• Nenhum resultado encontrado

2.6 Caracterização do Município de Toledo

2.6.4 Infra-estrutura urbana

Segundo a FUNTEC (2003), o município de Toledo destaca-se pela sua apresentação urbanística. As suas áreas urbanas caracterizam-se pela distinção funcional, pois a polarização comercial situa-se no seu centro dinâmico.

Operam em Toledo três emissoras de radiodifusão AM e duas emissoras de rádio FM. Possui uma emissora de televisão local, comercial, que transmite a programação da Rede Record de Televisão, e uma retransmissora da TVE Brasil via convênio da FUNTEC ± Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo, com a FASUL ± Faculdade Sul Brasil. O município possui, também, dois jornais locais de circulação regional diária e dois jornais semanários, além de outras publicações de associações e firmas.

Conforme o Censo Demográfico de 2000, em relação à habitação, a predominância das moradias do município é de alvenaria, contando com 29.024 residências. Na periferia e no centro da cidade localizam-se núcleos habitacionais, constituídos de residências construídas através de vários sistemas de financiamento. O município conta também com o Programa Vilas Rurais, que tem por objetivo fixar o homem no campo, contribuindo para a melhoria das condições de moradia e da qualidade de vida, através da agropecuária de subsistência e complementação da renda, contando com três vilas rurais, com aproximadamente 77 casas no total.

Com referência aos setores produtivos do município, segundo dados da Secretaria de Fazenda do Estado e da Secretária de Fazenda do Município, em Toledo a agricultura consorciada com agroindústria é a principal fonte de renda do local, sendo que a estrutura rural no campo detém um elevado nível tecnológico, pois a produção agrícola se fundamenta em técnicas de produção derivadas da mecanização agrícola, apoiadas num plano de conservação de solos através do sistema de microbacias. Entre os principais produtos agrícolas colhidos, destacam-se a soja, o trigo, milho, mandioca e feijão.

Na produção agropecuária regional da safra 2001, o município representou 2,86% da produção do Estado do Paraná. Na pecuária, Toledo concentra o segundo maior rebanho de suínos do país e o primeiro do Paraná. A produção de aves regional comporta, igualmente, um grande potencial, considerando-se, principalmente, o avanço tecnológico e o volume da produção. Já a criação de rebanhos bovinos tem sido uma alternativa econômica que tem se destacado na produção de gado leiteiro, ocupando o quinto lugar em volume no Estado (FUNTEC, 2003).

Acrescente-se que Toledo é sede do maior abatedouro de aves do Estado do Paraná, e um dos maiores do país. Possui o maior frigorífico abatedouro de suínos da América Latina, tem uma das três estações de avaliação de carcaças do Estado do Paraná, um Centro de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental, um Laboratório de Análises do Instituto Ambiental do Paraná, um Curso

de Engenharia de Pesca da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), um Parque Tecnológico composto de um Centro de Desenvolvimento Industrial, um Centro de Marketing e Design, um Centro Tecnológico de Software, e um Centro de Biotecnologia em Processos Agroalimentares com laboratórios de pesquisa para análise de solos e alimentos.

Há, em Toledo, uma área de aproximadamente 800 hectares de lâmina de água, área usada na psicultura de água doce, atingindo a produção anual de 2.250 toneladas de peixe, com 35 toneladas por hectare ao ano. Daí decorreu a instalação de 10 estabelecimentos do tipo pesque-pague, 13 produtores de alevinos e 310 produtores de peixe. São 1.466 viveiros, numa área total de 500ha. A piscicultura participa com aproximadamente 2% do PIB do município.

Com referência ao setor industrial local, observa-se que o parque industrial sediado em Toledo é basicamente de caráter agroindustrial, e está consolidado nos ramos dos produtos alimentares. A produção local se baseia nas carnes de suínos, aves, bovinos, peixes, rações balanceadas e as fábricas de óleo vegetal. O ramo industrial de beneficiamento de madeira também tem relativa expressão no município. Já as olarias têm significativa importância na produção industrial local, porém concentram-se no distrito de Novo Sarandi, localizado no interior do município. A metalurgia, a fábrica de peças automotivas, a fábrica de ração, os moinhos, os artefatos de cimento, os curtumes, a fábrica de calçados, os artefatos de couro, as indústrias de móveis, as funilarias, as fábricas de embalagens de plástico, as de medicamentos, as de bebidas e as fábricas de conservas e de doces perfazem o rol do parque industrial de Toledo (FUNTEC, 2003).

A indústria de fios têxteis, tecelagens e confecções detém espaços cada vez mais expressivos na economia do município. Há que se ressaltar que Toledo conta atualmente com um parque industrial com cerca de 540 indústrias formais (que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ). Outro setor econômico de destaque de Toledo é o do comércio e prestação de serviços, onde se vê que, como conseqüência da industrialização, ambos se concentraram na sede do município, devido à redução da população rural.

O município possui aproximadamente 1.554 empresas comerciais e 1.491 empresas de prestação de serviços, conta com uma rede de três hospitais particulares e um total de 409 leitos, 20 clínicas médicas, 49 consultórios e clínicas odontológicas, cinco clínicas de fisioterapia e um instituto de hematologia. Conta, também, com 11 agências bancárias e 4 postos bancários avançados. Possui uma rede hoteleira de 13 hotéis, sendo um de três estrelas e outro de quatro

estrelas. Segundo a FUNTEC (2003), observa-se, também, que no município vem acontecendo um processo de aperfeiçoamento no nível dos serviços oferecidos através da automação, de tal modo que, em 2003, a composição do PIB de Toledo se dava da forma apresentada na tabela que segue.

Tabela 2.5: Comparativo da distribuição do PIB do Município/Estado/Setor em 2000

SETOR TOLEDO (R$) PARANÁ (R$)

Agropecuária 259.702.335,81 8.252.567.300

Indústria 301.598.867,09 23.862.756.746

Comércio 35.705.935,52 3.905.589.804

Serviços 340.469.663,05 27.430.853.786

Fonte: IPARDES, 2004.

Ressalta-se que o Paraná tem 399 municípios e que o município de Toledo detém o maior PIB agrícola do Estado.