marte – Coragem e precipitação emocional, ações decididas no impulso da emoção. Rapidez. Pode trazer problemas de menstruação, acidentes, desentendimentos em família ou parto cirúrgico. Raiva, aborrecimentos emocionais ou desejo de afirmar-se emocionalmente. Agressão infantil ou auto-defesa, impaciência. Podem ter conflitos sexuais em face de necessidades emocionais.

Dinamismo, iniciativa, audácia, empreendimento. Ou irresponsabilidade, irritação, espírito beligerante e brusquidão.

Lua/Júpiter – Expansão emocional, abertura de consciência cada vez que aprende algo novo. Como se relaciona com suas necessidades emocionais ou com o corpo físico. Sentimento de proteção e nutrição. No homem traz abertura emocional com as mulheres, na mulher pode trazer excesso de generosidade. Saída emocional ou emoção que funciona em nível espiritual ou religioso. Propensão a engordar. Otimismo ou achar-se importante, conforto doméstico, simpatia, interesse em viagens. Imprudência, descuidos e comodismo.

Lua/Saturno – Sentimento de solidão, privacidade, rejeição e inibição. Seriedade e amadurecimento. Conhece sues limites, sobriedade. Pode significar restrições com figura materna. Reserva-se emocionalmente ou sente-se insegura com figuras que considera de autoridade. Precisa evitar melancolia e pessimismo. Responsabilidade. Poucos filhos. Favorece a ambição e o trabalho. Introspecção e timidez. Severidade e senso de dever. Frustrações. Na mulher afeta a saúde, ocasionando menos vitalidade se estiver em aspecto crítico.

Lua/Urano – Necessidade emocional de ter liberdade. Experiências diferentes, atitudes intempestivas, explosão emocional, rompimento de padrões e do passado. Comportamento inconvencional, originalidade, contra monotonia. Evolução da consciência, ao ser capaz de perceber diversas reações emocionais e diversas formas de relacionamento. Precisa estar consciente e ser responsável para evitar situações desagradáveis. Crueldade ou frieza. Intuição. Não se interessa pelo o que é comum. Podem ocorrer distúrbios sexuais. Tensão nervosa, atividade física ou mental. Independência emocional, magnetismo, amizades femininas, criatividade. Rebeldia e ruptura no ambiente.

Lua/Netuno – Sensibilidade, refinamento, sujeita e influências externas, sacrifício e devoção. Passividade, inspiração, devaneios. Forças inconscientes influem na imaginação ou ilusões criadas por desejos inconscientes. Passado que recorda. Deve desenvolver criatividade para não fugir da realidade. Escapismo e enganos. Afeto impessoal, universal, sem discriminar. Espiritualidade. Associa urgências espirituais com respostas emocionais, podendo ocorrer confusão na expressão das emoções. Idealiza a mãe ou tem visão irreal dela. Romantismo, arte. Idealismo, mediunidade. Atração pelo mar ou água. Suscetível a bebida, remédios, anestesia e drogas. Emotividade. Ambição espiritual. Acha que tem uma missão. No homem pode trazer complicações com mulheres. Comportamento estranho, distúrbios sexuais. Quer perfeição e fica descontente. Instabilidade emocional.

Lua/Plutão – Transformações emocionais, sentimentos profundos, desejos intensos, fanatismo. A consciência é dominada por motivos inconscientes. Lutas emocionais. Importância da mãe. Manipulação inconsciente. Coação ou obsessão. Deseja transformar ou controlar situações. Mãe dominadora, livrar-se dela ou ser engolida por ela. Criatividade. Psicologia, explorar as profundezas.

Lua/ASC – Ligações fortes com mulheres, sensibilidade e percepção. Hábitos de relacionamentos. Viagens e mudanças: afeta a saúde.

Lua/MC – Passado ou família podem influir na posição social. Público. Mudança na profissão, vida instável.

Lua/Nódulos – Contatos com público ou família. 8.5.3 – Mercúrio

Os aspectos de Mercúrio afetam as comunicações, a mente, a memória, a movimentação, as viagens e os transportes, o comércio e os parentes. Têm conotação com irmãos. É um planeta bastante sensível à energia dos planetas com os quais está ligado. Influi no sistema nervoso, no aparelho respiratório e nos cinco sentidos. Expressa a energia do Sol: no mesmo signo, existe mais aptidão para expressar honestamente os seus desejos.

O signo solar é expressado conforme o ponto de vista do signo mercurial. Mercúrio seria o que Jung identificou como sendo uma parte do mecanismo de truques que existe no inconsciente – a astúcia do inconsciente. Algumas vezes é como se houvesse uma pessoa na nossa cabeça, que discutisse e argumentasse conosco: é a nossa consciência.

Seus aspectos fluentes facilitam a inteligência e a comunicação, bem como a movimentação e a simpatia. Aspectos críticos trazem dispersão, nervosismo, inconstância, mau julgamento, mentiras.

Fazem-se pesquisas a respeito da existência de Vulcano (ou Ícaro), um pequeno planeta orbitando entre o Sol e Mercúrio, não descoberto ainda, face ao seu íntimo tamanho e a proximidade com o Sol. Esse planeta seria o verdadeiro regente de Virgem, com o qual tem mais afinidade do que o inquieto Mercúrio.

Em Roma existia um festival em honra àquele deus, chamado Vulca nalia e que ocorria todo 23 de agosto, quando o Sol ingressava em Virgem.

Vulcano foi observado em 1859 e mais tarde em 1949, mas por ser pequeno, rápido e muito perto do Sol, desaparecia freqüentemente. Na sua redescoberta em 1949 foi chamado de Ícaro e julgado um asteróide ou planetóide. Sua órbita é elíptica, como a de Plutão, e leva 411 dias para ser completada. Enquanto não se tem estudos mais aprofundados sobre esse astro, continuaremos usando Mercúrio como regente de Gêmeos e Virgem.

– É o planeta mais prático: ouve, lê, observa, aprende, faz. Indica crescimento através de um aprendizado prático. Serve sempre ao planeta que o aspecta, que o influencia. Portanto seus aspectos são importantíssimos, uma vez que afetam a mente da pessoa. Da mesma forma, Gêmeos é influenciado por sua natureza mental. Gêmeos é aquilo que se pensa. O mensageiro: Gêmeos e Mercúrio. Leva a mensagem sem se preocupar com o conteúdo, exatamente como o carteiro faz com a correspondência. Para Mercúrio, a mensagem é o planeta com o qual está aspectado. Sua função é passar adiante o pensamento inspirado pelo outro planeta.

Mercúrio/Vênus – Gosta de comunicar, expressão harmoniosa ao falar ou escrever. Pensamentos refinados. Interesse em arte ou finanças. Comunica o belo ou o afeto. Criativo, artesanal. Pensamento influenciado pela estética e pela concórdia, mais do que pela lógica. Fala bem ou bastante. Sociabilidade ou superficialidade. O máximo de distância que pode haver entre eles é 76º, portanto só pode haver, dentre os aspectos maiores, conjunções e sextis. Existe encanto na maneira de expressar-se, e também vaidade, gosto pelo luxo, natureza jovial e amigável. Favorece assuntos da casa 3.

Mercúrio/Marte – Expressa raiva, agressividade, desejos. Interesse em discussões e debates. Pensamento ativo e energético. Afirmações e brigas verbais ou escritas. Pensa e age. Impõem idéias. Deve aprender a ouvir antes de agir. Presença de espírito. Habilidade manual com armas. Objetos pontudos, desenho, repórter. Bons reflexos, alerta, mas irascível, audacioso. Polemico, orador ou espírito de contradição, nervosismo, calunia. Franqueza, às vezes demasiada.

Mercúrio/Júpiter – Habilidade de comunicação ou de usar os cinco sentidos. Relacionamentos. Aberto a novas experiências mentais: no caminho que o herói faz, deve aprender a ler a sinalização. Julga conforme seu entendimento. Espírito de justiça, religiosidade, filosofia, ética e cultura – embora possam faltar detalhes ou exatidão. Bom coração, benevolência. Teorias. Pouca premeditação. Pode significar nível de inteligência, embora com certas extravagâncias. Mente ativa e fértil, mas distraída, sujeito a fases. Otimismo, gosto pelas viagens. Problemas com estudo ou com leis.

Mercúrio/Saturno – Mente disciplinada, séria, concentrada, calculista, vagarosa. Pensamento cuidadoso, conservador. Depressões, tristeza, pessimismo, medo. Prefere coisas práticas, concretas e úteis. Metódico. Leva a sério o que fala ou o que ouve. Restrições de linguagem, aprendizado e de movimento. Difícil partilhar pensamento, inércia mental, lento, não quer admitir erro. Mas é bom lutador nas horas ruins, persistente. Controle mental, política, idéias profundas, sangue-frio, planejador. Sujeito a fraturas ou quedas.

Mercúrio/Urano – Pensamento original, inconvencional, rebelde ou excêntrico. Intuição, presença de espírito, rapidez mental. Liberal, independência mental, expansão da consciência. Nervosismo, energia criativa, mente ativa ou tensa. Clarões mentais, decisões repentinas. Busca estimulação mental, excitação mental. Ciência, tecnologia, ocultismo, alternativas. Loucura, contradições, teimosia, falta de tato. Divergências de opiniões, possível influência criminal ou iluminação espiritual, caráter reformador. Mercúrio/Netuno – Fantasia, percepção, inspiração, gosto musical, esquecimento, devaneio, pensamento irreal, contata o público, mente fértil, genialidade ou loucura. Sensibilidade mental, idealismo, misticismo, telepatia, clarividência ou clariaudiência. E também, maquinações, roubos, enganos, astúcia, desconfiança, ressentimento, morbidez, caos mental, idéias confusas, calunia, perdas de documentos. Fragilidade nervosa. Espiritualidade, necessidade de transcender padrões comuns de pensamento. Mercúrio/Plutão – A mente funciona inconscientemente, podendo originar estados criativos ou pensamentos obsessivos, conforme a evolução da pessoa. Necessidade de controlar os pensamentos, manipular a cabeça das pessoas, impor idéias. Às vezes quer forçar de tal maneira, que os outros concordam para se livrar ou afastam-se. Plutão, no seu sentido de regeneração, deve procurar conscientizar-se de suas motivações, a fim de que a mente sinta-se livre para criar: idéias, transformações ou crimes. Crises mentais. Professor ou psicólogo. Lutas de poder mental, pensamento profundo, pesquisa, capacidade de investigação.

Mercúrio/Nódulos – Conexões, contatos metais, interesse em comunicação de qualquer espécie, trocar idéias. Trabalho mental em grupo. Aderência a idéias da moda.

Mercúrio/ASC – Expressão verbal, ou outro tipo de comunicação, influi na personalidade. Ouvir os outros. Nervosismos, agilidade.

Mercúrio/MC – Planejamento de direção de vida, pensa na carreira, usa comunicação na profissão: o

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 187-200)