• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.4 Verificar como os alunos e professores percebem o Projeto Profissional Interdisciplinar

5.4.1. Integração da teoria com a prática

A categoria integração da teoria com a prática foi mencionada por quase 100% dos respondentes, 13 professores e 17 alunos. Essa categoria congrega as respostas oferecidas às questões: Que é o Projeto Profissional Interdisciplinar? Qual o objetivo desse projeto? A maior parte dos professores afirma que o PPI relaciona a teoria estudada em sala de aula com a prática resultante da experiência profissional de cada aluno e a partir de uma empresa criada por eles mesmos e orientada pelos professores. Os comentários de alguns professores ilustram essa afirmação:

O PPI tem como principal objetivo aliar os conteúdos teóricos de cada curso na construção de projetos que poderão ser executados na prática profissional do aluno (Professor R).

É um projeto profissional prático e teórico, no qual os alunos têm a oportunidade de vivenciar um aprofundamento teórico sobre assuntos do campo conceitual de gestão de pessoas a partir de uma empresa que é concebida pelos próprios alunos, bem como de praticar o uso de ferramentas e processos que o gestor de pessoas faz uso em sua prática profissional (Professora B).

É um projeto que objetiva relacionar os conteúdos teórico-acadêmicos com a prática da atividade profissional (Professora E).

Observa-se que os professores percebem o PPI como uma ferramenta para estimular os alunos a articular os conhecimentos estudados, interligando os conteúdos de cada disciplina à vida profissional e aplicando esses conteúdos dentro da empresa que construíram. A maior parte dos professores relaciona a teoria e prática com a interdisciplinaridade. Feistel e Maestrelli (2009) também relacionam e compreendem a prática interdisciplinar como apropriação de saberes que vão sendo adquiridos de forma reflexiva com o coletivo dos profissionais e em contínuo diálogo da teoria com a prática. Os docentes expõem bem essa

percepção:

Um método de ensino-aprendizagem destinado a promover a interdisciplinaridade e a aplicação prática de conhecimentos teóricos apreendidos em sala de aula (Professora H).

O Projeto Profissional Interdisciplinar é um trabalho desenvolvido durante os dois anos de curso e tem como objetivo promover a interdisciplinaridade e aproximar os conhecimentos teóricos com a prática profissional (Professora N).

O PPI é uma atividade em grupo, realizada com alunos e professores, que tem o objetivo de integrar as disciplinas e saberes propostos pelo curso. Sem dúvidas, o alcance do PPI é grande, principalmente por aliar o caráter pedagógico à prática, transitando assim entre o saber teórico resultante de pesquisas e da academia; o saber prático resultante da vivência de cada aluno e sua realidade de vida e o saber inovador, que em muitos momentos é desprezado e interditado (Professor F). De acordo com as respostas obtidas percebe-se que os professores relacionam o PPI como um projeto interdisciplinar e que favorece a aplicação da prática a partir da teoria. Dencker (2002, p19) colabora com essa percepção dos professores quando relata que a interdisciplinaridade nasce da hipótese de que, por seu intermédio, é possível superar os problemas decorrentes da excessiva especialização, contribuindo para vincular o conhecimento à prática .

Os depoimentos dados pelos alunos com índice de citação de 100% deixam claro que eles também percebem o PPI como um projeto que integra a teoria com a prática. Em depoimentos afirmam:

Integrar o que aprendemos em cada período. A gente tem as matérias e todas elas se encontram no PPI, interagem umas com as outras e no final do período tem a junção de tudo que você aprendeu e a cada período vai dando sequência, continuando essa interação (Aluna D).

Vivenciar na prática aqueles conteúdos que a gente vê em sala de aula (Aluna F). É um projeto que integra todas as disciplinas que a gente trabalha em cada período. Relaciona todas as matérias em um único foco que é colocar em prática na empresa que a gente cria (Aluna I).

Percebe-se que por não conhecer os conceitos de interdisciplinaridade é que os alunos falam sobre o PPI como uma integração de conteúdos que contribuem na aplicabilidade da teoria com a prática. Outra questão que deve ser ressaltada segundo os alunos é o aprendizado que este projeto proporciona, segundo eles é devido à interdisciplinaridade, à integração da teoria com a prática:

Tudo do PPI é ligado, é integrado parece assim que uma disciplina completa a outra e, principalmente, agora no 4.º período a gente consegue ligar todas as disciplinas do curso, resgatamos coisas do 1.º período (Aluna I).

É importante dizer que hoje eu consigo buscar coisas que aprendi no 1.º período, o aprendizado não foi passageiro, ou decorado, mas eu consigo vivenciar. O conhecimento fixou na minha mente, são coisas que a gente não esquece, mas por quê? Porque não foi apenas uma aula, eu tinha de implantar isso no PPI, aplico a teoria na prática (Aluno M).

O PPI é uma ferramenta para mensurar o que foi aprendido e o que foi decorado. Muitas vezes a gente está apresentando para a banca e faz um link com disciplinas passadas e as disciplinas terminam se interligando. Na visão do PPI, nenhuma disciplina é independente, talvez porque entre elas tenha uma empresa e assim a gente vê que uma completa a outra. Dentro da organização, os departamentos também são interligados, não são independentes, são interdependentes, então o PPI se mostra super atualizado, porque cada parte deste projeto como o setor de marketing, de recursos humanos, e outras matérias estão ligadas e podemos fazer essa analogia com os setores das empresas (Aluno N).

Já fiz uma graduação de 4 anos e nunca vivenciei o que vivenciei com o PPI. Adquiri muita experiência com esse projeto. Na universidade, eu tive muita teoria e tive assuntos que eu achava que nunca seria aplicável, era fora da realidade. Com o PPI foi diferente, ele dá essa visão do hoje e me deu essa oportunidade de visualizar a teoria e essa integração na prática. Ele liga totalmente a teoria com a prática. Eu tenho aprendido bastante nestes 2 anos, são 2 anos de muito pensar. A gente com certeza tem esse diferencial competitivo. Mesmo com tantas obrigações, trabalho e tantas outras coisas no nosso grupo existe muita empolgação (Aluna J). Nas entrevistas foram percebidos a empolgação e o entusiasmo demonstrados pelos alunos quando comentavam sobre o PPI e, principalmente, do seu projeto. Por vezes chegavam até a expressar essa empolgação como mostra o depoimento da aluna J. Percebe-se nos depoimentos que esse projeto interdisciplinar favorece o aprendizado, pois os alunos não estão decorando conteúdos para esquecer no final do semestre assim que acabar as provas, mas esses conteúdos continuam fixados e estão sendo vivenciados no dia a dia deles. Melo, Oliveira e Corgosinho (2007) em suas pesquisas também verificaram que a construção do Projeto Interdisciplinar é uma ótima estratégia pedagógica para promover uma formação profissional diferenciada do administrador.