• Nenhum resultado encontrado

7. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA

7.7 Caracterização dos entrevistados na pesquisa empírica

A pesquisa empírica deste trabalho se deu em duas etapas. A primeira, a coleta de informações e entrevistas para o caso do órgão de gestão do transporte público da Região

Matriz de avaliação Critérios de organização e métodos Critérios de Lei Federal n 12.587/2012 Critérios do Benchmarking de órgãos gestores da mobilidade Roteiros de entrevistas Informações a partir da aplicação das entrevistas Fontes secundárias (organograma, regimento, leis, e outros) Avaliação das estruturas organizacionais Proposições para as estruturas organizacionais Considerações finais Análise teórica Análise empírica

Metropolitana de Recife, e a segunda foi realizada a mesma etapa para o órgão de gestão do transporte e da mobilidade urbana em Natal.

As informações sobre o CTM foram colhidas no período de 28 de outubro a 26 de novembro de 2015. Entre os dias 28 e 30 de outubro, foi realizada uma visita à sede do CTM na cidade de Recife, para requerer a documentação necessária à pesquisa e realizar as entrevistas com os diretores de planejamento e de operações da organização.

A carta de apresentação da pesquisa (ver ANEXOS) foi submetida ao Setor de Protocolo do CTM em 28 de outubro, requerendo o contrato social da organização, o regimento interno, o organograma institucional e o planejamento estratégico, caso houvesse. Os documentos foram recebidos via e-mail em 26 de novembro de 2015, tendo sido enviados por um técnico da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional.

As entrevistas realizadas com o Diretor de Operações e o Diretor de Planejamento foram importantes por esclarecer dúvidas e prestar mais informações sobre o órgão, visto que já havia sido realizada previamente uma pesquisa documental sobre o mesmo. Como também, por complementar as informações sobre a estrutura organizacional apresentada pelo organograma e por proporcionar a autora deste trabalho maior entendimento sobre a gestão metropolitana de transportes na RMR. A participação destes dois diretores de áreas na pesquisa foi relevante devido a estes terem bastante tempo de carreira na instituição, capacitação e experiência profissional na área de transportes.

No dia 29 de outubro de 2015, a entrevista foi realizada com Germano Travassos, consultor de transportes, no escritório de trabalho do mesmo. Julgou-se relevante entrevista-lo pelo fato do mesmo já haver trabalhado na EMTU/Recife, ter participado da modelagem do Consórcio e também por possuir ampla experiência em consultoria na área de transporte urbano. Ainda no dia 29 de outubro, nas dependências da UFPE, realizou-se a entrevista com Ivana Vanderlei, funcionaria do CTM desde a EMTU/Recife e que fez parte do comitê de transição para o Consórcio, atualmente em afastamento para realização do curso de doutorado em engenharia de transportes na UFPE. Nesta oportunidade, entrevistou-se também Oswaldo Lima Neto, professor da UFPE e Secretario Municipal de Transporte e Trânsito de Olinda, que também acompanhou o processo de transição da EMTU/Recife para o CTM e faz parte do CSTM.

No dia 30 de outubro de 2015, foi realizada a entrevista com Leonardo Meira, professor da UFPE e pesquisador na área de transporte urbano que na época de transição da EMTU/Recife para o CTM trabalhava na ARPE e também fez parte do comitê de transição. Dados estes fatos, julgou-se relevante sua participação na pesquisa.

O Quadro 8 expõe os sujeitos entrevistados e suas principais características que foram consideradas para a participação dos mesmos na pesquisa empírica.

Quadro 8 - Caracterização dos entrevistados na pesquisa para o CTM/RMR

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

Foram elaborados dois roteiros de entrevista diferentes: um para os diretores e entrevistados externos e outro aplicado à servidora técnica do Consórcio, que é um roteiro padrão também aplicado no segundo caso de avaliação desta pesquisa, com perguntas sobre aspectos internos do órgão (ver APÊNDICES).

Em Natal, a etapa da pesquisa empírica foi cumprida entre os dias 17 de dezembro de 2015 à 13 de Janeiro de 2016 para adquirir informações sobre a STTU e aplicar as entrevistas. Cabe destacar que a escolha dos entrevistados foi feita equilibrando-se ao perfil dos entrevistos em Recife. Anterior a este período, foi realizado um primeiro contato com a

Nome: André Melibeu Nome: Alfredo Bandeira Nome: Ivana Vanderley

Uindade organizacional: Diretoria de Operações Unidade organizacional: Diretoria Planejamento Unidade organizacional: Gerência de

Planejamento

Função: Diretor de Operações Função: Diretor de Planejamento Função: Coordenadora de Planejamento

Tempo na intituição: 5 anos (servidor da CBTU

cedido ao CTM)

Tempo na intituição: 30 anos (desde a

EMTU/Recife)

Tempo na intituição: 27 anos (desde a

EMTU/Recife)

Tempo na função: 8 meses Tempo na função: 8 meses Tempo na função: até 2014, atualmente está em

licença

Formação acadêmica: Engenheiro mecânico,

especialista em Transporte ferroviário e em Gestão empresarial

Formação acadêmica: Engenheiro civil e mestre

em Engenharia de transportes

Formação acadêmica: Engenheira civil, mestra

em Desenvolvimento urbano e doutoranda em Engenharia de transportes

Nome: Leonardo Meira Nome: Oswaldo Lima Neto Nome: Germano Travassos

Unidade organizacional: Depto. de Engenharia

Civil/UFPE

Unidade organizacional: Depto. de Engenharia

Civil/UFPE Profissão: Consultor autônomo

Função: Professor universitário

Função: Professor universitário e Secretário

Municipal de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Olinda

Formação acadêmica: Engenheiro civil,

Economista e especialista em Planejamento regional urbano

Formação acadêmica: Engenheiro civil, mestre e

doutor em Engenharia de transportes

Formação acadêmica: Engenheiro civil, mestre e

doutor em Engenharia de transportes

Experiência profissional: trabalhou como diretor

da EMTU/Recife durante duas gestões CORPO TÉCNICO DO CTM

Experiência profissional: trabalhou na ARPE e

participou do comitê de transição da EMTU/Recife para o CTM

EXTERNOS - CONSULTOR e ACADÊMICOS

Experiência profissional: trabalhou no DER/PE,

GEIPOT, EBTU, EMTU/Recife e como consultor no IFC/Banco Mundial

técnica de transportes da Secretaria Lúcia Rejane Xavier, para obter esclarecimentos sobre as competências, serviços desempenhados, área de atuação, entre outras informações inerentes ao órgão. Nesta oportunidade obteve-se uma cópia impressa do regimento interno e do organograma atuais da STTU.

No dia 17 de dezembro de 2015, foi feita uma visita a STTU para realizar as entrevistas com os secretários adjuntos de trânsito Walter Pedro da Silva e de transportes Clodoaldo Cabral. A carta de apresentação da pesquisa (ver ANEXOS), semelhante a submetida ao CTM, foi apresentada pessoalmente aos entrevistados nesta oportunidade formalizando o contato. Neste mesmo dia, foram recebidos outros documentos inerentes a organização, como leis anteriores, em impresso e via e-mail enviado por Lúcia Rejane. A entrevista aos secretários adjuntos foi relevante por permitir obter conhecimento da prática dos serviços e das atribuições da Secretaria, como também sobre propostas que estavam em curso no momento, como a licitação e o plano de mobilidade, e propostas futuras (descritas no próximo capítulo).

Em 19 de dezembro de 2015, foi realizada a entrevista com o vereador George Câmara, em licença do mandato para exercer o cargo de secretário na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte. O entrevistado durante a sua trajetória política como vereador trabalhou temáticas urbanas metropolitanas e regionais, entre estas o transporte público. Participou da criação do Parlamento Comum Metropolitano, foi membro do conselho das cidades estadual e da cidade de Natal e atualmente participa do Conselho das Cidades do Ministério das Cidades. Desse modo, considerou-se a sua participação na pesquisa, tendo sido relevante para compreender a atuação da STTU na questão metropolitana do transporte público.

No dia 23 de dezembro de 2015, entrevistou-se Enilson Santos, engenheiro civil e professor da UFRN há 38 anos, que atua em pesquisas acadêmicas na área de transporte urbano, especialmente em regulação do transporte público. A participação deste na pesquisa foi relevante devido a sua experiência no assunto e conhecimento sobre o contexto de atuação da STTU em Natal e na região metropolitana.

Em 12 de janeiro de 2016 foi realizada a entrevista com Adriana Torquato, arquiteta e urbanista e mestre em engenharia de transportes, que atualmente é consultora em transportes. A entrevistada já foi gestora da STTU e do DER/RN, assim como já realizou consultorias para estes dois órgãos. Portanto, julgou-se relevante entrevistá-la em virtude do

seu conhecimento sobre os serviços e a atuação da STTU e a relação do órgão com o transporte metropolitano.

Por fim, em 13 de janeiro foi realizada a entrevista com Lucia Rejane Xavier, técnica em transportes da STTU, para obter informações sobre os aspectos organizacionais. A entrevistada é engenheira civil e possui mestrado em engenharia de produção, servidora da Secretaria desde a STU e já exerceu o cargo de Secretária Adjunta de Transportes. Nesta feita, possui bastante conhecimento sobre o órgão e, portanto, foi de grande importância a sua participação na pesquisa.

O Quadro 9 apresenta os sujeitos entrevistados para o caso da STTU/Natal e suas principais características que foram ponderadas para a participação destes na pesquisa empírica.

Fonte: Dados da pesquisa, 2016.

Assim como para o CTM/RMR, para a STTU foi elaborado um roteiro de entrevistas para os secretários adjuntos e para os entrevistados e um segundo roteiro foi aplicado à servidora técnica do órgão, que também foi utilizado para o primeiro caso de estudo (Ver APÊNDICES). O próximo capítulo descreve os resultados alcançados na pesquisa.

Nome: Walter Pedro da Silva Nome: Clodoaldo Cabral Nome: Lúcia Rejane Xavier

Uindade organizacional: Secretaria Adjunta de

Trânsito

Unidade organizacional: Secretaria Adjunta de

Transportes

Unidade organizacional: Secretaria Adjunta de

Transportes

Função: Secretário Adjunto de Trânsito Função: Secretário Adjunto de Transportes Função: Técnica em Transportes

Tempo na intituição: 30 anos (desde a STU) Tempo na intituição: 30 anos (desde a STU) Tempo na intituição: 30 anos (desde a STU)

Tempo na função: 3 anos Tempo na função: 3 anos Tempo na função: desde 2008

Formação acadêmica: Arquiteto e urbanista e

especialista em Gestão das organizações de trânsito

Formação acadêmica: licenciado e bacharel em

História e especialista em Gestão pública

Formação acadêmica: Engenheira civil,

especialista em Gestão de transportes e mestra em Engenharia de Produção

Nome: Enilson Santos Nome: George Câmara Nome: Adriana Torquato

Unidade organizacional: Depto. de Engenharia

Civil/UFRN

Unidade organizacional: Secretaria Estadual de

Esportes e Lazer do RN Profissão: Consultora autônoma

Função: Professor universitário

Função: Vereador do Município de Natal,

atualmente Secretário Estadual de Esportes e Lazer

Formação acadêmica: Arquiteta e urbanista,

especialista em Gestão de transportes e mestre em Engenharia de transportes

Formação acadêmica: Engenheiro civil, mestre

em Engenharia de produção e sistemas e doutor em Engenharia de transportes

Formação acadêmica: Advogado e especialista

em Gestão de políticas públicas

Experiência profissional: trabalhou no DER/RN e

na Secretaria Estadual de Planejamento do RN CORPO TÉCNICO DA STTU

Experiência profissional: atua há 30 anos como

pesquisador na área de transporte urbano

EXTERNOS - ACADÊMICO, POLÍTICO E CONSULTOR

Experiência profissional: Foi servidora de

carreira da STTU, inicou ainda na STU, e foi diretora do DER/RN