• Nenhum resultado encontrado

Apresentação, análise e interpretação dos dados empíricos

2. Caraterização da Escola Secundária Belga

Conforme o Diploma Ministerial n.º 61/2003, de 11 de junho, da República de Moçambique, a Escola Secundária Belga é considerada do tipo A, porque possui mais de 30 salas de aulas e 60 turmas, para além das infraestruturas obrigatórias (cf. capítulo 1).

A Escola Secundária Belga localiza-se num dos bairros da urbe e possui 33 salas de aulas, distribuídas por três edifícios A, B e bloco de laboratórios, um ginásio desportivo com balneários para homens e mulheres, uma biblioteca e dois laboratórios, um de química e o outro de física. Os gabinetes da escola situam-se no rés-do-chão do edifício A. É uma das maiores escolas a nível da província, leciona da 8ª à 12ª classe, em dois períodos, diurno e noturno, com um universo de noventa e nove turmas e recebe estudantes de quase todas as escolas da cidade.

Na esteira de Lima (1992:56), e de acordo com o organigrama da escola apresentado na figura 5, a escola é uma pequena unidade periférica de um grande sistema central em Moçambique. Dando sequência a uma estrutura do SNE moçambicano tradicionalmente centralizada, esta escola funciona num nível meso e micro como verdadeira executora das políticas que lhe chegam da tutela.

Figura 5: Organigrama da Escola Secundária Belga

72

Apesar de situar-se a nível meso e micro, ela também possui certas caraterísticas burocráticas, obedece a uma certa estrutura, subdividida em departamentos, com certas regras que os seus membros devem pautar no seu quotidiano, existindo divisão de tarefas.

Desta forma, à luz do modelo racional-burocrático, as escolas, meras executoras a nível meso e micro, são reprodutoras das regras definidas pelo ministério, sem muito espaço de manobra no contexto escolar. Ou seja, a carência de autonomia destas instituições decorre de estarem amarradas ao ministério, prestando contas sempre que as instâncias superiores hierarquicamente solicitam.

A Escola Secundária Belga é constituída pelos seguintes órgãos de direção: o conselho da escola (constituído pelo presidente do conselho da escola, o diretor da escola, o coletivo de direção, representante dos professores, representantes dos alunos, comissão de pais, representante da comunidade e representante do pessoal não docente ou corpo técnico administrativo); direção da escola (diretor); coletivo de direção (diretor, diretores adjuntos-pedagógicos e administrativo e a chefe da secretaria) e o conselho pedagógico (diretor, diretores adjuntos pedagógicos, delegados de disciplinas, diretores de classes e diretores de turmas).

Como ilustra a figura 5, o conselho da escola é o órgão máximo do estabelecimento de ensino, que tem como objetivos ajustar as diretrizes e metas estabelecidas a nível central e local, à realidade da escola e garantir uma gestão democrática e transparente. Nota-se, também, segundo a hierarquia patente, que o coletivo de direção está subordinado à direção da escola, sendo que os delegados das disciplinas, diretores de classes e diretores de turmas subordinam-se ao conselho pedagógico.

Na Escola Secundária Belga existe uma separação das tarefas ou departamentalização para o exercício das atividades da escola. Tal pretende concretizar os objetivos almejados tanto a nível local como a nível central.

O conselho da escola (CE) encontra-se em pleno funcionamento, constituído por vinte e cinco membros. O presidente do CE é eleito segundo o que rege o regulamento do CE, entre os pais e encarregados de educação.

A Escola Secundária Belga tem três diretores-adjuntos pedagógicos, sendo dois para o curso diurno, que respondem para o 1º e 2º ciclos, respetivamente, e um terceiro para o 1º e 2º ciclos no curso noturno.

73

Tabela 2: Efetivos estudantis da Escola Secundária Belga

Ano Início do ano letivo Total Fim do ano letivo Total

M F M F

2018 4.215 4.250 8.565 3.694 3.656 7.350

2019 3.975 4.131 8.106 a) a) a)

Fonte: Mapas de levantamento estatísticos de 3 de março de 2019 da Escola Secundária Belga

a) Não obtivemos dados deste período porque o ano letivo ainda esta em curso, só termina em dezembro

Durante o período em análise (2018), desistiram ou abandonaram cerca de mil duzentos e quinze (1.215) alunos, correspondente a uma taxa de abandono escolar ou desistência equivalente a 14.2% dos matriculados.

De salientar que, durante o período em análise, dos 7.350 alunos, só 5.040 foram aprovados, o que corresponde à taxa de 68.6% e a taxa de reprovação foi de 38.4%. No presente ano letivo (2019), do total dos alunos inscritos, as mulheres representam 50.96%, o que de denota uma igualdade de género no acesso ao ensino nessa escola, em linha com as políticas traçadas pelo governo a nível central relativas à emancipação da mulher. Também pode estar associado aos dados demográficos pois, segundo o censo geral da população de 2017, Moçambique tem mais mulheres do que homens.

74

Tabela 3: Funcionários da Escola Secundária Belga

Funcionários Homens Mulheres Total

Pessoal docente 85 30 115

Pessoal não docente 12 23 35

Fonte: Relatório anual 2018 da Escola Secundária Belga

Quanto a funcionários, o pessoal docente tem mais homens do que mulheres, ao passo que no pessoal não docente ou corpo técnico administrativo verifica-se o inverso.

Segundo o Regulamento Interno da Escola Secundária Belga, para os anos letivos 2018 e 2019, as atividades escolares iniciam às 06 horas e 30 minutos e terminam às 21 horas e 55 minutos, de segunda a sexta-feira, ou seja, nos dias úteis da semana (art.º 1), distribuídos em três períodos, nomeadamente:

Tabela 4: Horário das aulas

Período Horas de concentração para entoarem o hino nacional

Aulas normais

Manhã 06 Horas e 30 minutos 07: 00 Horas as 12 horas e 05 minutos

Tarde 12 Horas e 05 minutos 12 Horas e 30 minutos as 17 horas e 05 minutos

Noite a) 17 Horas e 25 minutos as 21 horas e 55 minutos

Fonte: Regulamento interno da Escola Secundária Belga a) No período da noite não entoam o hino nacional

75

Os serviços de apoio, neste caso a secretaria da Escola Secundária Belga, funcionam para o atendimento ao público em geral, das 07 horas e 30 minutos às 15 horas e 30 minutos, todos os dias úteis da semana.