• Nenhum resultado encontrado

2.6 Caracterização do Município de Toledo

2.6.5 Aspectos culturais e de lazer

Em termos de qualidade de vida, o alto IDHm de Toledo16 se deve às boas condições da estrutura de saúde, educação e também de lazer. Entre as áreas destinadas ao lazer, destacam-se o Teatro Municipal de Toledo, com 1.022 lugares, inaugurado em novembro de 1999.

Entre as bibliotecas, há as que não fazem parte do setor público e há algumas particulares (que chegam a atingir 2000 volumes cada uma). Cabe explicitar as bibliotecas pertencentes à rede escolar, com destaque para o Colégio La Salle (com 19.360 volumes), a FASUL ± Faculdade Sul Brasil (com 9.817 livros e 4.931 exemplares), a UNIPAR - Universidade Paranaense (com 15.955 títulos e 30.429 exemplares), a UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus Toledo) (com 24.457 títulos registrados, 652

16

Nesse cenário, destacam-se os parques florestais urbanos que o município tem. No Parque Ecológico Diva Paim Barth (no centro da cidade), existe uma quadra de esportes, áreas para caminhada e Cooper, pista de roller, concha acústica, ampla área verde com árvores nativas da região e um lago de dimensões para prática de esportes náuticos. O local também conta com a Usina do Conhecimento e um Shopping Center no qual há um pequeno cinema. Existe ainda o Parque dos Pioneiros, localizado às margens do Rio Toledo, na Vila Pioneira, e o Parque Florestal da Criança, localizado às margens da Sanga Pinheirinho, entre o Jardim Europa / América e Vila Pioneira.

a registrar, 4.421 periódicos com assinatura e 9.199 com doações, 1.195 folhetos, 2.788 jornais e 173 fitas audiovisuais), e a Biblioteca Pública Municipal ± Centro (com 24.000 volumes).

O município possui 11 ginásios de esportes na cidade e mais 5 nos distritos da zona rural, sendo que o maior tem capacidade para 6.000 pessoas. Conta com um estádio municipal com capacidade para 15.000 pessoas sentadas, além de 20 campos de futebol no perímetro urbano e outros 16 nos seus distritos. Conta, ainda, com uma pista de bicicross e um Centro Poli Esportivo. Como cidade turística credenciada pela Embratur, no Programa Nacional de Municipalização do Turismo, está inserida na rota dos eventos artístico-culturais, com várias opções de lazer, cultura, esporte e eventos de negócios. É referência como pólo gastronômico, oferece uma variedade de pratos à base de carne suína, bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros.

Destaca-se, neste cenário turístico, a Festa Nacional do Porco no Rolete, onde se reúnem em um só dia aproximadamente 40 mil pessoas, constituindo-se um dos grandes eventos gastronômicos do Estado. Trata-se de evento realizado há 30 anos, e é um dos pratos típicos do Estado, reconhecido nacional e internacionalmente.

No desenvolvimento de Toledo, percebe-se claramente a importância que a educação teve e tem nesse processo. Segundo Rippel (1995), essa importância se deve ao fato de que, desde o início da colonização do local, ocorreu um planejamento educacional que foi um dos seus pontos fortes de sucesso, pois, sem uma estrutura de ensino, os colonos recusavam-se a vir para a região. Assim construiu-se em Toledo. Em 6 de abril de 1948, começou a funcionar o primeiro estabelecimento de ensino, o Instituto Imaculado Coração de Maria, dirigido pelas Irmãs da Congregação São Vicente de Paulo, oferecendo o ensino fundamental às crianças do local, isto dois anos após o início do desmatamento da área.

Em Toledo, a criação do município em 1952 deu um novo impulso ao ensino escolar no local. Nesse ano, havia 18 escolas no município e em 1977 já eram 151. Atualmente são 62, dada a emancipação de vários distritos. A partir de 1956, iniciou-se a luta por escolas estaduais, resultando na inauguração do primeiro estabelecimento estadual, o Grupo Escolar Luiz Augusto Morais Rego, em 1958. Na década de 1960, com a instalação da Inspetoria Regional de Ensino, foi expressiva a criação de novas escolas no local e, em 1957, foi implantado no município o Colégio La Salle - da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristas fundada por São João Batista de La Salle (SILVA, 1988).

A rede de ensino público estadual de Toledo, em 2004, caracteriza-se por escolas de ensino fundamental, ensino médio e pós-médio com diversos cursos em piscicultura, suinocultura e processamento de dados e quatro instituições de ensino superior. O município conta também com 27 escolas estaduais que ofertam ensino fundamental, ensino médio e pós-médio. Possui um CEEBEJA (Colégio Estadual de Educação para Jovens e Adultos), e um CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional), totalizando 16.876 estudantes matriculados em 2003. A Prefeitura Municipal possui 33 escolas de ensino fundamental e 10 creches somando 11.976 estudantes matriculados. Toledo conta, também, com cinco escolas particulares, que ofertam ensino de pré- escola a ensino médio, com 2.338 estudantes matriculados.

Toledo conta, ainda, com quatro instituições de ensino superior, ou seja, a UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Toledo), a UNIPAR (Universidade Paranaense/Campus de Toledo), a PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Campus de Toledo) e a FASUL (Faculdade Sul Brasil). A Unioeste é estadual e as demais são particulares, e oferecem 34 cursos atendendo 6.144 estudantes. Como pode ser verificado na tabela que segue.

Tabela 2.6: Demonstrativo do ensino superior público e privado

UNIVERSIDADES Nº DE CURSOS Nº DE ESTUDANTES Nº DE PROFESSORES

UNIOESTE 10 1.465 259

UNIPAR 11 3.530 172

FASUL 8 989 53

PUC 5 160 30

TOTAL 34 6.144 514

Fonte: Universidades e Faculdades de Toledo (2003).

Apesar de todos esses estabelecimentos de ensino (nos níveis fundamental, médio e superior), o município apresenta um total de 5.438 adultos analfabetos, conforme levantamento efetuado pela prefeitura municipal no ano de 2002.

Importa ressaltar que o município de Toledo é também a sede do NRE (Núcleo Regional de Educação), que abrange jurisdição de 15 municípios: Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, e Toledo (ANEXO I). O número de escolas estaduais sob o controle do NRE de Toledo comportava, no ano de 1997, 90 escolas, das quais 51 solicitaram a implantação do Projeto Correção de Fluxo.