• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.5 Descrever o processo de gerenciamento das equipes de trabalho do Projeto Profissional

5.5.3. Conflitos

A categoria conflito foi citada por 6 professores e 15 alunos em relação ao processo de gerenciamento das equipes de trabalho do Projeto Profissional Interdisciplinar.

Os professores chamam a atenção para as dificuldades dos alunos e até mesmo dos próprios docentes para realizar um trabalho que seja de construção coletiva, gerando por vezes conflitos entre eles. Hodgson (1996) diz que para que ocorra o conflito basta a existência de grupos e a simples existência de diferentes grupos já cria um potencial de conflitos. A fala destes professores ilustra essa afirmação:

O PPI é um trabalho em equipe e como atividade prática regular atravessa todo o curso e passa a ser fator de geração de conflitos que precisarão ser administrados

(Professor D)

Alunos que preferem a individualidade rejeitam a ideia de trabalhar em grupo. Estes alunos resistem, envolvem-se em conflitos e, quando não conseguem se ajustar, acabam por abandonar a faculdade. Assim, faz-se necessário os articuladores e a coordenação estarem atentos, orientar e auxiliar na resolução de conflitos intragrupais (Professor A)

Essas dificuldades relatadas pelos professores são atribuídas muitas vezes à formação escolar individualista que dificulta o trabalho em grupo. Os professores fazem muitas críticas a sua formação e a dos alunos, relatando que viverem um ensino fragmentado, tradicionalmente individualista. Considerando a fundamentação teórica deste estudo, Severino (1998) trata dessa fragmentação que poderá ser superada se desde a escola básica até o ensino superior, se for aberto espaço para a criação de um projeto educacional com propostas e planos fundados numa intencionalidade.

No PPI, não há ações isoladas, impostas pelos agentes da prática educacional, há uma articulação e convergência com um sentido norteador. Esse projeto intencional constitui o fruto primordial da atividade teórica para prática. Neste sentido, este professor fala que:

Existe grande dificuldade de alguns alunos e até de professores, para lidar com os conflitos decorrentes do trabalho em equipe, porque não fomos preparados para esse tipo de situação (Professora D)

Os professores têm a preocupação de buscar meios para solucionar os conflitos existentes entre os grupos, como demonstra esse professor:

Ao professor compete o papel de integrar as ações com demais professores do semestre; reunir-se com os grupos de alunos para orientar, esclarecer dúvidas e resolver conflitos; acompanhar o andamento dos trabalhos; fazer ajustes intragrupos e intergrupos; ouvir dificuldades dos grupos e de alunos individualmente e oferecer auxílio para a resolução de barreiras. (Professor A)

No que diz respeito à resolução dos conflitos, os professores relataram que acham importantíssima a figura de um facilitador para intermediar e solucionar os conflitos existentes nas equipes de alunos do PPI, então o professor interfere a fim de mediar e solucionar esses problemas. Professores e alunos também responderam sobre a importância do compromisso e comprometimento que todos devem ter com o PPI.

No 1.º e no 2.º período, tinha uns alunos que não queriam fazer nada, mas eu contei com a ajuda de Marcela que era nossa articuladora e ela me apoiou. Eu me desentendi com as meninas, aí Marcela ajudou bastante, chamou todo mundo para

conversar mostrando que todos tinham de ajudar, de participar mostrando a responsabilidade de cada um, então deu tudo certo. (Aluno Q)

Existem dificuldades relacionadas aos conflitos internos dos grupos que é a falta de comprometimento de muitos alunos com o PPI e com seu grupo (Professora B) O projeto se desenvolve bem quando temos a sorte de pegar professores que são comprometidos com o PPI, o que faz com que orientem no decorrer do semestre e não haja problemas com o cumprimento dos prazos.(Professora I)

A falta de comprometimento de alguns alunos e até mesmo de professores tem gerado conflitos entre os membros dos grupos causando, muitas vezes, frustração por não concluírem as tarefas referentes ao projeto. Hampton (1991) compartilha esse pensamento dizendo que o conflito pode ocorrer de acordo com uma experiência de frustração de uma ou mais pessoas do grupo, pela incompetência de não atingir uma ou mais metas. Seguem alguns comentários sobre essa questão:

Não são as cinco componentes do grupo que cumprem os prazos, uma faz sua tarefa e está bem adiantada enquanto que a outra não está. É um trabalho em equipe, mas você vê que tem umas pessoas que fazem mais do que outras. (Aluna P)

Esse semestre no nosso grupo tem uma pessoa que não está assistindo à aula, não participa de nada, eu acho que ela se apoiou na outra menina da equipe para fazer o trabalho. Conversamos que ela precisava se envolver mais, fazer alguma coisa. Mas não obtivemos nenhuma resposta, então o que ela vai apresentar se não fez nada. Vamos conversar com a articuladora porque está todo mundo se dedicando tanto ao projeto, se empenhando tanto que não é justo ficar carregando uma pessoa. O PPI é tanto trabalho que pode ser seu amigo se não fez nada o grupo não aceita, ou faz ou faz. (Aluno G)

Nas entrevistas, os alunos deixam claro que no 1.º período, até suportam um componente do grupo mais descomprometido, só que com o passar do tempo, e a quantidade de trabalho que o PPI tem, o grupo se sente desrespeitado e briga solicitando a saída deste aluno. Um exemplo disso foi relatado por esse aluno:

Tem um aluno do grupo que era supercomprometido, mas esse semestre ele tá totalmente desfocado, empurrando com a barriga, tanto que tem um monte de resumos e textos que ele ainda não fez, o trabalho de sistema de remuneração está atrasado por causa dele. Eu digo logo que se não fizer não vai ter o nome no trabalho, eu não acho justo todo mundo trabalhando e ele que não fez nada receber nota e mérito. Vamos conversar com o professor para ele sair. (Aluno O)

Os conflitos quando bem administrados geram aspectos positivos e contribui para o amadurecimento do grupo, sua integração, seu crescimento. Na fundamentação teórica deste

estudo Martinelli (2002) afirma que há duas formas de enfrentar o conflito, uma negativa enxergando o conflito como algo prejudicial que não pode ocorrer, e caso aconteça algum conflito que tenha seus efeitos minimizados. A outra positiva, percebendo-o como uma oportunidade, buscando o que tem de benéfico em relação às diferentes opiniões, bem como as possibilidades de aprendizagem e enriquecimento, pessoais e culturais.