• Nenhum resultado encontrado

8.3 – ASPECTOS MENORES

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 180-187)

Existem outros aspectos menores e secundários (dispensáveis) que são: 30º - semi-sextil

45º - semi-quadratura 135º - sesquiquadratura 150º - quincôncio

0º - paralelo

O paralelo é o único aspecto que não é contado diretamente no mapa, mas através das Efemérides. Ele acontece quando dois planetas, ou mais, encontram-se no mesmo grau de declinação. A declinação é encontrada em coluna abaixo da longitude dos planetas, nas Efemérides, e é, dada de três em três dias, por ser um movimento lento. As declinações são dadas em latitudes Norte (N) ou Sul (S), conforme visto no subitem 7.2 do Capítulo 7.

Quando os planetas estão na mesma latitude, ambos em N ou em S, o efeito é semelhante à oposição. O paralelo costuma influir em tendências a serem desenvolvidas mais no futuro da pessoa ou em situações de fatalidade.

A órbita desses aspectos menores é também menor. No máximo 2º para todos eles, com exceção do paralelo, que se dá, no máximo 1º.

8.3.1 – Inconjuntos 30º ou 150º

Tomando-se Áries como o ponto de referencia do início do zodíaco natural, de onde são definidos os aspectos, o quincôncio seria em Virgem ou na direção contrário, em Escorpião. Conseqüentemente, diz- se que tem conotação, com esses dois signos, as casas 6 e 8 e os planetas Mercúrio e Plutão ou Marte. Há um certo desconforto e estresse no aspecto, face a um mal-estar entre desejo/razão, criando situações difíceis e descontroladas.

Pode-se tentar resolver os problemas dos quincôncios examinando os hábitos emocionais e mentais e os desejos que atrapalham o pensamento imparcial e objetivo. A nossa esfera mental tem ligação com Mercúrio enquanto que a física tem com Marte; geralmente este aspecto cria situações em que é difícil a cooperação ou o ajustamento, precisando-se de tempo para chegar-se a um resultado, sendo improdutivo forçar. É frustrante e sua lição está nas conseqüências do pensamento, ação ou desejo impraticáveis ou incorretos. Aperfeiçoamento e transformação de condutas, atributos de Virgem e Escorpião fazem-se necessárias para a evolução pessoal.

Resumo das influências do quincôncio com os planetas:

Sol – Problemas de saúde, vitalidade, em conseguir suas metas e ambições, em relações de trabalho e nas especulações financeiras, taxas, pensões, impostos, recursos em conjunto, tornando-se difícil dominar esses assuntos. Pode ser difícil com filhos e pai.

Lua – Problemas de saúde referente a estomago, dieta e alimentação impróprias, pouco equilíbrio emocional em problemas domésticos, que afetam o trabalho e a saúde, ou em heranças, taxas, pensões, seguros. Passado com situações desconfortáveis, popularidade oscilante ou difícil. Insatisfação com a mãe.

Mercúrio – Problemas de saúde e trabalho face ao sistema nervoso, aparelho digestivo e intestinos. Dificuldades de comunicação e comunicação que afetam essas áreas ou os recursos, em conjunto. Atenção em negócios, transações comerciais.

Vênus – Problemas de saúde face auto-indulgência, relaxamento ou envolvimentos sexuais. Excesso de indiscriminação de relacionamentos sociais ou dificuldades nos relacionamentos afetivos ou sexuais. Pode usar seu charme para conseguir seus objetivos. Descuido ou acomodação em trabalho ou com recursos de outros.

Marte – Problemas de saúde ou trabalho face a impulsividade, descontrole temperamental. Dificuldades com seguros, taxas, impostos, heranças, etc. Quer provar-se, ser herói.

Júpiter – Problemas por excessos, indulgências, descuidos afetam trabalho e saúde: dificuldade em viagens, estudos superiores, religião e leis. Preguiça em cumprir suas responsabilidades ou subestimá- las. Desatenção aos detalhes. Preconceitos morais/éticos/religiosos, educação imprópria. Problemas em herança, impostos, etc. face às dificuldades legais.

Saturno – Problemas de saúde face depressão, pouco vitalidade, calcificação, defeitos estruturais. Falta de confiança relutância, visão estreita, amargura, rigidez trazem atrasos no trabalho. Dificuldades com pessoas mais velhas. Cargas e responsabilidades com recursos dos outros, heranças, etc.

Urano – Problemas de saúde por nervosismo, excentricidade, hábitos perniciosos ou no trabalho face a teimosia, egoísmo, acha que sabe tudo. Acidente ou cirurgias, problemas com recursos alheios. Amigos trazem irritação e dificuldades.

Netuno – Problemas de saúde com álcool, drogas, remédios, produtos químicos e tóxicos; pode ter instabilidade mental ou emocional, hipocondria, psicossomatizar, dificuldades no trabalho por querer escapar, não assumir, atitudes impraticáveis ou ser vitima de situações. Atenção com enganos, fraudes, responsabilidades indevidas com recursos alheios, impostos e taxas.

Plutão – Problemas de saúde e trabalho por atitudes extremistas e emocionais. Trabalho em situações complicadas, secretas, sujeitas a sorte ou ao perigo, ou relacionadas com morte, impostos, taxas, etc. Necessidade de sempre melhorar seu trabalho ou saúde; manipulação, obsessão.

Alguns astrólogos usam o termo inconjunto, para tratar do quincôncio 150º, como do semi-sextil que é o aspecto de 30º. Ambos parecem funcionar de maneira semelhante. Pode-se tratá-los como uma espécie de desequilíbrio, um comportamento contraditório, como por exemplo, quando agimos de maneira diferente em situações semelhantes; como quando focalizamos atenção numa área, exagerando-a ou reprimindo-a e quando, finalmente, liberamos a função que estava focalizada, acontece um alívio ou um extravasamento, e sentimo-nos mais confortáveis.

O inconjunto pede equilíbrio entre o que se deseja e o que é realizável, o ideal e o real, o preenchimento e a responsabilidade. É como se dissesse: você tem que pagar um preço pelo que deseja. É difícil saber exatamente o que se deseja e porque não se consegue isso, justamente porque os inconjuntos são mais subjetivos que a oposição e mais objetivos que a conjunção. É você e o que o mundo tenta limitá-lo, necessitando uma avaliação. É impossível assobiar e chupar cana ao mesmo tempo, diz o velho ditado, mas é isso que os inconjuntos querem. Aí, quando se consegue o que se deseja pode-se sentir insatisfação, fazendo com que passe a vacilar e a frustrar-se, mostrando, então, um desejo imaturo ou uma força de vontade frágil. O desafio é amadurecer e ser realista, fazer ajustamentos, porque a maneira escolhida não é adequada. Transformar-se, achar novas soluções, ver a realidade e rever-se. Não tomar o caminho mais fácil do hábito, do comportamento automático, deixar de pensar: “Por que as coisas não podem ser como antes? Por que não posso ter as coisas como eu quero?”.

Por tudo isso o inconjunto pode trazer problemas de saúde ou trabalho, limitação de coisas práticas ou necessárias à sobrevivência, ou ainda concessões nos relacionamentos face à apreensão de ser rejeitado, ou então, acostumar-se a se imaginar de uma certa maneira e não se abrir a mudanças de comportamento que alteram a auto-imagem. Por isso o inconjunto é uma espécie de “comerciar” consigo mesmo, evitando situações neuróticas.

Bem transado é um aspecto forte de impor mudanças, reavaliações; saber negociar, prever situações de impasse e evitá-las, cooperar. Mal transado é neurose, insatisfação, queixas, frustrações, doenças e ressentimentos.

8.3.2 – As divisões da quadratura

A semiquadratura (45º) e a sesquiquadratura (135º) são aspectos que causam irritação, embora atuem de forma magnética, estimulando a ação. Às vezes a ação as semiquadratura fica na imaginação, enquanto que na sesquiquadratura o impulso é maior. Em ambas a pessoa começa a tomar consciência da situação referente aos planetas.

A semiquadratura está para a quadratura como o sextil está para o trígono. A interpretação dos aspectos menores tem sido omitida porque seu cálculo não é tão automático como os maiores e também porque seus efeitos aparecem nas pessoas que estão num caminho de evolução, sendo, conseqüentemente, menos aparente. Somente a Astrologia moderna tem se dedicado aos processos de evolução, por isso só recentemente é que se tem estudado esses aspectos.

A quadratura é a vitória sobre a inércia, a pessoa é compelia a materializar uma atitude, é a concreta realidade. É a potencialidade da ação, como pode se a paralisação. A semiquadratura tem o problema da exteriorização, precisa realizar, é integração ou rompimento.

Muitas semiquadraturas capacitam a pessoa a disseminar, propagar, sair de si para um maior preenchimento pessoal, embora sofrendo crises e tensões. Ou omite-se. Pode ter também uma conotação de casa 6, influindo nas atitudes de trabalho, metodologia, treinamentos, prestar serviços com remuneração reduzida.

Ou na saúde, enfraquecendo-a, trazendo medos inconscientes, conflitos de desejos, forçando a sair da rotina.

A sesquiquadratura tem a ver com a disseminação de idéias, influindo na área psicológica, pois pode indicar uma inabilidade em colocar para fora suas idéias. Muitas vezes não se leva em conta as reais necessidades, não se compreende bem a realidade e deixa-se de funcionar efetivamente. Traz ressentimento, mágoa, amargura, decepção, desperdício de energias.

Também te relação com a casa 6, distorcendo o sentido do trabalho, frustrando-o provocando nervosismo, agitação. Diminui as energias dos planetas, enfraquecendo a saúde. Pode influir também nos relacionamentos.

8.3.3 – Aspectos ainda menores

Para esses é aconselhável uma órbita de apenas 1º, uma vez que é necessária maior sensibilidade para captar suas influencias, raramente são percebidos e, portanto, dispensáveis.

Novil – (40º) e seu duplo (80º) ambos têm uma conotação de casa 7. Pode ter ligação com uniões compulsivas e poderosas.

São aspectos de união, os planetas cooperam entre si, equilibrando objetividade e subjetividade. Influi no contato com pessoas e na vida social. Fala-se de um conceito de casamento universal, não necessariamente entre homem e mulher, mas uma união de duas identidades, ou uma identidade e uma substância. No de 80º a pessoa já tem maior possibilidade de escolha e livre arbítrio no que se refere às uniões, podendo também, cooperar mais, ser menos egoísta. Pode trazer diversos interesses e contatos sociais. A diversidade não deve impedir a união ou a reunião. Por outro lado, em algumas pessoas pode fazer com que se isolem numa concha, rompendo relacionamentos.

O novil tem relação com o número 9, pois é o resultado de 360º/9=40º. É a preparação para um nascimento, pois corresponde ao período de gestação. No processo de divindade, de incorporação divina num corpo físico, a pessoa deveria ter, como uma das características. Sol e Lua em aspecto exato de novil, no ASC oi MC. O novil, conseqüentemente, tem uma conotação espiritual, sendo, também, um aspecto de transformação.

O Septil, de 51º26’, tem conotação com a casa 5, de criatividade, romance, especulação e prazeres, mas de forma prática. Há também uma conotação de forma direta ou indireta, com crianças. Significa habilidade e pessoas com muitos septis estarão sempre fazendo alguma coisa. Há uma forte tendência romântica, com tendência a situações reservadas, discretas ou ocultas. Se os planetas envolvidos são difíceis pode tornar-se destrutivo. É o único aspecto que não tem grau exato pois corresponde a 360º/7=51º25’42”... conseqüentemente aproximando-se para 51º26’. É pois, um aspecto de valor “irracional”, com um significado de “oculto”, face à sua conotação pessoal com o 7. O 7 é a chave para a imortalidade, a identificação pessoa com o círculo, que é eterno. Ou, negativamente, identificação com a atomização do círculo. Para ser significante no mapa precisa ser exato. Dizem ter um sentido de fatalidade e de potencial para a imortalidade.

Onde está o septil está a vontade para realizar algo compulsivame nte. Implica, também, a conotação espiritual e psicológica, precisando desfazer-se do inútil para poder iniciar algo novo.

Quintil, de 72º, tem conotação com as casas 3 e 8. É o pensamento criativo, ideais, direção material e intelectual, sentido de estratégia e uma criatividade para atingir uma maior audiência. É o estudante, num eterno processo de aprendizado, curiosidade, invenção, gênio ou talento, análise fria e possibilidades de alternativas. Simboliza a criação por motivos pessoais, que podem levar à destruição, se houver enfoque material exagerado. Todos esses aspectos menores sendo do estágio de evolução devem ser usados nesse sentido. Ele contém a potencialidade da vitória sobre a natureza e a matéria, sendo uma vitória mental. O gênio surge se a pessoa é capaz de orientar sua vida, transformando o que for necessário, sem apego e inércia.

Os planetas envolvidos abrem as portas, se a criatividade não for bloqueada.

O biquintil (144º) é um duplo quintil, com as mesmas conotações de lógica, estratég ia, atividade mental, precisão. Há uma certa falta de humanidade (tipo computador), pois só atua quando sua mente manda, é o raciocínio puro.

E, finalmente, o decad, de 36º, com influência também das casas 3 e 8. É um semiquintil e portanto tem conotações semelhantes. Energia mental e criativa guia os planetas envolvidos. Indica interesses místicos, ocultos, ou coisas ocultas, mistério. Lado sexual no seu sentido mais instintivo e animal. Necessidade de reavaliar, reorientar, reformar e reestruturar idéias. A morte é familiar; possessivo, ciumento, tendência psicanalítica. Pode ter ligação com magia. Pode ser destrutivo e usar criatividade por causa própria; apenas produzir, só a técnica, sem a arte.

Devemos relembrar que o mapa é um conjunto de potencialidade e que os planetas não determinam a escolha, apenas indicam qual a energia mais conveniente a ser usada nem certa área. Eles se referem à qualidade de comportamento, sentimento, pensamento, que estão relacionados com os nossos motivos pessoais nem sempre conscientes. As casas são categorias de experiências, baseadas na consciência e no poder individual. Sem consciência o poder é subumano, sem consciência o poder é uma abstração. O poder está no eixo vertical MC/FC, a consciência no horizontal ASC/DESC. Nas casas angulares somos, nas sucedentes usamos e nas cadentes compreendemos. O signo da cúspide de uma casa indica a reação

ao assunto dessa casa, o seu regente mostra a energia nessa área. Ao estudarmos os aspectos menores temos a maioria dos dados para a interpretação do mapa, das previsões e da sinastria. Podemos olhar nosso gráfico agora e de repente sentirmos pena ou tristeza de muita coisa que deixamos de aproveitar na vida.

Esses aspectos menores são usados na teoria das Harmônicas, que não vem ao caso no momento. 8.4 – FORMAÇÕES PLANETÁRIAS

A disposição dos planetas no mapa forma determinados desenhos que padronizam certos tipos de comportamento. Essas disposições tornam-se modelos planetários.

Ao se observar as colocações dos planetas nos mapas, algumas parecendo confusas, outras como desenhos geométrico ou caleidoscópio, os astrólogos começaram a notar que a repetição de certas figuras provocava determinadas características de comportamento.

Marc Edmund Jones, em 1941, foi o primeiro astrólogo a definir sete modelos básicos planetários, atribuindo-lhes características de expressão ou de temperamento. Portanto, esse estudo é recente, o que não impediu de ser aceito amplamente por uma grande maioria de astrólogos. Daí em diante, outras observações foram sendo acrescentadas.

Toda manifestação de vida tem uma forma que a caracteriza, inclusive espiritualmente, e traz uma significação à maneira dessa pessoa relacionar-se com os outros.

A manifestação de vida, no gráfico, aparece em 4 itens: substância, forma, ritmo, energia. A substância refere-se ao zodíaco, que simboliza doze tipos básicos de substancia, correspondendo às características do inconsciente coletivo expressada nos signos. A forma refere-se às casas, isto é, o próprio indivíduo e seus valores subjetivos, ou seja, o orientação pessoal de vida de cada um, o que ele faz, o que ele pensa, o que ele sente, o que ele constrói. O ritmo indica o comportamento da personalidade simbolizado pelas disposições dos planetas, isto é os modelos planetários. A energia é o que faz tudo isso movimentar-se, isto é, dá vida.

O estudo da ênfase nas casas refere-se ao caráter e destino da pessoa, enquanto que a ênfase nos signos refere-se à influência de fatores coletivos.

Dentro das formações planetárias e xistem duas categorias importantes: aspectos poderosos (desenho geométrico de ligação entre vários planetas) e os modelos planetários (disposição dos planetas no gráfico).

8.4.1 – Aspectos poderosos

Stellium – É uma conjunção múltipla, mas de três planetas juntos. Isso fortalece e acentua os planetas e o local onde estão, por signo ou casa. Pode indicar uma especialidade ou um setor mais vulnerável justamente porque mais importante. Por outro lado limita a capacidade em outras áreas. Tem um objetivo e deve usar seus recursos nesse setor. Se um stellium tem um número maior de planetas, aumenta a sua força. Essa força enfraquece, porque dividi-se, quando os planetas estão distribuídos em dois signos ou casas. O stellium é uma espécie de alinhamento de planetas e impele à ação.

Em geral o stellium traz uma certa notoriedade à pessoa, uma vez que a maioria de suas energias está localizada numa área; mas também revezes, e frustrações em certos períodos de vida.

Solitário – Todos os planetas de um lado do mapa e um, ou dois em conjunção, do outro lado, fazendo- lhes oposição. Isso pode ser caracterizado como uma “dor de dente” que incomoda, ou certos caprichos que influem nos assuntos do lado oposto, onde está a maioria dos planetas. A força dos planetas está focalizada no solitário.

Grande Trígono – É um aspecto múltiplo de planetas, formando um triângulo eqüilátero: compreende três trígonos. Pode haver mais de três planetas inseridos nessa configuração, reforçando suas características. Em geral indica um talento, auto-suficiência, uma energia que flui com harmonia porque todos os planetas estão no mesmo elemento. Pode dar, também, inércia e acomodação, principalmente com planetas femininos. Vai enfatizar as casas, os signos e, principalmente, o elemento. Deve ser estimulado. Quando acontece em:

Terra – Suficiência material ou de sobrevivência. Ar – Suficiência mental ou social.

Água – Suficiência emocional ou psíquica.

Quando ocorre em elementos diferentes o efeito é mais frágil.

Pode ter uma vibração benéfica, trazendo uma espécie de sorte, aparecendo, conseqüentemente, em mapas de pessoas inertes ou daqueles que procuram o caminho mais fácil e rápido. Ou também a consciência da existência de um Eu Superior, o u seja, a espiritualização, o resultado da transmutação. É a consciência que se alcança em algum nível de vida, da relação da pessoa com o mundo social ou a totalidade. É estar em harmonia com o que temos de melhor, a consciência divina de cada um de nós. É uma qualidade a ser compartilhada com os outros, a fim de evitar a estagnação.

Cruz – Dois planetas em quadratura e um em oposição. Indicam obstáculos a ultrapassar, tensão no planeta do meio, que é o ponto focal, mas também de ambição, tornando-se poderoso, porque as energias são canalizadas para um ponto. O resultado pode ser construtivo ou destrutivo. A casa oposta ao ponto focal está vazia e não deve ser esquecida.

É um aspecto que deve impulsionar a ação, a fim de não trazer frustração. Indicam lições a aprender para a busca da evolução.

Grande Cruz – É formado por quatro planetas em quadratura entre si, com duas oposições cruzando-os. Tem conotação com os signos cardeais, fixos ou mutáveis. A Grade Cruz é pura quando se encontra na mesma quadruplicidade, e mista quando aparece dividida nas quadruplicidades.

É um aspecto de poder ou de bloqueio. No caso de poder, este é liberado conforme o enfoque que se tem desse poder, a vontade que se tem de cumprir um propósito. Por exemplo, o poder do amor, liberado no relacionamento com um indivíduo ou como universo, o poder mental, liberado na divulgação de idéias, etc.

A Grade Cruz tem uma energia difusa e é muito mais forte do que a Cruz, embora sejam semelhantes. Aqui os planetas estão em circuito fechado e a pessoa pode ir de crise em crise. Sem poder concentrar-se numa área. Pode indicar um carma difícil, de enfraquecimento ou poder.

Os planetas não limitam nem frustram. São as próprias pessoas que se impõem resistências e hábitos. É uma aspecto que pode gerar sofrimento, bloqueio ou ambição.

A Grade Cruz é um pequeno horóscopo dentro do horóscopo maior por implicar concentração de energias, e como deve ser usado na presente vida, com um propósito alquímico de espiral evolutiva. A pessoa passa por crises e vence oi crucifica-se. Quando acontece em:

Cardeais – Crises constantes referentes a assuntos imediatos, situação dominante que exige decisões e atitudes.

Fixos – Teimosia pode impedir êxito e não alcançar os objetivos. Exige persistência e determinação para propósitos futuros.

Mutáveis – Nervosismo e depressões em face de lembranças passadas que devem ser esquecidas. Em geral agitação, instabilidade e inquietação.

Esse aspecto também é chamado de Cruz Cósmica. Existem outros aspectos, como:

Grande Sextil – Composto de dois ou mais sextis e um trígono, que indica uma aplicação prática e produtiva das habilidades da pessoa, a ser extravasada pelo ponto focal.

Retângulo – Composto de dos sextis e dois trígonos ligados entre si, com duas oposições cruzando. Tem

No documento Conhecimento Da Astrologia - Anna Maria Costa (páginas 180-187)