• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.5 Descrever o processo de gerenciamento das equipes de trabalho do Projeto Profissional

5.5.2. Comunicação

Essa segunda categoria foi chamada de comunicação e foi destacada por 10 professores e 15 alunos que aponta a comunicação como essencial no processo de gerenciamento das equipes de trabalho.

Desde o ensino básico até o ensino superior não é estimulado o trabalho em grupo, por isso as pessoas quando entram no mercado de trabalho estão tão despreparadas para trabalhar em equipe. A comunicação é fundamental para o trabalho em equipe e contribuem para o

desenvolvimento e integração dos indivíduos. Freire (1992) propõe romper com os padrões afirmando que é preciso instituir o diálogo permanentemente nas salas de aula, com pessoas iguais a nós e com os diferentes para concretizar a prática de observar, escutar, falar, questionar, problematizar e agir, num exercício contínuo do nosso vir-a-ser , do nosso

tornar-se . Diante desta afirmação, o professor expressa a seguinte opinião:

É necessário um diálogo constante entre professores, alunos, coordenação. Orientar os alunos acerca do projeto global, mediar conflitos entre elementos do grupo, mediar dificuldades professor-aluno, acompanhar a produção dos grupos em todas as disciplinas, gerenciar os professores articulados orientando-os sobre o PPI e dando informações sobre os grupos (dificuldades, obstáculos), cobrando quando necessário o cumprimento das etapas do trabalho, se não tivermos uma boa comunicação, um diálogo constante, não obteremos sucesso neste projeto. (Professora B)

Os professores falaram da importância da comunicação neste processo de gerenciamento das equipes, mas destacaram também a dificuldade de alguns professores na comunicação entre os próprios professores. Seguem algumas falas para ilustrar essa questão:

Sentimos dificuldade nas diferenças entre as linhas de pensamento e envolvimento de alguns professores (Professor J)

Existem diferenças na compreensão do PPI pelos professores e interferências excessivas dos articuladores, inclusive em termos de conteúdo das disciplinas que não são ministradas por eles (professora H)

A compreensão do projeto por parte dos alunos e dos professores, mesmo com os esforços do professor às vezes é diferente. Falta o entrosamento e qualidade na comunicação entre professores de cada semestre e dos semestres seguintes, muitas vezes dando orientações distintas de produção escrita e de regras da ABNT. (professora C)

Uma dificuldade de comunicação é que os professores muitas vezes não gostam de ouvir o feedback do articulador em relação às questões levantadas pelos grupos de PPI. (Professor G)

No início de cada semestre, o professor articulador realiza uma reunião presencial com os professores do período em que ele está articulando para passar as informações sobre o PPI e receber dos articulados os cronogramas para acompanhar os grupos mensalmente. Esta questão foi motivo de queixa de um dos respondentes em relação ao excesso de interferências do articulador no assunto da disciplina do outro professor. Durante todo o semestre, os professores se comunicam por meio de e-mail, de reuniões na sala dos professores antes de começar as aulas e por telefone.

A literatura apresenta que a capacidade de trabalhar efetivamente com a diversidade de modo que ela se torne produtiva, e não destrutiva, é essencial para alcançar bons resultados de equipes (BALDWIN, RUBIN; BOMMER, 2008, p. 233). Por isso, alunos e professores precisam estar atentos ao respeito pelo outro, pela opinião como ilustram esses alunos:

É complicado trabalhar em grupo, cada pessoa pensa diferente, tem vidas diferentes, culturas diferentes, mas a gente tenta conversar, doar-se, e dá o máximo de cada um. É preciso ouvir críticas e sugestões para que possamos melhorar.(Aluna C)

A gente tem uma diversidade dentro do grupo. Há grande dificuldade de se adaptar ao outro e conviver com essas diferenças. Para conviver com isso é preciso ter alguém na liderança, para liderar, intermediar o projeto se não, não vai para frente.(Aluna I)

Outra questão levantada é em relação às informações passadas para os alunos da parte escrita do projeto. Apesar de a FBV ter um modelo de projeto (anexo 2), mesmo assim, acontece de alguns professores orientarem os alunos em relação à formatação, às regras da ABNT diferentes da forma que está no projeto. Neste sentido, foi identificado por alunos e professores que a maior parte dos professores que orientam diferente de como está no projeto são os docentes novatos na instituição. A falta de alinhamento das informações tem dificultado a comunicação dos professores que estão começando a ter contato com o PPI. Alguns dos professores e alunos que responderam aos questionários e participaram das entrevistas fizeram as seguintes colocações:

Pode ocorrer às vezes falta de sinergia ou falha na questão de comunicação. Geralmente quando o professor é novato na Faculdade ou veio da graduação para cá, ele ainda fica um pouco perdido no ritmo do projeto ou no seu formato, ele ainda não se familiarizou ou ainda não está integrado com o articulador, a gente consegue perceber isso.(Aluno Q)

O professor articulado tem que entrar em acordo com o pensamento do articulador porque se um pensa de uma forma e o articulador pensa de outra é impossível fazer o trabalho. No semestre passado a articuladora ainda não conhecia o professor de uma disciplina, o professor ainda não tinha dado um monte de assunto que fazia parte do PPI, esse professor articulado era novato, geralmente acontece isso com professores novatos que ainda não estão no ritmo do projeto.(Aluna P)

Por ser um produto novo nas atividades da Faculdade, ainda não existe um manual que compile todas as instruções, processos e modelos para sua operacionalização. O manual se faz necessário porquanto facilita a consulta e o entendimento, uniformiza procedimentos, dissemina mais eficazmente o conhecimento dos processos e permite melhor controle das atividades. (Professor A)

Na Faculdade, existe um manual (anexo 7) com regras e definições dos papéis de cada um neste processo de construção do PPI, mesmo assim, os professores fazem críticas que as regras não estão completas e claras. A cada semestre se faz uma reunião com todos os professores articulados de todos os cursos para discutir e complementar as informações deste manual e propor novas regras. Esse projeto existe desde 2006, e novas situações surgem a cada dia e se fazendo necessário criar novas regras para atender satisfatoriamente a esses problemas.

O PPI é um projeto de construção coletiva e a comunicação é fator primordial para o sucesso deste trabalho. É necessário para os professores constante diálogo, alinhando as informações, compartilhamento das particularidades de cada turma, de cada grupo. A comunicação também é papel fundamental para os alunos construírem seus trabalhos, para isso é preciso troca de informações permanentes, encontros para discussões, e, principalmente, integração do grupo. Os alunos relatam como gerenciam esse processo de troca e compartilhamento de informações:

o grupo é bem integrado, entrosado. A dificuldade maior é em se reunir. Muita gente trabalha, mesmo assim a gente troca e-mail, aqui na sala a gente troca opiniões, os professores, esse semestre, estão muito preocupados em dar um espaço para a gente se reunir e começar o trabalho em sala de aula ou complementar. (Aluna E)

A gente divide por disciplinas e pela questão da falta de tempo é impossível todo mundo fazer tudo. Vamos conversando pelo MSN, nos finais de semana, pelo telefone. Neste 4.º período todos se envolveram em tudo, lógico que cada um se dedica mais a uma disciplina, mas a gente tenta se integrar de forma que cada um saiba a parte do outro. Temos encontros aqui mesmo na Faculdade até mais tarde, usamos a hora do intervalo, porque tem pessoas no grupo que trabalham final de semana, então chocam-se os horários. (Aluna F)

O PPI é um projeto construído em equipe. Assim, quando o grupo divide o trabalho e não compartilha as informações, é percebido pelos professores tanto no material escrito que não ocorre a interdisciplinaridade, como nas apresentações para a banca examinadora que demonstra que o grupo não interagiu e não construiu o trabalho de forma coletiva e compartilhada.

A literatura aborda essa questão com Greenberg e Baron (1995) que descreveram o trabalho em equipe em relação ao objetivo do trabalho. Cada membro da equipe tem suas metas específicas, um alto grau de comprometimento para atingir o objetivo de trabalho compartilhado. A preocupação não está na tarefa individualmente, mas na execução e

conclusão do objetivo global. O PPI tem melhor aproveitamento quando o grupo está bem integrado, compartilham de um único objetivo e isto é refletida nas apresentações, na organização e na qualidade dos projetos.

Nas apresentações dos PPIs, ou seja, de suas empresas os alunos fazem uma superprodução em sala de aula, tais como: camisas ou fardas com a logomarca da empresa do PPI enfeitam a sala com propagandas, fazem brindes para entregar a alunos e professores.

Um dos objetivos destas apresentações é o desenvolvimento da oratória, os alunos aprendem a falar em público, dominando essa técnica e aprendem a usar os instrumentos tecnológicos como notebook e data-show. Essa experiência foi bastante comentada nas entrevistas pelos alunos:

Eu já trabalhei no HSBC e fiz treinamentos, encaminhei vários funcionários para estudar aqui e a gente consegue ver a diferença desses funcionários desde que eles começaram a fazer o PPI, a diferença nas apresentações dentro da empresa é notória. (Aluno H)

Eu me vejo do início até agora, eu cresci bastante no grupo. Eu tinha dificuldade para falar em sala de aula, tinha notas boas, mas não era da minha participação e agora no final é que eu vejo que a gente mudou bastante cresceu muito. (Aluno N) Eu tinha muita dificuldade de falar em público, de falar para a turma e o PPI me ajudou bastante na minha oratória, eu aprendi a falar melhor, escrever melhor. (Aluna D)

O PPI desenvolve a oratória, o pensamento, conseguimos ser mais críticos. Temos as gravações das primeiras apresentações da nossa turma e é impressionante a evolução do pessoal. No começo, falavam com a cabeça baixa, olhando para parede, bem baixinho, e hoje o desenvolvimento é muito grande. Nossa turma tinha gente com muita dificuldade de falar em público e hoje essas pessoas estão se apresentando como se estivesse dando aula. O avanço foi grande não só para a gente, mas para a nossa turma. (Aluno C)