• Nenhum resultado encontrado

A ATUAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PROJETO DE LEI 3722/

No documento ANAIS. Caderno de RESUMOS (páginas 128-131)

88GT 2 – Estado, Sociedade e Políticas Públicas

A ATUAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PROJETO DE LEI 3722/

Lucas Marcelino Santos149

Resumo: Essa pesquisa tem como objeto a Frente Parlamentar de Segurança Pública, que tem

como coordenador o deputado Capitão Augusto (PL-SP). A frente foi criada em 2015 por um grupo de deputados que defendem pautas como aumento da autonomia policial, o endurecimento de penas, redução da maioridade penal, sendo conhecidos informalmente como Bancada da Bala. Outra pauta defendida por esse grupo é a alteração substancial da Lei 10.826, o Estatuto do Desarmamento, pela aprovação do Projeto de Lei 3722/2012 que dispõe as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições em território nacional, propondo a revogação do Estatuto do Desarmamento. O objetivo dessa pesquisa é fazer a análise da atuação da Frente Parlamentar de Segurança Pública na discussão do PL 3722/2012 no Congresso Nacional no período que compreende 2015 a 2019. Será feita a análise das discussões promovidas entre os membros da Frente Parlamentar de Segurança Pública em torno do Projeto de Lei 3722/2012 e buscaremos quais são os interesses da frente na aprovação do projeto no Congresso Nacional. Para o desenvolvimento das análises será utilizada a abordagem Neoinstitucionalista da Escolha Racional, sendo esta abordagem mais utilizada para o estudo do comportamento legislativo no Brasil. As principais fontes de coletas de dados serão as sessões, reuniões, discursos, notícias e outras informações disponíveis no site da Câmara dos Deputados, além do histórico político partidário dos membros da frente e de dados disponibilizados por institutos especializados em Segurança Pública e em Controle de Armas, como Instituto Sou da Paz, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Small Arms Survey.

Palavras-chave: Desarmamento. Bancada da Bala. Legislativo. Segurança Pública.

149Mestrando. CAPES. Faculdade de Ciências e Letras – UNESP ARARAQUARA E-mail:

129

AS DIVERSAS FACES DO POPULISMO: discussão acerca das variações do conceito de populismo realizada com base no estudo das principais experiências

Mariana Guéleri DILUAR150

Resumo: A essência deste trabalho consiste na realização de uma análise do conceito de

populismo e das diversas faces que ele assume e pode assumir, assim como um estudo das variáveis que, analisadas individual ou coletivamente – neste caso formando uma conjuntura –, são responsáveis pelas distintas vertentes que existem dentro da categoria de populismo. Ainda é possível notar dificuldade em definir e tratar o populismo como um conceito universal, apesar de todas as empreitadas dedicadas ao estudo do tema que foram realizadas no âmbito das ciências humanas e sociais, principalmente à partir do século XX. É nessa dificuldade que encontra-se a hipótese central desse trabalho, que trata da necessidade de alcançar uma definição comum que abranja aos mais diversos tipos de populismo – respeitando sempre as particularidades de cada caso –, tendo em vista que um impasse muito presente no estudo dessa temática é o fato de se incorrer no erro de classificar, ainda que superficialmente, governos, governantes e práticas políticas díspares, sob um mesmo rótulo, o que pode culminar em uma perda de identidade, sobretudo da ideologia governista em questão. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho é investigar quais elementos criam os cenários que propiciam o surgimento dos mais diversos tipos de governos populistas, bem como a aparição comum desses elementos entre os casos estudados. Para tal fim, a metodologia utilizada foi a de análise comparativa, que se destaca pelo sucesso em estudos do tipo qualitativos e através da qual criam-se inferências que ajudam a determinar quais são os principais aspectos que afetam a essência de um governo, para que este assuma uma fisionomia com tais características.

Palavras-chave: Análise comparativa. Governos populistas. Neopopulismo. Populismo.

Populismo clássico.

150 Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio

de Mesquita Filho” – (UNESP), Campus de Araraquara, Araraquara – São Paulo – Brasil, E-mail: marianagdiluar@hotmail.com, Trabalho realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (CNPq) – Código de financiamento:131341/2018-9.

130

A suspensão do Paraguai no Mercosul: a construção regional na ótica de liderança brasileira

Matheus Felipe SILVA151

Resumo: O presente texto discute a suspensão do Paraguai no Mercosul em 2012. A suspensão

do país antecedeu o ingresso da Venezuela, cujo ingresso ainda era bloqueado pelo Congresso Nacional paraguaio. Com a suspensão, os venezuelanos tornaram-se membros mesmo sem a aprovação de um dos membros fundadores, que veio com o reingresso paraguaio em 2013 e sua aprovação à Venezuela. A justificativa à suspensão deu-se pelo acelerado processo de impeachment sofrido pelo então presidente Fernando Lugo, do Frente Guazú. No entanto, a controvérsia era a de que o Protocolo de Ushuaia, que tratava da democracia na região, era vago em seus termos e que previa consultas ao país contestado na tentativa de resoluções diplomáticas. O contexto de presidentes progressistas na região e seu alinhamento com a Venezuela dá conta de que o Congresso paraguaio vetava um consenso já estabelecido pelos governos, inclusive o próprio Lugo. Mas acreditamos que encerrar a análise aí seja reducionista, uma vez que havia uma dinâmica regional e internacional, de forma mais ampla, no fenômeno da integração regional e da posição brasileira como potência emergente. Assim, concentramos nossas análises acerca de um olhar estratégico do Brasil em relação ao ingresso venezuelano no Mercosul no tocante às estratégias brasileiras de liderança em relação ao alargamento do bloco, à América do Sul e Latina. Nossas análises qualitativas dedutivas de bibliografias e notícias relevantes ao tema buscam evidenciar aspectos fundamentais daquela conjuntura do Mercosul, da América do Sul e da busca do Brasil por liderança na região enquanto fatores que favoreceram a suspensão do Paraguai.

Palavras-chave: Mercosul, Paraguai, Brasil

151 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP FCLAr); bolsista CAPES;

131

O GOVERNO DESENVOLVIMENTISTA DE ROUSSEFF: APONTAMENTO E

No documento ANAIS. Caderno de RESUMOS (páginas 128-131)